Equipes do Rio sofrem com alta temperatura nos treinos

Compartilhe com os amigos

Os moradores do Rio de Janeiro enfrentam nesta semana forte calor na cidade. Na quinta-feira, o dia foi o mais quente do ano, e a temperatura chegou a 42°C. Na manhã desta sexta, três dos grandes clubes do Rio de Janeiro treinaram: jogadores de Botafogo, Flamengo e Fluminense sofreram em seus locais de treinamento, que ficam, respectivamente em Engenho de Dentro, no Estádio Nilton Santos, em Vargem Grande, no Ninho do Urubu, e nas Laranjeiras, na sede tricolor.

No Ninho, Oswaldo de Oliveira brincou dizendo que está até com saudades do Catar, afirmando que o país árabe é quase tão quente quanto o Rio de Janeiro, mas não tanto. O treinador apontou para a necessidade de não diminuir o ritmo, mesmo encarando as dificuldades climáticas.

– Hoje me deu até saudade do Catar. Era esse calor assim, fiquei 16 anos lá. O calor era uma coisa parecida. A gente muda tudo, tenta mudar intervalos. No meu caso, que estou iniciando um trabalho, você diminuir ritmo não é interessante, mas temos de conviver com o que estamos encarando. Tenho que me adaptar, porque dou continuidade ao trabalho. Não posso olhar só do meu princípio. O pessoal que tem iniciado mais, a gente tem que ter mais cuidado.

Sob forte sol, as atividades foram paralisadas algumas vezes para os jogadores se refrescarem. Nos momentos de descanso, a procura dos atletas foi por alguma sombra. O Vasco, que empatou com a Chapecoense na quinta-feira, treina apenas na parte da tarde, mas também deve enfrentar grande calor. A máxima prevista para esta sexta chega a bater a do dia anterior: 43°C.

O técnico do Botafogo, Ricardo Gomes, garante que os jogadores estão preparados para o calor e que a alta temperatura não vai influenciar no desempenho de seu time durante o jogo deste sábado, contra o Bragantino.

– Pessoal está preparado. Eles ficam com o olhar de cansaço, mas é mais por causa da temperatura. O treino hoje foi bem reduzido em relação aos demais da semana. Mas eles são atletas preparados. Daqui a duas horas, se vocês encontrarem com os jogadores, eles estarão inteiros. Para o jogo não tem problema algum – disse Ricardo Gomes.

Neste domingo, dia 18, começa o horário de verão, e os relógios deverão ser adiantados em uma hora em 10 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No mesmo dia, o Fluminense enfrenta o Cruzeiro às 11h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O Flamengo joga à tarde, 16h, no Maracanã. O Botafogo entra em campo neste sábado, às 16h, diante do Bragantino, no Nilton Santos.

Eduardo Baptista, treinador do Fluminense, lembrou de ter cuidado na parte nutricional dos jogadores, e que eles têm que se adaptar ao horário de verão.

– Os treinos foram pela manhã para ter uma adaptação. Ainda vamos perder mais uma hora de sono. Alguns cuidados tivemos na parte nutricional. O clima vai ser parecido aqui. Acho perigoso um jogo desse porte em um horário desse.

Por causa do novo horário e do calor, o planejamento de treinos dos clubes deve mudar. O Fluminense, por exemplo, a partir da próxima semana, começa a treinar na parte da tarde, às 16h.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também