PVC: ‘Primeira Liga pode terminar com ação na Fifa contra dupla Fla-Flu’

O Flamengo tem uma reunião decisiva marcada para a noite desta segunda-feira, para decidir o que fazer depois da proibição da Federação do Estado do Rio (FERJ) de os clubes do Rio disputarem a Primeira Liga. O Conselho Arbitral do Campeonato Carioca definiu no fim da semana passada que Flamengo e Fluminense não têm autorização para jogar a partir do dia 27 o torneio contra os clubes de Minas e da Região Sul. A dupla Fla-Flu garante a participação mesmo assim.

“Nós vamos jogar”, diz o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello.

A reunião desta noite vai definir quais serão os procedimentos para entrar em campo. Uma hipótese é buscar uma liminar na Justiça para disputar o torneio com o time titular. “Acho que isso não vai ser necessário”, diz Bandeira.

O problema é que o diálogo também parece inviável. A posição da CBF é de atender às necessidades de um de seus filiados, no caso a Federação do Rio. O presidente da FERJ, Rubens Lopes, já conversou com dirigentes da CBF e a federação tem o caminho definido para confirmar a proibição. A partir do momento em que Flamengo e Fluminense entrem em campo no dia 27 de janeiro, para o início do torneio, a FERJ pedirá à CBF que encaminhe o caso à Fifa indicando punição aos clubes.

A briga da Ferj é insana. O torneio tem apenas cinco datas, a Primeira Liga nasceu com uma seqüência de desavenças políticas que ameaçaram a realização e ainda assim a nova disputa incomoda os dirigentes do Vasco e da Ferj. A Primeira Liga não é o cenário ideal para iniciar a reforma do futebol brasileiro, porque aumenta o número de jogos num calendário inchado. Mas politicamente pode ser o primeiro passo para a Liga Nacional.

O Flamengo garante que jogará a Primeira Liga e tem estreia marcada para dia 27 de janeiro contra o Atlético Mineiro.

Também assume que vai jogar o Campeonato Carioca com o time titular, diferente do que pretendia no final do ano passado.

Fonte: PVC

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • É incrível como os clubes não conseguem se livrar dessa estrutura que só faz mal ao futebol. A FIFA, CONMEBOL e CBF estão todas rodeadas de escândalos de corrupção e mesmo assim os clubes ficam presos às Federações estaduais. Não consigo entender e a cada dia que passa tenho a maior impressão que Flamengo e Fluminense são o lado mais frágil na disputa, quando deveriam ser o lado mais forte, os donos do espetáculo.

    • Rodrigo, perfeito estou preocupado pois não sabemos a posição da FIFA, mesmo que amparado a lei Pelé, eu acho que dirigentes e torcedores de fla x Flu deveriam se unir, e brigarmos juntos, com campanhas em face, watszap, etc.. Contra tudo isso ou se possível tentar se desvincular a ferj e vai disputar ano que vem o campeonato capixaba, onde temos muita torcida e ainda melhor esse campeobato

      • Marcos, a FIFA não é contra criação de ligas, vide o campeonato inglês e outros mundo a fora.

        • Então deixa ele entrar na FIFA , mas antes o flamengo tinha que entrar contra a ferj .
          Em 18/01/2016 18:22, "Disqus" escreveu:

          • A ferj está blefando para colocar medo, mas o departamento jurídico do fla sabe onde está se metendo, se a ferj não repassar o dinheiro da TV, o mengão entrará com processo, a imagem é do flamengo e não da ferj, não sou entendido de leis, mas acho que isso é apropriação indébita, fora os danos morais, matérias e outros.

  • Cara sinceramente eu não vou ficar sem ver os jogos do Flamengo por causa da FERJ estou vendo q a torcida vai acabar comprando a briga, ai os canalhas vão ver q o buraco é mais embaixo pois o Bandeira esta apoiado em 40 milhões já a FERJ é só um "escritório do roubo"

      • Cara eu quis dizer que se a FERJ prejudicar o Flamengo de alguma forma mais grave que nós torcedores teremos que mostrar o tamanho da nação lá na porta da FERJ pois o Flamengo é paixão o Rubens Lopes acha q está passando batido.

    • Veja pela internet, tem uma porção de sites q transmite jogos piratiados ao vivo.

  • A FERJ PARECE DOIDA MAS NÃO É, ISSO SÓ TEM UMA PALAVRA:

    DESESPERO!!! E TOTAL!!!!!!!!!!

    PAREM PRA PENSAR: ELA VAI A FIFA E A FIFA DIRÁ, PORQUE AS OUTRAS

    FEDERAÇÕES ACEITARAM E SÓ VC NÃO?

    E ISSO SE CHEGAR A TANTO, POIS SE IR A FIFA FOR COMPRAR UMA

    BRIGA COM A GLOBO E SEUS PATROCINADORES, ESSE RUBOST@,

    NÃO VAI EM FRENTE, POIS SERÁ QUE ELE ACEITARÁ UM GLOBO REPORTE

    MOSTRANDO PRA ONDE VAI O DINHEIRO QUE ELE ASSALTA DOS CLUBES?

