Pouca importância ainda se dá ao fato de que ficaremos sem a nossa casa em boa parte de 2016. O Maracanã, em função das Olimpíadas, passará por reformas e será fechado em meados de março, segundo estimativas, com retorno previsto para o final de setembro. São seis meses, dentro dos quais disputaremos as competições mais importantes do ano (ou boa parte delas): Copa do Brasil, Brasileiro e uma possível Libertadores.
O Maracanã é, de fato, insubstituível. Outras praças podem trazer maior renda e até maior público, mas é no mínimo inapropriado levar um jogo decisivo de campeonato, ou uma partida eliminatória de Libertadores para Brasília, Nordeste ou qualquer outro lugar. Nossa torcida é nacional e estaremos sempre em casa – e não quero aqui entrar na discussão de qualidade de torcida off-Rio, mas é com o Maracanã que o Flamengo se identifica. É algo inexplicável, mas também inegável. A questão é que, infelizmente, isso não se tratará de uma opção, e teremos sim que navegar pelo país.
Uma alternativa surgiu, porém, para os jogos de pequeno e médio porte. Como bem sabemos, o Nilton Santos (ou Engenhão) também ficará fechado em função dos Jogos Olímpicos, e nossa segunda casa carioca não nos abrigará. Como São Januário não é uma opção, Macaé se tornou, automaticamente, a única opção concreta em terras fluminenses. Apesar da distância do Rio e da pequena capacidade do estádio, carecíamos de melhores opções, principalmente pela falta de investimentos nos estádios da Portuguesa da Ilha e do Bangu.
Carecíamos. Nos últimos dias, a Prefeitura de Niterói fechou um acordo com o Botafogo pela reabertura do Caio Martins, situado em uma região nobre da cidade. Além de ser uma opção bem mais próxima do que Macaé, o estádio niteroiense apresenta fácil comunicação, inclusive com linhas diretas do Maracanã para a cidade da Grande Rio.
A capacidade após a reforma, prevista para algo entre 12 e 18 mil pessoas, também significaria a garantia de jogos lotados, protagonizando um verdadeiro caldeirão. As organizadas não deixariam de comparecer, “a festa não deixaria de rolar”. Mais importante ainda, ao menos para o torcedor, é que os preços certamente não seguiriam o “padrão Fifa”.
E você, Rubro-Negro, o que acha da utilização do Caio Martins como sede do Flamengo para jogos pequenos em 2016?
SRN
Rodrigo Coli
rodrigo.coli@colunadofla.com
Acho uma otima alternativa. O flamengo precisa de um estadio que atendam os jogos de menores apelos, o caio martins esta largado, o clube tem grabde torcida na regiao, o acesso é bom. Talvez seja uma alternativa para uma eventual compra ou coisa do genero. A diretoria poderia pensar no custo de uma reforma e adquirir os direitos desse estadio.
Certíssimo.
Deveria ser do flamengo em definitivo.
Daria para ser o estádio médio do flamengo.
Se é pra fazer isso mais fácil construir na gávea
Tem tbm a opção do Estádio da Ilha do Governador.
Ele tá muito ruim, tá maltratado
Como na gávea é muito difícil liberar, vide a arena de basquete que passou muito tempo para liberarem, seria uma boa alternativa jogar no Caio Martins, principalmente se couber 18 mil pessoas. Nem a Vila Belmiro cabe isso! Mas para jogos grandes, o negócio vai complicar…Jogar fora do Rio, com viagens em frequências atrapalha qualquer time…Alguém sabe dizer se "são januario do vice" tb vai fechar, para eles se fud**** tb? SRN
Uma boa opção…. mas, haja reforma, o estádio tá abandonado. Vamos ver!. Saudações st..
Alguns anos atrás passei próximo ao Caio Martins e o estádio está as moscas… Precisaria de uma boa reforma, e ai que entra o xis da historia.. Quem vai tirar dinheiro para colocar ali? Precisaria colocar arquibancadas novas, atrás dos gols, pois que me recorde, ali existiam apenas arquibancadas de madeira… Sem contar aquele "paredão" do ginásio atrás de um dos gols. E também precisa saber se os moradores da região querem os jogos de volta naquele local. Enfim, era algo pra ser pensado desde o ano passado. Outra alternativa próxima e rentável seria Juiz de Fora. O estádio lá é muito bom. SRN
O Botafogo vai entrar com R$ 15 milhões de investimentos no estádio, que já conta com gramado recém revitalizado
Pra esperar reforma pra comportar essa micharia de gente é melhor definir logo o Estádio Raulino de Oliveira em Volta Redonda como o oficial com a capacidade para 21.000 pessoas.
Do lado da minha casa. Se isso acontecer, eu piro! Obrigaçao ir a todos os jogos..rd
Ferj lixo… Ano q vem vai ser foda
Eu acho que o flamengo deveria adotar o estádio de macae como casa eu fui na primeira rodada do carioquinha desse o jogo foi la contra o macae mais obvio so tinha flamenguista la e foi um caldeirão la cara,o estádio tem a cara do flamengo tem capacidade pra 20 000 pessoas acho que seria muito legal o Flamengo ter como sua cs la e se classificar para a libertadores seria um caldeirão da porra os jogos la
O Fla deveria realmente pegar um desses estádios menores e fazer o caldeirão, como faz o Atlético-MG. Tem o da cidadania em (VR), alguém sabe como está? Faz tempo que não vou ao RJ. Era um bom estádio…construir o nosso em definitivo, é uma questão de tempo, não dá para o Fla ficar como um "Cigano", pulando de lugar pra lugar. Maracanã se tornou inviável, muito caro, e o retorno financeiro, não esta valendo a pena…O ideal era o Fla pegar o maraca, ai seria o bicho, mas ai é sonho. Caio Martins, pelo que vejo esta entregue às moscas e tem esse tal de Foguinho, no meio da história…quero o Fla longe de timeco Covarde.
QUALQUER COISA QUE ENVOLVA OS 2 BABA OVO DA FERJ (VAS e BOT)
O #FLA TEM QUE TÁ FORA!
O Caio Martins não é uma opção. Moro em Niteroi, e próximo ao estádio. O trânsito é um caos, as ruas de acesso são acanhadas e se forem tomadas por torcedores o engarrafamento vai até a BR-101 (o Supermercado Guanabara na Marques do Parana já causou um engarrafamento desses, imagina o meu Mengão). O Estádio está abandonado e precisaria de uma reforma grande. Melhor comprar o estádio Italo del Cima do Campusca, que é próximo da linha do trem.
OTIMO O PESSOAL DE NITERÓI VAI LOTAR TODOS OS JOGOS!!