Flamengo: 120 anos de muita história para contar

O passado, quando negro, precisa ser conhecido para que não se repita. Mas, se ele também é rubro, o jogo vira. Enquanto luta para preservar a memória do Flamengo, o economista Daniel Rosenblatt, 50 anos, sonha em ver multiplicadas as glórias representadas por cada troféu que reluz na exposição interativa ‘Fla Experience’, na Gávea. Hoje, o Ataque convida o leitor a embarcar numa viagem no tempo. A estação terminal da série de reportagens será no domingo, dia do aniversário de 120 anos do clube mais querido do Brasil. Senta e aperta os cintos, que lá vem história.

Enquanto sobe os degraus que o levam da rua à entrada da exposição interativa, inaugurada há um ano, o visitante avista a estátua de Zico, de braços abertos, comemorando um de seus 508 gols que marcou com a 10 do manto sagrado às costas. No dia 6 deste mês, no entanto, embaixo da escada, a história se apresentava em carne e osso. Silva Batuta, ídolo rubro-negro dos anos 1960, encostado na parede, cumprimenta, com sorriso fácil, a equipe de reportagem.

Zico e Silva, em proporções diferentes, carregam parte da memória do Flamengo. E, para que nada caia no esquecimento, Daniel doa ao clube dois de seus bens mais preciosos: o tempo e o amor que cultiva pelas cores vermelha e preta: “Tenho a minha empresa e dedico voluntariamente as minhas tardes e noites ao Flamengo.”

Da Fla Experience, ele cuida como se fosse sua filha. Ao tirar a cúpula que protege a taça de campeão mundial de 1981, dispensa
ajuda, com medo de acidentes. A peça acabara de chegar da restauração. As mais antigas, do remo, de 1900, e do futebol, de 1914, entre outras, passam pelo mesmo processo.

Neste primeiro momento, monitores interativos e uma linha do tempo tentam resumir 120 anos. O ambiente seguinte recria o vestiário onde Zico & Cia se prepararam para vencer o Liverpool, no Japão.

Mas é na terceira sala que a mágica acontece. Lances históricos passam num telão. A narração de Galvão Bueno do gol de Adílio, de cabeça, sobre o Santos, na final do Campeonato Brasileiro de 1983, chega aos ouvidos do time do Ataque antes que as 148 taças e as camisas, entre elas uma usada por Doval, expostas numa espécie de arquibancada sejam percebidas. Brilham também ali glórias de esportes que não existem mais no clube, como boxe e patinação. A visita termina num corredor enfeitado por fotos antigas. “Os troféus são o suprassumo e a síntese da história de glórias do Flamengo.”

Alguns prêmios expostos são de origem desconhecida. Para preencher essas e outras lacunas, três estagiárias tiram o pó que encobre parte da memória rubro-negra, numa pequena sala, entre recortes de jornais, caixas, quadros e atas antigas. O museu do clube é apenas um projeto. Mas a viagem está em curso. E essa aquarela jamais descolorirá.

Fonte: O Dia

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Já fiz o passeio duas vezes. a FLA EXPERIENCE é de muito bom gosto e elegante. dificilmente algum outro clube do país terá o nível que foi colocado alí. no que pertine a história não preciso nem falar né......NENHUM outro clube do país tem mais história do que o Flamengo. São diversos os esportivos, o futebol foi destacado por ser o mais popular mas poderia muito bem contar a história de diversos esportes com ênfase que não iria ter hora para acabar. O que realmente acho que falta é você realmente ter a experiência de que está entrando em algo grandioso, como o salão do Real Madrid(que eu também já estive). O Flamengo ainda teria uma estrada para chegar lá. No que depender de histórias e glórias de tantas modalidades esportivas, coisas culturais, tudo ficaria muito pequeno. SRN __/ Up the Flamengos!

Notícias recentes

Hugo Souza ‘curte’ vídeo de Leo Ortiz cutucando o Corinthians após vitória do Flamengo na Copa do Brasil

Hugo Souza foi um dos assuntos que movimentou os bastidores antes dos jogos entre Flamengo…

21/10/2024

Jogador do Flamengo provoca Matheuzinho após eliminar o Corinthians: “Esse clima hostil a gente gosta”

Antes do jogo, Matheuzinho disse que o Flamengo iria encontrar um “território hostil” no estádio…

21/10/2024

Eliminado e endividado: Corinthians faz dívida de R$ 1 milhão com o Flamengo por usar Hugo em semi da Copa do Brasil

Emprestado pelo Flamengo, Hugo Souza não evitou eliminação do Corinthians na Copa do Brasil Parece…

21/10/2024

QUE PAPELÃO! Corinthians apela e toma atitude extracampo para prejudicar preparação do Flamengo

Corinthians e Flamengo se enfrentam às 16h (horário de Brasília) deste domingo (20), na Neo…

21/10/2024

Só expulsa do Flamengo? Zagueiro do Corinthians impede chance de gol com falta, mas não leva vermelho

Gustavo Henrique era o último homem e segurou Arrascaeta, que ficaria livre na cara do…

21/10/2024

Flamengo garante valor milionário com classificação à final da Copa do Brasil

Flamengo está classificado para a final da Copa do Brasil ANOTA MAIS UMA FINAL PARA…

21/10/2024