A Arena da Discórdia

Rapaz, o Póvoa puxou minha orelha. A minha só não, a minha, a sua, a da Vivi, a de todos os que estão por aí em campanha e de quem mais está ligado no processo eleitoral,

Faz poucas horas eu recebi um e-mail dele. Bom, se eu recebi, é sinal de que dezenas de pessoas receberam também, afinal eu só falei pessoalmente com ele 1 ou no máximo 2 vezes na vida e se um dia ele me encontrar em um restaurante ou caminhando por aí na melhor das hipóteses ele vai ficar com a sensação de “putz, já vi esse gordinho em algum lugar, será que ele não era da ECO nos tempos que estudei economia e era ele quem organizava umas vinholadas no campus da Praia Vermelha?” (em tempo: organizei vinholadas nos remotos anos 80, mas nunca estudei na Praia Vermelha). Definitivamente, ele não mandou o e-mail para mim, mas sim para geral. Ou melhor, pagou esporro para geral.

Disse ele – e só agora eu vejo como ele tem razão – que estamos, todos, cagando e andando para os demais esportes, já que todos só temos olhos e atenção para o futebol (a expressão chula não é dele, devo esclarecer, o chucro sou eu). Logo logo aparecerão vários para dizer que não é bem assim, que todo mundo está bem preocupado com o basquete, com o judô, com a ginástica, com a natação, com o remo e até com o futebol de botão, onde meu brother Adolpho Pereira é grão-mestre graduado.

De minha parte, afinal só posso falar por mim, ele está certíssimo. Escrevi alguns artigos aqui, ajudei a Vivi em algumas pautas do badalado Periscope, me envolvo em uns debates virtuais a todo o momento e nunca dei a menor bola para os outros esportes. Prometo que vou melhorar e passar a prestar atenção no resto.

Mas antes mesmo dele falar – e meu Twitter está aí para me salvar – eu recebi com a mesma estranheza a fala do Tostes a respeito da Arena McDonald’s. Para quem não viu, o Rodrigo Tostes partticipou de um Periscope com a Vivi. O Periscope tem essa característica fluida, na hora que você estiver lendo esse texto ele já não está mais no ar, mas o fato é que o Tostes foi muito cético em relação à construção da Arena McDonald’s. E insinuou que seria mais negócio o Flamengo aproveitar as instalações olímpicas, as quais, se não me engano, ficam em Deodoro.

O leitor sabe exatamente onde fica Deodoro? Eu me lembro vagamente que quando eu era criança e meus avós tinham uma casa em Muriqui, a gente passava por lá, eu achava longe da Tijuca. Mas hoje em dia tem Google Maps, nem preciso mais confiar na memória, Deodoro fica entre Guadalupe e Realengo – alô, alô Realengo, aquele abraço!

Não estou querendo desmerecer Deodoro, desde já peço perdão aos deodorenses e guadalupenses. Mas vamos combinar que é estranho DEMAIS que depois de a gente ter passado, sei lá, uns 2 anos e meio sonhando com um ginásio novinho em folha ali de cara para a Lagoa, descobrir de uma hora para outra que não é bem assim, que o McDonald’s não vai pagar, que a Prefeitura não vai deixar, que o trânsito vai travar, que os moradores do Leblon vão reclamar e sei lá mais o que.

Eu gosto para caramba do Rodrigo Tostes. Sou fã demais dele, na apresentação que assisti da Chapa Verde ele fez as melhores intervenções e o Flamengo deve MUITO a ele. Mas não entendi absolutamente nada com essa crítica contra o sonho da Arena, crítica, vamos dizer, extemporânea (podia tranquilamente tê-la feito meses atrás, por exemplo) e achei que, dentre tantos na Chapa Verde para chutar o balde e ser contra a construção da Arena depois da gente ter visto maquete e projeto no Autocad, ah, o menos indicado era ele, por conta do seu cargo no Comitê que organiza os Jogos Olímpicos.

Sei que ele fez isso com boas intenções. Faz parte da lógica que bons contatos geram bons negócios, um círculo virtuoso de boas influências. E quem sabe justamente ele, por ser tão rubro-negro e estar em uma posição de destaque na gestão das instalações olímpicas, é quem pode ajudar a materializar o sonho e fazer do Flamengo um herdeiro natural do legado olímpico. Tudo isso é válido. Quem sabe até o certo seja ele, não nós.

Mas – e sempre tem um “mas” – não caiu bem a declaração. Muita gente precisaria de um tempo maior para digerir a noção de que é o caso de esquecer a Arena McDonald’s, transformar aquele espaço em mais estacionamento e fazermos de Deodoro nossa nova casa. Desconfio que o e-mail do Póvoa vem desse estranhamento, semelhante ao meu. Um tema dessa envergadura e uma declaração tão contundente não pode surgir assim, no calor da eleição, quando falta frieza para abordar o assunto com racionalidade.

Puxão de orelha aceito, aproveito esse meu cantinho aqui no projeto especial do MAGIA nestas eleições para dizer que, sim, Póvoa, eu também sou a favor da Arena. Não foi agora que a gente descobriu que ia ter Jogos Olímpicos no Rio e que as instalações iriam ficar disponíveis. Até que me provem o contrário, o projeto é viável, afinal acreditei nele esse tempo todo.

E aproveito para me somar à crítica a esse nome horroroso. Arena só me remete à coisas ruins: cristãos devorados por leões, sustentáculo da ditadura militar e apelido do estádio da OAS em Porto Alegre, onde daqui a alguns dias o Flamengo vai se reencontrar com a vitória, bem diante do meu nariz.

Que venha o ginásio poliesportivo do Mengão! A gente merece.

