Bandeira deseja que Maracanã seja do Flamengo, mas estádio e oposição contestam

Está longe de ser segredo a insatisfação do Flamengo com o contrato atual com o Consórcio Maracanã. O clamor por um estádio próprio ganha cada vez mais força na Gávea. E o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, traçou a prioridade para este assunto: o próprio Maracanã. Segundo o mandatário, o desejo rubro-negro é gerir o estádio.

“A prioridade é o Maracanã. Não é nosso, mas a gente quer que seja. Seja em propriedade. O contrato não é vantajoso. Principalmente se formos comparar com outros times. Acho que podemos conseguir com toda essa crise que o Maracanã está vivendo, a Odebrecht também. Se a concessão for refeita ou dentro dessa for encontrado um mecanismo é o melhor dos mundos. Podemos torná-lo rentável, já temos parceiros para isso. Ano que vem ele estará fechado algum tempo e isso atrasa. Mas é a nossa prioridade”, disse Bandeira de Mello ao apresentar o plano para o próximo triênio do Flamengo a sócios do clube.

A alternativa de construir um estádio próprio não está descartada. Primeiro, o Flamengo tentará ter maiores poderes sobre o Maracanã. Nos bastidores, a diretoria já ouviu a possibilidade de que a Odebrecht deixaria a gestão de arenas após os Jogos Olímpicos de 2016. O fato, no entanto, jamais foi confirmado publicamente por qualquer membro do Consórcio Maracanã. Se não houver acordo com o estádio, o clube vai partir para o plano B da casa própria: construir uma.

“Se chegarmos à conclusão de que não é possível por razões políticas, aí vamos partir para um estádio próprio. Já temos parceiros também. Isso teria de partir para um local mais remoto, com serviços de transporte público. Recreio dos Bandeirantes, Guaratiba, Baixada. Esse nosso parceiro compraria um terreno e seria um estádio para 50 mil torcedores. No restante permitira alguma construção de lazer, por exemplo. Nesse projeto, na hora que disserem para nós ‘esquece o Maracanã’, partimos para outro”, completou o presidente rubro-negro.

Candidato da oposição pela Chapa Verde, Wallim Vasconcellos concedeu seu ponto de vista sobre a questão do estádio próprio e a possibilidade de o clube gerir o Maracanã.

“Eu já declarei diversas vezes que temos que ter nosso estádio. Seja o Maracanã ou outro com capacidade para 45/50 mil. O Maracanã depende de o Consórcio desistir. A conta lá não fecha, os custos são muito altos para somente receita de bilheteria. Se a concepção inicial da concessão fosse implementada, haveria viabilidade econômica. Por isso o Consórcio tenta renegociar o contrato. Temos que trabalhar nos dois projetos simultaneamente. A localização deste novo estádio deverá ser, necessariamente, em um local com transporte público abundante e confortável para os torcedores. Já temos alguns locais selecionados e estamos conversando com potenciais investidores. Não é simples montar uma estrutura para viabilizar a construção, mas é perfeitamente possível. Tem que ter credibilidade e competência para fazer e só o nosso grupo possui estas qualidades”, disse Wallim Vasconcellos.

Também candidato da oposição, Cacau Cotta, da Chapa Branca, não considera a possibilidade de o Flamengo gerir sozinho o novo Maracanã. Segundo ele, a alternativa mais viável é formar uma parceria com o Estado caso a concessão atual chegasse ao fim.

“Assumir a gestão do Maracanã é uma irresponsabilidade que levará o Flamengo à falência. É sabido que o Consórcio vem acumulando um prejuízo mensal de R$ 5 milhões. Nenhum clube brasileiro tem condições de assumir essa responsabilidade. O Governo do estado tem de reassumir a administração do Maracanã. E o Flamengo em forma de parceria se associar ao poder público. Quanto à construção do estádio próprio, este discurso da atual diretoria se mostra eleitoreiro. Eles estão aí há três anos e nada fizeram nesse sentido. Não tem projeto, maquete, nem diálogo. Venho conversando com prefeituras da Baixada Fluminense em busca de terrenos. quem sabe o prefeito Eduardo Paes não nos ajude na zona portuária. Temos o Morro da Viúva com alto valor de mercado que poderia ser oferecido”, argumentou Cotta.

Procurado pela reportagem, o Consórcio Maracanã declarou, em nota:

“Respeitamos a opinião do presidente do Flamengo e entendemos que a relação do clube com a Concessionária Maracanã seja tema do atual debate eleitoral. Temos compromisso contratual com o Flamengo até dezembro de 2016 e consideramos que após as eleições do clube teremos um cenário mais estável para discutirmos novas bases para a renovação (que também consideramos prioritária). Importante ressaltar que o Maracanã não é de uso exclusivo do Flamengo, mas de todos os grandes clubes cariocas. A Concessionária tem contrato de longo prazo com o Fluminense e vem aprofundando a relação com o Vasco da Gama, tendo recebido neste semestre sete jogos do Campeonato Brasileiro até o momento e dois da Copa do Brasil.”

