Chapa de oposição no Flamengo fala em traição de Bandeira de Mello

A troca de acusações entre duas chapas candidatas à presidência do Flamengo continuou intensa neste domingo. Se dentro de campo o time vem de maus resultados, fora dele há uma guerra política. Enquanto o presidente Eduardo Bandeira de Mello negou ter feito qualquer acordo anterior para não disputar a reeleição e falou que quem afirmou isso é “mentiroso”, a oposição rubro-negra rebateu de forma dura.

Em entrevista à “Rádio Globo”, Rodolfo Landim, candidato a vice-presidente na Chapa Verde encabeçada por Wallim de Vasconcellos, garantiu que Bandeira firmou o compromisso com seus antigos aliados, falou em traição e ainda fez algumas ironias.

“Esse compromisso existiu, foi criado entre sete pessoas, e o Eduardo era uma delas. O Eduardo tem continuamente na imprensa negado isso. Apesar de ele ter dito que ninguém nunca falou para ele isso, eu pessoalmente cobrei isso na sala dele, cobrei isso na frente de todos os vice-presidentes do Conselho Diretor, quando foi discutido se a gente ficaria unido ou não para as eleições. E tive a oportunidade de dizer isso mais recentemente em um jantar, relembrei a ele tudo que tinha sido um compromisso no passado”, afirmou Landim, que acrescentou.

“Quer dizer, no momento que ele vem a público dizer que tudo isso não aconteceu, essa amnésia seletiva do Eduardo, que aliás é uma pessoa que tem uma memória muito boa, eu só posso entender que na verdade essa mentira que ele está falando é uma forma de ele tentar justificar ter traído, muito mais do que um acordo, um princípio básico do núcleo que o elegeu, que o colocou na presidência do Flamengo”.

O racha polítco entre Eduardo Bandeira de Mello e Wallim de Wasconcellos, que formaram a Chapa Azul e derrotaram Patrícia Amorim na eleição do fim de 2012, teria acontecido por desentendimentos e pela quebra deste suposto acordo. Com isso, foi formada a Chapa Verde, de oposição, que conta também com Luiz Eduardo Baptista, o Bap, além de Wallim e Landim, todos que tiveram participação importante na administração do Fla nos últimos anos.

Rodolfo Landim, que foi vice de planejamento da atual gestão, atacou a postura de Bandeira no imbróglio sobre a eleição presidencial.

“Nosso princípio é ‘tudo pelo Flamengo e nada do Flamengo’. Esse sempre foi o princípio e é o princípio da Chapa Verde. Então, não existe como a gente tentar associar a imagem de uma pessoa a um trabalho que foi feito por uma grande equipe. Toda vez que a gente tem identificado como um grande salvadro da pátria, alguém que começa a trazer para si todos os louros de uma administração que na verdade não foi feita por uma pessoa só, e é o que ele está fazendo, acaba dando nisso. A gente já viu o que acontece com governos quando são reeleitos e fazem acordos com práticas do apssado e atores distintos e que na verdade não tem dependência para tocar adiante o seu projeto de governo. Isso acontece com governos, com clubes”, disparou Landim, que voltou a reafirmar a existência do acordo para Bandeira não disputar a reeleição.

“Esse acordo existia, não foi escrito, é um acordo entre pessoas supostamente de bem, em que ficou claríssimo. É óbvio que hoje tem várias pessoas dentro do Conselho Diretor, que o Eduardo trouxe para o Flamengo, que dizem que nunca souberam desse acordo. Claro, elas não foram parte desse acordo. Grandes acordos não se faz com sargentos ou soldados, se faz entre generais”.

Na conturbada eleição rubro-negra marcada para o próximo dia 7 de dezembro, na Gávea, três candidatos estarão na disputa para comandar o clube no próximo triênio 2016-17-18: Eduardo Bandeira de Mello, Wallim de Vascocellos e Cacai Cotta. A chapa vencedora terá 48 cadeiras no Conselho de Administração e 120 cadeiras no Conselho Deliberativo. A segunda colocada consegue 12 vagas no Administração e 30 no Deliberativo. A chapa que ficar na terceira posição não tem direito a nada.

