Time de Muricy precisa de um “ponta armador” – Mancuello ou Ederson?

Compartilhe com os amigos

Reapresentação do elenco do Flamengo com os novos contratados e Muricy Ramalho, confirmação da vinda do argentino Federico Mancuello. Ainda algumas especulações, a principal delas o volante chileno Marcelo Díaz.

Em meio aos exames médicos e testes físicos, já é possível começar a vislumbrar um time base para 2016. Ainda que mais importante que os nomes sejam o modelo de jogo do técnico que se diz renovado e as possibilidades do elenco, em características, de executar o plano traçado.

Mas pelas peças disponíveis não é difícil imaginar um 4-3-3 ou 4-1-4-1. Sistema que Muricy usou pouco na carreira, diga-se. Mas depois da passagem por Barcelona, quem sabe?

A questão é utilizar dois ponteiros agudos, como Marcelo Cirino e Emerson. Normalmente o ataque fica engessado, com única possibilidade de movimentação apenas a inversão de lado. Sem contar que o desempenho da dupla em 2015 não foi dos mais animadores.

Foi o que prejudicou Paolo Guerrero junto ao declínio técnico posterior. Com os pontas abertos e buscando as infiltrações em diagonal, muitas vezes o peruano precisava recuar para ajudar o meio-campo que produzia pouco. Lembre-se do gol da vitória sobre o Goiás no Serra Dourada: Guerrero recua e lança Cirino entrando no “facão”.

Hoje a figura do “ponta armador” é muito presente no futebol mundial. Seja Messi no Barcelona, David Silva no Manchester City, Juan Mata no United ou Valbuena no Lyon. Por aqui, os últimos campeões brasileiros também aderiram: Everton Ribeiro no Cruzeiro e Jadson no Corinthians. Mesmo num 4-2-3-1 ou 4-4-2.

A dinâmica é sair da ponta para circular às costas dos volantes, criando superioridade numérica no centro e explorando os espaços entre defesa e meio-campo. Permite também abrir o corredor para o lateral e deixar brechas para outros ocuparem os espaços, como os meio-campistas ou até mesmo os companheiros de ataque.

O time fica menos previsível e não precisa da sacrossanta figura do “camisa dez”, essa entidade mágica do futebol brasileiro. Em especial no Flamengo que ainda espera pelo “novo Zico”.

No Flamengo, dois jogadores podem ocupar a função: Mancuello pela esquerda, abrindo espaço para Alan Patrick fazer companhia a Willian Arão no trio central. Sem a bola pode ser bem útil, voltando para ajudar Jorge na recomposição. O ex-meia do Independiente só precisaria ser mais efetivo e contundente no ataque.

campinho_Flamengo_2016_4141_Mancuello_Cirino[1]

Ou mesmo Ederson atuando por qualquer dos flancos – Emerson e Cirino disputariam a posição do lado oposto. Em boas condições físicas e com sequência de jogos pode funcionar como no Lyon. Necessitaria de uma adaptação sem a bola. Mas como tem mais poder de finalização e presença de área que Mancuello daria mais opções na frente.

campinho_Flamengo_2016_4141_Ederson_Emerson[1]

Tudo que Guerrero precisa. Em 2014, seu melhor ano em desempenho, mesmo sem títulos relevantes, foi destaque e artilheiro do Corinthians partindo da esquerda para dentro e fugindo da marcação procurando os espaços entre o zagueiro e o lateral.

Muricy quer o Flamengo propondo o jogo, trabalhando no campo adversário. Para isso precisa de posse de bola e mobilidade. No Santos tinha Neymar de um lado, mas Elano trabalhando com os meias do outro. No melhor momento no São Paulo, um 4-4-2 com Kaká e Ganso abertos na segunda linha, mas vindo para o centro armar o jogo.

Ter dois ponteiros verticalizando o tempo todo e um centroavante finalizador deve esvaziar o meio-campo e deixar o ataque mais estático. Não parece a melhor receita. Um articulador partindo do lado pode ser mais interessante, alinhado ao futebol atual. A conferir.

