No campeonato carioca deste ano, Fluminense e Flamengo entraram em rota de colisão com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro. O confronto, aberto, tinha a entidade de um lado, apoiada pelo Vasco da Gama e com o Botafogo também favorável às suas decisões, além dos pequenos clubes. Do outro, a dupla Fla-Flu que desde a disputa do certame 2015 já se movimentava para encontrar alternativas ao campeonato carioca. A formação de uma liga com clubes de outros Estados era um dos objetivos, concretizado nos últimos dias com o autorização dada pela CBF.
Tricolores e rubro-negros disputarão o carioca do ano que vem com times alternativos, formados por jovens jogadores oriundos das divisões de base e aqueles não muito aproveitados no elenco profissional. A prioridade será dada à Primeira Liga, como vem sendo chamada a competição que contará com os dois times do Rio, além de mineiros, paranaenses, catarinenses e gaúchos. E, se um deles, ou ambos, alcançar classificação à Copa Libertadores, claro, atenções serão voltadas também à competição internacional. Um processo de esvaziamento do campeonato estadual.
Poucos notaram que o regulamento para o ano que vem, publicado em agosto, apresenta itens que superam os limites do bizarro. Campeão e vice de 2015, Vasco e Botafogo, respectivamente, terão mando de campo sempre que enfrentarem Flamengo e Fluminense. E mais: poderão escolher o lado a ser ocupado por seus torcedores no Maracanã. Na edição mais recente foi grande a polêmica entre tricolores e vascaínos, que exigiam a volta ao lado direito das cabines de rádio e TV do estádio, que o rival passou a ter direito ao fechar acordo com o consórcio que administra a “arena”.
Confira o que especifica o regulamento do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro para 2016 em seu artigo 18:
§ 5º – Nos clássicos da primeira fase, o campeão e o vice-campeão do campeonato imediatamente anterior da série A de profissionais, quando não jogarem entre si, terão o mando de campo.
§ 6º – Nas partidas realizadas no Maracanã, a associação que tiver o mando de campo terá o direito de determinar o posicionamento de sua torcida.
O blog enviou aos presidentes quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e ao consórcio Maracanã a mesma pergunta. Qual sua posição diante desses itens do regulamento do Estadual em seu artigo 18? Só o Vasco não se manifestou. Confira as respostas.
Botafogo, Carlos Eduardo Pereira:
Aprovo.
O senhor não acha o critério estranho? É como se, voltando à seria A em 2016, o Botafogo não tivesse mando de campo em clássico pelo fato de os rivais locais estarem na primeira divisão há mais tempo, desde a temporada anterior.
Comentário é seu.
Citei um exemplo de algo que também me pareceria estranho se adotado, e insisto na pergunta: o senhor não acha o critério estranho?
Não tenho outros comentários a fazer.
Fluminense, Peter Siemsen:
Tais assuntos não são da alçada ou competência da federação ou de regulamento de estadual.
O Fluminense tomará alguma medida?
Vamos avaliar, pois temos um contrato em vigor com o estádio. Mesmo a regra fazendo essa previsão, o contrato com o estádio deve prevalecer.
Ir à justiça é a única opção?
Não. Não há necessidade para o Fluminense. O contrato deve prevalecer.
Pelo que entendi o problema é do consórcio Maracanã, é isso?
Acho que o problema é da federação, que inventou uma regra que não pode ser aplicada.
No médio prazo, com o provável sucesso da liga, como sair de vez de um estadual eventualmente falido? É possível?
Esse assunto exige uma discussão mais ampla. Preferia não entrar nele no momento.
Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello:
Nada mais surpreende na federação.
Alguma medida será tomada?
Não há como agir dentro dos mecanismos internos da federação. Eles aprovarão tudo o que quiserem. Por isso é que a competição perdeu totalmente a credibilidade.
O Flamengo apenas acatará?
Já rompemos com a federação. A única coisa a fazer é seguir lutando para mudar o futebol carioca. O projeto que muda o sistema eleitoral está tramitando na Câmara. Se aprovado, tudo pode mudar.
Ou seja, o Flamengo vai brigar por motivações maiores, definitivas?
Exatamente.
