Estratégia do Flamengo para os jogos às 11h: palestra, treinos, ovo, pão e cereais

Compartilhe

Não foi à toa que todos os treinos do Flamengo esta semana foram no horário da manhã. Com o jogo deste domingo contra o Joinville marcado para as 11h, no Maracanã, a comissão técnica e o departamento médico elaboraram uma estratégia para minimizar os impactos de jogar no horário, festejado pela torcida e temido pelos jogadores.

— O corpo está exposto ao horário de temperatura mais elevada nos jogos realizados pela manhã. É como os jogos realizados às 16h nos meses de verão. Esta exposição causa maior perda de líquido na busca de uma regulação da temperatura do corpo, podendo levar a desidratação, queda do rendimento e problemas clínicos como dor de cabeça, mal-estar e tontura — explicou o fisiologista do clube, Cláudio Pavanelli.

Além dos treinos às 11h para adaptação, na última quarta o fisiologista, o nutricionista rubro-negro, Leo Acro, e o técnico Oswaldo de Oliveira deram palestra para os jogadores. O cuidado com a alimentação foi um dos temas mais abordados. Ao contrário do que ocorre normalmente, o café da manhã será a principal refeição.

— Será feita cerca de três horas antes do jogo. Como se trata, digamos, de uma refeição mais leve, ela fica mais próxima do horário da partida. Geralmente, quando o jogo é às 16h, o almoço é servido quatro horas antes para o atleta fazer uma boa digestão — explicou Acro, que preparou um café leve, mas farto para quando os atletas acordarem.

— Será oferecido, no dia do jogo, ovo cozido e mexido, pães integrais, cereais, frutas, biscoitos e queijo branco. Desta maneira, evitamos excesso de gordura e de fibra. E é importante que no jantar de sábado não fiquem empanzinados, pois não podem ir dormir com a barriga muito cheia.

Ao longo da semana, os jogadores admitiram que acordar mais cedo no dia do jogo é o que mais preocupa. O consolo é que, ao menos, de calor o time não deve sofrer. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de céu nublado, com possibilidades de chuva, e temperatura máxima de 28°C.

— O único senão é a temperatura. Quanto mais se aproxima do verão, fica mais difícil. Mas os outros aspectos são positivos — disse Oswaldo.

Fonte: Extra

Notícias recentes

  • Manchetes

Nova contratação? Jogador francês chega ao Rio e veste camisa do Flamengo; veja foto

Qual foi o jogador francês que vestiu a camisa do Flamengo?   O Rio de…

30/06/2026
  • Destaque

Jogador da Noruega sonha com jogo contra o Brasil nas oitavas da Copa do Mundo

Noruega pode enfrentar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo A Noruega…

30/06/2026
  • Manchetes

DEFINIDO! Brasil enfrenta Noruega nas oitavas de final da Copa do Mundo

Quando acontece o jogo do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo?  …

30/06/2026
  • Notícias

Lucas Paquetá está fora da Copa do Mundo? Checamos!

Jogador do Flamengo se lesionou nos primeiros minutos do jogo entre Brasil e Japão O…

30/06/2026
  • Destaque

Luiz Araújo mira fim de jejum na intertemporada do Flamengo: “Saudade de fazer gol”

Qual é o planejamento do Flamengo para a intertemporada? O Flamengo, neste momento, aproveita a…

30/06/2026
  • Destaque

Jorginho, do Flamengo, já tentou tirar Martinelli da Seleção Brasileira

Gabriel Martinelli foi o grande nome da classificação do Brasil Decisivo pelo Brasil na vitória…

30/06/2026