A bola vai subir na próxima segunda-feira para a oitava temporada do Novo Basquete Brasil. O objetivo de 14 dos 15 times na disputa é acabar com o reinado do Flamengo. A equipe carioca venceu as últimas três edições e é o maior campeão do torneio nacional, com quatro títulos. O Brasília levou os outros três, mas não fica com a taça desde 2012. Campeão da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas, o atual vice-campeão Bauru aparece como principal nome para desbancar os rubro-negros. Mogi também surge forte para deixar de ser azarão e rondar entre os favoritos. E São José chega com o moral de ter conquistado o Campeonato Paulista.
Duas equipes estreiam no NBB 8: Caxias do Sul e Vitória. Os gaúchos venceram a Liga Ouro e se credenciaram para a disputa da elite do basquete nacional. A meta é permanecer na competição para a próxima temporada. Já o Vitória será o primeiro representante da Bahia no NBB. A franquia da universidade Universo trocou Uberlândia, em Minas Gerais, por Salvador.
MERCADO DO NBB
O mercado agitou os bastidores do basquete nacional antes da temporada. Depois do vice da Copa Intercontinental, quando perdeu para o Real Madrid, e de dois jogos nos Estados Unidos pela pré-temporada da NBA – a liga americana de basquete -, o Bauru trocou de técnico: saiu Guerrinha para a chegada de Demétrius Ferracciú, que estava no Minas. Quem também trocou o comando foi o Mogi. Depois de três anos como treinador, Paco Garcia passou o bastão para o auxiliar Danilo Padovani e se desligou do clube.
O vai e vem dos jogadores também movimentou o mercado. A chegada que chamou mais atenção foi a de Nezinho ao Franca. O armador é considerado um dos principais rivais da equipe francana nos últimos anos, com passagens por Ribeirão Preto, Limeira e Brasília. O Flamengo perdeu bons nomes, como os argentinos Nico Laprovittola e Walter Herrmann, o armador Vitor Benite e o pivô Cristiano Felício, que hoje defende o Chicago Bulls, na NBA. Para tentar compensar as perdas, trouxe o trio campeão do Pan de Toronto: JP Batista, Rafael Mineiro e Rafael Luz.
O Paulistano foi outro time que anunciou um pacote de reforços: o armador Valtinho, os americanos Jason Smith e Steve Toyloy, o ala-pivô Luis Gruber e os pivôs Caio Torres e Guilherme Hubner. Mas o time da capital paulista perdeu Fernando Penna para o Rio Claro, que também contratou Atílio, do Macaé, e Dedé, do São José. Duda Machado trocou o Rio Claro pelo Basquete Cearense.
O São José pegou três nomes do Paulistano: o ala-armador Pedro Lima, e os alas-pivôs César Fabretti e Renato Carbonari. O Brasília também buscou reforço no Paulistano e contratou o ala Pilar. O americano naturalizado brasileiro Larry Taylor trocou o Bauru pelo Mogi.
Serão 30 rodadas até os playoffs. Doze times avançam, e o último é rebaixado. Os quatro melhores avançam direto para as quartas de final, enquanto oito tentam sobreviver para encarar o top 4 por um lugar na semifinal. A decisão volta acontecer em uma série melhor de cinco jogos. O primeiro jogo da temporada será um reedição da última final. Nesta segunda-feira, Bauru e Flamengo se enfrentam , às 19h, no ginásio Panela de Pressão, com transmissão ao vivo do SporTV e SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real.
OS JOGOS DA 1ª RODADA
02/11 – 19h – Bauru x Flamengo (transmissão do SporTV e SporTV Play)
03/11 – 20h – Franca x Macaé
03/11 – 20h – Rio Claro x Liga Sorocabana
04/11 – 19h30 – Pinheiros x Minas
04/11 – 20h05 – Caxias do Sul x Brasília
04/11 – 20h30 – Basquete Cearense x Mogi das Cruzes
04/11 – 21h – Vitória x São José
Fonte: GE
Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…
Ver comentários
Rumo ao penta.