Muricy Ramalho já recebeu o recado. Embora muitos conselheiros do São Paulo desejem sua volta, o presidente Carlos Augusto Barros e Silva não o quer. Ainda não o perdoa por tê-lo expulsado do vestiário, junto com amigos, em 2009. O treinador avisou que os jogadores precisavam de sossego.
O treinador está plenamente recuperado de sua diverticulite. Cumprindo a promessa feita a sua esposa, Roseli, Muricy tratou de fechar os ouvidos para propostas até o final desta temporada. Ele retirou a vesícula em abril. Está há seis meses descansando, se divertindo, relaxando com os filhos, Vai para programas de tevê, rádios, comenta jogos, dá palpite sobre a Seleção. Muito ético, defende Dunga até debaixo d’água.
Ele escuta muito o que seu amigo íntimo, e auxiliar, Tata diz. E ele falou que era hora de ‘fazer o que todos fizeram’. Ir para a Europa dar ‘uma reciclada’. E ‘tirar muitas fotos e ser filmado’. Era importante aprender novos conceitos e também mostrar que seu repertório será mais variado. Principalmente para a imprensa esportiva, que o cobrava muito nos últimos tempos de São Paulo. Seu ‘Muricybol’ não encantava mais. A insistências nos cruzamentos aéreos, a impaciência do seu time em prender bola no ataque. A inconsistência na recomposição. A postura passiva diante da falta de intensidade de jogadores como Ganso, Pato, Luís Fabiano.
Muricy aceitou. Mas quis ir logo no melhor time europeu. O campeão atual da Champions. O Barcelona. E por seu currículo de campeão da Libertadores, tetracampeão brasileiro, teve todas as portas abertas. Teve 12 dias para acompanhar o trabalho do time catalão.
Neymar intercedeu por ele junto a Luis Enrique e houve a liberação para que ele e Tata acompanhassem os treinos, fechados para a imprensa do mundo todo. Além disso, foi a jogos, conheceu como o Barcelona trabalha nas categorias de base. Quis saber também da administração. Enfim, uma reciclagem verdadeira.
Ele teve acesso ao que muitos técnicos brasileiros que passaram por lá não tiveram. Nem sonham. Não foi apenas uma rápida conversa com Luis Enrique e fotos. Ele mergulhou na intimidade, como se estivesse no Morumbi, no CCT da Barra Funda, em Cotia. Quis conhecer as instalações dos profissionais e dos garotos. Entendeu como eles fazem para estudar e jogar. Compreendeu que o Barcelona segue uma mesma filosofia em todas as suas categorias. Os times utilizam o mesmo esquema. Por isso fica mais fácil lançar garotos da base.
Muricy também teve uma aula de como tudo acontece fora do campo. Como o clube é firme com os atletas. Exige profissionalismo. Compreendeu porque Ronaldinho Gaúcho, no seu auge, foi negociado. Suas farras fora do campo estava contaminando o ambiente. Os catalães exigem respeito durante toda a temporada, inclusive nas folgas. Por isso, todo o excesso dos atletas nas férias é tolerado.
O treinador disse que escolheu o Barcelona porque a maneira de jogar, a escola, é a que mais se aproxima da brasileira. E teve contatos com os conceitos. A movimentação da equipe. A recomposição. A intensidade. A necessidade de o time atacar e defender em bloco. A qualidade da saída de bola. As triangulações pelas laterais. As infiltrações dos volantes. A inutilidade de um volante fixo na frente da zaga se seus laterais não atuam abertos como pontas. A troca constante de posição dos meio campistas e atacantes. Usar o conceito de preenchimento de espaço do basquete. Atacantes sem preguiça para marcar e cobrir laterais.
Neymar fez questão de ajudar a detalhar cada detalhe tático. Justo ele que detestava estratégia. Teve de aprender a movimentação não só dele, mas de todo o time. Assim como todos os atletas. Cada jogador precisa entender o que todos os outros fazem em campo.
Foi um choque para Muricy.
Os presidentes de clubes brasileiros trocam muitas informações. E Eduardo Bandeira de Mello já sabe que o São Paulo de Leco não terá Muricy em 2016. Não há a menor possibilidade. Os dois não se falam. Doriva também não vai ficar. Mas isso não interessa a Bandeira de Mello. Muricy, sim.
Esta reciclagem do treinador tetracampeão brasileiro e campeão da Libertadores chegou na melhor hora. Não só dentro do campo, assunto que Bandeira de Mello confirma não ser um profundo conhecedor.
