“Tenho de ser franco. Critiquei muito Edgardo Bauza, assim como boa parte dos cuervos, nestes anos. Não entrava pela minha cabeça jogar com cinco jogadores de marcação no meio de campo e três zagueiros. Acho que “retranqueiro” foi a palavra mais suave para descrevê-lo. Ele demorou a me convencer. Um cara que saiu do Equador e volta à Argentina depois de anos como conseguiria ganha uma Libertadores? Pensei que ele fosse cair logo. O técnico se manteve fiel às convicções, montou uma linha de ataque maravilhosa e foi conquistando a torcida e esse crítico mais ácido. “El Patón” deixa o San Lorenzo no coração da massa azul-grená. Ele fez o elenco acreditar que era possível ganhar a primeira Libertadores da história do clube. Só não pode treinar outro rival na Argentina. Pelo menos agora…”
Nicolas Berado, repórter do Diário Olé, da Argentina.
“Edgardo Bauza é uma grife no futebol sul-americano. Graças a dois títulos da Copa Libertadores, o técnico tem um nome muito forte no cenário do futebol internacional. Contratá-lo não deve ser tarefa das mais fáceis. Apesar da vasta bagagem internacional do argentino, não posso assegurar que será uma grande contratação para o Flamengo, pois o retrospecto recente de estrangeiros no Brasil não é animador. A exigente torcida rubro-negra teria paciência com Bauza na primeira série de derrotas? Apoiaria o 3-5-2 do comandante? Acho muito pouco provável. A “hinchada” do San Lorenzo teve a calma necessária e foi recompensada. Bauza é o técnico mais vencedor do futebol equatoriano e, mesmo sem conquistas neste ano, deixa o Nuevo Gasómetro pela porta da frente.”
Leonardo Pereira, Lancenet
Fonte: Lancenet
” A exigente torcida rubro-negra teria paciência com Bauza na primeira série de derrotas? Apoiaria o 3-5-2 do comandante? Acho muito pouco provável”. A recente história de treinadores gringos no Brasil mostra que não. O próprio Flamengo vive demitindo, muitas vezes cedendo a pressão da torcida.
Eis a questão…a diretoria teria que ter “peito” e bancar o treinador. Será?
Se a falta de paciência fosse apenas com treinadores gringos… Só um clube não trocou de técnico no BR desse ano, foram 30 demissões no total: https://www.colunadofla.com/2015/11/pvc-guilhotina-recorde-so-um-clube-com-mesmo-tecnico-no-brasileirao/.
Não seria a favor da contratação de um estrangeiro no meio do campeonato, mas dando a ele a possibilidade de iniciar um trabalho, fazer pré-temporada e ir ajustando o time no primeiro semestre, que é mais “morno”, haveria condições de implantar um estilo. Com o Aguirre vinha funcionando, nem a torcida apoiou a demissão. A questão da impaciência é cultural e atinge a todos, os técnicos brasileiros inclusive. Isso é algo que precisa ser trabalhado. Acho esse discurso de que treinador estrangeiro não dá certo no Brasil muito conveniente para os treinadores daqui, que fazem questão de reforçar isso, mas eles mesmos reclamam que não dão tempo a eles. Aí o argumento perde força. O problema é então com os dirigentes, torcida, imprensa… Ou muda o comportamento ou técnico nenhum vai ter sucesso, salvo um acaso, independente da nacionalidade. E se tivemos paciência com o Luxemburgo, por mais de 6 meses, sem apresentar nada… Hahah. SRN!
“Acho esse discurso de que treinador estrangeiro não dá certo no Brasil
muito conveniente para os treinadores daqui, que fazem questão de
reforçar isso”
Verdade. O nome disso é reserva de mercado, tentam proteger o mercado brasileiro contra novos profissionais de fora.
De fato, conhecendo agora o esquema tático preferido do Balza, DUVIDO que ele dê certo no Flamengo (como eu gostaria que acontecesse). Simplesmente porque a nossa cultura rubro-negra é outra. É partir pra cima, ter posse de bola, atacar sempre e não esperar contra-ataque. Por isso acho que a torcida não ia aguentar.
Almir, se retranca for o problema estamos fadados ao fracasso, caso nosso treinador seja Muricy.
