Leia entrevista completa com Wallim: ‘Hoje tem gente demais falando no Flamengo’

Ex-vice de futebol e patrimônio da atual gestão, o economista Wallim Vasconcellos, 57 anos, diz que os mentores da política de redução de dívida e reforma administrativa do Flamengo apoiam sua candidatura e explica a ruptura com o presidente Eduardo Bandeira de Mello, cuja entrevista o GLOBO publica nesta quinta-feira.

Você pode ser candidato?

Posso, como poderia ter sido em 2012. As comissões deram parecer favorável, mas houve uma estratégia política: o conselho tinha maioria de eleitores da Patrícia Amorim. O estatuto permite minha candidatura, não fala em vida associativa ininterrupta nos últimos cinco anos. E a formação atual do conselho também me faz crer que a candidatura vai ser validada. Mas tenho indícios de que vão tentar de novo impugnar.

Tem Plano B de novo? Como avalia o plano B de 2012, que foi o Bandeira?

Plano B tem sempre. Eu me arrependo. A gente esperava tudo de qualquer pessoa, menos do Eduardo. Achava que ele ia me apoiar. Não me lembro de algum presidente que tenha feito um segundo mandato bom, nem na política e nem no esporte. Se eu ganhar, fico só três anos.

O que provocou a ruptura?

Foram vários episódios. Os principais foram a não prevalência da decisão do grupo em discussões como a cota extra para associados, o acordo com a Federação do Rio sobre o tabelamento do preço de ingressos. Eduardo não só fez o acordo como não avisou a ninguém. Eu soube pela imprensa. Depois que o Bap saiu, o Eduardo começou a se fechar. As informações começaram a não fluir. Assunto de Patrimônio, que era minha pasta, começavam a não chegar para mim. Práticas que as pessoas que estão na chapa do presidente deploravam, hoje estão praticando: aparelhamento do grupo, botando amigos do grupo político que apoia o presidente para trabalhar no clube. Sei que tem gente que não tem capacidade de estar lá dentro. Pediram mais três camarotes no Maracanã, 75 credenciais para amigos, sócios, e teve uma farta de distribuição de material no clube. Fizeram uma farra. O uso da máquina é direto. Você vê o presidente de camisa azul no Maracanã, o Flamengo virou azul agora. A fachada da Gávea ficou azul à noite com um tapete azul na frente da sede. A gente achava que em 2013 tinha virado a pagina, mas aparentemente isso não é verdade. E aliança em troca de votos.

Restou ao seu lado um grupo mais fraco do que o original?

Não. O núcleo está aqui, quem elaborou e implantou a política de gestão, redução de dívida, está aqui. O time que está lá é meio coadjuvante. No grupo que está lá, tem que ver quem vai gerir aquilo. Vejo uma colcha de retalhos em nome de apoios. Se o time perder três jogos, vai ter alguém que vai segurar a barra ou vão correr para contratar e pagar alto? Tem gente que antes sugeria não pagar imposto e contratar. Hoje, quem está lá é desespero na veia.

Era velado ou claro o acordo para que o Bandeira não tentasse a reeleição? Ele traiu o grupo?

Isso estava claramente colocado. Quem disse que nunca ouviu isso é porque nunca participou. Óbvio que o Eduardo sabia. Acho que ele está com memória fraca porque tudo ele esquece. Convidou o Landim para ser presidente e ele e eu abriríamos mão, depois ele disse que não era bem assim, que seria para 2018. O que mais nos preocupa são as promessas que ele fez para ter apoio desses grupos. Ele diz que vai sair candidato porque “agora a minha candidatura não me pertence mais”. Pertence a quem? Ao SóFla, ao FAT? Eu falei: “Desculpa, Eduardo, mas você tem que dizer: já tinha um acordo e o Wallim vai sair candidato.”