Fonte: Blog do André Rocha / Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • NÃO ADIANTA FICAR ESCALANDO A OU B….CADA UM TEM SEU TIME IDEAL, MAS QUEM VAI DECIDIR É MURICY QUE ESTÁ NOS TREINOS TODOS OS DIAS COM OS JOGADORES QUE ESCALE O MELHOR PARA TERMOS UM A SELEÇÃO EM CAMPO DE DAR INVEJA AOS ANTIS…AVANTE MENGÃO…AVANTE MURICY!

  • O jogo do Barça começa no goleiro e não no meio, raramente o Barça sai nos chutões como ocorreu bastante ano passado no Fla, vamos torcer para que o Juan possa atuar bem nas partidas, pois bom passe sempre ele teve, e que o zagueiro e o volante de qualidade venham para que funcione bem o que Muricyola pretende implementar; quando se tem qualidade na saída de bola lá atrás, o meio campo fica mais fácil de administrar, haja vista no Barça ter recuado o Mascherano para zaga, pelo seu poder de desarme e principalmente a qualidade em colocar a bola redonda nos pés do condutores de bola Xavi (A. Turan) e Iniesta, se essa saída de bola dos zagueiros e laterais não funcionarem, como muitos dizem pode ter o trio MSN, que nada irá adiantar; espero que eu esteja errado; mas torço muito pela vinda do Lollo ou do Bruno Valdez e do Dias; pois aí sim teríamos um sistema defensivo com qualidade; se chegarem os reforços; haja vista o emprestimo sair ou não rsrs; o time será assim: ” Muralha, (sai muito bem com os pes e com as mãos, rss) Rodinnei; Lollo; Juan (pode ser o nosso “Puyol” com raça e técnica o seu forte podemos sonhar) e o garoto Jorge; Diaz;Mancu;Alan;Sheik (prefiro o Everton)Ederson (Cirino) Guerrero.

  • Pra mim jogar com 2 pontas abertos sem muita movimentação é um esquema ultrapassado mesmo, tem q fazer isso só quando o time estiver perdendo, o time perde no meio, melhor 1 volante centralizado, o Arão do um lado, o Mancu do outro, o Alan armando e 2 no ataque, o Barça joga com os 2 na frente eo Messi vindo d trás, as Gayvotas jogaram assim, 4-3-3 também é pior para a defesa, o Muricy tem q vir com um esquema moderno, SRN

  • Robinho. Sem mimimi.

  • Prefiro deixar pro Muricy quebrar a cabeça, vou pegar a gelada e só assistir kkkk SRN

    • Boa!… kkkkk.. Vou aderir!..

  • Acredito que nesse estilo de jogo poderá fragilizar na parte defensiva, sem poder de marcação, não sei não….

  • Futebol jogado hoje pede muito o esquema 4-1-4-1, dada a compactação, o alinhamento pré-defenido, a aproximação doa jogadores para as triangulações, vez que com a bola nos pés, a linha se desfaz, para que uns entrem em velocidade (ultrapassagem), uns caiam nas costas dos defensores no lado oposto para a bola longa, e outros aproximem de quem está com a bola para a tabela e desafogo da marcação. Eu escalaria inicialmente:
    —————Muralha————–
    Rodinei —-Juan—–Lollo—–jorge
    ——————-Diaz—————
    Cirino —Ederson——-Mancuelo—-Everton
    ——————-Guerrero————–
    Acho que recuperados, o Cirino e o Everton voam nesse time e têm fôlego para marcar e atacar com intensidade. Dependeria dos treinamentos, mas o esquema é esse! Saudações rubro-negras…

  • Na Inglaterra, a maioria dos clubes tem como característica a formação 4-2-3-1, porém a muito tempo um time ingles não encanta o mundo.

    Vamos na liga das estrelas, la agente acompanha que o club que mais empolga o mundo, Barcelona não tem armador, eles jogam no 4-1-2-3 ou 4-3-3, como esta no 1 mapa ai em cima, tendo um tripé de meio campo com um volante mais recuado (Busquets) e dois meias, um pela direita e outro pela esquerda (Iniesta) (Rakitic), e encanta o mundo dessa maneira.

    Vamos mais longe agora, o Flamengo dos anos 80 não tinha somente um armador que pense no time, tinha também dois volantes com características de arma jogadas, Adilio e Andrade, que completavam um tripé de meio campo com Zico.