Pelo que compreendi o Flamengo não vai brigar nessa esfera. Algo como não morder a isca, não aceitar provocação, estou certo?
É, mais o fato de que já sabemos o que esperar das arbitragens, tribunais e arbitrais. Só vamos disputar o campeonato, com time alternativo, para não corrermos riscos desnecessários.
Se o clube se recusar a disputar o estadual, que penalidades a federação poderia aplicar?
Rebaixamento, perda dos direitos federativos de jogadores, impedimento de participação em competições nacionais e internacionais, entre outras. Melhor participar com uma equipe mista que pode vir a ser campo de observação de atletas emergentes.
No médio prazo, com o provável sucesso da liga, como sair de vez de um estadual eventualmente falido? É possível?
Acho que no futuro podemos ter um estadual curto e atrativo. Sem prejuízo para a Copa Rio-Sul-Minas.
Com a mudança no comando da federação?
Seria ótimo.
O senhor vê outra possibilidade?
Não me parece possível.
Marcelo Frazão, diretor de marketing do consórcio Maracanã:
Cumpriremos nossos contratos firmados. A nossa posição de respeito aos contratos continuará a mesma, independentemente da nova versao do regulamento. Não iremos assumir nenhum compromisso que viole os já firmados com Fluminense e Flamengo.
Ou seja, torcida do Fluminense à direita?
Exato.
Um desgataste que aumentará, um campeonato desinteressante que ficará ainda mais sem graça, uma federação que dificulta o diálogo com a inclusão de itens favoráveis a um ou outro clube. O que esperar do campeonato do Rio de Janeiro além do seu fim, que parece mais próximo? E os demais irão pelo mesmo caminho se as entidades que os organizam não cederem, interrompendo guerrinhas com os clubes que são a razão da própria existência desses torneios. Eles precisarão ser encurtados ou desaparecerão em algum tempo, que parece menor.
https://www.youtube.com/watch?v=BAoxVdBNB2g
Fonte: MCP
e o gol do rodrigo no primeiro jogo em q o jogador do vasco segura o Felipe goleiro do flamengo não o deixando chegar na bola ?????? Falta clara ignorada pelo apitador !!!! Baixem a bola e continuem chupando !!!!! SRN
Tem uma solução simples e fácil… Clássicos contra Vasco e Botafogo não entra em campo… Será uma vergonha para a Federaçao!
se estiver bem na tabela, pode simplesmente cagar pro jogo, faz assim sai da concentração em cima da hora, e furo uns 8 pneus do onibus, uma infelicidade.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por um acaso os pneus são furados. Por um acaso…
Curioso será se o time B do Mengo, formado principalmente por jogadores da base, liderar com folga, jogando muito bem no falido carioca, a ponto de atrair mais a torcida que o time principal atuando na liga. Outro ponto: quem treinará o time B? Jayme ou o técnico da base? Mais um: caso as datas dos dois campeonatos, o carioca e o da liga, coincidam, onde o Mengo jogará no Rio, já que para o ano, me parece, os estádios estarão com sua agenda cheia?
A Primeira Liga deve montar uma tabela que evite esse tipo de situação (jogos em casa na mesma data pelas duas competições). A primeira edição vai ser curta, com poucas partidas, deve dar pra conciliar. Mas se acontecer, acredito que levariam o time principal pra jogar em outro estado.
Percebe-se que não é Rubro-Negro nem está acompanhando o que está acontecendo. È simples, se houver nos jogos no mesmo dia (obviamente a federação vai tentar essa tambem), o Jayme dirige o time no Carioca e o Osvaldo na Liga (que só tem 8 datas). Estádios não faltarão para os jogso da Liga, Volta Redonda, Cariacia, Brasilia, Juiz de Fora….
Por outro lado, percebe-se que você não sabe ler ou não sabe interpretar um texto.
