A audiência do futebol na TV Globo caiu 22 pontos nos últimos dez anos. A Coca Cola já desistiu este ano de seguir patrocinando o esporte na emissora. Os campeonatos estaduais foram como veneno. Os executivos sabem que os torneios estão obsoletos, não levam a nada, perderam sua razão de ser. E só atrapalham a preparação daqueles que suaram sangue para chegar à Libertadores da América.
Não tem adiantado nem forçar os times grandes a escalarem seus principais atletas. Os jogos contra times de aluguel, montados por empresários, não representam as cidades interioranas. São equipes feitas para durarem três meses. E só.
Os grandes clubes querem se livrar há anos dessa competição de início de temporada. Por comprometimento com os presidentes de federações, preguiça e estúpida defesa da ‘tradição’, como usar suspensórios, os estaduais têm resistido. Foram diminuídos, enxutos. Mas seguem existindo.
A Copa do Nordeste deu o exemplo. Em 2010, o torneio envolvendo os principais clubes voltou depois de estar cancelado por seis anos. As federações nordestinas pressionaram a CBF. Queriam mais dinheiro. Os estaduais também por lá são fracassado. E a Lampions League voltou a ser disputada com muito sucesso.
O exemplo lucrativo chegou até o ‘Sul Maravilha’. A Copa Sul-Minas teve três edições. A última em 2002. A CBF cancelou o torneio interestadual. Não interessava se era mais lucrativo que os estaduais. Mas 13 anos depois, os clubes mineiros, gaúchos, paranaenses e catarinenses decidiram ressuscitá-lo. O que já seria ótima novidade. Mas ganharam dois ‘intrusos’. Flamengo e Fluminense.
As diretorias dos rivais históricos se rebelaram contra a Federação Carioca. E decidiram repetir o que o Atlético já faz no estadual paranaense.
Colocar times sub-23.
Para não perder dinheiro, Eduardo Bandeira de Mello e Peter Siemsen optaram por se unir. Disputar, com suas equipes principais, o torneio com mineiros, gaúchos, paranaenses e catarinenses. Foram muito bem recebidos. Receberam formar uma liga independente da CBF. O presidente dela é Gilvan Tavares, principal dirigente do Cruzeiro. E o CEO, executivo maior, é o ex-presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil.
Apesar de 15 clubes já terem aderido à liga, apenas dez querem disputar o torneio em 2016. Atlético, Cruzeiro, Fluminense, Flamengo, Internacional, Grêmio, Avaí, Figueirense, Coritiba e Atlético Paranaense. Os clubes serão divididos por sorteio dirigido em dois grupos de cinco. Jogam entre si. Apenas os dois primeiros se classificam para disputar semifinal e final. Nove datas serão suficientes. O planejamento prevê a competição acontecendo ao mesmo tempo dos estaduais.
O presidente Marco Polo del Nero viu na liga uma rebeldia. E o nascimento de uma futura inimiga da CBF. Mandou divulgar o calendário de 2016. Sem incluir a Copa Sul-Minas-Rio. Quis dar voto de apoio ao presidente da Federação do Rio, Rubens Lopes, brigado com Siemsen e Bandeira de Mello.
Mas a negativa apenas uniu ainda mais os clubes. “A competição vai sair de qualquer jeito”, garantiu Alexandre Kalil.
Diante do impasse, chegou a luz aos executivos globais. O que daria mais audiência. Sub 23 do Fluminense contra Tigres do Brasil, Botafogo diante do Macaé. Ou Atlético Mineiro contra Flamengo, Grêmio e Cruzeiro?
A TV Globo se interessou no novo torneio. Seria uma maneira de escapar de mostrar menos jogos desinteressantes nos estaduais. E ainda ganhar mais audiência com confrontos de muito mais qualidade.
Marco Polo del Nero não esperava essa postura da emissora. E por isso, teve de rever sua postura frontalmente contrária à competição. Pediu aos presidentes do Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Coritiba e Avaí paciência. Disse que o departamento técnico da entidade vai estudar a viabilidade da competição. Ou seja, encaixá-la em 2016.
O presidente da CBF não é desprovido de inteligência. Ele ouviu que se a entidade que preside não autorizar, os dirigentes vão organizar a competição da mesma maneira. Como Marco Polo está fragilizado com as investigações do FBI que prenderam José Maria Marin, ele não quer confronto.
Mas antes de mais nada precisa agradar quem banca o futebol neste país.
A Globo.
Tudo indica que o torneio deva realmente acontecer.
Com a busca da emissora carioca por mais audiência.
E com Marco Polo tentando sobreviver.
Pior para Rubens Lopes e Eurico Miranda.
Os dois são inimigos de Siemsen e Bandeira de Mello.
E que não queriam o Carioca esvaziado.
Com Flamengo e Fluminense com times sub-23.
Mais um golpe certeiro nos mortos vivos Estaduais.
Outro está sendo articulado.
O retorno do Rio-São São Paulo…
Fonte: Cosme Rimoli
Eu eu eu eu o Eurico se F@@@@U!!! KKKKKKK.
Mais aidar deu o papo só participa do rio-são Paulo se o fla-flu participar
A agua esta batendo na bunda da Ferj……é isso ai…fiquem o Euvirus, o faisquinha e o Roubinho juntos e morram de inanição…
agora vai, a globo no meio ninguém tem coragem de dizer não.
A Globo já estava na parada desde fevereiro.
