O Campeonato Carioca de 2016 nem está perto de começar, mas já conta com clubes de lados bem distintos. No regulamento da competição, a Ferj incluiu em seu regulamento um artigo que beneficia Vasco e Botafogo em clássicos cariocas. O caso veio à tona dias depois do aval da CBF para a Liga Sul-Minas-Rio, que terá a participação da dupla Fla-Flu. Em contato com a reportagem, a entidade garante que o regulamento não sofreu modificação desde o dia 10 de agosto deste ano. De acordo com o parágrafo quinto do artigo 18 do regulamento do Carioca-2016, os mandantes dos clássicos na fase inicial da competição serão sempre o campeão e o vice-campeão da edição anterior, exceção feita no confronto entre si.
Ou seja, quando Vasco e Botafogo, campeão e vice-campeão de 2015, enfrentarem Flamengo ou Fluminense na primeira fase serão sempre mandantes do clássico. A medida de beneficiar os dois primeiros colocados da edição anterior terá efeito pelos próximos cinco anos e vale apenas para a primeira fase da competição. Em semifinal ou final, por exemplo, ela não será aplicada. Há dois efeitos práticos: Vasco e Botafogo poderão determinar o lado de suas torcidas nos jogos e, além disso, o preço a ser cobrado nos ingressos destas partidas.
O regulamento já tinha a previsão de que o mandante de cada clássico escolheria o lado de sua torcida especificamente no Maracanã. Mas, agora, dá plenos poderes a Vasco e Botafogo. Em 2015, o Carioca teve a briga entre Vasco e Fluminense pela localização das torcidas no Maracanã. O presidente vascaíno, Eurico Miranda, se recusou a jogar no estádio com sua torcida do lado esquerdo das cabines de imprensa, contrariando a tradição. O Fluminense alegou ter em contrato com o Consórcio Maracanã o direito de manter sua torcida do lado direito das cabines em todo jogo que disputar no estádio. O clássico, então, acabou disputado no Engenhão.
Confira os artigos polêmicos:
Artigo 18 –
§ 5º – Nos clássicos da primeira fase, o campeão e o vice-campeão do campeonato imediatamente anterior da série A de profissionais, quando não jogarem entre si, terão o mando de campo.
§ 6º – Nas partidas realizadas no Maracanã, a associação que tiver o mando de campo terá o direito de determinar o posicionamento de sua torcida.
Artigo 21 –
Os preços dos ingressos serão definidos pelos respectivos detentores do mando de campo, observadas em quaisquer casos as disposições legais e regulamentares sobre meia-entradas, gratuidades, cortesias e outras situações previstas em lei, em cada estado ou município
Fonte: ESPN
De La Cruz se recupera de lesão de grau 2 e tem chance de voltar…
Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…
Vice-presidente revelou quando começam obras do novo estádio do Flamengo O Flamengo segue avançando no…
Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…
Gabigol afirmou que não irá permanecer no Flamengo em 2025 O Flamengo já começou a…
Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…
Ver comentários
O Flamengo está muito preocupado com isso.
Estão desesperados!
Começou o desespero kkkkkkkk a mina de dinheiro saiu agora que se lasquem com o carioca falido seus corruptos
Se os campeões fossem Fla e Flu duvido que haveria esse privilégio. A Ferj prima pela defesa de seus clubes associados, por isso que vão faturar horrores no próximo campeonato. KKKKKKK.
Boicotar esse campeonato d MDA campanha ninguém comparecer nos jogos simples.
Isso mesmo amigo. Ano que vem nós flamenguistas não daremos IBOPE a esse lixo de torneio e não iremos aos jogos. Eles sentirão no bolso a força da NAÇÃO. Se eles não respeitam o FLAMENGO porque nós respeitaremos eles?
Sem FLA-FLU podem desfazer o campeonato, agora irão querer aderir ao FLA-Sul-Minas kkkkk SRN!!!!
Poderiam colocar no regulamento da primeira liga que traidores não podem se filiar.
Que isso importa? Dane-se.
Adeus Carioqueta, FERJ imunda e Mafioso. Sem Fla e Flu tão fodido. Fato. Fla e Flu colocarão reservas e sub 20 só pra cumprir tabela, o resto que se dane. A Nação nem vai...espero que os tricolores idem...Bosta e vices que comam bastante capim no curral da FERJ.
Aliás, SEM A NAÇÃO, A GLOBO VAI FAZER O QUÊ? Já tem três emissoras a fim de transmitir os jogos da liga. ESPN, Record e creio SPORTV...e ai globo... Só o Fla vai dar quanto de audiência? Quero ver o Bostinha e vice segurar a peteca. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Poderiam retirar flamengo e fluminense do estadual para nos ajudar.
A Globo vai comprar os direitos de TV da liga. Não adianta a Record ou outra qualquer ter o contrato por 3 anos e depois não renovarem mais. Tem que haver muito cuidado.
Concordo plenamente amigo. Me parece que os dois não podem se desfiliar AINDA...para poder disputar outros torneios tem que estar filiado. No mais, tens toda a razão. Acho que a globo deva assumir, não vai perder essa oportunidade Histórica. Ai veremos o que vai dar mais retorno, a Liga ou o morto carioqueta. Escreve ai, Bostinha Maria vai com as outras e vices, vão aderir à liga. Vou rachar de rir.kkkkkkkkkkk.
SPORTV É DA GLOBO
Assim como o FLA boicotou essa merda que eles chamam de campeonato, nós flamenguistas devemos fazer a nossa parte e não daremos atenção pra esse lixo! Quando a Globo for transmitir isso, todos os flamenguistas deverão desligar a TV. E não deveremos ir aos jogos do FLA pra sustentar esses cidadaos da ferj. Vamos gastar o nosso dinheiro e dá audiência apenas a Primeira Liga, isso sim que é uma competição de verdade!
A primeira liga é apenas uma experiência para algo muito maior.
Toda a renda será dos clubes e uma pequena parte destinado a administração do campeonato. É o que eu venho observando nas entrevistas.
Ainda bem que a Primeira Liga acabará com as federações. Tchau FERJ e tantas outras que continuam vivendo às custas de abusos. Lembre-se que o espetáculo se deve ao clube, e não à vocês, que deveriam existir APENAS para manter a ordem. Tchau e até nunca mais!
Nao, amigo... Melhor que desligar a TV é mudar o canal... Daremos audiencia pra concorrencia.
tenho o mesmo pensamento desde o ano passado. e quando for mandante,jogar d portões fechados,p acabar d quebrar os quebrados.
mais a porcaria da ferj ainda assim vai lucra com a taxa de acho de 10% sobre o fla e flu ou eu estou errado pois lembro que a safada da ferj levou 400 mil do fla no mane gariicha por taxa da ferj de 10% ou nessa liga ela nao tem poder pra retirar a taxa....
Não tem problema. O Vasco e o Botafogo não vão ter a renda dividida com o a flamengo. Assim eles vão falir, Botafogo já no ano que vem. Daí só vai sobrar pra ferj Flamengo e Fluminense durante todo o ano. Vasquinho e Botafogo vão estar jogando série B e sem dinheiro pra contratar ninguém. Quebramos eles primeiro, depois a Ferj
Acredito que seja proporcional ao arrecadado, ou seja, a torcida não indo, vai ter renda ZERO, ai como fica? 10% de nada. No mais, Fla vai lucrar muito com a Liga, Brasileirão...quem sabe na liberta...
Ele e Eurico(por que essa praga não morre logo),podem fazer o que quiser...flaxflu já aceitaram diminuir suas cotas no carioquinha,ou seja, cedo ou tarde acaba o estadual.