Fonte: ESPN

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Que este acordo sempre deve ter existido isto é fato, mesmo porque foram eles que colocaram o Bandeira lá. No inicio ninguém sabia quem ele era e muito menos se daria conta do recado mas se sabia que ele nunca poderia ser um desastre como outros patos novos foram porque tinha um grupo forte em volta dele. E eu já estou começando a acreditar que ele é mesmo um traíra do grupo e que nem é mais a melhor opção para o Flamengo no momento, porque colocar conta em dia com mais de R$ 300 milhões por ano caindo no caixa até eu coloco, é só não roubar, agora quero ver é fazer o Clube crescer e avançar ao invés de ficar "remontando" time quase no fim do Campeonato quando a vaca já estava indo pro brejo como ele fez nos últimos 3 anos.
    No Basquete já estamos perdendo nossa força, a base só ganha no Carioquinha, e no futebol os caras passaram a maior parte do Campeonato jogando como se estivessem com 18 meses de salários atrasados, e isto é fruto da falta de comando e pulso do Presidente e do monte de Executivo pago a peso de ouro lá que não dão resultado nenhum para o Clube. Tá na hora de mudar. Tem que mudar é toda hora mesmo até a gente acertar.

    • "porque colocar conta em dia com mais de R$ 300 milhões por ano caindo no caixa até eu coloco", 1º não é só 300 milhões. 2º se fosse fácil assim, outros teriam feito. a dívida do Flamengo era gigantesca, era centenas de pessoas e credores cobrando seu dinheiro, só 300 milhões não bastaria, outra, desses mesmo "300 milhões", boa parte vai para atletas e funcionários.

  • Porque o grupo todo mentiria? Não entra na minha cabeça o BDM negar uma coisa que um grupo todo afirma ser verdade! Será so politicagem? Eu quero acreditar que a máscara do presidente tá caindo, nessa hora de política guerreada o time não está comprometido com a campanha do presidente, ou alguém acha Q não tem nada a ver? 6 vitorias, perto de não ser rebaixado e sem previsão de definição no futuro do clube! O ano acabou e agora é só esperar a eleição, mas se os jogadores tivessem fechados com a diretoria não seria essa preguiça em campo!

    SRN

    • Não é só o EBM que fala que não teve acordo. O Cláudio Prakownik, um dos integrantes originais da Fla Campeão do Mundo(Chapa Azul 2012), também nega que o acordo tenha existido. O Flávio Godinho acho que também desconhece o acordo, e ele também é fundador.

      O Rafael Strauch, que não é fundador da chapa mas está com eles desde 2012, e foi o coordenador principal, também negou a existência do acordo.

      Inclusive ele afirma que até janeiro desse ano o Bandeira era o candidato de todo mundo, inclusive do Bap. E depois que o Bap saiu, houve outra reunião e o Bandeira continuou sendo o candidato de todos.

      Eu acredito que o que aconteceu foi um mal entendido, daqueles grandes. Uma falha na comunicação. O que Landim, Wallim e Bap entendem que foi um acordo para a não reeleição do Bandeira, e sim de outro membro, para o Bandeira e outros caras pode não ter ficado claro. Não sei dizer.

      Apesar de apoiar a chapa verde, acho que tal acordo nunca foi firmado, não às claras, com todas as letras. Alguma falha ocorreu.

      • Vai saber se esses três ai estavam presentes, só sei de uma coisa acredito mais nesses homens que se reuniram com a intenção de criar um grupo, com o intuito de resgatar a credibilidade, e moral do Flamengo e conseguiram, do que um pessoa que entrou de paraquedas, em cima da hora... e agora estar cercado de pessoas com más intenções, ''quando o assunto e dinheiro algumas pessoas mudam ''.

      • Claro que o Cláudio e o Godinho desconhecem do acordo, pois o Bandeira acabou de recoloca-los de volta no Flamengo, após terem saído por incompetência no passado. Estranho isso né!

        • Deivid não fala bobagem meu amigo. Cláudio Prakownik está com eles desde os primeiros momentos. Me lembro daquela marcante TozzaCam com o Bap, lá em novembro de 2012, e o Cláudio estava lá ao lado dele já.

          Ele é fundador, inclusive estava lá no site da Fla Campeão do Mundo no inicio de tudo; participou da campanha da chapa diretamente. E era VP de Administração desde que eles venceram a eleição.

