Flamengo tem nova divisão política e oposição light; entenda

Uma semana depois da eleição que garantiu mais três anos de mandato ao presidente Eduardo Bandeira de Mello, o Flamengo já vivencia a nova divisão política e lida com uma oposição light. O mandatário tem maioria nos conselhos do clube, mas o principal foco de resistência está no grupo União Rubro-Negra, liderado por Cacau Cotta – dono de 259 votos no pleito.

A diferença no que promete ser o Flamengo no triênio 2016-17-18 está justamente na abordagem da oposição. Os sócios contrários ao presidente pretendem realizar um confronto de ideias longe do radicalismo de outrora. A relação é tão diferente que um bom número de integrantes da oposição mantém convivência saudável com o SóFla – base do mandatário e responsável pela campanha eleitoral.

Os dois lados nem se olhavam em um passado pouco distante. Recentemente, os conselheiros Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo, e Gonçalo Veronese foram expulsos do quadro social e só podem retomar a condição através da Justiça. Este tipo de atitude foi o motivo para inúmeras discussões e uma relação ao menos saudável era considerada difícil.

O panorama mudou na campanha eleitoral. O grupo de Cacau Cotta terminou bem mencionado pelos cabeças da Chapa Azul e no dia do pleito foram observados cumprimentos amistosos entre as partes. Depois que os líderes da Chapa Verde afirmaram em nota oficial que se afastariam da política rubro-negra, a Chapa Branca firmou base como o principal foco de oposição no clube.

A chapa de Wallim Vasconcellos na última eleição ainda é tratada na Gávea como dissidência da situação, o que aumenta a cobrança no grupo de Cacau Cotta.

“A oposição do Flamengo precisa amadurecer. Nossa oposição é propositiva, responsável e não odiosa. O resultado das urnas é soberano. A instituição Flamengo deve estar acima de tudo. A relação será amistosa e não teremos vergonha de votar a favor da situação quando julgarmos as reivindicações corretas. Em caso de divergências, firmaremos posição com o voto contrário. É uma oposição de diálogo. O tempo do radicalismo acabou”, afirmou Cotta.

Situação tem 40% do Conselho Deliberativo

Pouco mais de dois mil conselheiros farão a inscrição no Conselho Deliberativo para os próximos três anos. A divisão entre eles mostra a vantagem da situação. São 40% da Chapa Azul, 20% independentes, 20% do chamado “centrão” – formado por ex-presidentes e caciques políticos – e 20% da oposição. O Deliberativo será comandado no triênio pelo presidente Rodrigo Dunshee de Abranches e pelo vice Ricardo Lomba.

A dupla recebeu o apoio do grupo União Rubro-Negra. Nos bastidores, a escolha foi considerada uma amostra do novo modelo político. “Optamos pelo bem do Flamengo e referendamos o candidato mais bem preparado”, explicou Cacau.

Já o Conselho de Administração terá a aclamação de Bernardo Amaral. Marcos Braz será o vice-presidente e Marco Asseff segue na função de secretário.

Eleição do Conselho Fiscal em março

Depois das três eleições, o quadro político será concluído em março com o pleito para o Conselho Fiscal. Quatro figuras políticas lançaram pré-candidatura. Mário Esteves representa a situação, Lysias Itapicurú segue ao lado da dissidência, enquanto Francisco Goulart e José Pires são de correntes oposicionistas.

Inclusive, o último possui bom trânsito no clube e não será surpresa se for escolhido como o candidato de consenso das chapas envolvidas.

Fonte: UOL

Coluna do Flamengo

Ver comentários

Notícias recentes

Sinais? Com Vini Jr favorito, Prêmio Bola de Ouro será entregue no Dia do Flamenguista

Cerimônia que deve premiar Vini Jr como melhor do mundo acontece na próxima segunda (28),…

22/10/2024

“De La SUS”: torcedores se irritam com nova lesão de meia do Flamengo, e ironia viraliza na web

De La Cruz deve ficar ao menos 15 dias afastado para se recuperar de lesão…

22/10/2024

Jogo do Flamengo no sábado sofre alteração de horário

Flamengo x Pinheiros passou para as 11h (horário de Brasília), no Maracanãzinho A torcida do…

22/10/2024

Melhor do mundo! Vini Jr comanda virada heroica do Real Madrid, faz 3 gols e leva torcedores à loucura

Vinicius Júnior comandou a virada do Real Madrid (ESP) no segundo tempo A Champions League…

22/10/2024

Da “pior noite” à mensagem de ex-técnico da Seleção: como Filipe Luís ‘ressurgiu’ após 1º problema no Flamengo

Filipe Luís sentiu muito a primeira derrota como técnico, contra o Fluminense, mas contou com…

22/10/2024

Presidente do Flamengo rebate ‘choro’ do Atlético-MG antes da final da Copa do Brasil: “Se colocam na posição de vítima”

Rodolfo Landim ironizou reclamações do Atlético-MG às vésperas da decisão da Copa do Brasil O…

22/10/2024