Acabou 2015, acabou a Eleição, chegamos em 2016 e ao tão falado ano da “Redenção Flamenga”. Promessas foram feitas por todos os lados. EBM venceu e é com ele e sua equipe que vamos para o próximo triênio. Dito isso, chegou a hora (ou já passou dela…) de “darmos as mãos e torcer juntos”. A pré-temporada já começou e o Muricy já deve estar montando taticamente o time. De novidades temos as saídas de Paulinho Stella (vá com Deus) e Samir (confesso que queria ele no elenco).
O anunciado “rodo” não passou, mas, em contrapartida, o treinador trouxe consigo a personalidade que precisávamos no Departamento de Futebol. Um técnico vencedor, que não curte “migué” e não passa a mão na cabeça de boleiros. Acreditando nisso, podemos sonhar com o bom rendimento de alguns atletas que estavam mais preocupados com festinhas do que propriamente em jogar bola.
Junto com Muricy, chegaram Alex Muralha, Juan, Rodinei, Chiquinho, Arão, e os desconhecidos Antônio Carlos e Arthur Henrique. Como “estrela” da companhia, o argentino Macuello, que para ser sincero, não conheço, mas que vêm sendo muito elogiado por torcida e comentaristas esportivos. Espero que seja tudo isso que estão falando. Segundo a imprensa chilena, o Flamengo ainda negocia com Marcelo Díaz (esse sim um grande reforço) e o Godinho ainda prometeu um zagueiro para ser titular e fechar o elenco. Falam dos argentinos Luciano Lollo, do Racing, e/ou Alejandro Donatti, do Rosário Central, jogadores também não tenho problema em admitir que não conheço.
Hoje o Flamengo fez o primeiro coletivo. O time titular escalado foi Paulo Victor, Rodinei,Wallace, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Alan Patrick; Everton, Emerson Sheik e Guerrero. Macuello foi à Argentina finalizar a mudança e documentação, visto, etc. Já Marcelo Cirino e Ederson estão fazendo um trabalho especial e provavelmente vão brigar por vaga nesse time.
Sem ver o treino fica complicado opinar sobre o que esperar desse time em 2016. Queria entender como o Muricy vai montar taticamente esses jogadores. Se vai insistir em jogar com dois jogadores abertos (no treino de hoje, Sheik e Everton) ou se vai povoar o campo com quatro jogadores, saindo do 4-3-3 para o 4-4-2. Especular nessa fase da preparação é complicado, mas não vou deixar de fazer. Não sou fã do 4-3-3. Acredito que o jogador brasileiro não tem o comprometimento necessário para esse esquema dar certo. Vimos isso ano passado. Perdemos os jogos no meio campo, sempre com um jogador a menos e sem a ajuda dos ponteiros. Mas agora temos o advento Muricy Ramalho e a expectativa de um time mais guerreiro. Pode dar certo.
Minha expectativa de time titular (e grande parte da torcida) é Muralha, Rodinei, Juan, Zagueiro, Jorge, Arão (Díaz), Macuello, Everton (Canteros), Ederson (Alan Patrick), Sheik (Cirino) e Guerrero (Fig 1). A opção por um meio campo em losango se dá para aproveitar melhor as características do segundo e terceiro homens do meio campo, no caso, Macuello e Canteros, dando liberdade de chegada e ajudando o time na recomposição, pois com um meio mais povoado tornamos o time mais compacto.
Nesse caso, acho que o Alan Patrick vai ganhar a vaga de homem de criação e Ederson deslocado para uma das pontas. Esse esquema pode e tem tudo para dar certo, principalmente se a contratação do Díaz for concretizada, pois é mais marcador que Canteros, mas, vai depender muito da ajuda e do comprometimento tático dos pontas. Eles terão que ajudar bastante fechando espaço quando o time for atacado. Sendo assim acho que o Cirino pode no futuro tomar a vaga do Sheik, por ter mais pulmão. (Fig2)
Por enquanto é tudo suposição, ainda vejo um time carente de jogadores com mais pegada e de talento no meio campo, mas, com compactação isso pode ser contornado. Vamos torcer! 2016 há de ser melhor!
Léo Sardou
Fonte: Falando de Flamengo
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Ver comentários
Diaz não é marcador pra essa função ele é muito mais organizador que marcador... Esse meio campo que vc montou é mt bom mas mt fraco na marcação. Dúvido muito que o muricy vai fazer isso, ele deve manter um volante mais marcador (márcio araújo). Ele pode tirar o sheik e jogar com 3 zagueiros pra manter esse seu meio campo...
Márcio Araujo? NÃO!!!!!!!
Nesse seu time ai ninguem marca??? Não tem condições alguma disso dar certo!pode colocar um volante marcador e que saiba jogar! Esse perfil de jogador tem em todos os times de Muricy! Pra mim seria para o inicio: Muralha, Rodinei, Juan, Cesar Martins, jorge, jonas, mancuello, ederson e everton, Emerson e Guerrero. Basta Jonas melhorar seu psicológico que ganha essa vaga de marcio araujo