          E o Flávio Godinho é o fundador principal da chapa, ele saiu logo no inicio da gestão porque se aborreceu com o Bap, mas sempre foi um dos mais legítimos "azuis".

  • Desde que o racha ocorreu oficialmente eu estou do lado verde da disputa, só que estou começando a ficar incomodado com a atitude dos cabeças da chapa.

    Para começar não é só o Bandeira que nega o acordo, outros fundadores também desconhecem. Tal qual o Cláudio Prakownik e o Flávio Godinho.

    Depois, sabe se que ocorreram três reuniões no final do ano passado e no inicio do ano, época em que todos estavam juntos ainda, e em todas as três o Bandeira foi apontado como candidato do grupo, por unanimidade.

    Por que agora esse papo de acordo? Por que de uma hora para a outra o Bandeira não era mais o candidato?

    Sem falar na incoerência gritante que agora é clara. O Bap na época que saiu afirmou que a postura "passível" em relação à FERJ foi uma coisa que incomodava e que foi um dos motivos que o fez deixar a diretoria.

    Só que o Bandeira rachou com a FERJ, logo depois, cadê a coerência?

    O que eu acho é que tudo isso foi uma questão pessoal, coisa que é super natural em qualquer ambiente de trabalho, e os dissidentes, Bap principalmente, não foram transparentes nos seus motivos.

    Custava ser honesto? "Não me dou bem com o Bandeira, vou sair e pretendendo criar uma chapa com aqueles que são mais próximos a mim". Teria sido muito melhor.

    A campanha da Chapa verde foi equivocada e me decepcionou em certo ponto. Não precisa de ataque, de mentiras. Como a questão de "amigos e gente da política assumindo cargos".

    Eu vou ser honesto. Eu só continuo apoiando a chapa verde porque penso que é um grupo mais qualificado e "peso pesado" para gerir o Flamengo, ponto.

    Já ficou claro para mim quem são os verdadeiros dissidentes. Que essa eleição acabe logo, porque já deu.

    • 1° Não se sabe se essas pessoas estavam presentes na tal reunião.
      2° O que eles falam sobre a Ferj e que não adianta ''se afastar'', isso mesmo a palavra certa e se ''afastar'' e não ''romper'', o que o Flamengo fez foi se afastar da ferj, pois ainda joga o Carioca, se o Fla tivesse rompido não jogaria mais o carioca. Então do que adianta se omitir ao carioca se o Fla ainda joga o carioca, o Flamengo enquanto jogar esse campeonato falido, precisa sim de uma pessoa lá dentro da Ferj ''brigando'', buscando os direitos do Fla, olha no que já deu sem nenhuma representatividade lá dentro já criaram meios de prejudicar o Flamengo mandos de campo pro Foguinho e vices, e escolha de lugares pra eles na arquibancada. Então se e pra seguir o significado real da palavra romper o Flamengo não jogaria mais o carioca.

      Minha opnião coloca o Bap pra bater de frente com o rubens lopes que ele não vai sair com o rabo preso entre as pernas não !

      • Eu entendo Júnior. Mas não é simples se desfiliar, acho que o Flamengo perderia o direito de jogar campeoantos nacionais e internacionais, seria uma confusão.

        Eu só estou dizendo que Chapa Verde poderia ir muito bem no pleito sem ataques. Eles teriam chance. O problema é que com a postura da campanha deles, eles tomaram para si o papel de vilão.

        Não tem mocinho ou vilão como muito torcedor por aí acha, tem dois pontos de vista diferentes.

        Uma campanha mais amena, e que posicionasse como alternativa e não como antagonista, teria sido uma campanha mais bem sucedida.

        A agressividade da campanha da Chapa Verde levou a eleição para um lado que eu sinceramente não queria ter visto. Estou com eles de qualquer forma, é o time mais quaificado para gerir o Flamengo, sem sombra de dúvida.

      • Apesar de não concordar com algumas coisas neste ponto o EBM está certo. Ele não caiu na armadilha do Rubens e do Eurico de romper com a federação e ficar sem poder jogar os campeonatos da CBF por desfiliação. Aí meu amigo Flamengo ia ficar sem dinheiro e ia pedir de pires p voltar a se filiar e ficar nas mãos da FERRJ e do Eurico sustentando esta league Eurico. Agora não vamos jogar a liga q está autorizada pela CBF, a FERRJ não vai poder nos desfiliar pois não estamos recusando de jogar o carioca, Rubens e Eurico estão sem moral perante a opinião pública, mídia e na própria CBF e vamos ter um lucro maior jogando a liga do q juntando todo campeonato carioca tirando o Fluminense. Aposto nisto.