    O IMPORTANTE É QUE A NAÇÃO TEM QUE FICAR DO LADO DO FLAMENGO

    NESSE MOMENTO E COMPRAR GUERRA CONTRA ESSE ESCRITÓRIO

    DO CRIME CHAMADO DE FERJ NEM QUE PARA ISSO TENHAMOS QUE

    DESLIGAR A TV NA HORA DO JOGO.

    • Você foi prefeito no comentário José e ainda tem mais,a criação de ligas é totalmente legal e a FIFA não é contra, vide a liga inglesa e tantas outras mundo a fora. Eles estão blefando, estão no desespero, estão fazendo ameaças para ver se fla e Flu desistem.

      • ISSO MESMO LEANDRO!!!

        O ADVOGADO DA 1ª LIGA JÁ DISSE:

        A CRIAÇÃO DA LIGA É BASEADA NA LEI PELÉ (LEI FEDERAL)

        A @FERJ COM SUAS ASSEMBLEIAS FANTA, É UMA

        ASSOCIAÇÃO PRIVADA E TODA VEZ QUE ACONTECER UM

        CHOQUE DE DETERMINAÇÃO O QUE VALE É A LEI PELÉ

        POR TER FORÇA DE LEI FEDERAL!!!

        #SIMPLES

    • Vejam pela internet, tem uma porção de sites q transmite jogos piratiados ao vivo.

  • Boicotem esta M3rd@!!! Ao invez de gastarem dinheiro p ir no carioca
    sejam ST. Ao invez de pagar 30 reais p ver jogo e encher os cofres da
    FERJ sejam ST e vão ver jogos da liga, da Copa do Brasil e até do
    Flabasquete. Torcida Rubro-negra tem q mostrar q é inteligente. Deem
    dinheiro p o clube e não p a FERJ. Mandem este Rubens Lopes se
    FUD###RR!!!

    • É isso! O torcedor tem que entender que quem faz a diferença somos nós, de que adianta reclamar e dar audiência e lotar estádio, também caberia um protesto na porta da FFERJ (que é ao lado do Maracanã) , sem contar que no fim das contas eles vão roubar para o bacalhau mesmo.

      #boicoteaocarioca SRN

    • Concordo contigo Weber. Podíamos bolar uma campanha para boicotar esse Campeonato Carioca. Nossa torcida tem foça pra isso. Não irmos aos jogos e não assistirmos pela TV. No entanto, penso nos jogadores. Imagina cara, vão jogar sem torcida. Temos que pensar numa alternativa para revidar contra a Ferj

        • foda que a FERJ também se mete no preço dos ingressos.
          Até desconto pra ST ela proíbe, cara. Máfia !!!

        • Vejam pela internet, tem uma porção de sites q transmitem jogos piratiados ao vivo.

      • Exato, como já disse sejam ST e deem 30,00 por mês ao invez de pagar p ver jogos do carioca. Qdo for Copa do Brasil, liga e o Brasileirão lotem o maraca ou qqr outro estádio q o Fla for jogar.

  • É muito simples: o Flamengo não vende nem cede os direitos de transmissão dos seus jogos do campeonato de 2017. Aí quero ver a ferj conseguir algum contrato de TV ou de patrocínio. Simplesmente quebram. E o Flamengo fica com o dinheiro do contrato da 1ª liga, não perde nada, só deixa de ganhar.

    • Seariver, o flamengo vai fazer o contrato de TV dos próximos anos individualmente como é feito no brasileiro, vai exigir que o dinheiro não vá mais para a ferj dividir entre os clubes, o nosso virá direto, assim a federação não terá mais como nos punir com a cota de TV e o mengão passará a receber mais que os outros assim como no brasileiro. No final de tudo, essa implicância da ferj está sendo um tiro no próprio pé, a globo e qualquer outra empresa quer dinheiro e sabem que sem o flamengo esse dinheiro não vem.o fla pode até ter prejuízo esse ano, mas quer ficar de bem com a globo e por isso, só por isso decidiu colocar o time titular em campo e alguns torcedores reclamaram chamando o bandeira de frouxo, mas esses torcedores só enxergam o hoje e não percebem que essa decisão fará o flamengo ter o poder de barganhar o que quiser quando sentar na mesa de negociações da globo, fazendo dela uma aliada contra a ferj. Isso é fato, o bandeira não é bobo e muitos ainda não perceberam isso.

      • Leandro Oliveira- Não enxergam inclusive o hoje. Coloquei meu modo de ver essa situação de time "alternativo" em outra postagem. Mudar o discurso foi a decisão mais inteligente tomada pela diretoria. O Flamengo criava provas contra si mesmo dizendo que jogaria com time alternativo, ao mudar o discurso ele acabou com essa prova e pode até jogar sem o time principal sem sofrer qualquer retaliação. SRN

        • Muito bem observado Ícaro, lembro que li esse seu comentário em outra oportunidade. Fico aqui pensando como tem torcedor que se deixa levar pelas matérias de jornalistas que na maioria da vezes escreve sem averiguar a verdade, encima de suposições e ficam com raiva da diretoria e criticando e alguns ainda incentivam o crime dizendo que temos que nos unir em frente a ferj e quebrar tudo; além de serem presos e processados ainda vão prejudicar o flamengo, pois é lógico que desportivamente o responsável será o flamengo.