    O que quero dizer é, temos que esquecer a historia de ter somente um homem de meio campo para pensar, e começar a colocar todos para pensar. Esse Flamengo pode jogar com um tripé de meio campo, se o Diaz vier, você pode ter a mesma formação do Luis Henrique no Belgrano (Barça), com Diaz volante recuado, Federico aberto na esquerda e arão na direita o que seria muito legal de ver jogar, um encostando no outro, passes rápidos e muita infiltração, fazendo um ataque veloz e com bom passe e bem servido de peças de reposição.

  • Eu nem li. Muito burocrático… Bom, quando se falou no interesse do Fla pelo Mancuello, ja imaginei que seria adotado o esquema 4-3-3 no Flamengo. Esquema este que já rendeu muitos frutos ao maior do mundo e que hoje, inspira, o tão badalado Barcelona. O argentino recém chegado atua bem pela esquerda, marca e saí bastante para o jogo. Possui técnica e raça – Qualidades essências para usufrir do poder de usar o manto sagrado – logo, eu o vejo atuando em sua posição de origem e fazendo o papel de ninguém mais, ninguém menos que o Iniesta (guardada as devidas proporções, claro). Em resumo, presumo que será desta forma a escalação da seleção titular: Muralha ou PV, Rodinei, Juan, novo zagueiro e Jorge; Díaz (Busquets, isso é só um exemplo, claro), Mancuello (Iniesta) e Canteros ou outro pela direita (Rakitic); Ederson, Guerrero e Cirino ou Sheik. É desta forma que imagino o mais querido jogando, num 4-3-3 com dois meias abertos, meio campo com bom passe, marcação e criação, todos marcando, lógico… Mengão compacto em campo. SRN, galera! Tudo de bom para todos sempre!!! Gracias.

    • Mas sem a bola, tem de fechar linha de 4. Daí fica o 4-1-4-1. O importante é a compactação entre as linhas e ter gás para marcar pressão

      • Sim, sim. São possíveis e relevantes variações neste estilo, principalmente defensivas, não se pode ter estratégias engessadas. Acredito no elenco que estamos montando, existem diversas opções. SRN!!!

  • Conheci o Ederson pelos vídeos por isso posso falar algo incorreto mas pelo que averiguei, todos (entre torcedores e jornalistas)estão escalando-o errado (entre torcedores e jornalistas). Ederson atua pela esquerda e não direita. É nessa posição que ele joga bem. Nenhum gol ou jogada dele foi proveniente da direita, em todas ele estava na esquerda. Dessa forma ele vai disputar vaga com Sheik e não com Cirino. Pior que não sei se isso é bom ou ruim… Vai ter por parte do técnico muita manobra tática para esses dois atuarem ambos bem ao mesmo tempo no Flamengo.

  • Não concordo com algumas coisas. Primeiro que no time do City o David Silva joga sim centralizado. Quem faz a esquerda é o Sterling e a direita o mito De Bruyne. Mas falando do flamengo o esquema no 4-3-3 não engessaria o ataque ja que os dois meias que ficariam a frente do Volante apareceriam no ataque pra fazer triangulação com Guerrero e o cara que jogar na ponta. E além disso o Mancuello não veio pra jogar aberto pela esquerda num 4-4-2 ou num 4-2-3-1. Seu próprio técnico na argentina disse isso. Ele joga mais recuado como terceiro homem de meio campo fazendo a recomposição e não marcando na lateral até a linha de fundo. É claro que se for falar de esquema eu prefiro o 4-1-4-1 que deixa o time muito mais compacto e sempre atacando com 5 e defendendo com 5. Talvez seja o que quer o Muricy principalmente pela chegada do Mancuello.
    Assim o time com:
    Pv ou Muralha ( eu gosto do PV )
    Rodinei
    Zagueiro ( Lollo de preferência )
    Juan
    Jorge
    Volante (Diaz prioridade )
    Arão ou Canteros ou até o Alan Patrick pela direita ( Canteros vai surpreender esse ano e Alan eu gosto muito mas o Muricy gosta do Arão )
    Mancuello pela esquerda
    Ederson aberto pela direita
    Emerson ou Cirino aberto pela esquerda ( sim eu acho que o Ederson realmente curado é tutular fácil e eu prefiro o Cirino que o Emerson que ta se achando muito )
    E Guerrero la na frente no pivô.

