Campeões da Copa SP de 2011 pelo Fla ainda não vingaram; veja!

Compartilhe

Os jovens destaques do Flamengo não foram regulares desde o troféu, mas ainda há espaço para mostrarem a que vieram

A conquista da Copa São Paulo de Futebol sempre faz com que torcedores, analistas e comentaristas imaginem um futuro de grandes jogadores para o clube campeão. É lógico que existe margem e embasamento para isso, afinal de contas é o troféu mais tradicional do futebol de base no Brasil.

No caso do Flamengo, as duas conquistas anteriores mostram realidades diferentes. Em comum, a sensação de que o clube da Gávea poderia ter cuidado melhor de seus jovens campeões. O time de 1990, que venceu o Juventus da Mooca na decisão, era espetacular. No entanto, a maioria deixou o clube por baixos valores e viveria o auge defendendo outras equipes do Brasil. Aquele time contava com nomes como: Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca e Júnior Baiano.

Vinte e um anos depois, em 2011, o clube da Gávea voltou a levantar a taça no Pacaembu. A vitória por 2 a 1 sobre o Bahia foi conquistada com gols de Frauches e Negueba, e um time que também contava com os destaques César (goleiro) e o meia Adryan, que carregava nos ombros a esperança de ser o ‘novo Zico’.

Negueba, Adryan e César

Daquele time, nenhum conseguiu ainda solidificar uma carreira como grande jogador de um clube de ponta. Negueba, que à época já atuava no time profissional, foi quem mais teve sucesso. Defendeu a camisa rubro-negra nos profissionais, chegou a ser emprestado para o São Paulo, mas foi atrapalhado por uma lesão. Quando voltou ao Fla, atuações irregulares lhe atrapalharam e foi emprestado para o Coritiba.

Negueba

Com a camisa do Coxa, não foi regular e teve algumas polêmicas extracampo. Mas chegou a mostras relances do bom jogador que se espera dele, com dribles rápidos que abrem defesas. Pela equipe curitibana, o ainda jovem atleta, de 23 anos, foi líder de assistências no último Brasileirão: 4 ao todo. Frauches é outro que segue ligado ao Flamengo, mas não conseguiu emplacar entre os profissionais e nem mesmo em outras equipes de menor porte. Aos 23 anos, está emprestado ao Macaé.

Adryan

Grade esperança de gols, belos passes e criatividade no meio de campo, Adryan tomou um caminho mais peculiar. Utilizado na equipe principal em 2012 e 2013, o meia já foi emprestado para o Cagliari, da Itália; Leeds United, da segunda divisão inglesa, e atualmente defende o Nantes, na França. No atual Campeonato Francês, não é titular absoluto (começou 9 dos 13 jogos disputados na Ligue 1) e deu uma assistência. É outro dos campeões de 2011 que ainda é muito jovem: 21 anos.

César

O goleiro César era visto como um dos mais promissores, e integra o grupo principal do Flamengo. Estreou como titular em 2013 e volta e meia é acionado. Na temporada passada, por exemplo, disputou 14 partidas no Brasileirão. O início foi complicado, e o jovem de 23 anos recebeu duras críticas da torcida. Entretanto, com a sequência de jogos mostrou qualidade e sempre foi uma sombra para Paulo Victor. Ao final do certame, César disputou 14 partidas e levou 19 gols, com aproveitamento de 55,81% nas defesas.

A expectativa depositada em alguns dos campeões de 2011 não ajudou, mas a realidade é que eles ainda têm muito tempo de carreira. Agora, o bastão passa para o goleiro Thiago, herói na decisão contra o Corinthians, ao volante Ronaldo, outro destaque, e, claro, o atacante Felipe Vizeu. A expectativa aumenta sobre eles, que agora começam a enfrentar um novo desafio.

Fonte: Goal

Notícias recentes

  • Destaque

Ex-Flamengo, Alcaraz marca no fim e vira herói em jogo na Inglaterra; veja vídeo

Everton (ING) eliminou o Wolverhampton (ING) na Copa da Liga Inglesa Vendido pelo Flamengo no…

16/09/2026
  • Destaque

Atlético-MG x Santos: 2 ex-Flamengo marcam gols em jogo da Sul-Americana

Renier marcou duas vezes pelo Atlético-MG, enquanto Gabigol descontou para o Santos, na Arena MRV…

16/09/2026
  • Destaque

Flamengo e Fluminense na final da Libertadores? Maestro Junior é sincero sobre possível decisão

Ídolo eterno do Flamengo, Maestro Junior esteve em evento da Libertadores nesta quarta-feira (16) O…

16/09/2026
  • Notícias

Palmeiras leva virada da LDU, mas passa nos pênaltis para enfrentar Fluminense na semifinal

LDU empatou o duelo no final e levou a decisão para disputa de pênaltis no…

16/09/2026
  • Notícias

Organizada do Flamengo é suspensa e fica fora de 2 jogos no Maracanã

Raça Rubro-Negra anuncia punição e não estará nas partidas contra Del Valle (EQU) e Bragantino…

16/09/2026
  • Notícias

Adriano causa alvoroço na Libertadores Experience e pede o penta do Flamengo

Ídolo do Flamengo participou da Libertadores Experience, na Enseada de Botafogo, e arrancou aplausos da…

16/09/2026