  • Todos os comentário são bons. Valeu gente. Galera, só torço que quem vença, continue a fazer do Fla cada vez maior. Vejo que todos da chapa do Wallim, ou BM, tem algo em comum, que é o bem do Flamengo. Tomara que nesse jogo de vaidades, não se percam.
    Todos prometem:estadio, Flamengo forte, e tal. Me foco nas propostas.
    *É uma pena que tenha tido esse racha, pois o ideal eram os três juntos: BAP. BM e Wallim...ai vai a pergunta, Seja qual for o lado que ganhe: o lado que perder, vai continuar a apoiar, ou não? Não querendo ser ingênuo...o que acham. SRN.

  • Olha galera bom dia, no meu entendimento em todo time eleitoreiro que está perdendo uma eleição, a tendência é bater no seu opositor para tentar desestabiliza-lo e no Mengão não é diferente. Não me interessa se houve acordo ou não, o que não me agrada é a postura de certos cabeças do grupo verde que fizeram lambanças quando estavam no poder e se abdicaram dele na primeira tempestade que surgiu no Mengão e não souberam lidar com a pressão e com EBM mesmo apanhando de todos e tudo continua firme até hoje e todos nós torcedores do Mengão sabemos que gerir o Clube de Regatas Flamengo não é fácil e sim pra quem entendi de Gestão Administrativa. E se EBM e seu grupo errou nestes três anos é porque estão pagando e tentando colocar o Mengão nos eixos e preparando-o para um futuro bem melhor e promissor.

  • Me digam uma coisa, por que vocês estão escolhendo a chapa de acordo com o presidente que nela está? Todos que apoiam o EBM usam o argumento de que o proprio é melhor que o Wallin pra presidente. Parceiros, o Wallin que chamou todos os membros da antiga chapa azul que reestruturou o Flamengo, ele se preparou desde 2011 para assumir o cargo de presidente, só que por questões políticas ele foi impedido. O EBM se preparou para outra função e acabou indo na presidência. Mais voltando, coloquem na balança as duas chapas, quem vocês preferem pra vice de planejamento , Ladim ou Godinho ? Tostes(que transformou as finanças do Flamengo) ou Claudio Pracownik(que nem sabemos de onde vem e quais são as suas intenções) ? O Bap(que transformou a nossa camisa na mais valiosa do pais em patrocinios) ou o Sabino que eu nem sei se é competente ou não? E o EBM ainda colocou pra comandar o futebol um cara de diretorias passadas que comandou o futebol do fla em 2005(ano em que por um triz não caímos). Agora, conhecidos os devidos fatos, coloquem na balança e vejam qual chapa é melhor para comandar o flamengo nesse triênio(2016-19) que será determinante para o crescimento ou a queda do flamengo, pois mt dos seus adversários(Corinthians, Palmeiras, Internacional, Gremio) tão tudo com estádio novo e prestes a aumentar as cotas de tv, ou seja, aumentaram a sua receita e poderam ter time ainda mais competitivos. Agora, escolham seus lados e argumentem se for diferente do meu! SRN

  • Cara, esse pessoal da chapa verde joga muito sujo, pqp! Típico de covardes..

    1) Acredito que o rompimento se deu pelo seguinte motivo: O inicio de 2013 o Bap sai do Flamengo, logo alguém deve ter entrado no lugar dele e da equipe montada. Depois foi o Walim.. Muita gente abandonou o EBM e este teve que montar uma nova equipe. Com as eleições voltando o Walim chega com o EBM falando em se candidatar e tal, com isso, voltando todo mundo que saiu e logo os novos que entraram seriam demitidos!! Como o seu EBM não é convarde, nso concordou. Por que essas pessoas que estão fazendo um trabalho tão bom não podem ter a chance de concorrer a um novo mandato?? Simplesmente sairiam e dariam lugar a que o Walim covarde e cia chamam de O Grupo. Isso é palhaçada! Todos que estão do lado do EBM desde a saída dos covardes iriam simplesmente sair do flamengo..

