NBB: Pinheiros vence Flamengo na Gávea e impõe primeira derrota ao rival

O Flamengo sofreu diante do Pinheiros sua primeira derrota em casa na edição 2015-2016 do NBB. Na noite quente desta quinta-feira, em um ginásio da Gávea quase lotado, a equipe paulista se impôs por 83 a 79, chegou à sexta vitória em 10 jogos e subiu para a quinta posição. O atual tricampeão se manteve na terceira posição após o terceiro revés em nove jogos.

Enquanto o time da casa cometeu muitos erros no ataque e na defesa, o Pinheiros caprichou no aproveitamento de arremessos, convertendo o dobro do adversário (28 a 14). Holloway, cestinha da equipe, foi um exemplo, com 7 bolas convertidas de 13 arremessadas. Marquinhos, cestinha do jogo com 25 pontos, lamentou o desempenho abaixo da média do Flamengo.

– Isso complicou a gente tem um time que joga muito bem cinco contra cinco. Hoje não fomos capazes de converter as bolas. Eles tiveram vantagem por ter um time mais leve e meteram muitas bolas decisivas – disse o ala rubro-negro.

Com os pés no chão, o técnico Cesar Guidetti mostrou satisfação com seus jovens pupilos, que se dividem entre NBB e LDB.

Mostramos que temos condições de vencer os melhores times. Então, acredito que temos potencial para irmos longe,, mas não tem como medir. Nosso modo de trabalhar e deixar eles soltos. Apesar de novos, eles têm passagens por seleções brasileiras de base, Universíade, o que traz essa bagagem. Então, eles não têm sentido tanto e já estão mostrando essa maturidade com 19, 20, 21 anos – disse o treinador.

O Flamengo joga fora de casa nas duas próximas rodadas. Na terça, dia 15, enfrenta o Minas, em Belo Horizonte. Dois dias depois, vai até a capital federal encarar o Brasília. O Pinheiros recebe o Rio Claro na quinta, 17, e encerra o ano enfrentando o Solar Cearense, dia 20, em Fortaleza, e o Vitória em Salvador, dia 22.

O jogo

O Flamengo abriu 10 a 0 logo no início, com Olivinha, Robinson e Meyinsse. O jovem time do Pinheiros era afobado nos arremessos e só marcou os primeiros pontos a 6m11 para o fim do quarto, com Bennett. O ala-armador comandou a reação do time paulista, encostando no placar: 15 a 14. Gegê entrou no lugar de Rafael Luz e melhorou a armação rubro-negra. Uma bola de três de Marcelinho e uma de dois de Gegê deixaram o Flamengo na frente no fim do primeiro quarto: 20 a 16.

O Pinheiros voltou mais equilibrado e empatou logo no início do segundo quarto, virando o placar nos lances livres de Mineiro. O índice de aproveitamento das duas equipes ficou altíssimo. George imprimia velocidade ao Pinheiros, enquanto Rafael Mineiro era certeiro nos chutes de curta distância. Destaque para uma bela ponta aérea de Renan, que levou o time paulista à liderança por 29-28 antes de José Neto pedir tempo. O Flamengo passou a errar mais e cometer mais faltas no ataque e na defesa. Com um time mais rápido e leve, o Pinheiros abriu 40-33. O time da casa tentou esboçar uma reação antes do intervalo, mas só ficou numa cesta de três de Olivinha, que tinha acabado de voltar à quadra. Final de primeiro tempo: 40 a 36.

Calmo e equilibrado, o Pinheiros ampliou a vantagem no terceiro quarto. Com Rafael Luz de volta à quadra, o Flamengo tentava reagir imprimindo velocidade e no grito da torcida. Holloway, de três, deixou o time paulista dez pontos à frente: 56 a 46. O número 1 do Pinheiros e terceiro maior cestinha do NBB comandava o time visitante em noite inspirada. Gegê voltou à quadra e o Flamengo conseguiu diminuir a distância para cinco pontos no fim do terceiro quarto: 60 a 55.

O Pinheiros manteve o domínio das ações no quarto final, mas errava lances bobos, como uma bandeja de Humberto. Por outro lado, o Flamengo também cometia falhas seguidas no ataque. A partida seria ganha por quem errasse menos. Faltando 3m34, Robinson diminuiu a vantagem para dois pontos em um arremesso curto e levou a torcida ao delírio: 71 a 69. A dois minutos do fim, Marquinhos fez dois pontos, sofreu falta e converteu, deixando o Flamengo três pontos atrás: 75 a 72. Mas com infiltrações de Humberto e os tiros livres certeiros de Bennett, o Pinheiros manteve a liderança e a vitória no fim.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Venda de ingressos para jogo do Flamengo contra o Internacional começa nesta segunda

Flamengo enfrenta o Internacional no próximo domingo (01), no Maracanã O Flamengo entra em campo…

25/11/2024

Ronaldo Fenômeno se coloca à disposição para assumir presidência da CBF: “Extremamente preparado”

Campeão do mundo com a Seleção Brasileira, Ronaldo quer estar à frente da CBF Atualmente,…

25/11/2024

Flamengo tem atacante na mira para substituir Gabigol, diz jornalista

Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…

25/11/2024

Com De La Cruz e Gabigol, Flamengo finaliza treino deste domingo com foco no Fortaleza

De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…

25/11/2024

Com Shola, Flamengo vence jogo na Arena da Floresta

Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…

25/11/2024

Flamengo notifica o Internacional por falta de pagamento da compra de Thiago Maia

Internacional ainda não pagou nenhuma parcela ao Flamengo pela compra de Thiago Maia Em junho…

25/11/2024