O contrato do Flamengo com o Consórcio Maracanã foi reformulado no início de 2014 com validade até 2016. O custo de cada espectador está fixado em R$ 10. O custo operacional até R$ 300 mil é dividido entre as partes. Em jogos de grande público, o Flamengo pode arrecadar até 74% da renda líquida. Além disso, atualmente o clube tem uma dívida de cerca de R$ 26 milhões com o Consórcio, contraídos como adiantamento de bilheteria.

Estádio na Gávea segue como sonho

Seja no Maracanã ou em um novo estádio para jogos de maior apelo, o Flamengo ainda acalenta o sonho de ter um estádio de menor porte na Gávea. A tarefa é cogitada desde 2013 sem ter saído do papel. A diretoria, mais uma vez, diz ter interessados em um projeto de menos de 20 mil lugares

“De qualquer maneira este estádio na Gávea não seria para mais de 20 mil, mas jogos de menos apelo, categorias de base e até para shows. Não estamos prometendo nesse mandato, mas é para ser discutido”, disse Bandeira.

O custo da obra seria entre R$ 180 milhões e R$ 190 milhões. Vice de patrimônio, Alexandre Wrobel levantou a possibilidade de venda de 20 mil cadeiras perpétuas a cinco mil reais, levantando assim R$ 100 milhões para a obra. Candidato da Chapa Branca, Cacau Cotta promete apresentar na próxima semana os investidores para reformar o Estádio José Bastos Padilha, da Gávea.

“É a nossa casa. O Flamengo tem de parar de pagar aluguel e partir para o estádio próprio. E passar para outro patamar”, disse Cacau.

Fonte: ESPN

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Bla bla bla bla.... pra que? Fazer festa para os outros? Não ferra! Monta time e para de iludir essa pobre torcida quem está vendo seu time se deteriorar no passar dos anos. Pior ainda e ver times como corintias, galo, estarem a léguas na nossa frente de tudo de estrutura, time etc... a torcida da de saco cheio de ver esses vexames e promessas para o nosso seguinte. Essa é a base para 2016? Que fuder paciência da torcida de vez mesmo! Sou apaixonado por futebol, mas to enojado do que tenho visto. Aí vem por culpa em dívida, todo mundo deve, mas nao deixam de ser competitivo. No meu entender isso falta de experiência por alguem que entenda de futebol nao curioso. Torcida merece respeito. Ai me vem renovar com m.Araújo, Pará, c . Martins nao fode. Eles nao era nem pra ter chegado imagina renovar.

    • 750 milhões me fala um time bom com uma dividida dessa

      • Tá desatualizado hein cara!? A dívida do Fla atualmente gira em torno de 550 milhões.Mas só que a folha

      • Deixa de ser bobo cara, a dívida já não é mais essa. O clube já pode ser considerado rentável se não fosse não teriam trazido Gurrero, Sheik e Ederson.

      • Não há time sem dúvidas, todos devem. O que acontece é inexperiência na atual gestão. Só pensam em arrecadar. E ficam persuadindo torcedores com essas conversas.

        • E outra se vc for esperar pra acabar dívida pra ver um flamengo forte vai por mim morrer e não ver.

          • Então o certo é nao pagar , e contratar jogadores caros, para suprir o ego da torcida, e dwpois achar um culpado cas o club va para na série b,

      • Leo, muitos ainda não entenderam. Criar um grande clube em todos os sentidos de forma sustentável demanda muito tempo, dinheiro e muita, muita paciência.
        Concordo com a maioria na questão time. Acho que poderia ser melhor na questão escolha dos jogadores contratados.

    • Falou tudo meu amigo!!! Eu nao aguento mais ano apos ano ver times como o galo e o Corinthians a anos luz de vantagem do flamengo.Em Tudo!!!!! E olha que estao todos endividados. Parece que no flamengo agora perder é normal.Nao fude!!!! E ainda temos que aturar marcio araujo canteros para.... Almir Cara almir!!!!!!!! Porra mano!!!!!!
      Que a proxima gestao acorde pra Vida pq com essa base ai estamos ferrados!!!!
      SRN!!!!

      • Isso msm parceiro! Ainda querem falar que somos uma potência. Que potência e essa sem estádio, ct e com time medíocre. Querem iludir. Mas a torcida a de acordar e cobrar isso. Como vc disse parece que estão a se acostumando a perder. Isso não e coisa de flamengo.