Mas o presidente cresceu como personagem, é natural…

Eu não sei se é isso, se é a exposição, o excesso de selfies e achar: “realmente, eu sou o cara”. E renegar tudo o que o grupo fez para ele. No início, ele estava lá, cumpria o papel e quem tocava o clube éramos nós. É claro que a gente comunicava tudo o que iria fazer a ele, mas a reestruturação financeira quem tocou foi o Tostes, não foi o Eduardo. O crescimento da receita quem tocou foi o Bap, não foi o Eduardo. A parte de orçamento foi o Landim. Na minha gestão de futebol, o Eduardo era comunicado. Era mais comunicado do que discutia. Eu ouvia a opinião dele, mas eu, Bap e Tostes estávamos fechados. Ele participava das discussões. A coisa funcionou até 22 meses de mandato. No final do ano é que o Eduardo começou a dar uma descolada, não sei se foi influenciado por alguém que dizia: “Eduardo, faz isso, você tem a caneta”. Talvez, por ter tido papel de destaque, que ele ache que fez sozinho a Lei de Responsabilidade Fiscal. Um clube como o Flamengo requer experiência de pessoas acostumadas a tomar decisão. Neste grupo aqui, todo mundo já foi presidente ou diretor de empresas. Para quem nunca foi, às vezes é difícil tomar decisão. Está ruim? Eu mandei uns três técnicos embora. Se não está funcionando, é melhor cortar ali do que ficar esperando a coisa piorar.

Como evoluir na questão do CT e do estádio?

No dia seguinte à eleição, vamos à Caixa Econômica oferecer as garantias e dizer que podemos pagar em cinco anos pelo CT. É mole. Essa é a prioridade. Estádio é prioridade também, mas não se faz em três anos. A gente pretende começar um de 40 a 60 mil, com a própria receita que o estádio vai gerar. Não pode ser só estádio, tem que ser um complexo comercial com lojas, restaurantes, lugar par show. É um produto muito bom para investidores a longo prazo, como fundos de pensão. Você pode financiar o estádio vendendo cadeiras para o cara usar por seis anos. Tem que ser um local com transporte público. Minha preferência é a Leopoldina. Tem terreno? Não sei. Não adianta falar em Baixada Fluminense: o público consegue chegar e sair confortavelmente? Duvido.

Com estádio conseguiria fazer uma políticas de preços mais baixos?

Primeiro de tudo, tem que acabar com essa demagogia de gratuidade e meia-entrada. Se o governo quer dar pão e vinho para o povo, ele paga. O segundo ponto é tirar as cadeiras lá no setor Norte para ver o jogo em pé. Já ficam em pé mesmo. Vai caber mais gente. Não adianta o presidente do Flamengo ver treino todo dia em Vargem Grande. O presidente devia estar com deputados e vereadores para acabar com a gratuidade e meia-entrada.

Com que frequência você pretende levar jogos para fora do Rio?

Eu gostaria de sair o mínimo possível, mas o Flamengo é nacional e o Brasil inteiro merece ver o Flamengo. Se a gente tiver nosso estádio, vai ganhar tanto ou mais dinheiro do que ganha fora.

Considera bom o acordo com o Maracanã?

Tem que melhorar. A gente fica hoje com um terço da renda. Quanto mais público, mais ganha, mas ainda tem que melhorar bastante. A gente fez um acordo de três anos justamente para isso. Já entendemos bem o negócio e vamos renegociar.

Há a avaliação de que sua passagem pelo futebol não foi boa. Como responde?

O caos era total: dívidas, jogadores desmotivados, velhos. Apostamos no Carlos Eduardo para mexer com a torcida. Disputamos com Santos, Internacional e Fluminense. Tínhamos perdido o Wellington Silva para o Fluminense e não queríamos perder outro. Foi uma aposta que deu errado. Mas trouxemos Elias, Paulinho, Wallace, Gabriel. E houve apostas que não vingaram como Val, Bruninho… Dispensamos jogadores caríssimos. O Vágner Love custava uma fortuna e o Flamengo ainda tinha que pagar 6 milhões de euros. Reduzimos bastante a folha. O Dorival Júnior não quis reduzir o salário, que era elevadíssimo, e trocamos. Fizemos aposta no Jorginho, que não deu certo e ele perdeu o vestiário. O Mano Menezes era a aposta de longo prazo, mas decidiu sair e foi uma hecatombe. Cada um na diretoria queria um. Eu fui ao CT e entendi que funcionaria com o Jayme. Ganhamos Copa do Brasil, Carioca, mas o Jayme perdeu também o vestiário. Meu compromisso com o Eduardo acabou, mas ele me pediu para ficar. Foi meu erro, estava atrapalhando meu trabalho e eu não podia me dedicar. Perdemos a Libertadores e saí, coloquei minha cabeça a prêmio, mas era o melhor para o Flamengo. Era tudo conversado com Eduardo, Bap, Tostes e eu chegava no futebol e passava as determinações. Os jogadores identificavam que tinha uma pessoa mandando. Se tem sete ou oito mandando… Hoje tem gente demais falando, ligando direto para o Rodrigo Caetano, para o técnico. É uma zona.

