Em nota oficial divulgada agora há pouco, os 15 clubes que integram a Primeira Liga, ou Rio-Sul-Minas, garantiram a realização do torneio, apesar de não contarem com o aval da CBF. A competição está prevista para começar no dia 27 de janeiro.
Nesta quarta-feira, haverá uma nova tentativa de entendimento entre a Primeira Liga e a Federação de Futebol do Rio (Ferj), que se opõe à competição. O presidente da Liga, Gilvan Tavares, tem um almoço agendado com Rubens Lopes, presidente da Ferj.
Os clubes afirmam, no documento divulgado nesta terça, que vinham mantendo entendimentos com a CBF no sentido de enquadrar o novo torneio no calendário oficial da entidade em 2017. Afirmam que, em contrapartida, obtiveram a garantia de que a confederação não iria impor obstáculos à realização da disputa já em 2016. Na última sexta-feira, durante o Conselho Arbitral da Federação de Futebol do Rio (Ferj), o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, afirmou que a competição não seria autorizada. E, mais do que isso, deixou no ar a possibilidade de as federações punirem seus clubes filiados que disputem o torneio.
Além disso, os clubes mantêm o entendimento de que a Rio-Sul-Minas encontra embasamento na legislação esportiva do país.
Veja a íntegra da nota:
• Foi com grande senso de responsabilidade e comprometimento que em setembro de 2015, após várias reuniões, os 15 clubes de futebol que subscrevem este comunicado fundaram a Primeira Liga, visando organizar uma competição entre seus filiados, a qual iniciará no dia 27 deste mês.
• Desde o princípio os 15 clubes seguiram estritamente todas as obrigações exigidas pela Lei Pelé, pelo Estatuto do Torcedor e pelo Código Civil. A Primeira Liga, acima de tudo, é uma entidade legalista, no sentido jurídico da palavra. Quaisquer afirmações de que a Primeira Liga não teria obedecido a legislação brasileira não passam de retórica infundada, derivada exclusivamente do medo que impera em algumas entidades de que finalmente os clubes tenham o papel que lhes cabe na organização do futebol brasileiro.
• Somos conhecedores da realidade do futebol e de seus problemas atuais. Sabemos da responsabilidade que temos com os torcedores de cada um dos 15 clubes. Por isto, fundar a Primeira Liga não foi apenas um ato para criar uma nova competição, mas também uma iniciativa que objetiva iniciar um novo processo de discussão dos problemas do futebol no Brasil.
• Nas últimas semanas o Presidente da Primeira Liga manteve constante contato com diretores da CBF e com o Presidente licenciado, Marco Polo Del Nero, visando a integração da competição ao calendário de 2017, mediante algumas modificações nos critérios da competição. A partir disto, obtivemos o compromisso de que não haveria objeção por parte da CBF com relação a realização da competição em 2016.
• Nossa grande resposta será dada dentro de campo. Por isso, convocamos os torcedores do futebol para que mostrem juntamente conosco a força dos clubes no futebol nacional. Façamos da Copa Sul-Minas-Rio uma grande festa, onde não deve haver lugar para a violência e o torcedor possa mostrar seu orgulho de apoiar o clube do coração. Desejamos que, dentro de campo, vença o melhor, e que este seja coroado, no dia 31 de março, com o troféu de campeão da primeira competição oficial da Primeira Liga
Fonte: Carlos Eduardo Mansur
Benfica (POR) não teve boas memórias com o gol de Wallace Yan O Flamengo venceu…
Quais as expectativas de Noruega x Inglaterra na Copa do Mundo? As quartas de final…
Flamengo encerra intertemporada em Portugal com saldo positivo Neste sábado (11), o Flamengo disputou o…
pic.twitter.com/Y0wlWyMt9j — Coluna do Fla ᴱᴹ 🇵🇹 | Flamengo (@ColunadoFla) July 11, 2026 Wallace Yan…
Johnny espera impressionar o técnico Leonardo Jardim na intertemporada do Flamengo A intertemporada do Flamengo,…
🏹 GGOGOOOOOOLLL DO FLAMENGO!!!🏟️ Samu Lino abre o placar em Algarve, com assistência de Emerson…