Chegou até ele a maneira com que Muricy deseja fazer a integração entre o time profissional e a base. Usar o método que aprendeu no Barcelona. Fazer todos os times atuar da mesma maneira. Essa integração sempre ameaçou acontecer na Gávea, mas como em todos os clubes do país, a escolha dos técnicos da base serve como acomodação política. Indicações para agradar alas aliadas ao presidente.
Bandeira de Mello quer garantir, se for eleito, mais seriedade no elenco profissional. Não aceita mais espaço para festas regadas a mulheres, cerveja e colchonetes espalhados pelo chão, como a que custou o afastamento e multa de Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho.
O presidente flamenguista quer um novo técnico com muito mais energia e que não seja tão amigo dos atletas, como Oswaldo de Oliveira. Já é unanimidade a decisão de que ele não continuará no clube em 2016. Foi oportuno demais o contato de Muricy com a direção do clube catalão. E a exigência, por contrato, de um comportamento exemplar. Óbvio que os jogadores não agem como santos. Mas respeitam o clube até nos seus momentos de folga. Não se deixam fotografar com cerveja, prostitutas. Ainda mais com o time despencando no campeonato, acumulando cinco derrotas em seis partidas.
Muricy virou o nome mais comentado, mais forte na Gávea. E até mais barato. Ele está desempregado. O outro objeto de desejo, Cuca, tem contrato com o Shandong Luneng e recebe R$ 1,5 milhão. Por um terço desse dinheiro, o tetracampeão brasileiro pode aceitar trabalhar na Gávea.
O treinador sabe que não voltará ao São Paulo. E avisou que deseja trabalhar em clubes onde ainda não esteve. Quer algo novo na vida. O Flamengo quer uma nova filosofia.
O flerte já acontece.
Tem muita chance de virar casamento em 2016…
Fonte: Cosme Rímoli
NA RUA - ANIVERSÁRIO FLAMENGO 129 ANOS 129 ANOS DO FLAMENGO AO VIVO NA GÁVEA…
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…
Alex Arce defende a LDU (EQU) e tem 29 anos Com a iminente saída de…
Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…
Qualidade técnica de Léo Ortiz chamo atenção na Seleção Brasileira Dorival Júnior convocou dois jogadores…
Ver comentários
"Compreendeu porque Ronaldinho Gaúcho, no seu auge, foi negociado. Suas
farras fora do campo estavam contaminando o ambiente. Os catalães exigem
respeito durante toda a temporada, inclusive nas folgas. Por isso, todo o
excesso dos atletas nas férias é tolerado."
Alguém mais ai vai defender o bonde da Stella? Se um dos 3 maiores e mais vencedores clubes do mundo faz assim, então temos que fazer igual.
Se o Muricy realmente aprendeu algo, mesmo eu achando que o tempo é pouco para uma reciclagem profunda, pode ser uma boa.
Ele é bom treinador, duro nas horas necessárias, com ele com certeza não vai ter bagunça.
Só não é o futebol vistoso que todos esperam, se vier vou torcer para que dê certo.
Não entendi. Muricy é durão ou passivo? A matéria diz que não soube lidar com alguns jogadores e ao mesmo tempo que sabe lidar com qualquer situação.
Pela minha interpretação, ele não tinha, e viu no Barcelona que isso é muito importante, agora quer praticar
A imprensa suja q temos Brother...ela está qrendo contaminar os torcedores com a diretoria..pois se o Fla tbm tivesse feito o inverso, eles estariam criticando do mesmo jeito...por mim pode negociar todos..nenhum dos 5 tem perfil de Flamengo.
Pra botar "ordem" Celso Roth é muito mais barato,hj o Muricy é um novo Luxa,não foi bem depois do Flor.500mil contrato de 2 anos(provavelmente) perde 5 jogos e cai.Melhor ficar C Osvaldo ,aí se for mal no Sul minas...
Celso Roth???!!!!Ce tá falando sério ou ta de zoeira com a torcida
o Muricy quando saiu do Fluminense, "só ganhou" uma libertadores com o Santos. Sem contar com a ótima campanha que fez com o São Paulo no brasileiro passado em q ficou atras apenas do cruzeiro.
EBM Falou q vai manter Osvaldo
Pq ele qr q o Osvaldo tenha um trabalho ao LONGO prazo
Não acredito nem um pouco nessa matéria. Não vale nem a pena comentar.
Esses vermes, parasitas querem cansar o torcedor com falácias e TB estão tentando fazer com que os jovens afastem a idéias de torcer pelo flamengo, o bom pra eles é o curintia que deve 1 bi e duzentos e cinqüenta milhões e afora estão com 10 meses de salário atrasados, informação do Elias no "bola da vez".