Mas o elenco para a Libertadores de 2014 não foi mal montado?

O Alecsandro foi boa contratação, o Mugni foi uma decepção, mas veio pela pesquisa do nosso scout. Éverton foi boa contratação. Mas ainda tinha limitação financeira, tinha um orçamento que não podia passar.

E a perda do Elias?

Nós fechamos com o Sporting por 4 milhões de euros em parcelas anuais. Viajei para um jogo da Libertadores e, do aeroporto, liguei para o português, dirigente do Sporting, que confirmou que estava tudo certo. Avisei ao Eduardo que era só concluir. Cheguei na escala e vi um e-mail do jurídico avisando que o português tinha incluído o Samir, Luiz Antônio e mais três jogadores da base. Não era o combinado e mandei parar tudo. Aí o Eduardo mandou e-mail para o português cancelando. Acho que fizemos certo.

Quando dois técnicos perdem o vestiário, não significa que a estrutura está equivocada?

Pode ser. Ou a montagem do elenco está errada. Mas como vou fazer? Mando cinco embora no meio do campeonato ou o técnico? É preciso ter planejamento para contratar. E quando não tem dinheiro, você olha quem está sobrando no mercado. Veio Ney Franco, que não deu certo. Vanderlei Luxemburgo tinha prazo de validade e não mandaram embora depois dos 4 a 1, com aquelas substituições que fez. Era para dizer: “Muito obrigado, eu não entendo de futebol mas você também não”. Ele continuou e o Flamengo fez um Estadual pífio. Depois veio o Cristóvão que acho promissor, mas o Flamengo é muita areia para o caminhão dele. Agora o Flamengo tem dinheiro para contratar. Pode ser o Oswaldo. Temos que sentar com ele, ouvir a metodologia e entrevistar mais dois. E montar um planejamento de time. Ver o perfil de quem você vai contratar. Não pode ter um time em que dois jogadores levam o time para onde querem. Não pode ficar na mão do elenco.

E que perfil de treinador é esse?

Tem que ser vencedor. Com estilo para a frente e com troca de passes. Mas ter comprometimento, treinamento. Por que uma hora e meia por dia à tarde e não pela manhã? Por que não é integral? Quero entender o método. E criar meta para todo mundo: técnico, diretor executivo, membro da comissão. Ter meta de aproveitamento da base. Mas para isso tem que formar e o CT é fundamental. Quando cheguei, a casa do CT não existia, era tudo quebrado. Não tinha como receber meninos. Os pais chegavam e não deixavam os filhos. Iam embora. Implantamos um centro de conhecimento, com trabalho de pesquisa, de scout.

Qual será o modelo de gestão?

Vai seguir o modelo do comitê gestor, para definir o planejamento todo. E aí tocam o vp e o diretor executivo. Qualquer coisa diferente, trazer um jogador mais caro, será trazido para o conselho gestor.

Rodrigo Caetano continua?

Se ele quiser, sim. Ele é qualificado.

Pelaipe foi um equívoco?

De jeito nenhum. Precisávamos de alguém para organizar e implantar disciplina. O grande defeito dele era que o relacionamento com a imprensa era o pior possível. O pavio era muito curto. Mas ele ajudou muito. Montou o centro de conhecimento, impôs disciplina. Quando tiramos o Jayme, o grupo decidiu reformular. E entendemos que o Pelaipe tinha ido até onde precisava. E que o Ximenes era mais sofisticado, outro perfil. Falamos com o Rodrigo Caetano, que não quis largar o compromisso com o Vasco.

Como você vê a relação atual com a Federação?

Se é para romper, pede desfiliação. O Flamengo, se está filiado, tem que ir ao Arbitral, fazer constar em ata seus pleitos, reivindicar, exigir toda a informação a que tem direito. E reivindicar o que acha importante. Mesmo que seja murro em ponta de faca, tem que estar lá.

