Meia-entrada ganha limite e obriga adaptação de Maracanã e clubes

Compartilhe

Publicada no Diário Oficial da União no último dia 6 de outubro, a nova Lei de Meia-Entrada terá impacto direto nos jogos disputados no Campeonato Brasileiro. Apontado como um dos motivos para os preços mais caros nos estádios e ainda sem controle, o alto percentual de meias será restrito a partir de dezembro: no máximo em 40% da carga total. No caso do Maracanã, por exemplo, um ajuste deverá ser feito. Desde que foi reinaugurado, em 2013, a média de meia-entrada por partida é de 63%, ainda bem superior ao teto estipulado.

Em partidas de grande apelo, o clamor pela meia-entrada aumenta. No segundo confronto decisivo entre Flamengo e Vasco pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no fim de agosto, por exemplo, 70,6% dos 47.415 pagantes eram portadores de meia-entrada. Na final do Carioca, entre Botafogo e Vasco, o índice foi de 44%. Na semifinal, entre Vasco e Flamengo, 62%. A partir de dezembro, o limite de 40% terá de ser estabelecido. E o estádio procura se adequar.

“Hoje não há limitação. Em diversas partidas, o Maracanã atingiu 70% de meias-entradas. Agora, haverá uma limitação de 40%, que é a média obtida após intensificar a fiscalização nos acessos. Outro fator é a regulamentação do órgão emissor da carteira que comprova o benefício, o que reduzirá o cenário de carteiras falsas no Rio de Janeiro e ajudará na fiscalização da compra e acesso”, explicou o Consórcio Maracanã em nota enviada à reportagem.

Desde a partida entre Flamengo e Cruzeiro em 11 de setembro, a administração do estádio iniciou o processo de fiscalização da meia-entrada. Houve um jogo para cada uma das torcidas de Flamengo, Fluminense e Vasco, mais frequentes ao Maracanã, se adaptarem à medida. Agora, ela é obrigatória. O estádio também garante que tomará medidas em seu sistema para adaptar as vendas ao limite da estabelecido por lei. Caso o setor procurado já tenha atingido 40% de vendas de meias, a opção de comprar em outro setor do estádio será oferecida.

Outro ponto a ser modificado se refere aos programas de sócio-torcedor. O desconto acumulado utilizando-se do benefício da meia-entrada, a popular “meia da meia”, não será mais permitido. De acordo com o Maracanã, o Flamengo, por exemplo, terá de se adequar em seu programa de sócio-torcedor.

“A lei é explícita sobre a meia-entrada ser não cumulativa com descontos de programas de sócios torcedores, como acontece com o Flamengo atualmente que o torcedor chega para a meia da meia, ou seja, 25% do valor do ingresso”, completou a assessoria do estádio.

Em contato com a reportagem, o clube esclareceu que “ainda estuda o impacto da medida e não tem posição final sobre o assunto”. A fartura de ingressos em meia-entrada não se restringe ao Rio de Janeiro. Em setembro, o Flamengo enfrentou o Coritiba em Brasília e quebrou o recorde de público pagante neste Campeonato Brasileiro. Dos 67.011 torcedores que pagaram ingresso, 59.568 pagantes de meia, ou 88,8% , tiveram o benefício da meia-entrada. Deste total, 50.357 foram meias “normais”, sem desconto do programa de sócio-torcedor. Ou seja, 75%, quase o dobro do permitido a partir de primeiro de dezembro deste ano para eventos artísticos, culturais e esportivos.

Fonte: ESPN

Ver comentários

  • o sócio torcedor não irá valer a pena para quem é estudante ou tem direito a meia- entrada.
    Resumindo: número de sócios vai cair.

    • Eles provavelmente daram um desconto maior para sócios, ja que iram faturar mais tbm com o limite de 40% agora.
      O que essa diretoria não é, é burra! rs

      Se um ingresso inteiro é 60.
      A meia seria 30
      Talvez sócio estudante pague 20 e não os 15 que seria na lei anterior.
      Ta ruim? Quero ver nego encarar fila sem... hahaha

      • Exato, o desconto que o sócio torcedor terá no ingresso é delimitado pelo clube se ele quiser dar 80% de desconto para o sócio ele pode.

    • É mas a lei tem que ser cumprida. E pensar só no próprio bolso, 100% do tempo, aí é demais. Tem que pensar no clube também.

Notícias recentes

  • Destaque

Novo reforço do Cruzeiro relembra semifinal de Libertadores contra o Flamengo em 2025

Flamengo enfrentou o Racing (ARG) na semifinal da Libertadores 2025 Flamengo e Cruzeiro se enfrentarão…

01/07/2026
  • Manchetes

Veja a postura do Flamengo após lesão de Lucas Paquetá em jogo do Brasil na Copa do Mundo

Como é a visão do Flamengo sobre a situação de Lucas Paquetá na Seleção Brasileira?…

01/07/2026
  • Destaque

Técnico da Espanha esfria polêmica entre De La Cruz e Nico Williams antes de jogo da Copa do Mundo

O que houve entre Nico Williams e De La Cruz, do Flamengo? Uma dividida forte…

01/07/2026
  • Notícias

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje

Flamengo busca vitória para tentar vaga nas quartas de final do Brasileirão Sub-20; Avaí luta…

01/07/2026
  • Notícias

Inglaterra x RD Congo: onde assistir, palpites e prováveis escalações

O que esperar de Inglaterra x RD Congo, na Copa do Mundo? O Atlanta Stadium,…

01/07/2026
  • Destaque

Haaland projeta jogo do Brasil x Noruega e admite “pequenas possibilidades” de avançar na Copa do Mundo

Brasil e Noruega se enfrentam nas oitavas de final da Copa do Mundo A Noruega…

01/07/2026