Coluna do Torcedor: ‘O que eu vi lá do Pacaembu’

Hoje eu fui para o Pacaembu!

Depois de uma viagem de 100 km até São Paulo, larguei o Monzão em uma das ruas próximas e fui procurar a portaria destinada à Nação.

Que final legal! Copa São Paulo de Juniors merece um time da capital na final! Estádio cheio, torcidas em festa, sem ameaças do lado de fora. Mas confesso que não foi agradável andar entre os torcedores maloqueiros do Corinthians. Fui sem camisa do Flamengo, mas isso já parecia ser prova suficiente que eu era flamenguista. TODOS estavam com a camisa do Corinthians! A certeza do título era clara, até para a imprensa paulista.

Depois de desvendar o mistério do portão 25 e o labirinto para chegar lá, sem poder pegar muitas pistas, cheguei: 09:58 e Hino Nacional entoando!

Bora pro jogo!!!

Bom ataque do Flamengo no primeiro minuto, e… acabou!

O Corinthians pôs a bola no chão e começou a dominar a partida. Se isso não bastasse, no primeiro escanteio pra Flamengo, quando a bola estava no meio do caminho entre corner e área, juizão já apitou perigo de gol. Deu para ver que estávamos com um a menos logo no início…

Em uma das poucas vezes que o Flamengo chegou no primeiro tempo, a bola sobrou para o Paquetá, de frente para o gol e ele perdeu. Perdeu para um zagueiro que estava atrás dele.

Parênteses 1:

Diferente dos comentaristas de todos os canais que eu assisti jogo do Flamengo, das rádios que eu escutei os comentários e dele figurar na Seleção da copinha, acho que o Paquetá não está no mesmo nível do resto do time. O time não tem nenhum extra-série, mas é bom e muito organizado, e o Paquetá  destoa do resto da equipe, negativamente. Falhas durante toda a copinha me fizeram um fiel corneteiro dele no grupo de flamenguistas amigos meus no Whatsapp.

De repente, após bola fácil perdida no ataque pelo Paquetá (Ah, Paquetá!), contra-ataque e gol do Corinthians.

Domínio do Corinthians e tranquilidade nos passes fizeram com que eles fossem pouco ameaçados daí para frente. Na única bola que eu lembro depois do primeiro gol deles, foi uma cabeçada do Felipe Vizeu, que o Paquetá tirou.

E o segundo gol do Corinthians foi questão de tempo. 2 a 0 em um primeiro tempo que o Flamengo foi dominado como só havia sido pelo Red Bull Brasil no jogo da 1ª fase.

Parênteses 2:

Esse time do Red Bull é bom, organizado e eles vieram com uma equipe um ano mais nova que as demais. Ano que vem esse time vai dar trabalho!

Ai veio o intervalo e eu juro que eu queria saber o que o Zé Ricardo falou para o time. Deve ter sido assim: Molecada, que p…. é essa?! Vocês vão jogar agora no segundo tempo ou não? Entra nesse campo e eu quero ver 3 gols em 10 minutos!

Primeiro lance e gol do Paquetá! Anulado…

Parênteses 3 (juro que é o último):

Contra o São Paulo, o juizão foi muito bem. Enquadrou todo mundo, flamenguistas e são-paulinos! Não se intimidou com a torcida deles. O de hoje foi, digamos, diferente! Vi depois o lance e ele realmente foi um pouco difícil, mas na dúvida, pró-Corinthians! Não sou de chorar por arbitragem, acho que time bom tem que ganhar independente de arbitragem. Mas se ele não foi ladrão, e acho que não foi, foi covarde!

Mas o modo rolo-compressor estava ligado: 8 minutos e 2 a 2.

Outro nível do Flamengo na partida, mas o Corinthians ainda chegou bem umas três vezes, e em duas o Thiago foi decisivo!

38 do segundo tempo, pega fogo, cabaré! A Gaviões acendeu um monte de sinalizadores e interrompeu o jogo por 5 minutos por conta da fumaça. Jogo recomeça e, em um dos últimos lances da partida, o Felipe Vizeu ganha na corrida e no corpo do zagueiro do Corinthians, ficando livre para marcar, e o juizão quis fazer história! Falta.

Bem, Corinthians 2, Flamengo 3, vamos para os penalties!

Estava bem preocupado! Afinal, fomos balançar as redes em cobrança de penal nessa copinha só na 5ª cobrança! Perdemos um contra o Palmeira-RN, um contra o Brasília e os dois primeiros da disputa contra o Bahia. Nosso goleirão é muito melhor que o deles, mas parecia que tínhamos ido pra copinha sem treinar!

E, como no jogo, primeira metade pro Corinthians. Após a terceira cobrança, 3 a 2 pra eles.

Mas a marra resolveu falar mais alto e teve cavadinha, onda do goleiro adversário e o sapatinho sempre prevalece! Thiagão perdeu a oportunidade de se consagrar na 5ª cobrança, e aumentou o nosso sofrimento, mas fez o que tem que fazer, que é defender, e defendeu mais um penalty na sexta cobrança deixando o caminho livre para o Patrick fechar a conta! Detalhe para o juizão que ficou do lado dele uns 15 segundos dando bronca antes da cobrança: “se fizer eu mando voltar!”

Festa rubro-negra no Pacaembu, cantos e alegria da Nação e, no final, alguém cantou lá de trás:

É o novo som de São Paulô,

É o novo som de São Paulô,

Paquerê,

Paquetá!

Agora aguenta!

Wladimir Janzkovski

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Desculpe, mas que jogo você viu o Curintia botar a bola no chão e dominar o Flamengo no primeiro tempo?
    O Corinthians foi eficiente somente, duas chances e dois gols em quase todo primeiro tempo.
    Paquetá destoa negativamente dos demais? Desculpe, fui..