    Ainda temos algumas peças vde reposição como Everton Kayke Baggio e os caras da base

    Esse ano promete.

    • Boa análise e concordo com a escalação. Pela forma como tem jogado o sub-20 e pela inspiração do Muricy no Barça, acredito que o time vai jogar no 4-1-4-1 mesmo. Nesse esquema imagino que o Alan Patrick será reserva do Mancuello, atuando mais pela esquerda, com Arão e Canteros disputando posição e caindo mais pela direita. Mais à frente também vejo o Ederson recuperado como titular e Emerson e Cirino lutando pela outra vaga. Atrás dessa linha de 4 meias/atacantes, torço pra que esteja o Diaz. Teríamos consistência defensiva e passe qualificado com esses jogadores.

      • Camila boa noite, na sua opinião, quais são os 4 jogadores mais qualificados pra formarem a linha de 4 meias/atacantes atrás do Guerrero?

        • Vou dar uma pequena volta pra responder.. rs. Acho o estilo de jogo do Canteros similar ao do Diaz. Ambos cadenciam o jogo e buscam lançamentos e passes em profundidade pra quebrar a marcação. Com a diferença de que o Canteros tenta mais essa jogada e muitas vezes pra ninguém (ou pro famoso amigo imaginário dele). O Diaz mostra mais precisão, dá preferência aos passes curtos e dita melhor o ritmo do jogo, pelo que vi dele no Chile. Se for contratado, prefiro o Arão o acompanhando pela direita, pois é um jogador que aporta outras características e pra mim marca melhor e chega mais ao ataque que o Canteros. Já pela esquerda, sem dúvida o Mancuello. Mais à frente, o Ederson em forma é titular indiscutível do meu time. Ele gosta de encarar como o Everton, tem visão de jogo e participa da criação de jogadas como o Emerson nos seus melhores dias e entra bem na área como o Cirino conseguiu fazer no Carioca, nesse movimento de “facão” descrito no texto. Ainda tem um bom cabeceio também. A outra vaga seria de quem estiver melhor. Acho que o Emerson sai na frente, até por já ter trabalhado com o Muricy, mas vejo Everton e Cirino com totais condições de virarem titulares se jogarem o que sabem. SRN

          • Boa análise Camila… Eu vejo o Emerson com muita importância em jogos decisivos por ser muito aguerrido, tem muita experiência e sabe a hora de ir prá cima e a hora de “catimbar”. Mas provavelmente ele terá de ser poupado em alguns jogos prá aguentar a temporada inteira, abrindo mais espaço para os concorrentes. Eis aí a importância de um elenco de qualidade.. Felizmente, pelo menos no ataque, se todos jogarem o que sabem não teremos do que reclamar.

          • Eu também prefiro o Arão Camila ja que ele faria o papel que muitas vezes o Elias fez em 2013. Uma ótima análise.

          • Eu só acho que a bagagem do Arao é muito pequena. Série B pelo Botafogo não é lá grande coisa.

            Ele tem que chegar e se adaptar primeiro. Estão lembrando do Canteros de 2015 e esquecendo que em 2014 ele foi bem. Mas quem foi bem em 2015? Só o Alan Patrick e o Jorge.

            Para o muralha eu penso o msm.

            • Prefiro o Arão acompanhando o Diaz por características, não por fase. Foi o que expliquei mais acima. Receio que Diaz e Canteros juntos podem deixar o time mais lento, mas tudo vai depender do encaixe.

              • É isso mesmo. Arão é um complemento melhor pro Diaz que o Canteros. Canteros é um cara dos passes em profundidade e o Super Mancuello também faz essa função. Arão é um cara estilo Elias de mais movimentação por isso encaixa melhor.

      • As peças que faltam para dar certo estão nos dois volantes. Se Diaz vier para primeiro volante e William Arão jogar muito bem como segundo volante tem tudo para dar certo esse time.

        Claro que falta um outro bom zagueiro. Espero que fechem com Lollo.

