Coluna do Torcedor: “O reforço rubro-negro”

Saudações Rubro-Negras galera.

Bom, foi dado o pontapé inicial para esta temporada que nos aguarda na última quarta-feira. Jogão de bola no Mineirão, e uma bela vitória em cima do Galo. Me atrevi a dizer, que ainda acreditava no Wallace, que, juntamente com seu parceiro de zaga, Juan, foi muito bem contra o Atlético.

Mas, após o jogo desse sábado, contra o Boavista, num jogo extremamente fácil para o Flamengo, onde inúmeras chances de gol foram jogadas fora pelo time rubro-negro, ficou ainda mais nítida, a necessidade de contratarmos um bom zagueiro para o lugar do nosso querido Wallace, que mais uma vez, falhou de maneira infantil, fazendo com que a maioria esmagadora da Nação Rubro-Negra se perguntasse, se ele pelo menos, tinha alguma noção do que um zagueiro faz naquele tipo de lance. Era simples. Era só pular.

Mas não é sobre esse reforço que eu quero falar. Não quero falar de algo que todo mundo já falou. Todo mundo sabe que o Flamengo busca um zagueiro. Não é novidade nenhuma, que precisamos IMEDIATAMENTE de um bom zagueiro. Quero falar de um reforço que vem sendo pouco citado pela imprensa, mas que ao meu ver, se tratado com carinho pela comissão técnica do Flamengo pode render muito com a camisa rubro-negra. Estou falando de um jogador que já está no nosso time. Estou falando do Ederson.

Ederson é diferente. De vidro, mas diferente. Ouso dizer, que nessa temporada, ele seria o nosso Messi. Claro que com ressalvas quanto ao nível técnico de cada um.

Se Muricy implantar no Flamengo, o que viu no Barcelona, a melhor opção para jogar na ponta direita, é o Ederson. Pensem em um time formado por: Paulo Victor; Rodinei, Zagueiro, Juan e Jorge; Cuéllar, Arão e Mancuello; Sheik, Ederson e Guerrero.

No papel, é um baita de um time, e não há como se negar isso. Mas voltando a questão do Ederson, se trata de um meia-atacante acostumado a jogar aberto, mais precisamente, pelo lado direito de ataque, que ao longo de sua carreira, principalmente em seu auge no Lyon, da França, recebia a bola em velocidade, e carregava em diagonal, abrindo-lhe duas oportunidades.

A primeira é o chute. Ederson é um jogador de muito talento e que costuma pegar bem na bola, ou seja, um bom remate com sua direita, é caixa.

A segunda oportunidade, é o passe. Ederson tem muito recurso, e com certeza passaria muitas vezes em profundidade, pra Guerrero, Sheik e até mesmo, Arão e Mancuello marcarem.

Ao carregar a bola em diagonal, Ederson vai saber o que fazer e vai fazer. Não vai ficar no campo do pensamento. Isso sem falarmos no papel tático dele. Jogará menos aberto que o Sheik, por exemplo, e isso povoará o meio de campo, ajudando na marcação. No futebol moderno, o time que povoa o meio de campo com qualidade, na maioria das vezes, é o vencedor.

Não vê quem não quer, que o time do Flamengo vai dar muito trabalho aos adversários nessa temporada. Basta o Muricy sair do básico, e tentar o mais ousado. Somos o Flamengo! Não precisamos jogar com medo de ninguém, eles que nos temam! A hora de ser conservador já passou. É preciso inovar. Times vencedores sempre partem de um princípio inovador. Olhem para o Corinthians de 2015 e o esquema “Barcelona” de Tite.

Dá pra chegar longe, mas é necessário querer. Vamos querer Muricy. Já passou da hora de voltarmos a ser gigantes, ou melhor, agigantarmo-nos ainda mais.

Isso aqui não é Vasco, isso aqui, é FLAMENGO!

Marcus Ferreira – miferreim@gmail.com


Envie sua coluna também para torcedor@colunadofla.com e veja seu texto publicado aqui no site!

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • ele é destro...nos vídeos em que assistimos dele maioria de seus gols são com a perna direita... e ...

    • Danie, já corrigimos e notificamos o torcedor que enviou a matéria!

      Obrigado e SRN!

