Flamengo 120 anos: Assaf relembra como tudo começou

Compartilhe

Fim do Século 19. O Rio de Janeiro, capital do Brasil, contava meio milhão de habitantes e crescia tentando administrar problemas de urbanização e saúde pública. A população se concentrava no centro da cidade do Rio de Janeiro e adjacências. No Lamas, um bar badalado do Flamengo, estudantes discutiam o cotidiano.

As corridas de cavalos ainda mobilizam o povo. Mas o remo começava a arrebatar as multidões. Surgiam, aqui e ali, clubes para a sua prática. Rapazes da Praia de Botafogo fundaram um grupo de regatas, atraindo as atenções das moças do bairro e da vizinhança, despertando ciúme indisfarçável no pessoal do Flamengo. Logo, o guarda-livros Nestor de Barros convocou a turma local para uma reunião no Lamas, onde decidiram criar um clube para representá-los.

O primeiro passo foi a compra da baleeira batizada de Pherusa. Em 6 de outubro de 1895, a embarcação foi lançada ao mar com sete jovens – Barros, Felisberto Laport, Joaquim Leovegildo dos Santos Bahia, José Agostinho Pereira, José Félix da Cunha Menezes, Mário Spínola e Maurício Rodrigues Pereira.

No fim da tarde, um vento traiçoeiro fez a Pherusa virar. Os tripulantes foram salvos pela lancha Leal, que regressava de um passeio, e a baleeira rebocada para a Praça 15, de onde foi roubada. O episódio seria o bastante para afastar dos rapazes a ideia de formar o seu próprio grêmio. Mas a turma não desistiu. Adquiriu uma nova embarcação, a Scyra, e convocou para 17 de novembro um encontro para o casarão número 22 da Praia do Flamengo, onde Barros morava, para concretizar o sonho.

A ata de fundação do Grupo de Regatas do Flamengo foi assinada por 18 nomes. Foi eleito como primeiro presidente o guarda-marinha Domingos Marques de Azevedo. A turma escolheu como cores oficiais o azul “da Baía de Guanabara” e o ouro “das riquezas naturais do Brasil”.

E resolveu que a data de fundação seria oficialmente a de 15 de novembro – feriado nacional que celebra a Proclamação da República. Daí em diante, o Flamengo começou a caminhar com as suas botas de sete léguas.

Seria necessária uma edição especial do diário LANCE! para detalhar todos os títulos que o Rubro-Negro ganhou em 120 anos de história. E os craques que abrigou – Leônidas da Silva, Zizinho e Zico puxando a fila. Mas basta ressaltar a popularidade que o clube desfruta no Brasil e até mesmo no exterior.

Isto já é suficiente para exprimir sua grandeza.

Fonte: Lancenet

Notícias recentes

  • Notícias

Brasileirão: jogo do Flamengo x Santos vai passar na Globo?

Líder do Brasileirão, o Rubro-Negro visita o Santos nesta quinta-feira (08), na Vila Belmiro O…

08/10/2026
  • Notícias

Jogo ao vivo, escalações e desfalques: saiba tudo sobre Santos x Flamengo, pelo Brasileirão

Líder com 60 pontos, o Rubro-Negro visita a Vila Belmiro sem Arrascaeta, Léo Ortiz e…

08/10/2026
  • Destaque

Matheus Gonçalves exalta Flamengo e revela foco no Al-Ahli após assédio de Vasco e Botafogo

Meia revelado no Ninho afirma que se blinda das especulações e mantém o foco no…

07/10/2026
  • Destaque

Técnico do Estudiantes prevê lesionados à disposição contra o Flamengo na Libertadores: “Jogo do ano”

Medina minimizou o problema de Piovi, exaltou Marcos Rojo e admitiu a busca por um…

07/10/2026
  • Destaque

Acidente, irritação de Jorginho e Bruno Henrique apaixonado: veja imagens do desembarque do Flamengo em Santos

Flamengo já está na Baixada Santista para enfrentar o time de Neymar A delegação do…

07/10/2026
  • Destaque

Petkovic, Guerrero e outros ex-Flamengo acusam Mancuso por fornecer licenças falsas de treinador

Reportagem do UOL aponta pagamentos de até R$ 100 mil por certificados da escola argentina…

07/10/2026