    • Concordo Seariver, o Atlético-PR há alguns anos não vende mais os direitos de transmissão (só transmitem a final). E ele só disputa o estadual com equipe alternativa. O Flamengo pode fazer o mesmo a partir do ano que vem.

      • Meu amigo Adriano, isso não é necessário, o atlético não tem nem de longe a importância do mengão, então para o atlético isso funciona, mas para o flamengo a solução será negociar os direitos de forma independente como é feito no brasileirão, pode te certeza que de agora em diante será assim no carioca também. O idiota do Rubinho, manipulado pelo Eurico comprou uma briga com o trem pagador e quem vai se dar mal serão os clubes que apóiam essa sandice, pois no novo contrato o fla vai recebe bem mais que os outros (hoje não é assim, os grandes recebem o mesmo valor e a premiação ao campeão é tirada desse dinheiro dos direitos de TV), mesmo a ferj cobrando um taxa mais elevada que outras federações, não vai fazer diferença, mas para ferj sim, ela não terá mais como pagar a premiação sem colocar a mão no bolso. É óbvio que a premiação vai diminuir e quem vai perder muito mais serão os times que estão do lado da ferj.

  • O torcedor precisa entender o seu papel nessa briga, as federações só existem para sustentar o poder da CBF, elas são como parasitas, lucram mais que os clubes e não divulgam para aonde vai a grana, assistir aos jogos no estádio e dar audiência é um direito de cada torcedor mas o mesmo deve estar ciente que tal ato estará fortificando a FFERJ, que manterá o contrato da TV, irá impor taxas absurdas aos clubes e irá favorecer os seus aliados(vascú) como no ano passado inclusive com dinheiro das taxas que pagamos. Sem contar que o Roubinho já está querendo meter o olho na 1ª liga para fazer como na copa nordeste onde os clubes conseguem vagas através do estadual.

    SRN #boicoteaocarioca

  • deve ter leis que ajudem o clube nessa situação. o flamengo não pode ficar a merce dessa federação.O que é criado nesses conselhos arbitrais é lei. o flamengo é associado da federação e com isso é obrigado a seguir o que falam. por isso o clube está a merce dessa merda de rubens lopes e que tem o vasco como cabeça. Se for necessario desfilia, jogamos a serie D vamos a luta. Saimos do carioca e vamos para outra federação. o flamengo é GIGANTE e tem que ser respeitado e não sendo mandado pela federação e piorou o vasco.

    • Fique tranquilo Gabriel, o departamento jurídico do mengão é muito bom,o nosso VP é Flávio de Araújo Willeman
      Procurador do Estado do Rio de Janeiro e Advogado. Mestre em Direito pela UCAM. Professor na FGV, UFF, EMERJ e UCAM, o flamengo não entraria nessa briga com a ferj ser não tivesse base para brigar na justiça, eles sabem o que estão fazendo.

        • o flamengo vai fazer o contrato de TV dos próximos anos individualmente como é feito no brasileiro, vai exigir que o dinheiro não vá mais para a ferj dividir entre os clubes, o nosso virá direto, assim a federação não terá mais como nos punir com a cota de TV e o mengão passará a receber mais que os outros assim como no brasileiro. No final de tudo, essa implicância da ferj está sendo um tiro no próprio pé, a globo e qualquer outra empresa quer dinheiro e sabem que sem o flamengo esse dinheiro não vem.o fla pode até ter prejuízo esse ano, mas quer ficar de bem com a globo e por isso, só por isso decidiu colocar o time titular em campo e alguns torcedores reclamaram chamando o bandeira de frouxo, mas esses torcedores só enxergam o hoje e não percebem que essa decisão fará o flamengo ter o poder de barganhar o que quiser quando sentar na mesa de negociações da globo, fazendo dela uma aliada contra a ferj. Isso é fato, o bandeira não é bobo e muitos ainda não perceberam isso.

    • O problema é que se o clube procurar a justiça comum antes de se esgotarem todas as instâncias da justiça desportiva a FIFA pune. O Flamengo pode ganhar, mas vai dar um trabalhão... A briga vai ser grande.

Notícias recentes

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Com De La Cruz e 4 reforços, Flamengo finaliza 1º treino com foco em jogo contra o Fortaleza

Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…

22/11/2024

“Amarelou”: Jornalista afirma que Jorge Jesus criticou Filipe Luís por atuação na final da Libertadores de 2019

Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024

Flamengo rejeita nova garantia do Corinthians para compra de Hugo Souza

Corinthians tem até o dia 30 de novembro para apresentar nova garantia bancária e comprar…

22/11/2024