Não vai ser o jayme não o rodrigo caetano falou que o Oswaldo não abre mão de ter o jayme do seu lado nos jogos pois dizendo ele o jayme eo um dos melhores profissionais do futebol cm quem ele trabalhou…como o flamengo do carioca vai ser formado por frauches rafinhas e rodolfos da vida deve vai por um cara da base que já tenha trabalhado cm eles ou cm a maioria pelo menos
Já foi dito várias vezes que a Liga não vai interferir no calendário do carioquinha
É inacreditável o que está acontecendo com o futebol do Rio. Não se vê isso nos outros estados e, é claro, o futebol de todo o Rio terá perdas irrecuperáveis com essa separação dos clubes. É melhor, e muito melhor, afastar os provocadores dessa bagunça, sejam eles quem forem,para que o carioca e o brasileiro não sejam os prejudicados. Se vasco e Botafogo são irrecuperáveis, que não queiram prejudicar também os outros clubes do Rio.
Campeonato estadual não dá mais. O futebol brasileiro a cada ano que passa fica pior, mas parece que o Rio de Janeiro atingiu o ápice do absurdo. Enquanto os times continuarem não mãos das federações e da CBF, não haverá esperança de melhora.
Uma observação sobre a Liga: o campeão vai ganhar o que? Se a CBF reconheceu a competição ela teria que fazer igual a Copa do Nordeste e dá uma vaga pra Sul-Americana ao campeão ou permitir que o clube vencedor entre na Copa do Brasil somente nas oitavas de final.Concordam??
Concordo, mas não acho que seja a principal coisa a se pensar. Primeiro temos que estruturar o campeonato e garantir a ordem para depois pensarmos sobre isso. Mas se acontecer, é de extremo agrado…
Eu vou ao Maracanã em todos jogos q tiver da liga e vou assistir pela tv os do carioca se não tiver nada p fazer. Se o Rubens sacanear pondo jogos no mesmo dia, põe o técnico do sub-20 Zé Ricardo p comandar o time no estadual. Não tem ninguém q conheça melhor os garotos da base como ele. Tomara q a liga seja um sucesso e o Flamengo lucre muito.
Podem me apedrejar , mais por mim cairíamos no estadual se possível com o Fluminense , ai queria ver quanto a Globo pagaria por esse campeonato,
O melhor de tudo é que a taxa de 10% da ferj vai pro buraco, eles não vão poder mais roubar o Flamengo e a cota paga pela televisão continua igual visto que já havia sido pre-determinada. O mando de campo nos clássicos é tentativa de resposta a isso, Pq a torcida do Flamengo lota e a renda iria pro mandante, mas isso é em 2 jogos do estadual, fora as finais no resto todo eles vão levar prejuizo. E grande! Além do Maracanã que é outra parte interessadíssima e poderosa que está contra essa corja.
SRN
Mauro.. vai vc a mulambada e as flores tomar no Cu!!!
Vai vc seu verme…vai tomar conta do seu clube minúsculo ameba
Rala peito daqui seu coxinha, torcedor dos nanicos da colina! kkkk
Amigo, civilidade, por favor! Vc e seus amigos valentões que ficam rodando a internet, que é um espaço de liberdade de expressão mas que não por isso significa bagunça, deveriam refletir um pouco mais. Vc falaria isso para outra pessoa na rua na frente da sua avó? Pense assim antes de sair falando coisas assim na internet!!!
Quem ta aqui que é anti fla são simplesmente fãs do mengao, so querem pagar dedeira pra nos e torcer contra porque no minimo torce pra um timeco igual o vasco, tamo junto parceiro! SRNNN
Sobre o Maracanã e a posição das torcidas… é só o Maracanã não alugar o estádio pro Vasco…
Boa ideia Thiago, mais acho que legalmente eles ñ podem fazer isso, seria uma boa saída
Não é particular? gerenciado por uma empresa?
Acho que o consorcio não vai fazer pq vai deixar de ter lucro… mas acredito que pode ser feito sim…
Campeonato Carioca é motivo de piadas no Brasil…
São 4 times “grandes” disputando entre si quem consegue ser o vitorioso, os pequenos são apenas participantes…
Futebol Carioca:
Times com dívidas absurdas
Times com poucas estrelas
Campos de futebol ruins
Arbitragem sempre questionável
Campeonato sem brilho
Lamentável….
Tem que acabar mesmo ….ou então que seja mata mata para dar emoção porque a cada ano.que passa todos os campeonatos regionais do país estão fracos sem graça e com estádios cada vez mais vazios