Com o ano próximo do fim, caímos no que muitos acreditam ser o mero cumprimento de tabela. Nossas chances de classificação à Libertadores são pequenas, mas o que desmotiva o torcedor é a falta de futebol apresentado pela equipe. Como de costume, já se inicia o período de especulações que, na verdade, só se findará com o fechamento da janela do meio do ano que vem. Não podemos nos esquecer que a diretoria preza as contratações de impacto para o segundo semestre, que é quando disputamos as competições mais importantes – considerando, é claro, a não classificação para a Libertadores.
Imaginamos, portanto, os nomes ideais para preencher as laterais, zaga e meio-campo, posições carentes no time. E não poderia ser diferente, com os nomes que temos não podemos pensar grande – e se não pensamos grande, não somos Flamengo. Dedé, Cléber, Anderson Martins, Pikachu, Arão, Diego Souza e outros chegam como candidatos à idealização da equipe, trazendo opções variadas e qualidade. A mídia e a torcida sempre imagina bons jogadores envergando o Manto Sagrado, ano após ano.
Mas, quem pensa na base? Costumamos eleger a bola da vez da base e esperar dele uma recriação de Zico. O nome em pauta é o de Douglas Baggio, mas assim também já aconteceu com Adryan, Thomás, Samir… e nos esquecemos de todo o resto. Não pensamos na mescla entre jogadores profissionais e juniores, ou na lenta inserção desses nomes na equipe profissional. Por comparação, qual era a fama de Jorge em relação ao status de Baggio entre os torcedores? Hoje, sem dúvidas, vemos que Jorge foi uma grata surpresa.
De onde ele veio, não existem mais boas peças para a equipe profissional? Não temos um zagueiro da base que possa ter uma chance de mostrar seu futebol, ou todos tem qualidade bem inferior aos nossos “veteranos”? Não existe algum meia que possa bancar o Canteros e jogar, no mínimo, com disposição e vontade? E um meia-atacante de chegada ofensiva, como o Matheus Sávio, tem mesmo que ser suplantado por Cirino e Paulinho, dessa forma?
A base merece muito cuidado, é claro. Queimar um garoto com a torcida é quase um caminho sem volta, e pode significar a perda daquele jogador. Mas isso também justifica a não utilização desses jovens? No momento, onde técnica e raça estão em falta, creio que apostas pinçadas são válidas e necessárias. Cabe a nós cobrarmos reforços, mas também cabe a nós relembrarmos que, quando se fala de craque, a gente faz em casa. Ou deveríamos tentar fazer.
Rodrigo Coli
rodrigo.coli@colunadofla.com
Ver comentários
não tem porque os tecnicos que assumem o flamengo são uns merdas, medrosos não lançam os moleques, no santos so tem moleque e dão conta do recado porque o mateus e o douglas baggio que e melhor que o kayke não jogam com medo de queimar o moleque mas se não jogar como eles vão conseguir uma certa tranquilidade que o jorge conseguiu. quando e bom idade não atrapalha.
Não tem porque Jorge é nitidamente o maior potencial do Brasil. É IMPRESSIONANTE a inteligência de como esse moleque sabe jogar. Quando passa, sabe exatamente a jogada que irá acontecer, sabe no que cada passe irá suscitar e além disso tem uma consciência defensiva extraordinária. Não tenho duvidas de que Jorge será o maior lateral esquerdo do mundo, muito maior do que é hoje Marcelo e Alaba, daqui há uns 3 anos. Filmem o que estou dizendo. Douglas Baggio sabe finalizar mas não tem inteligência tática que se requer hoje para um centro-avante. Muito menos Matheus Sávio, que pega a bola e já quer saindo correndo com ela. E PENSAR QUE HOJE CHAMAM ISSO DE ARMADOR!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...isso foi uma piada ne,jorge sempre foi muito fraco ,quando vc ver um jogador q marca muito mal principalmente um lateral pode ter certeza q nao joga nada. assistia jogos desse cara na base nao jogava nada . na minha opinia e muito fraco.Armero de titular o flamengo ganharia no ataque e na defesa mas o problema q se contundi demais...jorge marca MUITO MAL...
ele e muito fraco
Aprende a escrever primeiro depois a analisar um jogo de futebol.
aprende a analisar futbol primeiro e depois forme uma opiniao
nao tem argumentos e vem fala da forma como eu escrevo mas falando serio... muito melhor q alaba kkkkkkkkkkkk marcelo kkkkkk ta viajando cara,conselho de amigo
pode deixar q vou filmar oq voce esta dizendo
jorge melhor q marcelo?
LUNATICO
Não acho certo lançar jogador da base no Campeonato Brasileiro, apenas se necessitar. O certo é utilizar o Carioca e o início da CB para testá-los e, com o tempo, dar mais chances no Brasileirão. O Jorge, de fato, chega a assustar sua inteligência tática, de longe o mais inteligente taticamente no Flamengo em minha opinião. Falar que o Santos revela muito e dá certo e que deveria ser feito no Flamengo acho errado. Primeiro que a ideia de montar um time baseado na base demorou para ser compreendida pelos torcedores santistas e segundo que a cobrança é maior no Flamengo. Mas defendo usar mais a base. Jajá, Douglas Baggio e Matheus Sávio precisam de mais chances para amadurecer, principalmente taticamente.