E a Sul-Minas, hoje Primeira Liga?

Eu entendo que a Federação tem que dar autorização. Se for jogar sem autorização, tem que discutir alguns aspectos. Se for no formato que o Kalil falou, que quem ganhar mais será no máximo 50% a mais do que quem ganhar menos, estou fora. A Liga já nasceu errada. Não pode ser o Kalil o presidente, nunca. Uma empresa teria que ser contratada e buscar executivos no mercado. Não pode um apaixonado pelo Atlético-MG, com o perfil que conhecemos, presidir. Começa amadoristicamente. Começou errado e vai virar um novo Clube dos Treze.

O que faltou para o Sócio-Torcedor atingir números maiores?

Faltou ter um time disputando no topo da tabela. E faltava um ídolo: agora tem o Guerrero mas podemos ter mais um ou dois grandes jogadores. E falta o estádio para fidelizar mais o torcedor. Pode criar uma fidelização, que premia o torcedor quanto mais ele for ao jogo. Esta tese de ter plano de R$ 10, o primeiro efeito é o cara que paga R$ 29,90 migrar para R$ 10. Se você levar em conta o valor que fica para a administradora, teria que aumentar mais de 40 mil novos sócios para valer a pena. Não vale. Tem que criar atrativos para não tornar a adesão volátil em função da fase do time.

Como encara as críticas pela troca da dívida pública por privada?

A gente precisa pagar impostos para manter a CND. E, por vezes, não tem caixa, precisa pegar financiamento privado. Mas isso não é relevante. A dívida vem caindo, deve fechar o ano em R$ 500 milhões. Acho bem razoável para quem pegou em R$ 750 milhões e R$ 200 milhões de receita. E agora uma receita de R$ 360 milhões com dívida de R$ 500 milhões parece razoável. Por vezes, você tem 100 para pagar de imposto, pega 50 do caixa, 50 de dívida privada e paga 100 de imposto. A dívida vai diminuindo.

Ainda há anos difíceis pela frente para o Flamengo?

Pela conjuntura do país, que afeta diretamente o Flamengo. A economia do país ainda terá anos difíceis. O Flamengo estará mais sólido, virá um crescimento do contrato da TV que pode compensar alguma perda de patrocínio. Todos os contratos de patrocínio terminam 31 de dezembro, o que foi um erro.

Você deixou o futebol do Flamengo por compromissos de vida. O que mudou para que tenha, hoje, tempo para presidir o Flamengo?

No fim do ano eu me desliguei da sociedade em que estava. E até me ofereci ao Eduardo para se ele quisesse que assumisse a VP de relações externas. Ele ficou de avaliar e até hoje não respondeu.

Fonte: O Globo

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Prefiro o grupo do que uma pessoa. Depois que o EBM colocou Gerson Biscotto, ligado a Marcio Braga, fiquei receoso. Perder Tostes, Bap, Landin e Lagone foi terrível!!!

    • O problema é q nem todo mundo vê assim. Acham q o Bandeira salvou a pátria sozinho. Então pra que vice presidente? Pra q vice de marketing? Pra que vice de finanças? O Bandeira tem q trabalhar sozinho então, sem auxiliares, já que foi ele q fez tudo sozinho, sem a ajuda de ninguém. A chapa azul está com Wallim.

      • Quando foi que o EBM se glorificou de algo que aconteceu no CRF? Quando foi que ele falou foi eu que fiz?

        • Não entendi o q vc escreveu na segunda frase mas quanto a primeira: quem foi q falou q o Eduardo se glorificou? Onde vc leu isso?

        • Esse Sergio ai e doente pelo EBM,toda vez que alguem e contra o presida dele,ele se se enfurece.

          Eu piro que as pessoas ainda não entendam que foi o Grupo do Wallim,Bap,Toste e Landim que fizeram o Flamengo voltar a ser o Flamengo de verdade,e naum a chacota que eramos,clube q naum pagava,que devia deus e o mundo..
          EBM ta se cercando das mesmas pessoas que afundaram o Flamengo,estão todos voltando,daki uns dias vai voltar a velha maxima,PAGAR IMPOSTO PRA QUE,VAMOS CONTRATAR QUE E MELHOR.
          Wllim e o melhor para o Flamengo,para continuar no rumo certo.

