O Maracanã amanheceu em clima de despedida no primeiro dia útil do ano. Boa parte da equipe assina na manhã desta segunda-feira sua demissão. Significa que a Odebrecht está congelando a operação no estádio e deixará efetivamente apenas a presidência, o departamento jurídico e o departamento financeiro. A equipe de comunicação e de marketing deixou seus cargos. Nos próximos dez dias, mais gente deve sair. Por enquanto o pessoal da manutenção permanece trabalhando, mas pode deixar seus postos depois do dia 15 de janeiro.
Na prática, isso significa que a Odebrecht esta adiantando o processo de entrega para o Comitê Olímpico e saindo de cena para concretizar a devolução do Maracanã ao governo do estado. Ninguém dirá isto abertamente, mas é o que está em curso.
Não se sabe se haverá garantia para as partidas do Campeonato Carioca. A entrega para a Olimpíada está prevista para o final de março, mas sem equipe no Maracanã pode ser mais complicado para garantir a realização dos jogos. Há a confirmação dos show dos Rolling Stones em fevereiro e do Coldplay em abril, obrigação da Odebrecht com o governo do estado.
A questão agora é o que acontecerá com o Maracanã a médio e longo prazo. A possível concessão para um consórcio que tivesse Flamengo e Fluminense no comando é improvável. O governo não tem dinheiro para a saúde, evidentemente não poderia ter a administração do estádio como prioridade. A compra por um dos sócios não parece uma solução simples. Menos de dois anos depois da Copa do Mundo, é impossível dizer qual será o futuro do Maracanã.
Fonte: PVC
É aí que o Flamengo entra na história !
E isso , agora vai ser do fla , senão quem comandar terá prejuizo
Mas pelo alto custo operacional, o Fla pode ficar com grandes prejuízos também, e comprometer as finanças, vcs não acham ?? SRN
Bom se terceiriza algumas coisas não , se partir do princípio que a empresa tercerizada vai manter e pagar ao fla para funcionar podemos ter bons resultados.
E se associar a marca maracanã casa do flamengo tipo adidas fla e telões externo fazendo propagandas dos parceiros , vai dar certo.
Prefiro um estádio próprio… Maracanã eh inviável de ser sustentado pelo fla! Tem o complexo inteiro de esporte amador… Custo mensal de qse 1 mi… Fora essas gratuidades q ferram as rendas dos jogos! Um estádio para 45 mil pessoas seria o ideal… Maracanã seria como Wembley, em Londres. Fla poderia jogar alguns clássicos lá, ou jogos grandes…
Corre desse barco furado. O Governo que se vire com o que fazer do Maracanã. Se o Flamengo não atuar pelo estádio, isso se transformará num elefante branco.
Estádio inviável para administrar, tem quase 80 mil lugares, poderia deixar pra jogar lá só em grandes jogos e fazer um estádio de umas 50.000 mil pessoas que seria até melhor pois estaria sempre cheio.
O que começou mal, só poderia dar nisso. Fizeram uma pseudo-licitação, onde já se sabia de antemão quem “ganharia”. A primeira medida foi alijar os clubes da tal concorrência, e agora que a empreiteira se vê envolvida em todo tipo de corrupção, parece não estar satisfeita com mais esse “negócio”.O prefeito inviabilizou o Engenhão para os clubes, na época das tais adesões ao consórcio Maracanã, tirando dos mesmos qualquer margem na negociação. Os políticos que se beneficiaram de muito dinheiro nas suas xampanhas, agora procuram uma saída, que mais uma vez não beneficiará os clubes e muito menoso torcedor, que é a razão de ser do estádio. Vale lembra que o Maracanã é patrimônio do povo do Rio de Janeiro, e muito incomoda essa postura dos clubes, que deveriam sim , ira justiça e fazer valer o direito de utilizarem esse próprio do Estado, em condições minimamente rarazoáveis, e não ficarem abrindo mão de seu papel de protagonistas, pois que sentido faria esse estádio, sem a presença dos clubes. Apresenta-se agora uma oportunidade única de finalmente os clubes serem os verdadeiros atores, e não se rebaixar em, quase que pedindo para entrar, e atuar, numa casa que sempre foi deles.
Bela colocação, falou tudo! SRN
Bom, a diretoria do Flamengo diz quer e vai fazer dar dinheiro. Se não der certo sempre existe a possibilidade de devolver com provavelmente vai fazer a empreiteira no futuro próximo.
É amigo , mas se não der certo também, o prejuízo é muito grande né!? Acho que não é tão simples assim!! SRN
Eu confio na diretoria, se eles dizem que dá pra dar certo eu dou credito.
Tudo depende do contrato que for assinado (caso aconteça)… Além do mais a idéia não é assumir sozinho… Tem uma parceria para isso. Se não me engano é a mesma empresa que gere o programa sócio-torcedor.
Ta louco… Corre desse elefante branco… O governo do estado e prefeitura que se virem… Quebraram o estádio duas vezes, agora que não tem dinheiro, querem empurrar pro Flamengo?! Que se exploda… Faz um estádio pra 20 mil na Gávea ou em Caxias, sei lá, mas deixa essa conta pro governo, eles que resolvam… O Engenhão foi usado quase 7 anos, para de uma hora para outra ser “interditado”, e obrigar a todos os times fecharem contrato com o Maracanã? Fala sério… Tem muita maracutaia ai..
Não acho que seja inviável ao Flamengo. Esta diretoria ano passado mencionou que o clube poderia assumir “amanhã” a administração do estádio.
Os caras que estavam lá, falo até do Tostes, e os que ficaram não são trouxas e sabem gerir finanças.
Mesmo jogos de menor apelo com controle dos ingressos pelo Flamengo, poderiam se tornar rentáveis com apoio da nossa torcida.
Não pensem que a arrecadação fica sujeita a jogos, mas aluguel para shows, naming rights, lojas internas entre outros entram como fonte de receita significativa.
Se está diretoria que sabe o que faz, costurar bem as coisas, o Flamengo pode aumentar suas receitas ainda mais com a administração do Maracanã.
Concordo….. Eles pecam no futebol, mas na finanças eles são profissionais.