Flamengo 120 anos: ‘Mão Santa’ ao Mundial no basquete rubro-negro

Dentre todas as modalidades, é o esporte da bola laranja que mais se aproxima do futebol nos quesitos tradição e títulos para a equipe da Gávea. Em 1919, o basquete começou a dar alegrias ao Flamengo. Nos anos 1950, o clube obteve o decampeonato carioca. Neste período, acumulou 193 vitórias e inexpressivas quatro derrotas. Algodão, Gedeão, Alfredo, Godinho, Guguta, Waldyr Boccardo, Fernando Brobró, Arthur, Zé Mário, Tião Gimenez e Ardelum destacaram-se como principais integrantes do histórico time.

Nos anos 1970 e 80, a grande estrela atendia pelo apelido de Pedrinho. Pedro César Ferrer Cardoso vestiu apenas as cores do clube carioca e da Seleção em toda a carreira.

O Rubro-Negro passou a contar, então, com uma ”Mão Santa”, entre 1999 e 2003. A ”magia” de Oscar Schmidt contribuiu com 7.241 pontos em 219 jogos para o Fla neste período (média de 33,1 pontos por partida), que resultaram em dois campeonatos cariocas, além de um vice-brasileiro. Nos quatro anos em que defendeu a camisa vermelha e preta, Oscar só não foi o cestinha do certame estadual na última temporada.

NBB
Depois de faturar o Campeonatos Brasileiros da CBD de 1934, 49, 51 e 53, o Flamengo voltou a conquistar o País em 2008 (CBB). No ano seguinte, o Rubro-Negro entrou para a história como o primeiro campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), competição que atualmente tem a equipe da Gávea como a maior vencedora (4 títulos). José Alves Neto (técnico), Marquinhos, Meyinsse, Olivinha, Laprovittola e Marcelinho destacaram-se.

MUNDIAL
Em 2014, a torcida rubro-negra pôde celebrar como nunca. Depois de passar invicto por duas fases de grupos, no Equador e no México, respectivamente, o Flamengo venceu o Aguada, do Uruguai, na semifinal da Liga das Américas, no Maracanãzinho. Na decisão, também no Rio, vitória sobre o Pinheiros (SP) – outro time brasileiro no certame – e título continental na galeria flamenguista.

Assim, no mesmo ano, o clube de maior torcida do País partiu para a sua glória máxima. Diante do Maccabi Tel Aviv, de Israel, o Flamengo saiu de quadra vencedor no somatório dos dois encontros entre os finalistas – ambos na HSBC Arena – e faturou a Copa Intercontinental da FIBA. O argentino Laprovittola foi o cestinha do último duelo contra os representantes europeus, com 24 pontos.

Fonte: Lancenet

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Com Shola, Flamengo vence jogo na Arena da Floresta

Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…

25/11/2024

Presidente do Flamengo sonha com a contratação de ídolo do São Paulo

Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…

24/11/2024

Com De La Cruz e Gabigol, Flamengo finaliza treino deste domingo com foco no Fortaleza

De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…

24/11/2024

De La Cruz faz churrasco após treino do Flamengo e debocha: “Muito triste”

Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…

24/11/2024

Com ex-jogadores do Flamengo, time paulista garante acesso para o Brasileirão 2025

Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…

24/11/2024

Boavista anuncia contratação de atacante campeão do Brasileirão pelo Flamengo

Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…

24/11/2024