Como qualquer torcedor rubro-negro, quero ver sempre o Flamengo com um time forte, com ídolos, jogadores vitoriosos, disputando sempre as primeiras colocações e ganhando todos os títulos possíveis.
Num passado recente, tivemos grandes times e bons jogadores, mas infelizmente sem grandes títulos, e todos devem se lembrar o que restou ao clube.
Nos últimos três anos tivemos times modestos, muito aquém do tamanho do Flamengo, do que a torcida espera e merece, mas dentro da realidade financeira caótica do Clube. Ainda assim, conseguimos beliscar títulos, e em 2015, com a participação infeliz de alguns jogadores sem profissionalismo, e alguns erros da diretoria, tivemos um ano medíocre.
É gritante que precisamos de mudanças de postura, tanto da diretoria, quanto dos jogadores, de elenco mais forte, de boas campanhas, de títulos, o torcedor está carente e ficando impaciente.
Precisamos, e devemos estar dispostos a cobrar sim, sempre que necessário, mas com coerência e inteligência. Não podemos perder a razão ao analisarmos algumas situações.
Nas últimas semanas acompanhei a ira de parte da torcida pela não contratação de alguns nomes ventilados pela imprensa, ou mesmo de negociações em andamento.
Durante 03 anos, a torcida foi parceira, solidária e paciente com a diretoria, jogou junto e empurrou o time em algumas arrancadas, mas a declaração de que o Flamengo faria algumas contratações classe A este ano, criou expectativa na torcida, e com ela, frustração e revolta. Talvez fosse melhor não terem declarado nada. A surpresa de uma boa notícia é sempre melhor que uma expectativa não realizada.
É claro que “perder” a contratação de um jogador importante é frustrante.
Estamos carentes. Queremos time! Queremos títulos!
Mas, por outro lado, também precisamos analisar, contratar jogadores pagando caro, e colocar em risco todo o esforço financeiro realizado nos últimos três anos, o planejamento e o fluxo financeiro para os próximos anos, ou ainda, a execução de projetos em andamento, é inteligente, é realmente o melhor para o Flamengo?!
Contratos em dólar, em valores elevados e por longos períodos, com a economia da forma que está, é o mais indicado para o momento do Flamengo?!
Conseguimos nos últimos anos o resgate do nome do Flamengo, da Instituição, o respeito de patrocinadores, empresários, imprensa e torcedores, justamente pelo Flamengo se mostrar responsável, cumpridor de suas obrigações, honesto.
Será que devemos correr o risco de com algumas atitudes precipitadas ou erradas perdermos isso, darmos passos atrás?!
É do conhecimento de todos as condições muito abaixo do desejável do nosso CT. A forma precária que encontram-se as instalações hoje, mas com certeza, melhores que no mês passado.
É urgente a necessidade do Flamengo ter um CT profissional adequado, que possibilite o mínimo de condições necessárias aos jogadores se condicionarem, e para isso, ainda precisamos de fortes investimentos.
Como foi divulgado pela mídia, possivelmente o Guerrero “perdeu” sua melhor forma física ao longo de sua chegada ao Flamengo. Infelizmente, não proporcionamos ao jogador condições adequadas para o seu melhor desenvolvimento. É frustrante, como torcedor apaixonado como vocês, ter que admitir isso, mas é a verdade.
Infelizmente, esta é uma realidade a qual temos que conviver, e precisamos fazer de tudo para mudá-la. Nossos concorrentes brasileiros estão muito na nossa frente em questão de infraestrutura, estamos atrasados, ultrapassados.
A conclusão do módulo profissional do CT em 2016, e todo CT em 03 anos, foi promessa de campanha. Precisamos acompanhar e cobrar a evolução do nosso CT. Não adianta apenas contratarmos A, B ou C, se não proporcionamos condições adequadas ao desenvolvimento destes profissionais. Precisamos investir em jogadores e termos a certeza que eles poderão nos dar o retorno esperado em performance, pois têm todas as condições necessárias para treinamento e condicionamento de excelência.
É claro que também precisamos de elenco, de jogadores, e time forte, mas temos a melhor contratação do futebol brasileiro até o momento. Vitorioso e trabalhador, Muricy Ramalho dispensa comentários. É ele quem pode mudar os rumos do elenco atual do Flamengo, resgatar uns, lapidar outros, e quem sabe promover alguns.