  • Boa matéria, acredito muito no Ederson tb, mas ele não é canhoto!!!! Ele é destro!!

    • Isso mesmo Carlos, já corrigimos e notificamos o torcedor que enviou a matéria!
      Obrigado e SRN!

  • Peço desculpas pelo erro ao redigir a matéria. Fiz uma confusão de informações na minha cabeça! SRN

    • O erro da perna dominante? Isso não é nada. O importante é a matéria no todo. E foi muito boa!

    • Marcus, falar do Ederson que está "esquecido" pela mídia foi ótimo, mas os dados sobre o lado do campo que ele atuou não procede, ele pode atuar pela direita e pode atuar no meio (vagas de Cirino e Mancuello provavelmente) mas o forte dele e onde ele jogou muita bola foi pelo lado esquerdo com meia atacante (posição do Sheik). Mas mesmo assim parabéns pela matéria, sinto muita falta de gente falando do Ederson do qual eu acredito no futebol, estando fisicamente bem, ele nós ajudará muito.

      • errado está voce ... ele gosta de jogar do lado direito asism como jadson ... o cara acertou nisso .. ele faz a funçao de meia central tb .. mas nao é a dele e nunca foi !!!

        • O gosto dele é irrelevante Leonardo, pois não é isso que estou analisando... Ele joga melhor e suas grandes atuações foram pelo aberto lado esquerdo, é onde ele rende mais, tanto que no Fla foi por onde atuou nas poucas vezes que entrou em campo, mas no Fla ele estava mais centralizado. pelo centro ele já jogou, mas claro que cai para os lados pois é a característica dele...

    • A matéria foi excelente.
      A paciência será recompensada, ele será o melhor jogador do brasileiro 2016 (bola pra isso ele tem de sobra).

      Nosso meio com Cuellar, Arão, mancuello, Ederson vai dar liga. É acertar lá trás e estaremos pronto para o brasileiro.
      Brigaremos para sermos campeões

  • O pouco que ele jogou mostrou ser de qualidade, e olha q ele jogou fora de forma (por estar em pré-temporada na Lazio), desentrosado e ainda sem ritmo por se lesionando várias vezes e voltando sempre com atuações boas.

    Esse será o ano dele!SRN!

    • E tem um detalhe... um jogador com histórico de lesões dele não pode ser colocado em campo de qualquer forma, é bem possível que essa falta de atenção por parte da comissão técnica tenha "estourado" o jogador... se o trabalho de hoje tivesse sido feito lá, com o reforço muscular será que ele teria se lesionado? Tenho dúvidas...

      • Imediatismo, gosto de ler os comentarios apos as matérias ou ate mais que as materias, e o que vejo eh imediatismo. Concordo c vc um jogador c o historico de lesoes dele n pode voltar a campo enqto n tiver completamente solucionado seus problemas fisicos o duro eh o torcedor aguentar a espera

        • Pois é, e é justamente essa pressão que faz os caras pularem etapas... eu me recordo que o Ederson chegou e não começou a jogar logo, vi muita gente postar coisas do tipo "cade o cara?" "não vão colocar pra jogar?". A grande questão que o cara que é só torcedor pode agir por pura paixão, mas os caras que estão á na gestão do clube (e os profissionais também) tem que por a razão na frente pra fazer as coisas como tem que ser feitas e não prejudicar o trabalho... De que adianta um Ederson voando 3 ou 4 jogos no carioqueta e primeira liga e no DM o resto da temporada? Nada... Tem que ter calma mesmo e não repetir o erro.. Bola acho que ninguém tem dúvida que o cara tem pra entregar ao Mengão.

  • Que azar que o Flamengo as Lesoes Sempre são Graves , Ederson , Nixon , Cirino e Paulinho em 2013 entre outros Quanto a Fase e Ruim Me Deus !

    • Pgeorge, eu não acredito nesse azar e a diretoria também não. Por issoo responsável pelo departamento foi mandado embora.

  • Pra mim, se for pra ficar "curado", pode ficar o carioqueta todo fora.

  • Ele está fazendo uma preparação especial. Pelo jeito detectaram o motivo das lesões dele, e estão trabalhando só nisso.

    Tenham a certeza que no Brasileirão ele vai estar 110%.

