Diga não ao G4

Acho que agora, enfim, a grande maioria da nação rubro-negra entendeu a real situação que o futebol do Flamengo atravessa.

Só de pensar que há poucas rodadas atrás muita gente acreditava que daria para desbancar o Corinthians no final do Campeonato Brasileiro, e levantar o hépta, de acordo com uma série de coincidências infantis com 2009 que viralizaram nas redes sociais, me faz rir, e rir bastante.

Esse é o retrato do torcedor ‘modinha’ rubro-negro, que ainda entope os estádios, mas que joga toda a história do torcedor rubro-negro no lixo. Não que a culpa da nossa atual desgraça seja exclusivamente dele, mas ele também contribui para isso.

Afinal, o cara que compra o ingresso pela internet, se acha mais torcedor que os outros por ser ST, vai para o estádio de alpargatas, tira umas selfies e se o jogo estiver difícil começa a jogar Candy Crush no celular, não é torcedor, é espectador ‘coxinha’.

Sou da época que o cara ia pra fila  comprar ingresso de geral por 5 mangos, ficava lá em pé, debaixo de chuva se fosse preciso, mas empurrava o time incondicionalmente, cobrava, emocionava, e se emocionava, do início ao fim da partida.

Isso é em todo o canto do Brasil, do Rio de Janeiro à Brasília, o torcedor mudou mesmo, isso também é culpa das novas e elitizadas arenas de Copa do Mundo.

E essa que é a questão, estamos onde estamos por uma série de fatores, achar um culpado apenas é injusto. As coisas no futebol ás vezes não dão certo, faltou competência da diretoria, dos jogadores, da comissão técnica, e dos torcedores, assim como uma pitadinha de sorte também.

Precisamos urgentemente de uma reformulação no elenco, com foco maior na parte defensiva, zagueiros, volantes, laterais, meias, goleiro… Tudo isso deve ser drasticamente alterado para o ano que vem.

O nosso problema é muito maior do que apenas ficar fora da briga por uma vaga na Libertadores da América 2016.

Vide 2014, onde após a conquista da Copa do Brasil de 2013 achamos que o time daria um caldo na Libertadores, e que só precisaríamos de contratações pontuais, jogamos a Libertadores com Amaral, Carlos Eduardo, André Santos, Elano, & cia.

Os resultados às vezes mascaram muitas coisas, assim fomos naturalmente iludidos, e passamos vergonha na última vez que participamos da Libertadores da América. Não precisamos insistir no erro novamente.

Ano que vem, temos problemas maiores para resolver, precisamos mudar muito para poder disputar em alto nível a principal competição continental, entrar na Libertadores com esse time atual é uma tragédia anunciada.

E isso demanda tempo, acredito que essa reformulação tenha que que começar agora, e ficará pronta apenas para a disputa do Campeonato Brasileiro do ano que vem.

Quem tem que mostrar serviço é o Rodrigo Caetano, agora é a hora para ele deitar e rolar com suas famosas negociações. A barca já é ansiosamente aguardada, e vários jogadores já não tem clima para permanecer no clube.

O Flamengo precisa de um elenco de jogadores que não sintam o peso de jogador no maior clube do Brasil, os que jogarem aqui não podem ser apáticos em campo, tem que gostar de decisões, e não se esconder delas.

Ainda confio em Eduardo Bandeira de Mello, mas o departamento de futebol do Flamengo precisa de pulso firme no comando. Não é de hoje que digo: A VP de Futebol do clube deveria ficar com um desses dinossauros das antigas, Márcio Braga, Kléber Leite, dentre outros.

Antes que comece o ‘mimimi’, é claro que sei o quão perigosos para o clube eles podem vir a ser, mas com os poderes limitados, apenas as suas influencias, e experiências, poderão ser atribuídas ao cargo.

