Reestruturação do basquete rubro-negro e a preocupação de se deixar um legado para o clube. O blog Garrafão Rubro-Negro conversou com Alexandre Póvoa, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, que fez uma análise do que foi feito no basquete do clube nas duas últimas temporadas.
“Na verdade, na avaliação das duas últimas temporadas sobre o basquete apontava para uma grande evolução dentro da quadra (hendeca carioca, tri da NBB, campeão da Liga das Américas e Campeão do Mundo). Esse crescimento veio com a evolução da estrutura fora da quadra – grande reforma no Hélio Maurício e nossa academia de força na Gávea. Além disso, no aspecto do orçamento sustentável da equipe, avançamos em um modelo misto de patrocínio direto e Lei de Incentivo. Na nossa avaliação, nossos pontos frágeis eram as categorias de base no aspecto de formação de jogadores e no espetáculo do jogo de basquete como um todo. No primeiro ponto, traçamos, junto com as comissões técnicas, um planejamento de longo prazo para a reformulação das categorias de base. Esse é um trabalho de longo prazo, mas que precisava começar um dia. No segundo item, começamos a atuar em diversas frentes: a confecção de um mascote, uma melhor preparação visual nos ginásios do Tijuca e na Gávea e promoções durante os jogos. Ainda estamos evoluindo, precisamos melhorar a comunicação com os torcedores o que está sendo um desafio já que, infelizmente, a imprensa esportiva brasileira tomou a decisão de praticamente concentrar todos a sua atenção no futebol, abandonando os esportes olímpicos, mesmo com a Rio2016. ”
Póvoa abordou o preço que o time adulto vem atravessando nessa temporada devido a reformulação que acabou sendo necessária.
“O processo de reformulação da equipe foi o preço pago do enorme sucesso que o basquete teve nas últimas temporadas. Campeões do mundo são poucos, sobretudo para times da América do Sul. Natural que a Europa e agora até a NBA, sobretudo em um momento de fragilidade de nossa moeda, busquem atletas que ganharam tudo. Cabe, a quem comanda e dirige a equipe buscar soluções, é assim em qualquer time vitorioso do planeta. Não resta dúvida que perder quatro jogadores de altíssimo nível e já entrosado, é um fato negativo. No entanto, olhando o copo “meio cheio”, não sofreremos uma espécie de problema que chegou a nos afetar no meio da temporada passada – motivar uma equipe que havia ganhado tudo que disputou, além de ter jogado em alto nível contra times de NBA. Os atletas novos serão indutores naturais dessa motivação de voltarmos a ganhar tudo. Adicionalmente, até porque sabíamos que a reposição com jogadores de mesmas características seria muito difícil (sobretudo com o dólar a R$ 4), planejamos um elenco que vai jogar de forma diferente do passado. O fator-surpresa é fundamental para vencermos um quarto título seguido, em um campeonato onde certamente serão catorze times contra a gente. Formamos agora um grupo experiente, com um misto da base da equipe de outros anos e de jogadores rodados no mercado europeu. Uma equipe mais “pesada”, talvez menos talentosa que a do último ano e com menos atiradores de fora, mas com superior poder de marcação, rebote e potencial ofensivo no garrafão. Estamos animados com essa nova formação, mas é claro que o entrosamento requer tempo. Além disso, estamos falando em esporte coletivo, não basta apenas contratar bons jogadores. Precisamos de uma sinergia dentro e fora da quadra como alcançamos nos últimos anos. O mais importante, para tudo dar sempre certo, é continuarmos sendo sempre o Orgulho da Nação. ”
Fonte: Garrafão Rubro Negro
Internacional ainda não pagou nenhuma parcela ao Flamengo pela compra de Thiago Maia Em junho…
Flamengo e Fortaleza se enfrentam em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro O…
Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Ver comentários
Flabasquete mesmo com todas estas mudanças qdo o time ficar entrosado vai dar muitas alegrias,