    • Extremamente, não temos que ter pressa nenhuma com ele.
      Tem que preparar ele para as finais do carioca e da liga.
      Pra quer antecipar a preparação dele pra jogar primeiras rodadas do carioca e liga?
      Não tem sentido.
      Ele deve ficar fazendo reforço e preparação o mês de fevereiro todo. Completar 2 meses de pre temporada, e depois começar a jogar.
      Nosso camisa 10....... Titular

  • Só faria uma modificação: entra Alan Patrick. Ele é o jogador mais técnico do time, sendo que temos várias opções de qualidade do meio para frente: Cuellar (Arão, Ronaldo), Alan Patricik e Mancuello; Marcelo Cirino (Sheik), Guerrero e Ederson (Sheik). Ederson tem tudo para ser o nosso Jadson. Na verdade temos mais qualidade em várias posições do que o campeão de 2015. Na zaga gostaria do Victor Cuesta, mas só deve vir depois da Libertadores. Enquanto isto, espero que alguma promessa vingue (Léo Duarte, Antônio Carlos ou Rafael Dumas).

  • Concordo sobre o futebol do Ederson e se a fisiologia e o DM resolverem os problemas com as lesões, ele é o jogador mais diferenciado do elenco, só tem um detalhe errado na sua análise, o Ederson nunca foi de jogar pelo lado direito, a melhor fase da carreira dele ele jogou como meia atacante aberto pela esquerda (Lyon) e jogou algumas vezes com meia (na Lazio), mas também pelo lado esquerdo.

    • Passei pra concordar contigo, tento explicar isso a todos. Ele jogou aberto pela esquerda, eventualmente na direita e no meio, porém a melhor fase onde era o dono do Lyon (melhor jogador) foi jogando aberto pela esquerda. E outra, para os que duvidam eu reafirmo, ele será nosso melhor jogador em 2016. SRN

      • Mas não vai dar pra ele jogar na meia esquerda. Onde o Mancuello vai jogar? Ederson vai ter que jogar do lado direito mesmo.

        • Mancuello jogará mais recuado na posição que vem jogando Everton. Já o Ederson joga mais adiantada, quase como um ponta. Pelo que tenho visto vai sobrar banco pro Sheik.

          • Só se ele barrar o Sheik, mas dúvido que isso aconteça a curto prazo.

          • A curto prazo não, mas sabemos que o Sheik não terá folego pra jogar todas.

          • MANCUELLO jogará na posição do Alan Patrick, e o Ederson na Posição do Everton.

            CUELLAR, ARAO E MANCUELLO
            EDERSON, SHEIK E GUERREIRO

          • Concordo, imagino o trio ofensivo com Ederson, Cirino e Guerrero, seria disparado o melhor do Brasil. Com Everton, Sheik e Kayke no banco, além de outras boas opções, finalmente temos elenco.
            Mas não só no ataque, no meio temos Cuellar, Arão e Mancuello, com Ronaldo, Canteros e Alan Patrick no banco. Só a zaga ainda tem deficiências, mas vindo um zagueiro bom teríamos uma zaga titular forte e o Léo Duarte no banco. Sinto o cheiro do Hepta.

          • Concordo que o Ederson tem que entrar no lugar do Sheik, que, pelo que ja ouvi, ja esta lesionado antes de estrear oficialmente. entao seria isso ai mesmo: CUELLAR, ARAO E MANCUELLO EDERSON, SHEIK E GUERREIRO. Acrescente-se um zagueiro no lugar do Wallace e vamos la.

          • O Flamengo tem um bom elenco agora basta encaixar as peças e terá um excelente time e ganhará muitos títulos.
            O time ideal seria: Muralha, Rodinei, Léo Duarte ou Zagueiro contratado, Juan e Jorge, Cuéllar, Arão e Mancuello, Ederson, Cirino e Guerreiro.

