Camisa limpa, caixa vazio

Compartilhe com os amigos

Nessa semana tivemos mais provas do que já tínhamos certeza: a camisa do Flamengo é a maior vitrine do país. Depois de uma entrevista do departamento de marketing divulgando que os patrocinadores do último ano tiveram um retorno na casa do bilhão e de uma reportagem do Lance! trazendo que o Manto Sagrado foi, com bastante folga, a camisa mais vendida do país no último semestre (reforçando a tendência dos outros semestres), temos ainda mais argumentos pra embasar esse fato. Se tratando de exposição no futebol, o espaço máster de nosso uniforme lidera as estatísticas, e a manga vem em terceiro lugar. Patrocinar o Flamengo é, sem margem de dúvida, a garantia de sucesso publicitário.

Com todo esse patamar e com toda a lógica empreendedora, sem mencionar ainda os “loucos” empresários que torcem para o Flamengo (ao exemplo dos patrocinadores do Palmeiras), não consigo entender como podemos passar pelo segundo mês do ano sem preencher alguns dos espaços mais nobres da camisa. Já conhecemos a gestão o suficiente pra espantar qualquer palpite de má administração, mas quero também relembrar um dos pontos altos da campanha.

No último pleito, o antigo e brilhante titular de finanças, Rodrigo Tostes, declarou que o ano seria sombrio para o futebol – destaco bem, para o futebol como um todo, e não só para o Flamengo. A questão é generalizada, e a crise está escancarada. Tostes jogou a expectativa por patrocinadores pra baixo, o que foi visto por muitos como realista. A atual gestão, entretanto, discordou. Alegou conversas adiantadas e possíveis substitutos. Estavam otimistas, e trataram de tranquilizar a Nação.

Realmente, as conversas ocorreram. Se foram adiantadas ou não, já não posso dizer. O fato é que antigos patrocinadores saíram, e os substitutos, embora ainda em diálogo, não chegaram. Por mais que se encontrem desculpas, o cenário previsto por Tostes está aí, diante dos nossos olhos. Mesmo que encontrem um patrocinador, cada dia que se passa é uma barganha a menos pra conseguir bons valores. Quase 20% do ano já se passou, e imaginem perdermos esse montante de um patrocínio. É algo irrecuperável, e nem de patrocínios pontuais nos beneficiamos, atualmente.

O cenário é sim desfavorável e já havíamos sido alertados do risco pela “oposição”. Quem teve ímpeto para discordar, entretanto, agora não mostra com que pau matou a cobra. O fato é que só será aceitável o Flamengo não ter um patrocinador na camisa quando todas as outras equipes do futebol nacional também estiverem sem nenhum. Não se justifica, principalmente porque muitos não aceitaram migalhas e negociaram bons acordos.

A gestão tem muitos méritos administrativos, tantos que nenhuma outra diretoria em nossa história teve os mesmos. Mas os erros tem que ser reconhecidos… e esse é um deles. Dinheiro perdido não volta mais. Se o problema for a pouca importância dos campeonatos que disputamos nesses primeiros meses, então acordos pontuais deveriam ter sido selados. Só não há desculpa pra falta de ação.

SRN!

Rodrigo Coli

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

    • O limite entre desvalorizar e não receber nada é tênue

  • Alguns não querem admitir, mas o Bap faz falta, o marketing atual do Fla esta Fraco !

    • Concordo

  • O grande patrocinio do Flamengo e outros clubes e a Caixa, acredito eu que esse patrocinio tbm estar com os dias contados, o governo não vai passar mt tempo patrocinando os times não! talvez só esse ano, ou no maximo 2. Os times vão ter que se reinventar e aceitar patrocinios com valores modestos !

    • Até o fim do ano é garantido. Mas o que falta é criar um vínculo com alguma marca como criamos com a Petrobras. Algo único e que realmente relacione o clube à marca. Recentemente li umas análises de especialistas que disseram isso. Qual marca você associa ao Flamengo nos últimos anos? Difícil. Cada ano era uma diferente

  • A diretoria está de parabéns por estar pagando as dívidas de outros tempos. Parabéns de verdade.

    Pra ficar melhor só falta aprender a montar time e negociar patrocínios. (E outras coisinhas mais….)

    Agora Vamos parar com a babaquice de quando se criticar essa diretoria uns malas vem dizer “prefere KL ladrão, Patrícia diabolim, viúva do BAP etc”

    Eu torço pro Flamengo porra, o presidente atual tem vários acertos e pelos acertos eu dou sinceros parabéns, mas também tem erros e pelos erros tem que ter cobrança.

    • Então, segundo seu recicionio, se a diretoria não sabe montar time e nem negociar patrocinios( E outras coisinhas mas…), nada está bom pra voce, é isso mesmo ?

      • Vc sabe ler ?

        • Seja claro nas suas perguntas, rapaz.

    • Seu raciocínio está correto. O pensamento dele não afirmou nada disso, “Portteiro”. Conquistas tem que ser reconhecidas e erros também.

      • Concordo plenamento contigo, Rodrigo, até porque também, vez ou outra, faço critica por algo que não concordo com essa diretoria. O que me deixa indignado aqui e que tem supostos torcedores que se diz Rubro Negro que parecem sentir um prazer desgramado em desmerecer o trabalho de adiministração. Assim, de cada 10 comentários, 07 são criticas infundadas, sem argumento lógico, entende ? E 03 é um reconhecimento bem “mais ou menos” ( Muito caindo pro “menos” ).
        Mas é isso aí. Respeito o ponto de vista de cada Flamenguista aqui na boa.

