A arte de ser Flamengo

Compartilhe

As páginas de livros a letras de música; da tela grande à teledramaturgia. A trajetória de vitórias do Flamengo transborda dos gramados e inunda sebos, livrarias, lojas de discos, shows, cinemas e a televisão. A festa da torcida na arquibancada, as faltas de Zico, os gols de Fio Maravilha e os títulos servem de inspiração para obras que ratificam a grandeza do Rubro-Negro ao longo de 120 anos de história. Um acervo que vale de referência para que o clube de maior torcida do mundo jamais se distancie da sua principal vocação: ser a síntese do que significa ser brasileiro.

“Se Euclides da Cunha fosse vivo, teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro”, escreveu o jornalista, escritor e dramaturgo tricolor Nélson Rodrigues.

A ‘Bíblia do Flamengo’, de Luís Miguel Pereira e prefácio de Zico, foi escolhida como livro oficial dos 120 anos do clube. O autor português, apaixonado pelo time da Gávea, representa a força que o vermelho e o preto têm no mundo. As cores, aliás, deram título a outra publicação literária, de Ruy Castro: ‘O Vermelho e o Negro – A Pequena Grande História do Flamengo.’

Craques das letras como Mário Filho, José Lins do Rego e Ziraldo já contaram a história do Flamengo e declararam seu amor pelo Mais Querido do Brasil. Da pena ao computador, entre a poesia e a prosa, a bibliografia não para de crescer.

Jorge Ben Jor cantou o sentimento de expectativa com mais uma falta para ‘o camisa 10 da Gávea’ bater e pediu para Fio Maravilha fazer ‘mais um para a gente ver.’ Já Moraes Moreira transformou em frevo a dor de não poder mais assistir aos gols de Zico, que havia se transferido para o futebol italiano, e lembrou a gaitinha de Ary Barroso. Na cadência do samba, João Nogueira decretou que domingo era dia de ver mais um baile do Flamengo no Maracanã. Em 1995, ano do centenário do clube, na Avenida, a Estácio de Sá avisou: ‘Vesti rubro-negro, não tem para ninguém.’

O cinema angariou recursos que ajudariam a erguer o estádio da Gávea. ‘Alma e corpo de uma raça’, dirigido por Milton Rodrigues, irmão de Nélson, estreou em 15 de novembro de 1938, com o ex-presidente Getúlio Vargas na plateia. O filme ‘Uma vez Flamengo’, de Ricardo D’Halvor Solberg, mostrou a relação de amor entre o carioca, com o torcedor rubro-negro como referencial. ‘Flamengo Paixão’, de David de Neves, contou conquistas do clube pelo olhar do torcedor.

Da poltrona do cinema para o sofá de casa, famílias, por todo o Brasil e não só rubro-negras, se reuniram para torcer por Duda (Cláudio Marzo), um dos ‘Irmãos Coragem’, que brilhou com a camisa do Flamengo no horário nobre. A novela foi ao ar pela primeira vez em 1970, criação de Janete Clair e direção de Daniel Filho. Em remake de pouco sucesso, em 1995, Dias Gomes e Marcílio Moraes atualizaram a trama, com Marcos Winter escalado de craque fictício.

No papel de um ex-jogador bem-sucedido do Flamengo, Murilo Benício viveu Tufão em ‘Avenida Brasil’. O personagem se equilibrou entre a admiração e a chacota por parte do público, por estar acima do peso e ser traído pela mulher, a vilã Carminha, interpretada por Adriana Esteves. De todas as obras, porém, as mais reverenciadas são as produzidas dentro das quatro linhas. No Maracanã, principal palco do futebol mundial, o torcedor rubro-negro acostumou-se a aplaudir seus artistas de pé.

Fonte: O Dia

Notícias recentes

  • Destaque

Neymar se emociona após eliminação do Brasil na Copa do Mundo e encerra ciclo na seleção: “Tentei, agora acabou”

O que disse Neymar após jogo do Brasil x Noruega? Camisa 10 da Seleção Brasileira,…

05/07/2026
  • Destaque

Brasil repete pior campanha da história em Copas do Mundo com eliminação para Noruega

Brasil foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo 2026 A Noruega venceu…

05/07/2026
  • Notícias

Haaland marca 2 gols e Neymar desconta, mas Brasil está eliminado para Noruega nas oitavas da Copa do Mundo

Brasil está eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo Fim do sonho do…

05/07/2026
  • Notícias

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Noruega, pela Copa do Mundo

Brasil busca vaga nas quartas de final da Copa do Mundo A bola vai rolar…

05/07/2026
  • Notícias

SAIU! Com 1 jogador do Flamengo, Ancelotti divulga escalação para jogo do Brasil x Noruega, pelas oitavas da Copa do Mundo

Quais jogadores do Brasil entram em campo contra a Noruega? A bola rola para o…

05/07/2026
  • Notícias

Brasil x Noruega: onde assistir ao vivo, palpites e prováveis escalações

Quais são as principais informações sobre jogo do Brasil x Noruega, pelas oitavas de final…

05/07/2026