Enfim, para o ano que vem precisaremos mudar em todas as esferas do futebol do Flamengo. A diretoria precisará de mudanças de ideologias, a comissão técnica precisará mudar o seu estilo, o elenco precisa se reformular, e até o torcedor precisa deixar de ser ‘modinha’.

Tomara que a partir de hoje já se inicie o planejamento do ano que vem, e que em 2016 a história seja completamente diferente de 2015.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com

Vinny Dunga

Ver comentários

  • Acho que tem que reformular sim, agora trazer o Kleber Leite de volta ou o Márcio Braga aí já é d+ !

    • Fala Felipe!
      Nomes à parte, você também concorda que o Flamengo precisa de pulso firme na gestão do departamento de futebol, não é?
      Abraço, SRN!

  • Péssimo conteúdo. Discordo inteiramente do texto, com exceção feita a uma reformulação do elenco do time que precisa ser feita, mas não precisa ser tão profunda.
    Primeiro, eu não acredito em sorte, acredito em competência. O Flamengo não ganhou a CB em 2013 por sorte, onde pela primeira vez a competição contou com os times da Libertadores, dando muito mais valor à conquista. Assim, não ganhamos as 6 partidas seguidas por sorte.
    Não jogamos pior do que o Inter na última rodada, mas não sei explicar a atual fase ruim e reconheço que o elenco não é de ponta.
    Quanto aos torcedores o comentário é simplesmente ridículo!! Cerca de 25% dos ingressos dos jogos são comprados por sócios torcedores. Hoje em dia temos a internet que permite compra de ingressos sem passar por aquelas provações de filas longas sob o sol e isso é bom, é evolução!! Essa história de torcida de celular que não apoia é uma besteira sem fim. Digo isso com propriedade, pois vou aos jogos no Maracanã com grande regularidade, sou ST e também já fui do tempo da arquibancada de concreto. A torcida apoia sempre, levada pelas sempre presentes torcidas organizadas, NÃO TEM DIFERENÇA prática!! Não ouvi esse tipo de comentário depois da final da Copa do Brasil de 2013, com ingressos absurdos!! Paixão é paixão do mesmo jeito para o pobre e para o rico, só muda o sacrifício que se faz para estar presente.
    Gostaria que o Maracanã tivesse um espaço para as pessoas de mais baixa renda, que o estádio fosse mais democrático, mas essa não é mais a realidade a muito tempo e nem voltará a ser!!

    • e porisso que nunca vai mudar nada sempre tem um indiota achando que ta tudo bem só na casa dele porque o time mesmo ta uma vergonha se não reformular logo logo vamos ficar para trás em numero de torcedor

    • Fala Diogo!
      Achou péssimo o conteúdo? Amigo, essa é a sua opinião, respeito ela.

      Discordo de você também, mas com uma diferença, não vou ficar aqui descendo o nível sobre o seu comentário, vou debater civilizadamente.

      Pra mim mais vale ficar de fora da Libertadores e fazer uma profunda reformulação, do que fazer vergonha novamente, e cair na fase de grupos, com esse fraco elenco que temos.

      Não pegamos adversários com tradição na Copa do Brasil 2013, com exceção do Cruzeiro.

      Jogamos muito mal contra o Inter, se você acha que jogamos bem, mas perdemos, tivemos o que então? Azar? O Inter teve sorte? Você acredita nisso? Ué...

      Não é possível que você vá aos jogos, e não percebeu ainda a alteração na postura do torcedor.
      Talvez sejam os novos tempos mesmo, mas podemos, e é válido, fazer campanha para não deixar morrer o velho costume do torcedor, que focava mais no jogo, no time, do que no celular.

      Em 2013 o Maracanã tinha acabado de ser reinaugurado, e gradativamente esse novo costume do torcedor foi aparecendo, chegamos no ápice.

