A bola vai subir na próxima segunda-feira para a oitava temporada do Novo Basquete Brasil. O objetivo de 14 dos 15 times na disputa é acabar com o reinado do Flamengo. A equipe carioca venceu as últimas três edições e é o maior campeão do torneio nacional, com quatro títulos. O Brasília levou os outros três, mas não fica com a taça desde 2012. Campeão da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas, o atual vice-campeão Bauru aparece como principal nome para desbancar os rubro-negros. Mogi também surge forte para deixar de ser azarão e rondar entre os favoritos. E São José chega com o moral de ter conquistado o Campeonato Paulista.
Duas equipes estreiam no NBB 8: Caxias do Sul e Vitória. Os gaúchos venceram a Liga Ouro e se credenciaram para a disputa da elite do basquete nacional. A meta é permanecer na competição para a próxima temporada. Já o Vitória será o primeiro representante da Bahia no NBB. A franquia da universidade Universo trocou Uberlândia, em Minas Gerais, por Salvador.
MERCADO DO NBB
O mercado agitou os bastidores do basquete nacional antes da temporada. Depois do vice da Copa Intercontinental, quando perdeu para o Real Madrid, e de dois jogos nos Estados Unidos pela pré-temporada da NBA – a liga americana de basquete -, o Bauru trocou de técnico: saiu Guerrinha para a chegada de Demétrius Ferracciú, que estava no Minas. Quem também trocou o comando foi o Mogi. Depois de três anos como treinador, Paco Garcia passou o bastão para o auxiliar Danilo Padovani e se desligou do clube.
O vai e vem dos jogadores também movimentou o mercado. A chegada que chamou mais atenção foi a de Nezinho ao Franca. O armador é considerado um dos principais rivais da equipe francana nos últimos anos, com passagens por Ribeirão Preto, Limeira e Brasília. O Flamengo perdeu bons nomes, como os argentinos Nico Laprovittola e Walter Herrmann, o armador Vitor Benite e o pivô Cristiano Felício, que hoje defende o Chicago Bulls, na NBA. Para tentar compensar as perdas, trouxe o trio campeão do Pan de Toronto: JP Batista, Rafael Mineiro e Rafael Luz.
O Paulistano foi outro time que anunciou um pacote de reforços: o armador Valtinho, os americanos Jason Smith e Steve Toyloy, o ala-pivô Luis Gruber e os pivôs Caio Torres e Guilherme Hubner. Mas o time da capital paulista perdeu Fernando Penna para o Rio Claro, que também contratou Atílio, do Macaé, e Dedé, do São José. Duda Machado trocou o Rio Claro pelo Basquete Cearense.
O São José pegou três nomes do Paulistano: o ala-armador Pedro Lima, e os alas-pivôs César Fabretti e Renato Carbonari. O Brasília também buscou reforço no Paulistano e contratou o ala Pilar. O americano naturalizado brasileiro Larry Taylor trocou o Bauru pelo Mogi.
Serão 30 rodadas até os playoffs. Doze times avançam, e o último é rebaixado. Os quatro melhores avançam direto para as quartas de final, enquanto oito tentam sobreviver para encarar o top 4 por um lugar na semifinal. A decisão volta acontecer em uma série melhor de cinco jogos. O primeiro jogo da temporada será um reedição da última final. Nesta segunda-feira, Bauru e Flamengo se enfrentam , às 19h, no ginásio Panela de Pressão, com transmissão ao vivo do SporTV e SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real.
OS JOGOS DA 1ª RODADA
02/11 – 19h – Bauru x Flamengo (transmissão do SporTV e SporTV Play)
03/11 – 20h – Franca x Macaé
03/11 – 20h – Rio Claro x Liga Sorocabana
04/11 – 19h30 – Pinheiros x Minas
04/11 – 20h05 – Caxias do Sul x Brasília
04/11 – 20h30 – Basquete Cearense x Mogi das Cruzes
04/11 – 21h – Vitória x São José
Fonte: GE
Rumo ao penta.