  • Temos que colocar nas nossas cabeças que o maraca não e nosso e nunca será, ta na hora de construir o estadio proprio do Flamengo. Pois joenville, america mg, muitos times pequenos tem estadio, pq o Flamengo não pode ter?

    • Pois é cara. Tudo pro Flamengo é complicado. Até o Goncalense tá construindo um estádio de primeiro mundo.

    • Não tem que fazer acordo nenhum com essa Odebrecht, só tem ladrão, e será que existe alguma forma de comprar o maracanã? Pode parecer imbecilidade, mas se houver possibilidade existe a esperança

      • Se não for com a odebrecht, com qualquer outra, temos que o nosso estadio..
        não tem como comprar o maracanã e do governo patrimonio publico... alem disso seria bilhoes
        Maraacanã não e nosso!

    • Não tem que fazer acordo nenhum com essa empresa.Essa empresa é tão boa que o presidente dela está preso na PF, o Fla tem que ficar bem longe dessa corja.

  • Pelo amor de Deus! O Bandeira de Mello se faz de burro ou só de vez em quando? Concordo com o Wallin, se a Odebrecht, que é uma grande empresa, tem milhões e milhões de prejuizos com o Maracanã, imagina o Flamengo? Vai levar o clube a falência! Só a manutenção do estádio acaba com os cofres do clube.
    O Flamengo jamais voltará a assumir o Maracanã, o próprio governador falou. É muita politicagem, muita burocracia, muito mimimi. Desiste Bandeira! Vc não tem poder politico para isso. Temos que ter a nossa arena própria, com a cara do Flamengo!
    O que eu não consigo compreender, por mais que me expliquem, é o porque de clubes, como o Atlético-MG, que é o que mais deve impostos a União, consegue ter um CT de dá inveja e já constuirão o seu estádio. E o Flamengo não.
    Aliás como anda o edificio do Morro da Viuva e a mansão de São Conrado?

    • Estou com você. Mas tem muitos torcedores que estão satisfeitos com os títulos conquistados!!!

    • Quem é contra a ideia e disse que isso levaria à falência foi o Cacau Cotta. O Wallim tem a mesma opinião do Bandeira: "Eu já declarei diversas vezes que temos que ter nosso estádio. Seja o Maracanã ou outro com capacidade para 45/50 mil. O Maracanã depende de o Consórcio desistir". Como não acredito que a Odebrecht vai abrir mão ou que vão fazer uma nova licitação aberta aos clubes, vão ter que buscar uma alternativa pro estádio próprio. Se já existe investidores, como o EBM disse, acho que nem deveriam cogitar mais outra hipótese.

    • Odebrecht leva prejuizo porque ela so arrecada atraves do aluguel..ela tem que dividir a arrecadação com os clubes...varios clubes do Brasil possuem estadio proprio, modernos e vem lucrando

  • Por acaso os antigos presidentes do nosso mengão fizeram estadio proprioo?ou melhor montaram times fortes ou ainda pagaram as contas e resgataram a credibilidade??
    A resposta é não!!pelo menos o bandeira ta pagando as contas e resgatando a credibilidade que a tempos não tinhamos então vamos apoiar e pronto e temos que ter paciência!

    • 6 brasileiros 1 libertadores e 1 mundial com times fracos!! ganhamos na sorte!!! ta Sertinho!!!

      • A 5 anos atrás estávamos anos luz atrás de são Paulo,cruzeiro ,inter em. Relação a poder financeiro isso não acontece mais,então estamos no caminho certo,na era Kléber leite e Patricia Amorim vcs eram iludido por contratação de peso e a dívida monstro apareceu, pagaram 190 milhões se não tivesse essa dívida toda já teríamos um time de respeito!!!!!!

        • a folha salarial fo gremio é de 5 milhoes a do flamengo é de 7 milhoes!!! então o problema é dinheiro??????

  • Esse Cacau Motta é burro de nascimento ou está fingindo?
    O cara acha que eles (verde e azul) irão dizer o planejamento que eles tem ao público para todos ficarem sabendo? Se eles comentarem o consórcio não vai deixar o estádio.

  • De novo esse blá blá blá. Já dei minha opinião sobre isso aqui faz tempo: no dia que comprarem o terreno e começarem a fazer a fundação, eu passo a acreditar. Quanto ao Maracanã, vamos lá: a odebrecht desiste e repassa o estádio para o estado, que terá que fazer nova concessão. Ok. Então acham que fluzinho e os outros não vão querer entrar nessa, brigar pelos direitos ou minar o projeto do Fla?? Não tenho dúvidas que sim. E aí serão mais alguns anos de 'disse me disse'... constrói logo o estádio e vire a página. Lamentamos profundamente, pois o maraca é bem localizado, mitológico, embora não seja mais "o verdadeiro Maracanã", mas não dá pra ficar refém dessa corja.