      Ganhamos de quem mesmo nas 6 vitórias seguidas? Do São Paulo à época cambaleante no Maracanã, depois foi o Sport, que jogou a partida praticamente com menos 1 jogador em campo, depois veio o fraco Avai, depois ganhou um clássico contra o Fluminense, depois foi o Cruzeiro em casa, e por fim a Chapecoense, que fora de casa, talvez foi o mais dificil.

      Olha só hein amigo... Das 6 vitórias, a mais difícil foi contra a CHAPECOENSE.

      Tem certeza que pode ser parâmetro? A mim não iludiu.

      Abraço! SRN!

      • Caro Vinny, não teria respondido seu post se não respeitasse a sua opinião e não entenda uma crítica que eu fiz sobre o conteúdo como baixar o nível, outros o fizeram eu não.
        Bem, quanto a CB de 2013 o Flamengo eliminou os 4 melhores do campeonato brasileiro, isso não quer dizer nada?? Foi sorte?
        Para a Libertadores a diretoria não contratou bem e montou mal a equipe, esse é o meu entendimento e a explicação para o fracasso. Não sei se a diretoria tinha condições financeiras de fazer melhor, mas isso é outra questão.
        O Campeonato Brasileiro, para mim, se nivela por baixo, com somente duas equipes que se destacam tecnicamente: Corintians e Atlético-MG. Os demais times ganham e perdem de todo mundo sem lógica aparente (quem está melhor perde pro pior e vice e versa) e nesse cenário as 6 vitórias tem seus méritos (São Paulo, Fluminense e Cruzeiro são times grandes e embora circunstancialmente fragilizados não se deve tirar o mérito das vitórias) e foi muito importante. Eu não esperava 5 derrotas em seis jogos após essa sequência e ainda não está claro para mim o por quê disso.
        No último jogo o único ataque do Inter foi o gol, não produziram nada de mais e perdemos muitos gols. Poderíamos ter criado chances mais claras, talvez, pressionado mais, talvez, mas jogamos melhor que o adversário.
        Quanto ao Maracanã e a torcida, acho que temos pontos de vista muito diferentes e que são percepções muito individuais.

        • Beleza Diogo!
          Você tem razão, ou eu concordo em partes com você.
          Mas eu não estou nada satisfeito como as coisas andam no Clube.
          Precisamos sair da zona de conforto, e achar maneiras de melhorar o futebol do Flamengo.
          Sempre!
          Estamos juntos nessa meu caramarda!
          Abraço! SRN!

          • Sendo pragmático, na minha visão só existem três maneiras de fazer um time de futebol (ou uma mistura delas): com muito dinheiro em caixa; com contratações baratas e eficientes; ou utilizando as divisões de base.
            Não temos dinheiro; a diretoria/treinadores, ao que parece, não viram muito valor na base (com poucas exceções); e não contratamos bons jogadores baratos, de times do interior por exemplo.
            Pelo que tenho visto da diretoria, eles querem aliviar as dívidas para ter dinheiro para investir e isso leva muito tempo, no nosso caso, pois nossas dívidas são muito grandes ainda.
            Daí a meu ver vem a busca incessante pela Liga Primeira.

            Também não gosto do que tem sido feito no futebol do Flamengo, tinha a esperança do Rodrigo Caetano ser mais criativo e conseguir melhores resultados com menos recursos financeiros. Espero por uma boa reformulação do elenco para o ano que vem, deposito boas esperanças no Matheus Sávio, acho que merece mais oportunidades e acima de tudo boas contratações !!

  • Que texto mais idiota, a culpa por essa vergonha não é da torcida, a culpa é desse time medíocre que aí está.

    • Fala Charles!
      Amigo, creio que você não leu o texto inteiro.
      Não disse que a culpa é unica e exclusivamente do torcedor.
      Mas, na minha opinião, é um dos pontos que devemos mudar para o ano que vem.
      Abraço! SRN!

      • faz o seguinte abre uma escola de como torcer, vc deve ser professor. ou então vai so vc torcer vc dever ser um grande incentivador.