          • Nao adriano nao sou doente, mas com certeza apoio a reeleição do EBM, esse ja mostrou ser competente para administrar o CRF, nao pulou do barco quando foi presionado,como os outros, eatava no congresso e na camara dos deputados em Brasília lutando pelos direitos do CRF, enquanto a oa outros eatava assistindo a final da champions, nunca vi o presidente sai falando de coisa que acontecem dentro do CRF, como seu bap e seu wallim fazem atualmente, o EBM nunca se glorificou do que vem acontecendo no FLAMENGO nesses últimos três anos, sempre colocou a instituição em primeiro lugar, tambem sei que ele nao fez nada sozinho, maz tambem te digo ele foi uma peça importante pro grupo, a diferenca é de quem apoia o walim, sempre tenta apequenar a importância do EBM, e pra muito que falam que o walim mas o bap planejaram tudo, mas nao adianta vc planejar e nao ter alguem capacitado para executa-lo, e iaso o EBM ja mostrou ser capaz, e essa suas ultimas frases do seu texto, so mostram o desespero, pois todos sabemll

          • Parabens Sergio,você informado bem la do nosso Mengão,realmente o EBM nunca se glorificou de nada,até pq ele não tem q se glorificar mesmo,o Tostes que arrumou a parte financeira,o Bap a marioria dos patrocinios..o EBM realmente,ele e o salvador da patria,espera que eu esteja errado,mais o EBM vai meter os pé pelas mãos nesse proxima mandato...e pra constar Sergio,eu não sou contra o EBM naum,so acho que ele naum e tudo isso que povo acha que ele e. Quem realmente conhece de Flamengo sabe muito bem do que eu estou falando.

      • Então Daniel, eu não gosto de tomar por verdade o que somente um lado fala. O Wallin e o BAP, desde que romperam com o Bandeira, falam que saíram porque o presidente se tornou personalista. Não tenho informação da resposta do Bandeira e sempre disse que se posicionaria durante a campanha de reeleição, ai sim posso tomar partido.

        • A entrevista com o EBM é amanhã... Vamos aguardar para ver suas declarações

    • Biscotto ja era VP do Flamengo ha mais de um ano com a pasta do Remo.

    • Também prefiro. Contudo não vi em lugar nenhum que o Bandeira comandaria de modo diferente, quem fala isso é o Wallin !!
      Boa parte do grupo original permaneceu, o Tostes foi o último a sair e não vi nenhuma declaração dele contra o presidente. Li em um blog que ele voltaria caso o Bandeira ganhasse.

      • Todos sairam amigo, os principais executivos das pastas... A corja esta voltando! Bandeira se perdeu esse ano e montou um time fraco ainda por cima...

        • Me fale desde quando o CRF tem um time forte, que a tocida diga esse sim vai ganhar tudo,

          • Cara vc ta falando da era ZICO e junior, tabom e de la pra ca o que ganhamos, copas do brasil e um Brasileiro, e uma divida de quase 800 mi, e um romario pra pagar ate 2022, agora que estamos equacionando essa divida, ano que vem o investimento vai ser maior no futebol,pra quem vem desde 2013 com o pires na mão,merece mas uma chance quando tiver dinheiro pra gastar, e te digo mas, se fosse o wallim estaria do mesmo jeito, po4que esse era o cronograma a ser seguido, nao iria ser nada diferente, e se o wallim ganhar, nao vai mudar muita coisa, pois enquanto o CRF nao tiver dinheiro suficiente para contratações bombásticas como muitos querem, vamos pegando o jogadores encostados ou emprestando quem nao esta servindo em outros clubs, pois tanto para a chapa verde ou azul, pagar as contas estão em primeiro lugar

          • Pronto! Concordei com tudo agora... So acho q ebm ta trazendo uma galera do mal novamente, fazendo aliancas politicas que nao fazem bem ao fla... Se eu fosse ele, me juntaria com a chapa verde e tentaria voltar em 2018... Ia agradar a todos e nao iria trazer a corja ociosa e odiosa novamente... Pra mim tanto faz chapa verde ou azul... Como pessoa prefiro o ebm q o wallin, como grupo prefiro a proposta do wallin... So isso. SRN

      • Vocês que falam que está fazendo aliança com a corja por acaso sabe quem apoiou esse grupo em 2012?

