O Zé da Base! Técnico, o Flamengo faz em casa

Depois da belíssima conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016, começam as naturais avaliações dos destaques do Flamengo que também podem se destacar no profissional.

Thiago, Thiago Ennes, Léo Duarte, Ronaldo, Trindade, Cafu, Paquetá, e Vizeu, foram as grandes revelações em campo do título rubro-negro da copinha, mas quem mais me deixou impressionado, sem dúvidas, foi o comandante desses atletas, o técnico Zé Ricardo.

Em uma ótima campanha, o Flamengo encantou com um estilo de jogo interessante, e um equilíbrio tático impressionante para a idade dos jogadores. Desde os primeiros jogos ficou claro que a equipe de Zé Ricardo seria uma das favoritas.

Na final, a estrela do Zé brilhou ainda mais, perdendo de 2 a 0 para o Corinthians, em um Pacaembu lotado, numa atmosfera bastante hostil, faltando 45 minutos para acabar. Irreversível? Para a maioria, mas não para o nosso Zé, o Zé da Base do Flamengo.

Com uma competência digna dos melhores do mundo, o comandante conseguiu motivar seus bons jogadores, que ele está formando no Flamengo. Buscou o empate em questão de poucos minutos, e se não fosse a pífia arbitragem, o título viria já no tempo normal com tranquilidade.

Sob a sua batuta, esse time sub-20 do Flamengo conquistou vários títulos, o caneco da competição mais importante da categoria no país veio para abrilhantar ainda mais o excelente trabalho feito pelo treinador nos últimos anos.

Assumiu o time em 2014, após uma acachapante goleada sofrida de 7 a 0 para um rival carioca. A equipe sofria duras críticas por não revelar ninguém para o time principal, mas em pouco tempo esse cenário mudou completamente.

Os títulos vieram, e mais importante do que isso, boas promessas foram efetivadas na equipe profissional. Zé se tornou referencia de comando técnico da categoria no Brasil, declinando inclusive um convite para treinar a seleção brasileira sub-15.

Desejo vida longa ao Muricy Ramalho no comando do time principal do Flamengo, mas a cada dia que passa o treinador do sub-20 rubro-negro vem ganhando mais espaço, mais destaque no clube, e não vai demorar para chegar ao ápice de sua carreira, no futebol profissional.

Em um mercado de treinadores tão clichê, onde sempre o mais dos mesmos é a tônica das ultrapassadas diretorias dos clubes nacionais, apostar no Zé Ricardo futuramente será, com toda a certeza, uma ótima opção para o Flamengo.

Inclusive, A alta cúpula de futebol do Flamengo já poderia se adiantar, investindo, e qualificando o potencial de Zé Ricardo. Por que não enviar o Zé para o badalado curso de treinadores na Europa? Até mesmo fazer estágios em gigantes do velho continente é válido.

É de conhecimento geral a sorte que temos com treinadores prata da casa, Carpegiani, Andrade, Jayme de Almeida, Carlinhos… Se na Base, revelar bons jogadores é mais importante do que levantar títulos, esses tais títulos revelam bons técnicos.

Zé Ricardo é o futuro da comissão técnica do Flamengo, e certamente estaremos em ótimas mãos com mais essa revelação do Clube de Regatas do Flamengo.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com

Vinny Dunga

Ver comentários

  • Acompanhei as copinhas anteriores e nunca tinha visto um time tão promissor.
    Chega ao ponto, de cada irmão rubro-negro eleger jogadores diferentes, sobre quem é o melhor ou o mais maduro pra subir imediatamente.
    Quem ganha com isso é o mais querido, que aos poucos colhe os frutos plantado a duras penas....
    Grande parte desse mérito é do zé Ricardo, parabéns pelo trabalho, zé da base.rsrsrs
    Orgulho Rubro-Negro.SRN

  • Parabéns a essa equipe que demonstrou dentro campo o que e honra esse manto sagrado pela Raça e vontade de ser campeão (isso e o que estar faltando ao time principal Raça união a esse elenco) Parabenizo também a esse técnico pelo ótimo trabalho que vem realizando na categoria de base, que assim como os jogadores tem um ótimo futuro no Flamengo. Ao meu modo de ver o Flamengo já poderia ir preparando o Zé Ricardo como futuro Técnico da equipe principal, proporcionado curso de qualificação de técnico pela Europa. por exemplo fazer parceria com grande clubes europeus com os melhores técnicos. essa seria a hora do Flamengo utilizar sua grande marca a benefícios e desenvolvimento do clube. e poderia também utilizar a Adidas para ser a grande intermediária entre os times da Europa e o Flamengo.

Notícias recentes

Valores do Barcelona assustam e conversa entre Flamengo e Vitor Roque ‘esfria’

Flamengo não irá contar com Gabigol em 2025; atacante anunciou saída do Rubro-Negro O Flamengo já…

17/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

16/11/2024

Gabigol e Braz têm conversa antes de treino e mudam clima nos bastidores do Flamengo

Reunião rápida no CT aconteceu no início da preparação para Cuiabá x Flamengo O elenco…

16/11/2024

Flamengo prepara plano ousado para Alcaraz em reta final de Brasileirão

Ausência de Arrascaeta abre espaço para Alcaraz no Flamengo O Flamengo segue em reta final…

16/11/2024

Jogadores do Bayern prestam homenagem ao Flamengo

Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…

16/11/2024

Técnico campeão pelo Flamengo, Jayme de Almeida dá opinião inusitada sobre futuro de Gabigol

Decisão de renovar com o Flamengo para 2025 está nas mãos de Gabigol Campeão da…

16/11/2024