
Não existe empecilho legal para a criação e realização da Primeira Liga, que reúne clubes de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Na verdade, se os clubes da Sul-Rio-Minas quiserem, podem até ter uma Câmara Arbitral exclusiva para julgar os casos pertinentes do torneio que vão realizar no início de 2016.
Esta é a conclusão de uma carta enviada pelo STJD a Alexandre Kalil, CEO da Liga, com cópia para a CBF. O documento foi emitido na última sexta-feira e assinado por Caio César Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol.
Nele, a conclusão é de que o STJD não só reconhece a Primeira Liga como diz estar à disposição para atuar como órgão de julgamento nas questões legais que se referem ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Caio Cesar, doutor em direito pela USP, afirma que a Primeira Liga é legal e amparada por lei. Além disso, a CBF não pode intervir na entidade que foi criada no mês passado.
“A lei 9.615/1998 regulamenta o funcionamento das ligas. No seu artigo 20, estabelece que as entidades de prática desportiva poderão organizar ligas regionais ou nacionais (caput), devendo para tanto comunicar às entidades nacionais de administração da modalidade (§2o), sendo vedada a intervenção das entidades de administração nas ligas que se mantiverem independentes (§3o), sendo certo que as ligas equiparam-se às próprias entidades de administração (§ 6º)”.
Além disso, o STJD lembra que a Liga poderia criar seu próprio tribunal:
“Art. 50. A organização, o funcionamento e as atribuições da Justiça Desportiva, limitadas ao processo e julgamento das infrações disciplinares e às competições desportivas, serão definidos nos Códigos de Justiça Desportiva, facultando-se às ligas constituir seus próprios órgãos judicantes desportivos, com atuação restrita às suas competições”.
Mesmo assim, numa resposta à carta enviada por Kalil consultando sobre a legalidade da Primeira Liga e se o STJD atuaria, Caio Cesar Rocha responde que trata-se até de obrigação o tribunal aceitar a juridição sobre a Primeira Liga.
Esta é a conclusão do documento:
“Deste modo, a meu ver, não se trata de concessão ou liberalidade deste STJD aceitar ou negar à “Primeira Liga”, bem como a qualquer outra que envolva clubes de futebol vinculados à s Confederação Brasileira de Futebol, a competência sobre o julgamento de processos decorrentes de eventuais infrações disciplinares praticados no âmbito da Liga. Pelo contrário, trata-se de imposição legal, conforme dispositivos acima elencados. Por tais razões, entendo que é obrigação legal deste STJD aceitar sua jurisdição sobre a Liga em questão”.
Abaixo, a cópia da carta enviada por Alexnadre Kalil, com a consulta da Primeira Liga ao STJD:
Fonte: Boleiro
Danilo afirmou que não pretende mais jogar com a camisa da Seleção Brasileira A Seleção…
A segunda-feira (06) define mais dois classificados para as quartas de final da Copa do…
Quais as expectativas de Portugal x Espanha, na Copa do Mundo? As oitavas de final…
Rossi esclarece fala 'polêmica' e ressaltar felicidade por defender o Flamengo O elenco do Flamengo…
O Monaco, da França, assinou contrato com Filipe Luis até 2028 É oficial: Filipe Luís…
Vini Jr deixou a bola para Bruno Guimarães A Seleção Brasileira perdeu para a Noruega…
Ver comentários
Espero que essa liga dê muito certo, para quem sabe um dia nos livrarmos das federações inescrupulosas e depois da Pilantra - mor a CBF.
SRN #BOICOTEAOCARIOCA
Já cancelei o ppv do carioca
Eu também. Tomara que o restante da Nação faça o mesmo. Vlw.
É isso aí, se o povo brasileiro fosse mais esperto faria o melhor e mais eficiente tipo de protesto que existe: o boicote. Se vocês não me dão qualidade e respeito eu não financio mais vocês (tal como os negros dos E.U.A. fizeram com o boicote aos ônibus na luta pelos direitos civis),mexeu na grana parceiro a casa cai rapidinho, não vamos esquecer que esporte hoje em dia é um produto; É preciso união e inteligência. Aí eu quero ver se essa porra não muda rapidinho.
SRN #BOICOTEAOCARIOCA - essa tem que ser a nossa hashtag
só os paulistas e o vasco acham que a cbf mandam em tudo e ficam debaixo da saia dela, não sabem nada da lei e do poder que os clubes tem. não sejam covardes paulista e vasco como vc fizeram em 1987, junte-se e formem um liga de respeito como a premier league.
Fiquem longe do STJD. Campeonato algum precisa desse pessoal. Basta criar um regulamento amplo e claro, sem precisar de julgamentos. CBF e STJD, possuem a cara do sistema corrupto.
tribunal de penas pre estabelecido... Sem precisar desses abutres!
Nesse caso, com certeza não, pois a Lei Pelé, já prevê a criação das ligas, sem precisar de aval de ninguém, mas é bom se assegurar.
O Analfabeto verminoso da Ferj não disse que era ILEGAL? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Engole essa verme. *Nem precisaria, pois a Lei Pelé é clara quanto a isso. Nada de novo.
CHUUUUPA FERJ... CHUUUPA CBF... CHUUUUUPA EURICO... kkkkkkkkkk