        • Nao foi a corja, tanto que tiveram q arrumar o EBM na ultima hora para concorrer a presidencia, pois o conselho estava repleto de aliados da corja e impugnaram a candidatura do wallin...

    • a questão é que o eduardo sabia que seria um testa de ferro,nunca assou pea cabeça dele ser presidente,não tem competencia,não foi o criador de nada,tudo ja estava montado,ele só teria que assinar os papeis e sorrir pras cameras...
      Mas...a criatura se voltou contra os criadores,com certeza muita gente dvia falar,eduardo,vc é o presidente,se der errado vai estourar em você..isso pra mim,tem dedo de familia,esposa filhos,enfim...

      • quem disse que o EBM aceitou para ser testa de ferro? isso é vc que esta dizendo..querendo ou não ele é o presidente, ele que foi eleito, o responsavel pelo clube é ele, portanto ele que tem que decidir. Pois quando vem a crise é ele que mete a cara.. não é que nem o Wallim que na crise pediu o boné e depois voltou quetinho como VP de Patrimonio.

  • Falou a verdade tem gente de mais falando e ele é um, pois so aparece pra denegri ou apequenar quem estar trabalhando pelo CRF, toda vez que da uma entrevista expõe os bastidores do CRF,ta se achando o dono da verdade, mas esqueceu que foi uma piada como vp de futebol, como não fez nada na pasta de patrimônio, tem que achar um culpado para sua incompetência,

    • Ele foi piada, mas ganhamos a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca quando estava lá... Agora perdemos pro Figueirense, Coritiba, Atlético Mineiro, Vasco, etc. E detalhe, tudo vergonhosamente...

        • Bandeiret foi boa,naum e de hoje que esse Sergio ai puxa o saco o EBM por aqui,sempre e assim,onde tem noticia de eleição ele ta la defendendo o deus Bandeira.
          Wallim o melhor para o FLAMENGO.

    • Incrível alguns "flamenguistas" que labutam por aqui, Sérgio.

      Basta não concordar com os maria moles que a gente passa a ser modinha, bandeiret, etc.

      Não conseguem debater sem adjetivar os contrários ao seu pensamento.

      Em relação ao Wallim o cara arregou toda vez que foi exigido.

      Algumas falácias, algumas até bizarras, interessantes dele, na entrevista, se transcrita na forma como concedeu.

      a) Kalil presidente: erro de qualificação grotesco em uma entrevista e repetido por vários pró Wallim aqui. Kalil não é presidente de liga nenhuma, o presidente da liga é o presidente do Cruzeiro e que ironia o presidente da Liga (do Cruzeiro) concorda com Kalil (do Galo) ser o CEO da liga.

      b) Quanto a Federação: se é para romper, pede desfiliação. O candidato a futuro presidente ACABA de extinguir o futebol profissional no Clube. Sem filiação a federação ocorre o rebaixamento, perda de passes de jogadores, etc...Este era o desejo do Santo BAP, sua real razão de vazar. EBM agiu errado nesta questão/situação? Roupante solucionaria?

      c) Como evoluir na questão do CT e do estádio? No dia seguinte à eleição, vamos à Caixa Econômica oferecer as garantias e dizer que podemos pagar em cinco anos pelo CT. É mole. Nossa tá tão fácil assim...por que não foi feito já? Estaria EBM com tão má vontade assim? E seu VP financeiro até ontem (dois meses atrás) não indicou este caminho...

      d) Quando responde o assunto sobre o valor de sócio torcedor a R$ 10,00 fica claro uma questão seguidamente discutida aqui, o quanto vai para a administradora...(formato formatado pelo GRUPO...).

      Agora podem rosnar á vontade, falou aqui um MODINHA.

      E para registro sou BANDEIRET.

  • A 5 anos o time do flamengo é uma merda!!!
    Essa primeira liga agora vai cair bem , pq qualquer coisa é melhor que o estadual , mas realmente vai virar um clube dos 13 ou 15, só tem fanfarrão comandando!!
    Falar que pra ano que vem um zagueiro e um lateral ta bom!??? tao zuando ou nao veem o mesmo jogo que eu... No mínimo 2 zagueiros 2 laterais e 3 meio campo...

