Campeão estadual, brasileiro, continental e intercontinental pelo Flamengo. O currículo do treinador José Neto é invejável – e único no país -, mas sempre há espaço para mais uma realização. Depois de ter sido convidado para a pré-temporada da NBA nos Estados Unidos, o Rubro-Negro será o primeiro time brasileiro a jogar contra uma equipe da maior liga de basquete do mundo no Brasil.
Para fazer história mais uma vez, e quem sabe conquistar uma vitória inédita sobre o Orlando Magic, Neto aposta em muito treinamento, estudo do adversário e motivação para “fazer jus à grandiosidade do Flamengo”.
Confira a entrevista na íntegra:
Estudo do adversário
Nos acostumamos nos últimos anos a ter acesso a uma ferramenta de edição de imagem, com a qual conseguimos ter um banco de imagens do adversário. Com o material capturado, nós estudamos o que podemos fazer ofensivamente, defensivamente, as características individuais de cada jogador e temos acesso praticamente a jogos do mundo todo, inclusive da NBA. Então temos procurado ver nessa pré-temporada os jogadores que estão atuando. Temos quatro jogos deles e estamos vendo individualmente cada jogador, vamos passar isso para os jogadores, treinar os movimentos deles, como podemos nos defender e atacar melhor. Essa é uma ferramente que não podemos desprezar. O Rodrigo (Silva) e o Diego (Falcão) fazem isso muito bem, toda análise tática e de estatística. Isso faz com que nossa equipe fique mais preparada.
Motivação para mais um grande desafio
Talvez o negócio seja não pensar mais uma vez. Pensar “esta vez”, “esta partida”. Não é mais uma, é “a” partida. A oportunidade de disputarmos esse jogo, em que será a primeira vez na história do basquete brasileiro contra uma equipe de NBA no Brasil é uma coisa que não podemos tratar como qualquer coisa. O reconhecimento da grandiosidade do Flamengo, dentro e fora do país, é digna de que façamos uma boa apresentação. Queremos fazer jus.
Relação da NBA com o basquete brasileiro
O NBB é a única liga no mundo em que a NBA está se relacionando diretamente. E eles não entram em qualquer coisa, para ver no que vai dar. Eles viram que temos um produto bom, com possibilidade de crescimento, e o Flamengo pelo que vem fazendo nos últimos anos, ganhando títulos e se tornando referência, pode contribuir demais com o crescimento do basquete no Brasil. Meu papel é poder transmitir essa ideia para a minha equipe para que eles executem da melhor forma possível. Com o time qualificado que temos, de caráter e personalidade também, vamos brigar por isso.
Adequação aos moldes da NBA
A gente se propôs a viver essa realidade. Nos adaptamos às regras, tempo de jogo, modo de jogar, rotina de treinamentos. É nossa oportunidade de vivenciar a maneira que eles pensam o basquete, tanto em quadra, como nas questões de ações sociais, marketing, relacionamento com a imprensa… É um momento importantíssimo para o basquete brasileiro e para o Flamengo.
Fonte: Site Oficial Flamengo
Após o título da Libertadores de 2019, milhares de torcedores se juntaram para celebrar a…
Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Jogo entre Red Bull Bragantino e Internacional interessa às duas pontas da tabela O Brasileirão…