Vão errar pela enésima vez com o Muricy. Ultrapassado Zé BuscaPé, essa diretoria não tem jeito vai ser outro ano horroroso.
Alguém pode me dizer o que o Muricy aprendeu? Viu instalações, deu uma voltinha no pátio, viu um treino e voltou sabendo tudo, a vai pentear macaco, quanta burrice, incompetência juntas.
Independente do técnico, quem tem cobrar dos jogadores é o clube, a exemplo do Barcelona, não me venham com esse papo que a cultura deles é diferente e blá blá blá. É histórico, todas as diretorias do Flamengo passam a mão na cabeça de jogador. A diferença é que antes tinham vários craques e jogadores que respeitavam o MANTO SAGRADO, hoje infelizmente não é assim, qualquer bosta é elevado a status de craque e acaba acontecendo isso o que estamos acompanhando.
Infelizmente nossa estrutura ainda é precária, não temos ainda possibilidade de fazer essa integração com a base. Se estamos atrasados com relação aos times do Brasil, imagine ao Barcelona. Vamos ver até quando vamos ficar nessa, sem ganhar brasileiros, libertadores, mundiais e perdendo para times medíocres e achando tudo normal. SRN
Inteira razão.
A estrutura atual do CT do Flamengo é ridículo. Lamentável clube gigante como o nosso não ter onde treinar, enquanto times médios como o Atlético MG, Cruzeiro, Atlético PR... têm excelentes CTs. Vergonhoso. Seja com os integrantes da chapa azul ou verde na direção o Flamengo vai continuar evoluindo muito rapidamente seja em estrutura, financeira, administrativa, conduta etc. Lá para 2018 todo o CT estará pronto e o time será forte para disputar qualquer campeonato para ser campeão.
A diretoria disse que a partir de 2017 dava pra monta um time bom
Sim. Teremos um time bem melhor. Como dito por eles "2016 será um ano de transição... ".
Teremos time muito bom em 2017.
Se ele ficou 12 dias, de manha e tarde, tirando foto e filmando todo o sistema tático, toda a estrutura e organização do Barça, acredito que já é muito coisa. É como fosse uma Pós-graduação. Se ele fosse para outros clubes da europa seria um mestrado...Agora, ele vai estudar o material obtido e colocar em prática o que aprendeu. Só acho difícil fazer isso no fla, pois ainda não temos um CT digno, e vamos ter muitas viagens ano que vem, já que ficaremos sem Estádio...Revoltante essa falta de estrutura! Até quando? Com otimismo, só em janeiro de 2017
Tá. Primeiramente, Muricy vai querer dirigir um time como o Fla? Vamos ser Sinceros. Creio que não. Para isso a diretoria terá que contratar e bem, montar um time realmente competitivo. Ai fica a pergunta: agora vão abrir o cofre? Ou vem um jogador bom, e mais dois meia boca e vamos lá...temos que ponderar.
*Eu ainda apostaria em Oswaldo, não vejo Ele culpado de nada. Com esse time do Fla nem Guardiola da jeito. tem que trazer um Zagueiro bom, um Armador, LD...para começar a graça.
É inacreditável como no Fla jogador não rende...outros times contratam e da certo. Algo está muito errado ai. Tem que trazer um cara realmente competente no futebol, aliás: Wallim, BAP, BM, deveriam fazer um estágio em um grande clube e APRENDER SOBRE FUTEBOL. Do contrário...
Na verdade, acho que o lance de "Aprender Futebol", não é tão simples assim. Não é com um ou dois cursos que se aprende sobre. Eu acho que esses caras (Wallin, EBM, BAP...) deveriam colocar alguem que tem experiencia no assunto. Cara, o Leonardo seria a opção perfeita para o Fla, porem, ja disse que enquanto o Futebol Brasileiro tiver mais politica que futebol, ele não vem. E esta certo ele, eu faria o mesmo. Quanto ao Muricy, eu concordo com você. Ele é um cara esperto, não da tiro no escuro. Sá vai pra time com estrutura e com um elenco que ele sabe que vai dar certo. Não deixa de ser um mau técnico por isso, mas acho que não daria certo no Fla. Acho que pode dar certo tbm com o Oswaldo, afinal, Multicampeão por Multicampeão, o Oswaldo também é. Eu espero que a diretoria do Fla traga jogadores, não estrelas, Pedigree, ou craques renomados, mas sim jogadores com caráter, respeito a profissão, ao clube e a torcida e, principalmente, vontade de vencer. Hoje, na minha opinião, na situação do futebol brasileiro, esses requisitos, aliado a uma boa formação tática, é a receita para obter grandes resultados.
SRN!!!