O aniversariante Flamenguista

Compartilhe

Assim que acabou o jogo de ontem, liguei para um amigo flamenguista que fazia aniversário, e a quem eu não conseguira parabenizar durante o dia.

Depois de alguns segundos de conversa, a prosa obviamente rumou para Flamengo x Internacional. Envolvido com as comemorações familiares, ele não tinha visto a derrota, mas, ainda com o mínimo de bom humor, me fez um desafio. Aspas para o amigo: “Não pude ver o jogo, só sei que perdemos de um a zero, mas vou te dizer dez coisas que aconteceram. Se eu acertar sete, na próxima vez que vier ao Rio você paga o almoço. Se não, quem paga sou eu. Já é?”

Apesar de minhas reconhecidas deficiências matemáticas, não foi difícil fazer uma conta rápida e ver que eram boas as probabilidades de almoçar bem e de graça. Tolo, topei.

Aí aconteceu o seguinte diálogo.

Ele: Paulo Victor não fez defesa nenhuma. A única bola que foi em direção ao nosso gol, entrou.
Eu: Um a zero pra você. Aliás, há muito tempo Paulo Victor não salva uma.

Ele: Márcio Araújo correu, correu, e passou o tempo inteiro tocando bolinha pra trás e pros lados.
Eu: Essa é barbada, não?

Ele: Não importa. Vai contabilizando. Jogamos com um a menos, porque Canteros estava em campo mas não jogou.
Eu: Na mosca.

Ele: Em solidariedade a Canteros, Everton completou a quinta ou sexta partida atabalhoada e pouco produtiva.
Eu: Hum hum. Tanto que saiu no intervalo.

Ele: Emerson levou um cartão amarelo idiota.
Eu: Bidu.

Ele: Para aumentar a capacidade de criação do nosso meio-campo (não ria), Oswaldo lançou Almir na metade do segundo tempo.
Eu, esperançoso numa virada: Opa! Isso aí não teve não.

Ele: Errei? Mas vamos lá. Se Almir não entrou, entrou Paulinho. Entrou e nada fez.
Eu: Bingo.

Ele: Tivemos mais posse de bola, concluímos muito mais e cansamos de perder gols.
Eu: Como sempre.

Ele: Quantas faltam?
Eu: Duas, mas já perdi o almoço.

Curiosamente, mesmo com o belo rango garantido, o humor do amigo flamenguista foi mudando – na verdade, vinha piorando a cada afirmação e deixando claro que não havia almoço grátis que valesse a irritação que o time tem provocado. Começou a desancar tudo e todos. Mais aspas para o aniversariante do domingo:

“Quer saber, tô de saco na lua. Saco cheio de ouvir falar no futuro do Flamengo. Hoje completei 61 anos. Ainda estarei vivo quando esse futuro chegar? Saco cheio de ouvir um candidato a presidente do clube dizer que Alecsandro foi boa contratação e que Mugni chegou por conta da pesquisa de scout. Scout é o cacete! Saco cheio de ouvir outro candidato dizer que presidente do Flamengo tem que ser polêmico. Meu camarada, presidente do Flamengo precisa ser é competente. O mais polêmico e bravateiro de todos os presidentes de clubes do Brasil está conduzindo seu time para a segundona. Saco cheio de olhar a tabela e ver o Flamengo atrás da Ponte Preta, time que veio esse ano da série B e deve ter um orçamento de futebol dez vezes menor que o nosso. Saco cheio de ouvir que o ano que vem será melhor e ler que o diretor-executivo de Futebol está encaminhando a renovação de contrato do Márcio Araújo.”

Embora concordando com tudo, achei conveniente interromper (além da aposta perdida, a ligação também corria por minha conta): calma, rapaz, hoje é dia de festa, casa repleta, fica de boa aí, sobre as eleições rubro-negras a gente conversa durante a comezaina. E ele: não se preocupe, o pessoal já foi embora, mas você tem razão. Só que não aguento mais esse papo de todo ano a gente ter que começar do zero e não chegar a lugar algum. Bom, pelo menos o time serviu para me garantir um almoço de responsa. Albamar?

Jorge Murtinho

Fonte: República Paz & Amor

Notícias recentes

  • Manchetes

Ex-Flamengo, Wallace Yan faz ‘chororô’ e mostra tatuagem da Libertadores para a torcida do Botafogo; veja vídeo

O que aconteceu com Wallace Yan em jogo do Red Bull Bragantino contra o Botafogo,…

13/09/2026
  • Manchetes

Jogo ao vivo, escalações e desfalques: saiba tudo sobre Flamengo x Corinthians, pelo Brasileirão

Flamengo busca seguir na liderança do Brasileirão, no Maracanã, contra o Corinthians O Flamengo encara…

13/09/2026
  • Notícias

Fluminense perde, Palmeiras vence e Botafogo empata; veja tabela atualizada da 27ª rodada do Brasileirão

Quais foram os resultados do Brasileirão neste sábado (12)? A 27ª rodada do Brasileirão seguiu…

12/09/2026
  • Notícias

Jogo do Flamengo x Corinthians: confira comparação detalhada dos números das equipes em 2026

Flamengo tem 64,6% de aproveitamento na temporada 2026, contra 50% do Corinthians O Flamengo enfrenta…

12/09/2026
  • Notícias

Palmeiras vence São Paulo e recupera liderança do Brasileirão; Flamengo pode reassumir a ponta neste domingo

Palmeiras recebeu o São Paulo no Nubank Parque e venceu por 2 a 0 O…

12/09/2026
  • Notícias

Monaco tropeça na Ligue 1, mas mantém invencibilidade sob o comando de Filipe Luís

Monaco (FRA) ficou no 1 a 1 com o Strasbourg (FRA) O Monaco (FRA) visitou…

12/09/2026