Há alguns anos, por questões financeiras, o Flamengo decidiu apostar apenas em atletas mais jovens para seu time de natação. Decisão que começa a dar bons frutos. Neste sábado, a revelação Luiz Altamir garantiu o primeiro índice da equipe para os Jogos Rio 2016. Na prova que encerrou o Torneio Brasileiro/Open neste sábado, em Palhoça-SC, o jovem de 19 anos venceu os 400m livre e se aproximou bastante da estreia em Olimpíadas. O último dia de seletiva em Santa Catarina também teve comemoração para Leonardo de Deus, que alcançou mais um índice, dessa vez, nos 200m borboleta, e para João Gomes Júnior, que bateu a marca necessária nos 100m peito e entrou forte na acirrada briga por uma das duas vagas do Brasil para a prova.
Nascido em Roraima e radicado em Fortaleza, Altamir mora no Rio de Janeiro desde os 15 anos, quando recebeu proposta do clube carioca e se mudou sozinho em busca do sonho olímpico. Ele fica com a vaga caso não tenha seu tempo de 3m50s32 ultrapassado por dois concorrentes na segunda e última seletiva, o Troféu Maria Lenk, em abril do ano que vem. No atual cenário nacional, o único com grandes possibilidades de bater a marca é Leonardo de Deus, que não participou da prova em Santa Catarina, mas o atleta do Flamengo não quer correr risco de perder os Jogos e já planeja um tempo ainda melhor para 2016.
– Eu e meu técnico trabalhamos a possibilidade de nadar abaixo de 3m50. Eu vi que era possível e tentei passar mais forte, tentar segurar o máximo que podia. Mas estou muito feliz com o 3m50. Foi uma evolução muito grande para mim na prova dos 400m. Agora, só tenho que melhorar para o próximo ano. Com certeza, para a seletiva do ano que vem, estou pensando para baixo de 3m48, que é a meta. Porque a gente tem que representar o Brasil da melhor maneira possível nos Jogos. Vamos estar em casa e estamos sempre querendo mais – afirmou Altamir.
Fonte: Sportv