Assim como o Barça, Flávio Godinho quer Flamengo com esquema único da base ao profissional em 2016

A Chapa Azul, cujo candidato à presidência do Flamengo é o atual mandatário, Eduardo Bandeira de Mello, divulgou em seu site um vídeo no qual Bandeira e seus vices explanaram o plano de governo que pretendem colocar em prática caso vençam as eleições de dezembro. Atual vice de planejamento, Flávio Godinho, que assumirá o futebol do clube se seu grupo triunfar, garante já estar projetando a próxima temporada. Baseado no modelo do Barcelona e de outros europeus, revelou que pretende um Fla com o mesmo esquema tático desde o fraldinha até a equipe profissional.

– O Flamengo vai prestar muita atenção à divisão de base. Nossa filosofia de trabalho consiste em que, desde a escolinha ao futebol profissional, você tenha um esquema tático pré-definido e que todo mundo tenha um mesmo padrão de treinamento. Para que o jovem, quando ascenda ao futebol profissional, já esteja familiarizado com as práticas adotadas e esquema tático. Você tem que contar com atletas que te permitam ter a flexibilidade de mudar o esquema tático durante o jogo. Muitas vezes se perde o meio-campo e é preciso recuar um atacante, por exemplo – disse.

O ideal de Godinho é compartilhado por Muricy Ramalho, que fez estágio no clube catalão e revelou-se impressionado justamente com a padronização do esquema tático do Flamengo. Muricy, aliás, é um dos mais cotados para assumir o cargo de Oswaldo de Oliveira em 2016. Confira depoimento do treinador ao “Bem Amigos” sobre o Barça.

Godinho ainda revelou que outro princípio a ser empregado é o de priorizar a revelação de novos jogadores em detrimento à cobrança excessiva por conquista de campeonatos na base.

– Por outro lado a diretriz que vai ser dada para a turma da base é que fiquem menos preocupados com títulos. Pressão por títulos na base é muito grande, então há a tendência de se escalar jogadores mais fortes fisicamente. Normalmente na base o time que conta com jogadores mais parrudos acaba se sagrando campeão. Mas não necessariamente revela talentos, que é a função básica e princípio de qualquer divisão de base.

A formação de talentos, porém, não fica restrita a jogadores que crescem dentro do Flamengo. O Santos é exemplo, segundo Godinho, que crê ser necessário mapear também joias de outros centros. Espera fazer isso como uma “rede de olheiros de primeira linha” e pretende dar demandas aos treinadores da base.

– Posso pedir que o técnico da base me forme dois meias canhotos, ou um zagueiro ou um atacante de determinada característica – exemplificou.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo x Juventude: CBF muda horário de jogo do Brasileirão

Próximo jogo do Flamengo acontecerá às 16h30 (horário de Brasília) A Confederação Brasileira de Futebol…

21/10/2024

Zagueiros do Flamengo apontam mudanças com Filipe Luís, e Fabrício Bruno diz: “Precisamos conversar”

Léo Ortiz virou titular com Filipe Luís, mas Fabrício Bruno tem é banco do Flamengo…

21/10/2024

Cadê o PIX? Flamengo aguarda pagamento da multa, e Hugo Souza pode sair do Corinthians

Corinthians deve valor de R$ 500 mil por ter escalado Hugo Souza contra o Flamengo…

21/10/2024

“Lembrou o Zidane”: jornalista corintiano se encanta com atuação de jogador do Flamengo na Copa do Brasil

Juca Kfouri, assumidamente torcedor do Corinthians, rasgou elogios a Gerson, do Flamengo Que Gerson é…

21/10/2024

Clube europeu envia olheiros para acompanhar atleta do Flamengo em jogo contra o Corinthians

Juventus (ITA) deve vir forte para tentar a contratação de Léo Ortiz em janeiro de…

21/10/2024

Gabigol manda recado a Neymar após retorno do atacante ao time de Jorge Jesus

Neymar e Gabigol são amigos e já jogaram juntos Após mais de um ano afastado…

21/10/2024