Quem manda é quem tem dinheiro.
Vamos em Busca da Competitividade.depois dessa nenhum time pequeno da Selva de Pedra vai ganhar mais nada.hehehe.Flamengo Vamos Adiante.
O texto foi proveitoso mas o autor escorregou no final. Fica a seguinte pergunta, se querem organizar Rio/São paulo para enfraquecer Rio/Sul/Minas esqueceram de combinar com os clubes de SP. É claro que os clubes de SP, se for o caso, vão querer entrar na Rio/Sul/Minas para jogarem com flamengo, fluminense, gremio, internacional, atletico, cruzeiro, e não um Rio/SP contra botafogo e vasco. Só para lembrar, o flamengo e fluminese não são obrigados a jogar Rio/SP.
CHEGA DESSE PODER DA CBF E FEDERAÇÕES, OS CLUBES É QUE DEVEM GERIR O FUTEBOL .E PONTO FINAL. A CBF FICA COM A SELEÇÃO E AS FEDERAÇÕES QUE VÃO PRO INFERNO.
É Agora o bicho pegou para turma da FERJ e Eurico Miranda que manipularam o campeonato Carioca de todas as formas, criando até Lei da Mordaça para os Clubes e não contavam que a DUPLA Fla X Flu fossem se rebelar a tal ponto de não mais quererem jogar esse famigerado Campeonato Carioca. Chupa Eurico, pois esse campeonato manipulado não terá mais o carro chefe da sobrevivência deste Campeonato e Federação.
o negócio meu amigo, é trazer o botafogo tbm, e deixa o vasco e a Ferj a vê navios, deixa lá o vasco jogando com o macaé e tigres, e o negocio é depois de formar a liga, saber quem escolher pra entrar
Porque o Bota fogo? Ele também tem que se fffffffff.
Concordo! O Foguim que morra abracado com os vagabundos da FERJ!
eu nem leio o que esse cara escreve
Chupa Eurico e Rubens!! VTNC!!!
Assim ela morre junto com o câncer do futebol brasileiro.
E globo como sempre cm um poder absurdo! rsrs
aí Globo, eu não assisto campeonato carioca!!!
Ebaaaaaaa, a globo vai transmitir
Na minha opinião acho que existem campeonatos demais. Por exemplo: campeonato brasileiro, campeonato estadual, copa do Brasil, supercopa, libertadores, copa do nordeste, agora Sul-Minas-Rio, Recopa, talvez a Champion League das Américas…
Talvez alguns desses campeonatos citados não existem mais. Mesmo assim são muitos campeonatos. Acho que deveriam haver apenas 2 campeonatos para os principais clubes do Brasil e sem risco de rebaixamento para eles. Muitas vezes um clube disputa diversos campeonatos.
E apenas um torneio tipo Champions League da Europa.
Não
Esse tal de eurico e esse tal de rubens são dois burros de tamanho maior. Que negócIo muito mal feito é esse de brigar justamente com quem paga o campeonato (Fla e Flu) ?
Como esse campeonato Carioca poderá ser atrativo para alguém ( torcida, imprensa, exterior , etc ) sem Fla e Flu ? Vasco e botafogo não dá publico em estádio e nem audiencia pra nada. Sempre viveram às sombras de Fla e Flu.
Agora vem esses dois jegues e descarrilham o trem pagador .
Vão ser burros assim lá na China !!!!!
Começa a não fazer diferença nenhuma. Se o futebol está tendo dificuldades inumeras a solução passa por um dos câncer maior? Rede Bobo….. Ai vão me dizer que é quem paga… Sejamos mais inteligentes, abram o sinal a todas (principalmente aos canais pagos, ESPN, FOX, SPORTV, etc…) e ganhemos no conjunto, no pacote de patrocinadores… Sair das garras da CBF e FERJs da vida e permanecer atrelado ao poder absurdo da BOBO não é evolução é apenas um pequeno gritinho.
Meu amigo e aquela máxima antiga leva quem paga mais ea globo paga mais,basta a fox ou a espn oferecer um valor maior que a globo coisa que eu tenho certeza que não vai acontecer pq essas emissoras gastam td que tem com os campeonatos internacionais(italiano,espanhol etc)
Copa do Nordeste e Copa verde são um sucesso,então essa Sul,Minas-Rio tbm será porque terá times fortes! Tomara que Juventude, Criciúma, América-MG, Macaé, Chapecoense queiram jogar também para dá mais ainda força para essa liga em que oa clubes terão mais lucros com rendas e assim montarem cada vez mais times fortes melhorando a qualidade do futebol brasileiro! Ótima iniciativa dos presidentes!
Essa globo só quer saber dos seus interesses e não ajuda os clubes. O Flamengo ainda tem essa pressão da televisão por isso além da pressão da torcida tem essas pressões por isso tem que ter craques no elenco!
SAI FORA DESSA FERJ… CLUBES SE FERRAM E ELES A DÃO BEM… PRA NÃO DIZER MAIS… FERJ JA ERA… COPA ALIANÇA..
Vice Eurico Miranda empurrando a bosta na Privada!
Quero ver de quem vai roubar ano que vem….
Agora só falta a Globo por um profissional mesmo pra narrar os jogos.
esse ESCOBAR e um lixo
Agora só falta a Globo por um profissional mesmo pra narrar os jogos.
Esse ESCOBAR e um lixo. Eu não assisto jogos que ele narra eu mudo logo de Canal!