Jorge foi usado no Campeonato Brasileiro, em um momento no qual tínhamos Pico e Armero! Não "precisava" ser usado, mas sua qualidade lhe promoveram a isso. Quando o jovem é bom, tem capacidade de trazer retorno e/ou tem mais mérito de estar na equipe principal do que outro concorrente, ele deve ser utilizado! Não existe tempo marcado pra isso. Abs!
na verdade ele só entrou em campo pois o pico se machucou e armero estava na seleção de seu pais, pois se tivessem em condiçoes o jorge não teria entrada em campo e nos não teriamos descobrido ele.. acre.#SRN
Mas também é compreensível que foi uma jogada de risco. Elogiar agora é fácil. Agora veja tantos outros exemplos, como o Erazo. Foi jogar e, por causa de um erro, foi crucificado pela Nação, ainda que fosse um bom zagueiro.
Excelente texto, Rodrigo Coli. Na minha opinião se faz parte da base é para ser lançado ao time principal. Esse é o objetivo da base e esses garotos estão ali porque passaram por peneiras e aprovados. Ao contrário do que dizem, tudo que mais querem é uma chance de mostrar seu potencial e não estão nem aí para esse papo de serem queimados. Queimar é fazê-los amargar um banco eterno sem oportunidades. Se não serve para ser do time principal não deveria servir para ser da base. Base do quê? SRN
Verdade amigo. O Santos mesmo vive lançando moleque no time principal, e não queima ninguém. Só no Fla tem esse discurso tosco. O Fla tem bons nomes: Jajá, Matheus Sávio, que já fez alguns jogos no profissional, Baggio, agora é dar oportunidade.
*O Jorge é um bom exemplo. QUEIMOU?
Nao é só o Santos... A maioria de Sao Paulo ,Atletico/MG ,Cruzeiro ,Inter ,Gremio ,etc. É por isso que eles ganham dinheiro com venda de jogadores... Sera que nao tem um zagueiro melhor que Wallace e Cesar Ruins? Ou um lateral direito melhor que PARAsita e Ayrtonto? Preferem contratar restos mortais de outros times do que subir ps garotos... E ai ja vimos a decadencia que ta o Flamengo ,que outrora era imbativel no Maraca ,hj é presa facil...
Este wallace não joga nada Cesar Martins para Airton traz estes caras já não deu certo nas outras equipes o Flamengo tenta ressuscitar estes caras
Ou coloca para jogar ou vende, empresta, dá ou coloca como enfeite de árvore de Natal. O quê esses jogadores estão fazendo no clube se não podem jogar no profissional? SRN
Quase... O Luxa queria lançar ele como cabeça de área, vá viu o desastre que ia ser.
Obrigado, Ícaro! É uma cultura que o Flamengo deveria parar de cultuar.
Temos um atacante na base menos badalado que o Douglas Baggio e que em minha opinião não deixa nada a desejar a Paulinho e cia o nome dele é Thiago Santos!
Pelo menos no banco os mais promisores deveriam ficar , e ser colocado em finais de partidas já resolvidas no placar com equipes pequenas , para sentirem o clima de um jogo com torcida e oponente mais fortes , garanto que teremos gratas surpresas ,
Dificil seria achar esses jogos que vc citou kkkk, pq jogos já resolvidos eu não me lembro de NENHUM que o Fla tenha feito nesse brasileirão e jogos contra pequenos sabemos que a porrada é garantida em nós kkkkkkk
Como é? Matheus Sávio, Baggio, Jajá...ué, estão ai, agora tem que ter coragem e por pra jogar. Simples.
Será que o problema é coragem, Almir Ribeiro? A questão da competência tb não é um fator que obriga? Veja o caso do Jorge. Ele é tão melhor que barrou um monte de cagalhões( merdalhões). Pq isso não acontece com outros?
Excelente texto que nos faz refletir e muito.
A diretoria que a meu ver ficou desajeitada e cheia de corjas, é a principal responsável nisso. Hoje em dia times grandes estão revelando jogadores e tendo o retorno com suas vendas.
Jogadores como Jorge, Jajá, Matheus Sávio e Douglas Baggio deveriam ser presença constante no time principal. Deveriam dá maior importância a esses em detrimentos a outros contratados. Jorge foi uma agradável surpresa. Vejo hoje que o Flamengo na mão desse presidente não terá uma excelência no futebol, e nem pelos próximos três anos, caso eleito.
Acabei de ler uma notícia no Globo.com do Flávio Godinho denegrindo a imagem de jogadores contratados no início da gestão de Bandeira em plena candidatura. É pura palhaçada um sujeito desse estar entre os membros da diretoria... Infelizmente o Flamengo não tem solução...
Obrigado, Bruno. Acabei de ler a mesma matéria e é realmente lamentável se referir a jogadores profissionais com tamanha falta de respeito, ainda mais propriedade do Flamengo. Você já viu algum comerciante difamando seus produtos por aí? No caso do Bruninho, que tem contrato com o Fla até o fim do ano que vem, temos dois caminhos. Ou utilizaremos um jogador desmotivado e desacreditado, ou venderemos um jogador denegrido. Godinho perdeu uma oportunidade de ficar calado!
A aposta é o Jorge, Douglas Bagio é fraco e jajá pode evoluir , Matheus Savio tá visivelmente fora de forma, acima do peso se cuidando pode se tornar bom jogador.
Fora esse só o Cléber do sub 17 o resto da tristeza ver jogando.