        • Fala Marcondes!
          Não sou a voz da verdade, estou expressando a minha opinião.
          Ensinar não, mas podemos fazer uma campanha para voltarmos a boa e velha cultura de ir ao estádio torcer, empurrar, cobrar, e não ir para apenas passear.
          Só o Flamengo tem a ganhar com isso.
          Abraço, SRN!

          • cara desde de brasilia vc vem com essa de torcer, a torcida não e mais aquela de 1980, hoje o tocedor quer conforto, wifi, comida, bebida e um time bom, ja te disse que torcida do flamengo e igual em qualquer lugar e isso provou no domingo quando a tocida vaio o canteiros, em brasilia vaio o cesar martins, a torcida do flamengo e exigente e não aceita esses jogadores que ai estão.

    • Fala Alfredo!
      Envie o seu texto, tenho certeza que você possui ideias bem mais criativas.
      Abraço, SRN!

      • fala vinny!desculpe pelo meu exagero(merda)!mas culpar torcedores por que compram ou nao o ingresso em uma fila,modinha ou não,perfil de torcedor são o nosso menor e insignificante problema.

  • Caro Vinny,

    Desculpe descordar, modinha é essa onda de colocar na torcida uma parcela de culpa pelo mal desempenho do time. Modinha é achar que torcedor tem ficar horas na fila. Modinha é esse discurso piegas.
    Não existe outro culpado que não o próprio time e diretoria, afinal quem entra em campo? Quem contrata? Quem arma o time? Quem traça as estratégias?
    O torcedor lota os estádios, banca o time e também os dirigentes, é o principal financiador. Nada mais justo que ser merecedor de um time no mínimo competitivo e digno das tradições Rubro Negras.

    • Fala Leonardo!
      Imagina, não precisa se desculpar, é normal discordar.
      Como disse, e frisei, o novo comportamento do torcedor é apenas um dos fatores que contribuem para estarmos onde estamos, em minha opinião.
      Também ressaltei todos os outros pontos.

      Abraço, SRN!

  • Fala Vinny. Gostei do seu texto de hoje, mas discordo de alguns pontos, vc sabe em qual eu mais discordo neh? KL e MB não dá. Na minha humilde opnião tem que ser o Leonardo, não tem outro melhor preparado que ele. Sobre a torcida, é um ponto a ser analisado na construção de um futuro estádio próprio, tem de ter um lugar pra massa nele, não pode ser como essas novas arenas, tem que ser moderno? Tem sim, não só moderno, tem que ser o melhor, porém deve ter tbm um lugar pra galera, sem poltrona, do jeito que a nação gosta.
    Voltando ao texto, esse foi o melhor trecho: "Precisamos urgentemente de uma reformulação no elenco, com foco maior na
    parte defensiva, zagueiros, volantes, laterais, meias, goleiro… Tudo
    isso deve ser drasticamente alterado para o ano que vem." Estou há algum tempo falando que só temos 3 titulares pra o ano que vem; Jorge, Allan e Guerrero e eles tem que ser a base pra montagem do elenco. Mas hoje pela manha fiquei alegre quando li uma matéria de que ontem aconteceu uma reunião já pensando na montagem do elenco pra ano que vem e que esta semana os representantes de Pablo Armero, Almir, Pará, Ayrton e Marcelo serão informados da não renovação e que Cirino, Paulinho e Gabriel serão negociados, isso melhorou meu dia. Tomara que realmente a barca saia o quanto antes. SRN

    • Fala meu amigo Rclima!!
      Valeu amigo.
      Toquei na ferida, muita gente virá aqui aqui reclamar desse trecho.
      Mas nomes à parte, precisamos de alguém com pulso forte no comando do futebol do Flamengo.
      Ficaremos no aguardo da barca desse ano. kkk
      Abraço! SRN!