    • Verdade esse ano promete. Eu estou esperançoso com o rendimento de quem esteve abaixo em 2015, mas tem bastante talento pra brilhar (Guerrero, Cirino, Alan Patrick, Ederson, Canteros)

      Somados à chegada de Arão, Mancuello talvez Diaz (só pra comentar sobre os jogadores do meio pra frente) o Flamengo será muito forte se todos imprimirem seu melhor rendimento.

    • Vc escreveu Mt bem, mas quando vc diz q acredita em canteros !! Fica difícil defender qualquer tese, msm evarias delas sendo verdadeira ( no seu texto)…
      Vc parece ser um cara q entende de futebol, vê se abre os olhos !! Canteros é lixo de merda !!!!

      • Canteros joga muito, a fase do time foi ruim, só o Jorge se salvou, 2014 Canteros jogou muito, e 2016 vai jogar muito de novo.

        • Torcedor de momento. Liga não. Acredito que o time como um todo vai jogar bem. Ai quero ver vir aqui postar. Canteros e mais Dez não jogaram bem. Fato. Agora quem quer ficar criticando que fique. Vamos lá Mengão. Você como eu acredita sempre no melhor. Vamos lá Mengão. SRN.

      • Tu vai ver cara. O Canteros esse ano jogou na posição errada. Se tu lembrar do ano passado ele jogava como 3° homem do meio campo ao lado do Marcio Araújo e do Cárceres. Com a saída do paraguaio e sem o primeiro homem de ofício ele tinha que dividir a marcação com o Araújo. E nenhum dos dois é especialista em marcação. Mas esse ano se chegar realmente o Diaz ele vai brigar com o Alan e com o Arão pela posição. Até rimou kkkk.

        Abraços cara.

    • pensamos parecido.

      • Concordo com a ilustração tatica, isso para atacar, para defender você recua o Ederson e o Sheik na imagem, e defende no 4-1-4-1.
        Para atacar tem que ser essa formação, um tripé de meio campo muito bom que encoste um no outro, um exemplo de time que faz isso, os Belgrano (Barça) de Luis Henrique, que me encanta muito mais do que na época de Guardiola.
        Uma observação é que prefiro o Arão no lugar do Canteros, mais adorei a escalação, compartilho do mesmo pensamento.

      • Torço para o seu “palpie=te” (Valdez) se tornar realidade…

      • Quem dera fosse o Valdez nessa zaga. Juan e Valdez não ia passar nem vento. Mas o Lollo também é bem vindo hahaha SRN!!

    • Acho que ele se for o 4-1-4-1 ele vai colocar o Alan e o Mancuello no meio e o Cirino e Sheik nas pontas, como você disse, o Mancuello atua melhor recuado, o Alan também, os dois se revezariam atuando durante o jogo no ataque, dificultando a marcação, e o trabalho de marcar ficaria para os 4 da linha atrás do atacante, teriamos dois bons armadores e que marcam bem e com boa infiltração (se o Ederson realmente conseguir se recuperar, Cirino e Sheik disputariam posição e Ederson iria para uma das pontas, como já foi dito e explicado o porque no texto acima) a linha de 4 que falei foi a que mais me agradou porquê na hora de defender teríamos no mínimo 7 homens e na hora de atacar até em contra ataques rápidos teríamos no mínimo 5 jogadores, o unico problema desse esauema é o desgaste físico, o Arão pode revezar substituido Mancu e A.P em alguns jogos, mas se o Ederson não se recuperar não teremos nenhum ponta (com um bom nível, pq Everton só dribla e corre, finalizando é um desastre) pra revezar com o Sheik já que o Cirino atuaria na outra ponto…

      • Eu também prefiro o Alan Patrick mas eu acho que o Muricy vai colocar o Arão porque ele marca melhor. E eu espero que o Ederson melhore porque vai ser difícil ficar só com Sheik. Abraços cara.