    Pra quem não lembra, os dois casos mais famosos de saídas do flamengo foram os do Bap e do Walim..

    Bap: No inicio de 2013 ele queria o afastamento total do Flamengo do campeonato carioca. O conselho gestor do flamengo (formado por Bap, EBM, Walim, Lafim e outros) decidiu por maioria - Bsp teve o voto vencido - tentar contornar o imbróglio com o a Ferj. O Bap então, feito menino bsrrigudo e birrento, por ter sido contrariado ficou com raivinha e saiu do Flamengo.. Típico de mauricinho mimado.

    Walim: O Fla estava simplesmente na pior crise que essa administração passou.. Fla tinha levado uma goleada, Mano Menezes tinha pedido demissão e nos namoravamos o rebaixamento.. Crise total!! O que o Walim fez??? Pediu afastamento e foi pra Disney! Simplesmente na maior crise da administração, ele que era um dos pilares, saiu e foi passear com o Mikey..

    Agora eu pergunto.. ISSO É TRABALHAR EM GRUPO???

    tenho medo que caso o Walim seja eleito, na primeira crise ele sair.. O mesmo vale pro Bap!

    Sabe quem realmente trabalha em grupo?? O EBM! Com o abandono desses fulanos da chapa verde ele teve que montar um novo grupo! Trouxe novas pessoas pra trabalharem no lugar dos que saíram..

    Pessoas que apoiam a chapa verde acusam quem apoia a chapa azul de creditar o trabalho apenas ao EBM.. dizem que julgamos o EBM como "Salvador da pátria" e que eles apoiam o grupo, alem de outros mimimis..

    A estes quero dizer o seguinte: Ninguém nunca creditou o trabalho feito apenas ao EBM, mas ao GRUPO que foi formado a partir dele depois das saídas dos covardes!!!

    EBM é tão fiel ao grupo que sabe que se ele cedesse, simplesmente todos que ele colocou la seriam exonerados pelo Walim! Isso sim é trabalho em grupo!! Isso sim é ser fiel ao grupo!!!

    O que o Bap, Walim e cia fazem é mera politicagem suja!

    Em favor do grupo e em favor do Flamengo, por mais 3 anos de EBM!

  • Olá amigos do Flamengo , sobre o assunto das eleições , antagonismos anunciados
    lamento que ocorra o rompimento , porque , o que dizem os mais antigos , a união faz a
    força . Mas toda regra tem suas diferenças , vamos em frente . Eu conheci o sr. Wali
    quando demitiu o nosso Jayme de Almeida de forma truculenta , onde confesso o meu
    descontentamento . O Jayme que foi atleta é cidadão pacato precisando do emprego
    para manter a família , não pegou bem . E não foi só isso enquadrado nos destempero
    desse senhor , proibiu até os sócios de frequentarem o ninho do Urubú . Não tenho nada
    contra o senhor Walim , mas não sei porque não apoiou o Plano Saneador Financeiro do
    clube , para no próximo pleito tentar sua vez . Deus seja louvado ,

    Saudações

Notícias recentes

AO VIVO: assista a Corinthians x Flamengo com o Coluna do Fla

Transmissão mais rubro-negra da internet é no YouTube do Coluna do Fla Chegou a hora…

20/10/2024

QUE PAPELÃO! Corinthians apela e toma atitude extracampo para prejudicar preparação do Flamengo

Corinthians e Flamengo se enfrentam às 16h (horário de Brasília) deste domingo (20), na Neo…

20/10/2024

SAIU! Com Gerson, Flamengo divulga escalação para jogo contra o Corinthians, pela Copa do Brasil

Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (20), em São Paulo Dia de decisão para…

20/10/2024

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje na semifinal da Copa do Brasil

Corinthians e Flamengo duelam neste domingo (20), pela semifinal da Copa do Brasil O Flamengo…

20/10/2024

Corinthians x Flamengo – Comente o jogo aqui!

Jogo acontece às 16h (horário de Brasília) deste domingo (20), na Neo Química Arena Vale…

20/10/2024

5 desfalques e 3 pendurados: veja como chega Corinthians para jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil

Flamengo tem a vantagem por ter vencido no primeiro jogo O Flamengo enfrenta o Corinthians…

20/10/2024