O homem aceitou trabalhar no Flamengo, estudou o Clube, analisou toda situação, prós e contras, e acreditou no Flamengo, acredite você também. Muricy quis vir para o Flamengo, quis ser o treinador de 40 milhões de auxiliares, de profissionais de marketing e comunicação, de médicos e preparadores físicos, deixemos o homem trabalhar, a diretoria trabalhar, mas sempre atentos, e dispostos a cobrar sim, sempre que necessário, mas com coerência e inteligência.
Rubro-Negro, o esforço é diário, requer a união de todos, além de cobrança, ainda estamos longe do Flamengo que desejamos e merecemos, mas estamos nos aproximando a passos largos.
Saudações Rubro-Negras,
Wagner Silva
Vamos trocar uma idéia?!
Twitter: @wgrsilvacrf
wagner.silva@colunadofla.com
Todas colunas Wagner Silva
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Concordo. O CT e tecnologia é o que vai habilitar o aproveitamento ótimo do elenco, ao invés de ficarem no DM esperamos que estejam à disposição na maior parte do tempo e óbvio com uma condição física excelente.
Outro ponto é a contratação do Muricy. Arrisco dizer que o time de 2015 se fosse taticamente preparado pelo muriçoca teria avançado mais na copa do Brasil e no Brasileiro teria se aproximado mais do g4. Aliás esse mesmo time chegou a entrar no g4 mesmo depois de uma série de lambanças feitas pelos diversos técnicos que passaram por lá.
2016, considerando que temos um grupo reforçado na defesa e no meio-campo e ainda vai vir mais gente, acreditando que estarão fisicamente na ponta dos cascos, vislumbrando a altíssima capacidade de aplicar táticas vencedoras (know-how trazido por Muricy), o Flamengo terá totais condições de ficar no G4 e porque não sonhar com hepta?
Obrigado Ferreira! Ótima análise, assim esperamos. SRN
Excelente texto!
Quem déra todos nossos torcedores tivessem essa visão e lucidez.
SRN
Obrigado Ricardo! Quanto mais informação melhor, mais torcedores poderão formular suas idéias e conceitos. SRN!
Ué, mas quem garantiu que as contratação nível A não afetaria o orçamento nem as finanças do clube foi o próprio presidente!
Foi ele que disse "passamos três anos arrumando a casa pra poder montar um time forte agora". Então o que a torcida quer é apenas o cumprimento da promessa, porque como você bem disse, foram três anos complicados, especialmente o último, "medíocre".
Todo o planejamento prevê a contratação destes jogadores prometidos com os valores dentro da realidade financeira. Ou será que estavam mentindo?
Aí é foda.
Almir, mentindo não. O esforço foi, e ainda é grande, mas a casa ainda não está toda arrumada. Realmente montar elencos cada vez melhores, e terminar o CT são prioridades. O que impacta diretamente nas contratações, é o aumento do dólar que nos deixa em desvantagem. Hoje contrair uma dívida de 1000 dólares significa pagar 4 mil e poucos reais. Mas daqui a 6 meses pode ser 5 mil e pouco... Complica né?! O que estão fazendo é o que você disse, contratar jogadores com os valores dentro da realidade financeira. SRN!
E quem falou que Juan, Arão, Rodinei, Mancuello, quem sabe Cuellar, não são jogadores nível A, na minha opinião são sim, e podem performar muito mais que um jogador "grife", quem conhece o Fla sabe que isso aconteceu várias vezes, ainda mais com um bom técnico e boa estrutura.
SRN
Germano, concordo. Mas sabemos que o torcedor deseja nomes consagrados. Desejo que todos que citou façam muito sucesso, e que o time seja muito vitorioso! SRN!
Pois é Wagner, mas nomes consagrados são caros e não são garantia de um rendimento para o time compatível com o custo do jogador.
SRN
Mas isso não é de hoje, essa crise econômica vem desde meados do ano passado, quando o dólar chegou pela primeira vez a 4 reais. Todo mundo sabia disso.
Mandou bem meu querido Wagner, esse é o caminho que vamos trilhar, profissionalismo, competência e amor ao clube!
Obrigado João! Faço minhas suas palavras. SRN!
Parabéns Wagner, perfeito.
SRN
Obrigado Germano! SRN!
Texto digno de um Rubro Negro, concordo com cada palavra. Excelente!!!!!!
Obrigado Paulo! Bom saber que outros rubro-negros compartilham do pensamento. SRN!