  • O que também não entendo é se o cara é flamengo como diz ser porque não ajuda a diretoria os antigos blues que sairam praticamente deu as costas pro flamengo por não estar mais no “poder” o que nos resta é esperar diretoria fechar algo pra esse ano ainda.

    • Resposta: ego.

    • Resposta: ego.

    • Ué, se os caras saíram da diretoria, passam a ser torcedores comuns como eu e você sem poderes pra agir nada dentro do clube.

      Melhor que a oposição fique fora e deixe quem está dirigindo o Flamengo trabalhar e torcer pra fazerem o melhor.

  • Tá, aí o Flamengo faz uma camisa igual ao Brasiliense naquele ano do Brasileiro que eles jogaram a série A e vem cara aqui dizer que a camisa está ridícula.

    Acho que tem um fator também de limite de patrocinadores que a marca Adidas colocou em seu contrato, não?!

    Mas, reconheço que devia em alguns jogos promover o ST sim.

    • Ninguém pede muitos patrocinadores. E sim, há um limite que, se não me engano, é de três patrocinadores diferentes. Ou quatro espaços. Enfim, a Adidas não é amadora e não quer perder vendas. Abs

  • É exatamente o que pensava e o que penso, Rodrigo. Existe muitas pessoas bem intencionadas no Flamengo, mas de pouca eficiência. E o pior; disseram que tinha outros na fila, e até agora nada. Minha preocupação de hoje é que o Flamengo perca esse nova essência. Bandeira, a meu ver, sozinho não irá consolidar nossa recuperação. Os antigos blues, possuíam habilidades que hoje fazem muita falta ao Mengão.

    • Exatamente, e que as pessoas teimam em bater na mesma tecla, …a porque o ebm e o melhor de tds, ele e isso…ele e aquilo, concordo em td! MAS…..nao podemos deixar de questionar quando algo esta errado…pois nao existe pessoas perfeitas, todos erram, entao n me venham dizer que nao devemos criticar o ebm, ou a diretoria que ai esta, pois devemos sempre querer o melhor para o clube e de FATO, o marketing do flamengo….ja nao e de hoje, deixa muito a desejar, sabemos que nao se resolve td de uma hora para outra, mas tambem nao adianta so dizer que esta dificiu pra td mundo e que td ira se resolver….pois o prejuizo ja esta ai, o clube sem patrocinio e estamos desde o meio do ano passado negociando patrocinio e ate agora so a caixa fechou…entao nao queiram dizer que eles nao tiveram tempo para negociar….SRN!!!

    • Excelente. Ninguém é perfeito e esse é, de fato, um erro do EBM. Em 2013, quando chegaram, engatilharam patrocínios mesmo com o time em menor evidência do que hoje. Digo isso ignorando a crise, mas é algo a se pensar

  • O marketing do Fla é fraco. Isso já deu para perceber. Camisa vazia e não aproveitam nem para divulgar o programa do ST. Não dá para entender.

  • Rodrigo, concordo plenamente. Não entendo a razão de não termos nem patrocínios pontuais em alguns jogos, como os da Primeira Liga e o do Fla-Flu em Brasília. Há equipes do interior de SP que têm vários patrocinadores (é claro que, com valores baixos). Não sei se a pedida do Flamengo é muito alta, se a estratégia do Marketing é não fechar por um valor baixo, é um mistério para mim. É contraditório ser a marca mais valiosa e só ter a Caixa no uniforme por enquanto.

    • Concordo Gil, eu imagino q eles querem e devem valorizar mesmo o manto, mas poderiam fechar coisas pontuais…ate fechar com os patrocinadores….??

    • Patrocínios pontuais desvalorizam a marca. Além disso, o Clube conversa com várias empresas, porém o que trava é que muitas delas estão oferecendo valores abaixo do ano passado. Desse modo, a diretoria que busca no mínimo o mesmo valores de patrocínio do ano passado tentando não desvalorizar a marca Flamengo ainda não fechou com ninguém.

    • Desvalorizar a marca e não conseguir nada pra mim é o mesmo. Prefiro alguns acordos pontuais

    • Gente eu entendo pouco de patrocínio, mas quando um clube acerta com um patrocínio, esse patrocínio arca com alguns tipos de despesas, marketing da imagem do clube, faturamentos dos produtos com sua marca, etc… . Então creio eu que nesse momento de crise as empresas não querem fazer investimentos a longo prazo, pois poderiam investir e não haver rentabilidade anual, por isso pretendem fazer contratos pequenos de menos riscos aos clubes. Exemplo, o flamengo irá jogar duas partidas( caso vença as duas por dois gols de diferença) nesse semestre pela copa do brasil, que patrocínio iria escolher um clube que irá dá pouca visibilidade, melhor escolher um clube que esta em uma libertadores, campeonato brasileiro, e copa do brasil e estaduais! Visto que sua marca estará na vitrine do principal torneio do continente. Por ai vai amigos então não é só culpa da diretoria. É a própria situação em o clube se encontra, campeonato carioca, e copa do brasil, não são vitrines que chamam atenção por isso é bom a Primeira Liga, pelo menos o clube esta arrecadando com a bilheteria. o Jeito é esperar o brasileiro começar, para acertar com um master! Creio que a idéia da diretoria contratar jogadores de peso seria justamente para atrair patrocínios como estes não vinheram os patrocínio tambem ficaram passivos em fazer contrato com o clube, não tem essa se fosse fulano beltrano, é a situação onde o clube se encontra!

Comentários não são permitidos.