Piada! CBF diz buscar legalizar a Sul-Minas-Rio em nota oficial, veja!

Em reunião ocorrida no dia dezenove de outubro na sede da CBF, diretores da entidade e representantes da Liga Sul-Minas-Rio deram continuidade às tratativas destinadas ao reconhecimento da competição que visa reunir seus clubes integrantes.

Uma vez mais, a CBF manifestou simpatia pela ideia de realização daquela competição em 2016, sempre observados os critérios jurídicos, técnicos e administrativos em vigor.

No que tange ao critério jurídico, necessário que fossem estritamente cumpridos os ditames legais e as normas nacionais e internacionais do futebol, de modo a assegurar que a Liga e a competição se alinhassem com os estatutos e regulamentos vigentes.

Neste sentido, a CBF recebeu requerimento formal da Federação Nacional dos Atletas Profissionais com vistas ao fiel cumprimento de direitos e prerrogativas trabalhistas dos atletas, notadamente o direito a férias, o recém- conquistado período de pré-temporada até 30 de janeiro, além do respeito do intervalo mínimo entre as partidas de um mesmo clube.

Paralelamente, em obediência às normas estatutárias da CBF, a entidade houve por bem convocar a Assembleia Geral Extraordinária, de modo a apreciar a solicitação de reconhecimento da Liga e a inclusão da competição no calendário oficial, a fim de conferir legalidade aos seus atos iniciais e à tabela da competição.

Sob a responsabilidade do Departamento de Competições da CBF, coube a árdua tarefa de harmonizar as datas escolhidas pela Liga para esta disputa com o já saturado e publicado calendário anual do futebol brasileiro, por vezes, criticado pela excessiva quantidade de partidas.

Importante esclarecer que o calendário proposto originalmente, que tinha como premissa o respeito intransigente a “contratos e datas do calendário existente”, conforme ofício da Liga de 6 de outubro do corrente, apresentava em suas onze rodadas, dez datas sobrepostas a competições como estaduais, pré-Libertadores, Libertadores, Copa do Brasil e eliminatórias da Copa do Mundo, e a outra data em conflito com o período de pré-temporada, além de uma partida entre Internacional x Grêmio válida por duas competições (Sul-Minas-Rio e Campeonato Gaúcho) simultâneas, numa singular partida de seis pontos.

Exemplo de sucesso, a Copa do Nordeste teve como fator preponderante a unidade, harmonia e perfeita distribuição de papéis entre clubes, federações e CBF.

Todos os esforços para buscar a compatibilização das pretensões dos clubes foram e estão sendo realizados pela CBF, compreensiva da legítima busca por novas receitas financeiras. Contudo, esta postulação não pode operar-se a qualquer custo, ao arrepio da ordem jurídica, nem resultar em desarranjo do calendário nacional que, estável, consolidado e reconhecido pelo torcedor, se mostra economicamente eficaz e rentável para emissoras de TV, patrocinadores e clubes.

Fonte: CBF

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Eliminado e endividado: Corinthians faz dívida de R$ 1 milhão com o Flamengo por usar Hugo em semi da Copa do Brasil

Emprestado pelo Flamengo, Hugo Souza não evitou eliminação do Corinthians na Copa do Brasil Parece…

20/10/2024

Torcida do Flamengo dá show e cala corinthianos em Itaquera; veja vídeo

Neo Química Arena é e sempre foi a casa do Flamengo Que o Flamengo se…

20/10/2024

Só expulsa do Flamengo? Zagueiro do Corinthians impede chance de gol com falta, mas não leva vermelho

Gustavo Henrique era o último homem e segurou Arrascaeta, que ficaria livre na cara do…

20/10/2024

ASSALTARAM O FLAMENGO! Daronco deixa de dar pênalti escandaloso em toque de mão em jogo do Corinthians

Rodrigo Garro tocou com a mão na bola dentro da área, mas Anderson Daronco mandou…

20/10/2024

Valeu, freguês! Com um a menos, Flamengo elimina Corinthians e vai à final da Copa do Brasil; Atlético-MG é adversário

Com gol anulado e jogador expulso, Flamengo despacha o Corithians e vai à final da…

20/10/2024

AO VIVO: assista a Corinthians x Flamengo com o Coluna do Fla

Transmissão mais rubro-negra da internet é no YouTube do Coluna do Fla Chegou a hora…

20/10/2024