    • concordo em parte tanto com vc quanto com o escritor do texto.
      o corintians ''dominou'' a posse da bola, não o jogo! no primeiro tempo principalmente depois do primeiro e segundo gol o flamengo descompactou, e o corintians conseguiu ficar com a bola, porém tiveram duas chances no primeiro tempo e fizeram os dois gols, o flamengo por exemplo, ficou menos com a bola mais teve até mais chances, como a do Cafu, a do Vizeu, os chutes do trindade e do mateus savio, mais nao fez. no segundo tempo o flamengo empatou, e la pros 25 minutos ambos os times nao queriam mais arriscar!
      sobre o paqueta, não acho que ele esteja abaixo do resto do time, pelo contrario, ele está em um nivel tecnico acima, porém, para o profissional sim ele está abaixo, abaixo até de outros jogadores do proprio time, nao sei se vcs me entendem. tipo, em termos de qualidade tecnica, ele se sobressai, mais em termo de intensidade, fisico, força muscular e até um pouco de velocidade pra chegar bem aos profissionais ele ainda nao tem. porém por se tratar de divisao de base, apenas com uma boa tecnica e uma boa leitura de jogo ele se sobressai.
      isso não é tao dificil de se lapidar nele, pra que ele chega bem na categoria de cima

      • Exatamente. Concordo em tudo também acho o Paquetá tem um maior potencial a ser desenvolvido do que os outros jogadores, mas como você falou e eu também concordo ele não está preparado para o profissional ele ainda é mais jovem que os outros se eu não estou enganado ele é 97.

      • Dominar é um termo muito amplo. Acho que no primeiro tempo, um único momento em que o Flamengo ficou meio atordoado foi quando levou o primeiro gol quando era bem superior ao Curintia. Foram uns cinco minutos que ficaram desatentos, tanto que num passe errado do Ronaldo no ataque, surgiu o segundo gol. Depois disto, o Flamengo desacelerou, se readaptou na partida defensivamente, saindo somente na boa, e foram para o intervalo. Mesmo com o Flamengo atordoado, é que os gambás conseguiram equilibrar a partida.
        No segundo tempo, o Flamengo atropelou eles nos primeiros 25 minutos, depois não arriscamos como eles também, uma ou outra chance para cada lado.
        No todo o Flamengo foi superior boa parte do tempo, todos os comentaristas ontem foram unânimes nisto em vários canais que vi.
        Quanto ao Paquetá, ele é sem dúvida e merecidamente um dos bons jogadores do Flamengo na Copinha, técnico, aguerrido e versátil. Logo, por mais que ele tenha mais um ano no Sub-20, pelas suas características e desempenho, merece talvez uma vaga, até pela característica de jogadores que hoje constam no profissional .

  • nossa que tanta besteira escrita em uma matéria só. Gracilio Kondo vc tem toda razão. esse teve ser uns daqueles que tava no Chat da Coluna falando que o Curinthias ia atropelar o Flamengo, ou teve ser uns daqueles que compactuar com a entrevista que o técnico do curinthias deu falando que perdeu pra si mesmo querendo tirar o mérito da equipe do Flamengo.e pra mim o Paquetá foi uns dos melhores jogadores na copinha. e jogou muito bem a Final.

  • Paquetá, joga muito, e joga para a equipe, ele decidiu a partida contra o America, apanhou a partida toda e não bateu, não peita com ninguém, é muito inteligente, o lance de futevolei pro Vizeu ontem na final chama atenção de sobra, categoria na ora de bater um penal...não vou dá ibope a tanta asneira que vc escreveu, corinthias dominou o flamengo kkkkkk o time estava e esteve bem durante toda competição...

  • Em toda a Copinha o Flamengo foi dominado em alguns momentos, simplesmente porque deixou ou seja, isso fazia parte da estrategia do time para aproveitar o contra-ataque e com certeza isso foi treinado porque em nenhum desses momentos o Flamengo levou gol. Isso ficou claro nos jogos contra o Red Bull e contra o São Paulo.

  • o que eu acho engraçado e alguns torcedores falar que os jogadores não tem idade pra ir jogar no time profissional vão esperar completar quantos anos para lançar então, vejo jogadores ai que tem sim condição de ser inserido no elenco principal tem que da oportunidade, a maioria já tem 19 anos. em outro não clubes vejo isso.

  • Meu amigo vc deve ser míope , ou estava em outro jogo e em outra segunda feira , o que se viu foi um flamengo organizado , sem dá chutões com bola de pé em pé , e um curinga que só teve duas chances e fez os gols . E fala que o Paquetá destoa do resto do time vc ta de sacanagem.Fecha sua coluna porque vc não entende nada de flamengo

  • Olha eu não sou um cara q fica defendendo jogador, até msm pq acho isso desnecessário! Mas vc se equivocou e mt! Paquetá é um jogador mt tecnico e se sobressai no 1x1, é um jogador driblado, rápido, e foi mt decisivo na copinha. Pelo jeito vc assistiu a final e só! E outra o Paquetá é 97, ou seja vai evoluir e mt, e evoluir principalmente no físico. E visível q ainda falta amadurecimento nele. Ctz vc não acompanho a copinha do Fla pra fazer uma análise dessa de um jogador q foi decisivo pro Fla, e quem acompanhou realmente sabe do q to falando. SRN

Notícias recentes

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024

Jorge Jesus perde pela 1ª vez no Campeonato Saudita em dia de comemoração da Libertadores do Fla

Com boas lembranças do dia 23 de novembro com o Flamengo, Jorge Jesus terá recordação…

23/11/2024