      • Vdd amigo, concordo quando fala de alguém com pulso no comando, por isso na minha barca tbm estaria o Oswaldo de Oliveira. E sinceramente no Brasil não tem ninguém pra ser técnico do Flamengo, o único seria o Tite, mas esse não sai de onde está. Talvez o Argel, mas ainda não tem cacife pra pegar o Flamengo, na minha opnião, mudar o time e não mudar o técnico não vai adiantar muito e se for pra mudar tem que ser na virada da temporada. SRN

        • De repente nem o próprio Oswaldo queira ficar para o ano que vem.
          Muricy cairia bem?

          • Sim, Muricy seria ótimo, mas com a saúde frágil, será que ele iria pegar essa panela de pressão pra comandar? Esse é só o que tenho contra a vinda dele. Sobre o OO, acho que ele não entrega o boné, tanto que ta ajudando na montagem do elenco pra 2016, se for pra ter mudança terá de partir da diretoria.

          • Veremos então.
            Vai que com o elenco melhor ele consiga mandar bem...
            Enfim, espero dele, se continuar no cargo, um mudança de postura.

          • Essa mudança de postura é essencial pra nosso futebol engrenar. Com a postura que temos visto desde a diretoria aos jogadores a tendencia é continuarmos brigando por nada. SRN

  • SEU OSWALDO DE OLIVEIRA!! CRIE CORAGEM E MEXA NA ESCALAÇÃO DO TIME!! TIRA OS TRÊS JOGADORES QUE NÃO ESTÃO RENDENDO NADA PRO TIME. TIRA O MÁRCIO CARAMUJO, O SAMIR CAI CAI E O CARTEIROS!! ESSES TRÊS PARASITAS NÃO PRODUZ NADA PRO TIME E NÃO TEM FUTURO!! ATENDE OS APELOS DOS TORCEDORES DO FLAMENGO POR FAVOR!! LARGUE DE SER TEIMOSO EM PERMANECER COM ESSES TRÊS CARAS, SEM PRODUTIVIDADE NENHUMA NO TIME DO FLAMENGO!! AINDA DÁ TEMPO DE TOMAR ESSA INICIATIVA E O FLAMENGO COMEÇAR A VENCER NO CAMPEONATO E QUEM SABE, CONSEGUIR UMA VAGA PARA A SONHADA LIBERTADORES!!! POR FAVOR!!

    • Fala Luis!
      Tem razão, o comandante rubro-negro precisa inovar, precisa fazer alguma coisa.
      Precisamos mudar bastante.
      Abraço, SRN!

  • Nunca vi tanta merda em um único texto. Parei quando li o nome do kleber leite. Como pode alguém, sonhar em cogitar o nome dessa pessoa para fazer parte do Flamengo. Já não basta o que ele fez. Agora que estamos acertando as finanças querem novamente essa praga no Flamengo.

    • Fala Março!
      Amigo, você chegou a ler o trecho o qual eu digo que com poderes limitados eles não teriam como prejudicar o clube?
      E a parte que digo confiar na atual diretoria?
      Enfim, respeito a sua opinião.
      Abraço! SRN!

      • Desculpa Vinny. Esse senhor Kléber leite fez tanto mal ao nosso Flamengo, que quando leio qualquer coisa sobre uma possível volta eu já sou totalmente contra. Mas, tirando esse ponto, eu respeito a sua opinião, mesmo não concordando com seu texto. Não existe mais ou menos torcedor. Todos somos Flamengo. Abraço

      • Não existe essa de limitar poderes. Uma vez dentro ele pode influenciar outros, enfim ... Sabe a história da maça podre estragar as outras ...

        • Fala Diogo! Faz sentido, mas qual seria a sua ideia para solucionar o problema?

          • Minha opinião é não contratar. Ou aceita a pessoa integralmente ou não aceita.
            Fica complicado até motivar alguém que não pode exercer sua função com liberdade.
            Difícil imaginar alguém que pleiteia um cargo desse nível aceitar esse tipo de limitação em suas atribuições, sem participar do todo, dos assuntos estratégicos estando em uma posição tão importante.