  • Enfim o único concorrente do atual presidente (o Cacau não dá para considerar) para as eleições. Minhas impressões:
    - Quase tudo que ele falou parece exequível, embasado na realidade, com os pés no chão. Noto um candidato que, se eleito não traria prejuízos e daria boa continuidade à atual gestão.
    - Agora quanto aos ataques ao atual presidente, o que ele falou ... O Bandeira aparenta publicamente ser uma pessoa muito discreta, evita embates públicos e assim raramente sabemos a opinião dele sobre esses fatos pessoais. Não gosto de ouvir somente um lado e tomar aquilo como verdade. Não sei dos motivos que levaram a ruptura da chapa azul original. Tenho uma forte impressão que o BAP tentava comandar o clube usando como factoide o grupo gestor e o Eduardo não aceitou isso, ralou muito na pior fase financeira e na hora que o clube está arrumado e crescendo ter que sair para o Wallin entrar.
    - Discordo da postura do Wallin quanto a Liga e quanto a desfiliação da FERJ. Nesse item não concordo com ele em nada. A conquista deste campeonato foi excelente, uma brilhante alternativa ao Estadual. A escolha do Kalil foi excelente, não devemos desmerecer quem trabalhou muitos anos nesse meio, nem todos são amadores e incompetentes e, não existe mercado de dirigentes de ligas no Brasil !! Quem entrasse teria que aprender muita coisa para começar e a liga não tem esse tempo. Concordo com a divisão das cotas de TV da liga, se isso for verdade.

    • Pense amigo, como tudo que o Walim falou não pode ser verdade? Se todos sairão do lado do EBM, e criaram uma nova chapa. Um grupo de homens estão mentindo e uma unica pessoa diz a verdade? pq ele (ebm) não se defende?

      Sobre a liga o Walim ta certo, como o presidente da liga pode ser o presidente de um clube participante, ainda mais o Kalil torcedor doente do galo? será que ele não poderá benificiar seu proprio clube?

      O Flamengo deve receber a mesma cota de TV que joenville, avai , paraná ? Sendo o clube que mais dá audiência? E piada néh.....
      Reveja seus conceitos amigo!

      SRN

      • Essa fixacao de alguns torcedores com o EBM, como se ele fosse acima do bem e do mal me incomoda! Me lembra inclusive, sem comparar os personagens, a fixacao de muitos eleitores com o lula!

        • Cara fala a verdade, que dizer que tudo que o EBM vem fazendo é prejudicial a9 flamengo, nossa

          • Nao escrevi isso... So acho que nao esta acima do bem e do mal e tem muitos erros no futebol! SRN

      • Não foram todos da chapa azul original que saíram para outra chapa, alguns permaneceram, outros como o Póvoa se abstiveram e outros como o Tostes deve voltar se o Bandeira for reeleito.
        Não vejo ninguém melhor do que o Kalil para ser presidente, a Liga não é como a CBF, é muito mais difícil beneficiar alguém sem motivo nenhum! Não há clubismo, pelo menos no estatuto, mas ainda está tudo sendo definido. Pelo andar da carruagem até o final do ano teremos uma boa idéia de como será de fato essa Liga.
        Quanto às cotas de televisão eu não concordo com cotas igualitárias, quem tem mais audiência deve ganhar mais, o Kalil também concorda com isso, mas as cotas não serão tão discrepantes como são no Brasileiro, esse ponto acho que você me entendeu errado.
        Vamos esperar a entrevista com o Bandeira para saber a posição dele quanto ao rompimento com o BAP, ai voltamos a esse assunto, ok?

    • Boas ponderações, principalmente no que diz respeito à Liga e desfiliação da FERJ. Aliás, quanto a deixar a federação, existe uma legislação que amarra isso e o Flamengo poderia ser punido de diversas formas, desde a perca dos direitos federativos de jogadores até ser impedido de disputar competições nacionais. A forma como essa questão está sendo conduzida me parece um dos pontos positivos da atual gestão, que também apresenta falhas, como o Wallim pontuou. Mas ele também fez parte dessa estrutura. É realmente uma pena o racha que houve, a reunião de perfis diferentes dava mais equilíbrio na administração do clube.

  • O presidente que o Flamengo precisa, com os Blues (Original) Bap, Tostes, Landim e cia.... e o melhor para o Flamengo !!!