    • Gostei da analise do 4-1-4-1, porem esse esquema e melhor para se defender do que propriamente atacar criando jogadas, um belo exemplo foi o Corinthians do ano passado, embora muitos comentaristas digam, “nossa o tite fez um Corinthians com bom ataque, um time que faz muitos gols, cria muitas jogadas”, isso só pode ser brincadeira, o tite jogou maioria dos jogos esperando o adversário, o próprio jogo com Flamengo na arena Corinthians foi dessa maneira, eles jogam 4-1-4-1 para usar como arma boa defesa e excelente contra ataque, isso continua sendo o velho tite, porem com mais gols e finalizações certas.
      O Flamengo pode jogar assim e ganhar o ano todo, o que não é ruim na minha visão, porem o time pode jogar no 4-1-2-3 quando for atacar e quando for se defender, recua os dois pontas formando um 4-1-4-1, isso é o que penso de Flamengo, mais respeito sua opinião.
      Agora me desculpa falar, eu sou um dos maiores fã da Barclays, gosto mais dos ingleses, porem a muito tempo o esquema 4-2-3-1 inglês não encanta o mundo.

      • Ítalo perfeito seu comentário… O Corinthians jogava muito fechado, tanto que no início do campeonato era criticado por fazer poucos gols. Só que não tomavam gols e acabavam ganhando de 1×0. E mesmo com essa forma de jogar foi o melhor ataque do campeonato…

      • Mas é aí que entra o Muricy. Com o 4-1-4-1 fica muito mais fácil mover os jogadores ( como uma engrenagem ) para o 4-3-3. E como o time fica compacto todas as linhas sobem e não terá problema na recomposição. Assim na hora de atacar serão sempre os 3 da frente mais dois do meio mais um dos laterais ( se vierem os dois laterais de uma vez tem o risco de um chutão virar um contra ataque ). O grande risco de subir as linhas é ter uma zaga lenta e um cara como o Marcos Junior ou Luan ir no um contra um. Por isso é imprescindível um zagueiro rápido, que um dos laterais fique na recomposição e principalmente a chegada de um jogador como o Diaz para dar aquela consistência defensiva.

        E eu também gosto da BPL e infelizmente os times que jogam no 4-2-3-1 como o Chelsea e o Liverpool e até o United não são ninguém hoje kk e o Leiscester joga no 4-3-2-1 invertendo as linhas. Os tempos são outros no futebol kkk. Abraços cara.

    • Duas coisas que eu concordo: Alan Patrick de segundo volante pela direita pode ser excelente, e Ederson inteiro é acima da média no futebol brasileiro.

    • O que vejo muito e não sei se realmente está coerente é o posicionamento de Ederson. No Lyon, pelos vídeos, ele joga na esquerda. Nenhuma jogada que ele produz (seja passe ou gol) é feita em outra faixa do campo que não seja essa. Ele gosta de sair da esquerda e puxar para a perna boa para finalizar ou passar. Desse jeito ou Sheik é banco ou Muricy terá que fazer eles se revezarem por essa faixa de campo.

  • Também acho que o Alan poderia fazer essa função. Com Ederson e Cirino
    em forma os dois seriam minha opção. Sheik seria reserva nessa função.
    Alan pode jogar tanto na ponta quanto mais recuado, com o Cristóvão ele recuava pra organizar a saída de bola e sabia recompor, então seria reserva
    do Mancuello, já que Arão e Canteros parecem jogar bem apenas pela
    direita. Everton e Chiquinho também podem fazer a ponta e o meio na vaga do Mancuello, mas então mudaria a característica de um meio campo organizador e retentor de bola para um meio veloz e mais agudo. Temos bastante opções de variação tática esse ano.

  • O mapa de calor do Mancuello mostra que ele rende melhor na faixa central se movimentando entre defesa e ataque.

    Uma opção de ponta armador pela esquerda poderia ser o Alan Patrick, cruza bem com a canhota, corta pro meio pra finalizar de longe (como no gol dele contra o santos), tem bom passe, vai recompor o meio campo sem a bola e é um cara bem criativo.

    Enfim, Flamengo tem ainda Sheik, Ederson, Nixon. Everton pra jogar nas pontas. Vou esperar pra ver que será escolhido.

  • Time se concretizar as contratações de Luciano Lollo e Marcelo Dias: 4-3-3 atacando mudando para o 4-1-4-1 defendendo(sheik e ederson recompõe com mancuello e w. arão na segunda linha de 4)

    • Concordo plenamente!

Comentários não são permitidos.