          • Mais ou menos, concordo e não concordo. O Flamengo não consegue jogar compactado. Há muito tempo o Flamengo não consegue jogar compactado. essa vitória contra a fraquíssima Portuguesa só serviu para iludir o pobre torcedor. Anotem bem. o Flamengo vai passar o maior sufoco contra o Vasco, apesar de ser melhor, porque o Vasco é uma equipe organizada e joga compacta, enquanto o Flamengo continua sendo um bando que cada uma quer ser o protagonista de uma história que ainda não começou a ser escrita, ou filmada, mas que para mim, do jeito que as coisas tem se mostrado, vai virar um terror. Ou a equipe muda a forma de jogar, escrevam e lembrem-se dessas citações,ou a vaca poderá ir para o brejo de vez.

          • Concordo 98%... Acho que tá cedo para o Léo Duarte, muita bola, concordo, mas precisa se adaptar ao ritmo dos profissionais ainda, nem uma semana no elenco principal... acho q ele deve ser banco parar pegar experiencia e ir entrando aos poucos.. mas em breve (estou com boas expectativas) teremos um novo Juan no Fla...

          • O botafogo tem um menino de 17 ano jogando entre os titulares, neymar apareceu com 17 anos e outros, os clubes não pulam etapas, mas colocam pra jogar, o campeonato estadual é pra isso, testar jogador, da oportunidade, para que chegue no brasileiro e nas competições de alto nível sabendo quem são os jogadores que tem a disposição. O léo Duarte não é mais menino já tem 19 pra 20 anos tem que colocar pra jogar e ao lado do Juan vai evoluir muito.

          • O Botafogo colocou o menino para jogar porque não tem dinheiro para contratar, o próprio presidente já declarou isso, o Jefferson também declarou, O Neymar nem vou comentar, ele é um fenômeno, se for falar dele então tem que subir os moleques aos 16 (Pelé subiu aos 16 e no mesmo ano tava na seleção, campeão mundial aos 17).

            Esses caras são exceções, não dá para comparar, assim como o próprio Juan...

            Lembrando que no caso do Santos na época do Neymar, eles também estavam sem grana e apostaram nos meninos da Base, deu certo, mas poderia ter queimado todos eles...

            É inegável que nós já queimamos um monte de garotos da base, basta olhar a geração do Adryan e Rafinha...

            Mais um detalhe... ser menino é no sentido de ter experiencia... O Léo Duarte não tinha subido nenhuma vez para o profissional até agora (Diferente do Mateus Sávio que subiu e até já estreou ano passado e tem 17 anos e... nada... voltou pra base).

            O Juniores e o Profissional é muito diferente, tem que se adaptar, leva tempo, a não ser que você esteja me dizendo que acha que o Léo Duarte é o novo Neymar da zagua (é um ótimo jogador, mas não acho que seja para tanto), não porque razão tem que colocar o moleque nessa fogueira... Dar oportunidade acho perfeito, ontem mesmo, depois do 2 x 0, coloca o menino, inclusive o Ronaldo também... mas botar o Léo para começar a jogar na fogueira que está a nossa zagua achando que ele vai ser a solução corre um risco imenso que queimar o moleque e acabar com o futebol dele... SRN

        • Ele joga na posição do Sheik e não do Macuello...E ainda vai recompor com mais respeito tático... A longo prazo é bem possível que ele barre o Sheik... Até porque como disse o Rclima, o Sheik não terá folego para jogar todos os jogos 3.7 irmão...

          • Concordo. Outro jogador que eu gostaria de ver nessa posição é o Alan Patrick. Pode não ser craque, mas foi ele o nosso artilheiro no br 2015 e um dos maiores assistentes do time. Pela idade e fôlego, se tiver comprometimento e muita dedicação pode até barrar o Sheik.

          • O problema que as características do Alan Patrick é mais para meia do que pra meia atacante... e ele rende melhor jogando centralizado, o Ederson e o Sheik rendem mais jogando abertos pela esquerda...

    • Exato. Ele se destacou jogando do lado esquerdo, entrando muito bem diagonal.

Notícias recentes

Gerson e Bruno Henrique admiram fotos do título da Libertadores do Fla e pedem: “Tem como voltar esse filme?”

Gerson, Bruno Henrique e Lorran protagonizaram diálogo engraçado sobre a Libertadores 2019 O dia está…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024

Estádio: Flamengo inova com projeto de setor visitante, que pode ser alterado a cada jogo

Projeto consta um setor "flexível" dedicado aos visitantes O sonho do estádio próprio do Flamengo…

23/11/2024