    Pq será que o EBM não se defende? Pq tudo que o Walim falou ai e verdade!!!

    • Quando você viu o Bandeira se defender de acusação cara,ele não vai entrar em guerra,tudo isso que está acontecendo é por causa do Bap.

      • ele não tem o que falar, o cara fala que ele estar distribuindo materiais esportivos do clube fazendo campanha, e não se defende deve ser pq e verdade. isso estar acontecendo pelo ebm ser personalista, individualista e sem palavra!

  • Algumas críticas do Wallim são meio pesadas, mas estou com ele e faz tempo.

    Quem apresentou o plano de governo da Chapa Azul foram membros do SoFla, e não os VPs. Todo mundo participa, todo mundo está em tudo quanto é lugar. Isso é no mínimo estranho.

    Acho que essas pessoas, ainda que bem preparadas e bem intencionadas, estão confundindo as coisas. Me parece que um grupo político tomou conta da parte administrativa e isso é perigosíssimo. O SoFla agora manda em tudo, quer ter poder de decisão em tudo.

    Como assim a candidatura não pertence ao Eduardo? por mais que pareça ser mais democrático atender à maioria da base aliada que elegeu a Chapa Fla campeão do Mundo, o Eduardo tinha um compromisso com esses caras. Eles colocaram ele na presidência, o Wallim foi lá no BNDES convidar o Eduardo pessoalmente, confiou nele, como o grupo todo e ele traiu essa confiança.

    Eu apoio o Wallim e confio muito mais no grupo que está com ele que na equipe do Bandeira. No entanto, ainda acho que são bons profissionais e vão fazer um bom trabalho. Se o Bandeira ganhar, não vai ser ruim a princípio.

    Agora, eu vou triplicar a minha atenção nesses próximos três anos e cobrar cada parágrafo do plano de governo desse grupo do Bandeira.

    Porque o Rodrigo Tostes, Rodolfo Landim, Carlos Langoni, Luiz Eduardo Baptista, já provaram que são bons, já provaram que fazem acontecer, esses que estão com o Bandeira eu já não tenho tanta certeza.

    • Isso deve ser falta de argumento. Bem típico mesmo. Provar qual é "a merda", ai é mais difícil...

  • Como que um torcedor coerente e informado de tudo o que acontece pode apoiar o EBM ? Pois sabe que 95% da diretoria que estava está com o Wallin. Po, eu concordo que o Wallin pode ter cara de arrogante e tal, como muitos argumentam essa tese contra a canditatura do Wallin, mais ele tem pelo menos sangue nos olhos e nunca iria deixar o Flamengo, vexame após vexame, do jeito que está, sem falar nada. Eu gostava do EBM, até o apoiava, mas, agr sabendo que ele colocou no lugar nomes que eram de diretorias passadas, prevejo um futuro ruim e tenebroso para o mais querido, infelizmente, por isso que eu apoio com certeza o Wallin e a antiga chapa azul de volta ao comando, para que eles terminam o processo de enxugar as dividas, e fazer do Flamengo o maior da América e quiçá do mundo. SRN!

Notícias recentes

AO VIVO: assista a Corinthians x Flamengo com o Coluna do Fla

Transmissão mais rubro-negra da internet é no YouTube do Coluna do Fla Chegou a hora…

20/10/2024

QUE PAPELÃO! Corinthians apela e toma atitude extracampo para prejudicar preparação do Flamengo

Corinthians e Flamengo se enfrentam às 16h (horário de Brasília) deste domingo (20), na Neo…

20/10/2024

SAIU! Com Gerson, Flamengo divulga escalação para jogo contra o Corinthians, pela Copa do Brasil

Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (20), em São Paulo Dia de decisão para…

20/10/2024

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje na semifinal da Copa do Brasil

Corinthians e Flamengo duelam neste domingo (20), pela semifinal da Copa do Brasil O Flamengo…

20/10/2024

Corinthians x Flamengo – Comente o jogo aqui!

Jogo acontece às 16h (horário de Brasília) deste domingo (20), na Neo Química Arena Vale…

20/10/2024

5 desfalques e 3 pendurados: veja como chega Corinthians para jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil

Flamengo tem a vantagem por ter vencido no primeiro jogo O Flamengo enfrenta o Corinthians…

20/10/2024