Não sei…. Não lembro de Inter, São Paulo, Santos ou Fluminense jogarem retrancados com o Muricy.
Sim, aí já entra a análise do perfil do profissional pra ver se e como se encaixa e tenta reduzir as chances de erro. Porque no final, toda contratação é uma aposta.
A torcida é burra e nunca ajuda.
é um bom técnico sim, mas eu gostaria de ter no Fla alguém que conheça o Fla … a politicagam sempre atrapalhou o Flamengo dentro de campo. Não é mto diferente do que aconteceu com o Osorio no São Paulo (é um bom técnico, mas a politicagem o atrapalhou). No Flamengo tem que ser alguém que saiba lidar com isso. Po rmim, manteria o Oswaldo para começar um trabalho próprio. Se não for o Oswaldo, aí se poderia pensar em Muricy, Abel, Levir (caras que venham para o embate, já sabendo o que os aguardam) ou então, os de casa mesmo (Jayme, Carpegiani, Andrade) … De qquer forma, já acho interessante o Fla preparar um time B para o cariquinha com o Pet como técnico, como experiência … Se se vingar a Liga
Andrade?? O auge do Andrade foi ser frouxo o suficiente pra deixar os jogadores montarem o time em 2009. Ainda teve a cara de pau de insinuar que deveria ganhar pensão “pelos serviços prestados”. Não deu certo nem no Barra Mansa!
Quem comandava time na minha opiniao era o Pet… ele que dava as cartas ele q motiva os jogadores… principalmente Adriano e Ze Roberto boêmios… O treinador daquele time pra mim era o Pet.
Não discordo disso … por isso acho que já se deveria ao menos testar o Pet no comando de um time B. Agora, o Andrade é sim um bom treinador e sabe como trabalhar com os mais novos.
Muricy, Bauza, Sampaoli, sim, são todos ótimos técnicos e com grife, mas são todos caros, o tempo está passando e até agora nada. Só que tem um detalhe que ninguém percebe: tirando o Tite, que é disparado o melhor técnico brasileiro, quem é o segundo no momento? Não é o Levir?? Pois é, e ele está disponível no mercado. Eu, particularmente, gosto dele, que é disciplinador, franco, e preza pelo futebol moderno, dinâmico e ofensivo. Acorda, Bandeira!!
Também acho o Levir uma boa opção. Muito melhor que o “muderno” Muricy, após incrível reciclagem de duas semanas.
Muricy e melhor.esse ai so mais uma aposta.so porque ganhou uma libertadores ja tem gente achando que vai jogar pra frente muricy tem 4 Brasileiros 1 libertadores no curriculo por onde passou para de inventar e muricy.Depois nas primeiras derrotas vao chamar a diretoria de bola esses baba ovos de gringo
Tem 2 Libertadores LDU e San Lorenzo time pequenos
e lindo jogar pra frente sou a favor do toque de bola e a ofensividade.Mas temos timr?naoooo nao temos pra isso traz o muricy e pronto
Ja que esse Bauza e a solucao so porque ganhou libertadores vamos atras do tecnico do Guarany Paraguay parem de graca imprensa ridicula
Contradiz tudo aquilo que eu presenciei quando ele foi o treinador campeão da LDU em 2008. O time Equatoriano jogava um futebol competitivo do meio pra trás e alegre do meio pra frente. Será que se trata de outro BAUZA?
O San Lorenzo campeão da Libertadores também. O meio com Piatti, Romagnoli/Villalba e Correa, com o apoio do Buffarini e do Más, jogou muito. Acho que depende das peças que ele tem a disposição. Se não tiver tanta qualidade na frente, ele se preocupa em garantir que o time seja consistente defensivamente. Essa é a principal característica das equipes dele.
Eu concordo, o esquema depende das peças que se tem em mãos.
tomara que ele venha chega de técnicos ultrapassados como muricy ,luxemburgo, oswaldo. Bauza pode ser o tecnico que o flamengo precisa para evoluir e esse negocio de paciencia, nao pode ser impecilio pois o fla vai ter um primeiro semestre todo sem grandes competiçoes, entao ele vai ter o tempo pra trabalhar o time pra principal competiçao do proximo ano que é o brasileiro