          • Pro clube sim. O futebol o comitê não se mostrou adequado. Mas até poderia ser mantido se o clube conseguisse dar um orçamento para o Rodrigo Caetano trabalhar ao longo do ano. Exemplo: Em dezembro a diretoria/comitê/VP entrega um orçamento para o Rodrigo de 30 M em contratações e uma folha salarial de no máximo 8 M ao mês. Aí o Rodrigo teria a liberdade de ir ao mercado montar o time de acordo com o perfil que o treinador/comissão técnica recomendasse.

          • É exatamente isso que eu espero.
            Vamos aguardar por dias melhores.
            Abraço!

  • Usando a frase que virou moda "Nunca li tanta merda em um texto só"..

    O cara gosta de julgar os outros, mas vem com papos de "se acha mais torcedor so por que é ST". Ser ST, ainda mais os que moram fora do Rio, é uma grande prova que é um torcedor de verdade. Invocado é quem não é.. O que é 30 reais por mês? Dinheiro esse que gasta num lanche de fim de noite..

    Posso dizer que a culpa é de torcedores como esse rapaz chamado Viny Dunga.. Caras como ele apequenam a Nação. Ele faz o tipo torcedor "Peruano". Parece muito com aquele imbecil que ja foi ate candidato a presidente do fla.

    Queria entender onde é moda torcer pro Fla? Nao somos o time mais vitorioso dos ultimos 20 anos. Nao somos o que tem maior apelo da midia...

    Textos como esse do colunista, nao agregam em nada.

    Agora, depois que terminei, tipo o peruano, o viny dunga vem me xingar.. Haha

    • Fala Marcos!
      Amigo, achar o meu texto ruim é a sua opinião, e a respeito.
      Eu sou ST desde 2013, e não preciso me gabar por causa disso. Faço campanha para outros amigos também aderirem, mas não me sinto mais torcedor do que o flanelinha rubro-negro da minha rua, que não tem condições de gastar 30 reais em um lanchinho. Somos 40 milhões, acredite, muitos desses não tem condição de gastar 30 reais em um lanchinho.
      Não sei se você conseguiu interpretar corretamente o texto, ou leu até o fim, mas reclamo desse novo tipo de torcedor que é mais um expectador, e vai para passear no estádio. Precisamos mais daqueles torcedores que vão para jogar junto com time, e deixam o celular em casa.
      Mas esse Marcos, é só um dos motivos para estarmos em declínio, não é culpa só desses torcedores não.
      Abraço, SRN!

  • Concordo com a reformulação total do grupo, pra mim os únicos que devem permanecer Sheik,Guerrero,PV, Kayke,Alan Patrick. Negociáveis :Everton, Paulinho, Samir,Marcelo Cirino,Gabriel,Canteros o resto rala ninguém quer. Ah ia esquecendo arruma uma vaga de roupeiro pro Márcio Araújo!

    • Fala Rafael!
      Concordo em partes.
      Não acho mais o PV incontestável.
      E não podemos esquecer que teremos que ter elenco para as 3 competições no primeiro semestre.
      Abraço! SRN!

Notícias recentes

Após 2 dias de folga, elenco do Flamengo se reapresenta neste sábado com foco em jogo contra o Cuiabá

Flamengo e Cuiabá se enfrentam pela 34ª rodada do Brasileirão O Flamengo volta a campo…

16/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

16/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

16/11/2024

Jogadores do Bayern prestam homenagem ao Flamengo

Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…

16/11/2024

Jornalista afirma que Filipe Luís não está pronto para ser técnico do Flamengo: “Precipitação”

Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…

16/11/2024

Flamengo perde para o Fluminense e desperdiça chance de assumir liderança da Superliga Feminina

Flamengo é derrotado pela segunda vez na Superliga de Vôlei Feminina Não foi dessa vez!…

15/11/2024