Liga Sul-Minas-Rio não deve receber mais clubes para a primeira edição

Compartilhe

O aval da CBF e o avanço nas negociações para a criação do torneio que reúne os clubes da Primeira Liga, nome dado à Liga Sul-Minas-Rio, animou outras equipes do Brasil, que já manifestaram interesse em se filiar ao novo bloco do futebol brasileiro. No entanto, essa possibilidade está descartada. Ao menos até o ano que vem. Antes do sinal verde dado pela CBF nesta sexta, os clubes da liga se reuniram em Curitiba, nesta quinta, onde ficou decidido que não haverá mais filiações além das 15 que já ocorreram até agora.

– Isso já havia sido discutido em reuniões anteriores, e por enquanto se decidiu que não vai entrar mais ninguém. Não quer dizer que no futuro não venha a ter mais clubes. Por enquanto já está fechado em 15. Entenderam que é uma competição que nasce forte, e com a entrada de Flamengo e Fluminense acharam que poderia ser de qualquer região. Mas por enquanto não vai entrar mais ninguém – comentou o presidente da Federação Catarinense, Delfim Peixoto, presente em todas as reuniões que envolveram a criação da liga.

Goiás, Ponte Preta e Botafogo manifestaram interesse em integrar o grupo. Deles, apenas o Esmeraldino oficializou o pedido. Apesar de fechar as portas para mais times, a liga não descarta receber mais clubes após a realização do torneio, que deve ocorrer entre os dias 28 de janeiro e 30 de março do ano que vem.

– A liga hoje tem 15 clubes, e 12 vão participar do campeonato. Nesse momento, não vão entrar mais, mas ano que vem, é possível. Esperamos para primeiro organizar o nosso campeonato, a nossa liga, para depois integrá-los – afirmou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, que esteve presente na reunião desta quinta na capital paranaense.

Segundo os membros da Primeira Liga, o grupo não tem a intenção de formar uma liga nacional, mesmo que aceitem mais equipes na próxima temporada.

– Não está na discussão a questão de uma liga nacional. Está na discussão o produto, e esse produto é o campeonato da liga – completou o dirigente gremista.

GRE-NAL POR DUAS COMPETIÇÕES

Outra decisão tomada no encontro em Curitiba envolve o clássico Gre-Nal. Com o provável choque de datas entre o novo torneio e o Campeonato Gaúcho, os clubes da liga, incluindo os grandes gaúchos, optaram por algo incomum. Ambos ficarão no mesmo grupo na primeira fase da competição, e o clássico Gre-Nal valerá tanto para a Copa Sul-Minas-Rio quanto para o Campeonato Gaúcho. A possibilidade, entretanto, ainda depende de aval da Federação Gaúcha de Futebol. Segundo Romildo Bolzan, não haveria impedimentos comerciais.

– Isso ainda tem que passar pela federação, mas Grêmio e Inter concordaram, e não há problema nenhum. A liga abre mão de todo o ganho comercial do jogo. A liga ficaria apenas com o resultado esportivo. O compromisso comercial, publicidade e direitos de transmissão permanecem os originais do Campeonato Gaúcho, incluindo a arbitragem e os ganhos do jogo – comentou o presidente do Grêmio.

O torneio terá cinco datas e a previsão de início é para o dia 28 de janeiro. A final seria no dia 30 de março. A intenção é não conflitar com estaduais, Copa do Brasil e a Libertadores. Os 12 integrantes da competição serão divididos em três grupos de quatro clubes cada. A divisão seria sem sorteio e feita de forma dirigida, ainda não definida. Os três primeiros colocados e o melhor segundo se classificam para as semifinais, que serão disputadas em jogo único, assim como a decisão.

O critério para definir os participantes deve ser o ranking da CBF. Com isso, a Copa Sul-Minas-Rio de 2016 deve ter Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Avaí, Figueirense, Internacional, Grêmio, além de América-MG e Chapecoense, que entram após a decisão de se ampliar de 10 para 12 o número de participantes do campeonato. Participam da liga ainda Paraná, Criciúma e Joinville.

Na próxima quinta deve ocorrer uma nova reunião na CBF para se definir as datas e outras questões operacionais. Os clubes integrantes da liga também devem se encontrar no próximo dia 23, em Belo Horizonte, cidade escolhida para ser a sede do escritório da liga.

Fonte: GE

Ver comentários

  • É agora o Bostinha quer, todo mundo vai querer, inclusive o Eurico Paraguassu logo logo vai estar miando pra poder entrar também. Se foi por causa da safadeza deles e do Vasco junto com o Roubão e a Fede que surgiu essa Liga espero que ninguém o nosso Presidente e o do Flor nunca deixem ninguém esquecer disso. Eu quero é que eles se explodam na quebradeira do Carioqueta que logo a Globo vai deixar de mostrar porque sem Fla e Flu não existe Campeonato Carioca.

    • é isso aí deixa o botafaisca acabar d fechar as portas junto com o roubinho,acabaram as mamatas deles.

Notícias recentes

  • Destaque

Goleiros do Flamengo revelam sensações especiais com jogos em Portugal

Andrew e Rossi têm boas memórias para jogos do Flamengo de intertemporada A temporada do…

30/06/2026
  • Destaque

Flamengo recusa proposta por Luiz Araújo e define futuro do atacante na temporada

Luiz Araújo está na mira do futebol do exterior O Flamengo recebeu uma proposta oficial…

30/06/2026
  • Notícias

Copa do Mundo: jogador do Flamengo pode atingir marca goleadora pela Seleção

Seleção Equatoriana enfrenta o México por vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo…

30/06/2026
  • Destaque

Bielsa detona Flamengo em briga por Arrascaeta e se emociona com Varela

Ex-técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa falou sobre a eliminação na Copa do Mundo Em entrevista…

30/06/2026
  • Destaque

Relação nas nuvens: presidente do Palmeiras estreita laços com mandatário da CBF na Copa, diz jornalista

Leila Pereira e Samir Xaud estão cada vez mais próximos Se alguém ainda tinha dúvida…

30/06/2026
  • Notícias

Amuleto do Flamengo está fora do próximo duelo do Brasil na Copa

Lucas Paquetá teve lesão detectada no músculo posterior da coxa direita A Seleção Brasileira pode…

30/06/2026