  • Me amarro nos blues, ótima administração de finanças, o flamengo já não é mais mal falado nos jornais... porém fico puto quando a parada é estádio próprio, todo flamenguista sabe q o fla nunca irá gerir o maraca sozinho, pois flores, vices... irão fazer de tudo para se meter, fora q o governo sempre anda em mãos anti flamengo!! estádio na gávea não rola tbm, pra q pensar em estádio pra 15, 20 mil lá perda de tempo e de foco. Tinhamos q juntar nossas forças para construir um estádio próprio fora da cidade do Rio, na baixada mesmo e estádio pra 80, 100 mil caboclos sem essa de PADRÃO FIFA, até pq não teremos mais copa, tem q fazer com geral e tudo, 20 mil na geral ingresso a 10 reais, estádio com pressão, q o som da galera seja ensurdecedor, tipo labombonera, jogar no maraca pra time adversário é muito bom, boa recepção, vestiários de primeira, sem pressão, o técnico adversário fica sempre do lado do bandeira... ENFIM SOU A FAVOR DE UM ESTÁDIO PARA 80 MIL, PADRÃO FLAMENGO, COM SHOPPING, MUSEU, HOTEL... JURO Q NÃO SAIRIA DE LÁ KKKK

  • Estádio em Guaratiba? Só pode ser brincadeira né presidente? Um dos maiores fim de mundo da cidade do Rio de Janeiro, nem deveria fazer parte da cidade. O lugar é muito longe, isolado, transporte público para a região é escasso. Não tem nem de 5% da oferta de transporte das áreas centrais da cidade.

    Recreio dos Bandeirantes, onde eu moro inclusive, apesar de ser um lugar bonito e com ótima qualidade de vida, é outro que é muito longe das outras áreas da cidade. É um bairro construído e planejado para quem tem carro. O acesso a transporte público é melhor que em Guaratiba, mas continua sendo pouco. Há pouco tempo atrás extinguiram dezeanas de linhas de onibus que saiam daqui do Recreio, estão empurrando todo para a merda do BRT.

    E Baixada Fluminense é outra furada. "Cidades Periferia", longe, sem estrutura, sem segurança.

    Para estádio próprio a melhor alternativa talvez seja algum terreno ou área ali no porto, que deve ter algum imóvel que possa ser demolido e que dê espaço para o Estádio.

    Na Gávea é impossível que tenha um estádio para mais de 15 mil pessoas. Aprovar a arena plisesportiva do McDonalds, para 3.500 pessoas, já foi um parto interminável, imagina para 20 ou mais. Fora de cogitação.

    Só o que a torcida rubro negra pode fazer é lamentar a falta de visão dos dirigentes mais antigos das décadas de 80 para trás, que nunca pensaram em constuir um estádio enquanto a cidade ainda tinha espaço.

    • Mas quase não tem terrenos na área central da cidade, os poucos que tem, são muito caros!! Infelizmente, a ZO é área mais viável para o clube, antes lá do que em lugar nenhum né? E sobre os dirigentes do passado, pense pelo lado positivo: poderemos ter uma arena moderna e múltiuso,ao contrário de uns timizinhos por aí que tem uma quadra velha no meio da favela e ainda chamam de estádio. KKKKKKKKK

      • Ahahahah eu entendo. Mas se tivessemos algo como o Palestra Itália, era só reformar e modernizar. O espaço e o estádio já seriam nossos.

        Realmente se for para ser na Zona Oeste, que seja no Recreio dos Bandeirantes. Barra eu creio que não tem mais espaço para algo assim.

  • Sempre que o CRF perde e nos faz passar essas vergonhas, que infelizmente já são mais que comum, eles soltam essas matérias de estádio, arena, CT e blá, blá, blá...somente para desviar o foco da palhaçada desse time medíocre, sem vontade, sem comprometimento com a torcida, com os patriocinadores, enfim, sem responsabilidade.
    Desde o Presidente até o zelador, todos deveriam tomar vergonha na cara e deixarem de caô. Bando de inúteis !!!

Notícias recentes

Notícias do Flamengo hoje: detalhes do futuro estádio e Super Mundial de Clubes

Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…

22/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

22/11/2024

Flamengo presenteia conselheiros que votaram a favor da construção do estádio

Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…

22/11/2024

Jogador celebra retorno após ficar de fora de jogo do Flamengo no Brasileirão

David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024