MAGIA NELES!
Walter Monteiro

Fonte: Magia Rubro-Negra

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Sim, o puxão de orelha é merecido por todos. Realmente nos esquecemos que o Flamengo é o único clube realmente olimpico do Brasil que abarca também o futebol!!! Quanto a questão da Arena também não concordo com a crítica do Tostes. E se ele é realmente contra esse projeto tinha que ter deixado claro isso bem antes, até porque essa Arena foi idealizada ainda na gestão Patricia Amorin, e não depois de todos os recursos gastos para vencer os desafios burocráticos a esse projeto. No meu entender os integrantes da Chapa Verde estão percebendo que o EBM esta muito na dianteira e buscam desesperados arrumar uma pauta que os diferencie dele. Por isso o Landim chamou EBM de traidor!! Por isso Bap chamou EBM de burro com intenção!!! A cada ataque bucéfulo deles mas eu me convenço que EBM merece sim ser reeleito.

    • Concordo plenamente, no inicio eu achava até que a chapa Verde seria melhor ganhar pela sua composição do q a Azul, apesar de que a Azul tbm me simpatizo. O ideal seria a união. Mas depois de declarações ofensivas dos verdes principalmente as do BAP, e agora com o discurso de união com a FERJ que antes falaram que EBM não era macho para romper com a FERJ. Depois de ler o programa de governo dos verdes para o triênio e ver que é muito genérico e comparando com o dos Azuis que tem 51 páginas detalhando metas, finanças, captação de recursos, mostrando o planejamento p todas as pastas, em fim todo detalhado super profissional, tratando o clube como uma gestão de empresa. Realmente quero que os Azuis ganhem. Os verdes deram vários tiros nos pés fazendo esta política suja e ultrapassada, deveriam sim falar sobre projetos, metas, detalhando como vão administrar o clube.

  • Vamos deixar um pouco de lado a hipocrisia. Pena que o autor do texto não irá ler todos os comentários. Uma pena!

    Primeiramente dizer que concordo com a construção da tal arena no terreno cedido pela prefeitura ao Flamengo, ou seja ali em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas. Simplesmente pq haverá retorno financeiro imediato para o McDonald's, pois é um bairro privilegiado no RJ. Onde a maioria dos moradores tem ótimas condições financeiras.

    Porém, parece que o autor está olhando apenas para o umbigo dele e não levando em consideração o torcedor Rubro-Negro como um todo. Nem todos os torcedores moram nos bairros da gávea, leblon, Ipanema, flamengo, botafogo etc etc etc
    Tudo indica que o autor mora bem pertinho do Clube de. Regatas Flamengo ou em outros bairros de alto padrão. Se não sabe onde fica Deodoro, então, provavelmente pobre não é. Quem sabe um dia seja. Tomará!

    Na visão da logística o bairro de Deodoro é sim uma boa escolha. Talvez para a mini arena do basquete não, mas para o estádio do futebol seria ótimo ponto.
    Há possibilidade de usar todos os meios de transportes com exceção de barcos, lanchas, navios, submarinos... Kkk desde que não seja pelo modal marítimo.
    Opções de transportes:

    Trens - linhas:: Japeri/Deodoro - Santa Cruz/Deodoro

      • Nunca viram o trem que vem da Zona Oeste chegando no maracanã nos tempos áureos do lugar.

    • Seria ótimo o Mengo ficar com aquele complexo, só assim ficaria perto do povão e quem sabe um futuro estádio de futebol tornando o maior complexo poliesportivo do Mundo. Ótima ideia essa!!!

  • Sou contra ir jogar me Deodoro, sou de São Gonçalo, a arena Mc Fla tá vindo aí p/ isso.

  • A pergunta que não quer calar: essa arena vai sair do papel ou não?

  • Tem um jogo político claro. Inegável o q a antiga chapa azul fez pelo Fla.Temo q os "parceiros" do atual Bandeira,não consigam patrocínios e ter força e competência p tocar essa arena.Esse Biscoito me dá medo.

  • Não tenho nada contra a arena poliesportiva (nem contra a palavra arena) na Gavea!. Pra encurtar o papo!. Saudações rubro-negras st..

Notícias recentes

Bastidores: Gerson ficou doente e quase foi cortado horas antes de jogo do Flamengo contra Corinthians

Gerson tem sido um dos principais jogadores do Flamengo na temporada 2024 O meio campista…

20/10/2024

Só expulsa do Flamengo? Zagueiro do Corinthians impede chance de gol com falta, mas não leva vermelho

Gustavo Henrique era o último homem e segurou Arrascaeta, que ficaria livre na cara do…

20/10/2024

QUE PAPELÃO! Corinthians apela e toma atitude extracampo para prejudicar preparação do Flamengo

Corinthians e Flamengo se enfrentam às 16h (horário de Brasília) deste domingo (20), na Neo…

20/10/2024

Eliminado e endividado: Corinthians faz dívida de R$ 1 milhão com o Flamengo por usar Hugo em semi da Copa do Brasil

Emprestado pelo Flamengo, Hugo Souza não evitou eliminação do Corinthians na Copa do Brasil Parece…

20/10/2024

Bruno Henrique solta nota oficial e faz desabafo após expulsão em jogo do Flamengo contra o Corinthians

Bruno Henrique foi expulso ainda na primeira etapa de jogo do Flamengo contra o Corinthians…

20/10/2024

Jogador do Flamengo provoca Matheuzinho após eliminar o Corinthians: “Esse clima hostil a gente gosta”

Antes do jogo, Matheuzinho disse que o Flamengo iria encontrar um “território hostil” no estádio…

20/10/2024