Na Venezuela desde terça-feira, o Flamengo tem treinado forte para a disputa da segunda fase da Liga das Américas. Em Barquisimeto, no ginásio Domo Bolivariano, o time da Gávea terá três compromissos pela frente: Brasília, Correcaminos de Colón e Guaros de Lara (equipe da casa). Para avançar ao Final Four da competição mais importante do continente, precisa se garantir nas primeiras colocações do grupo F.
O primeiro jogo será contra o Brasília, logo mais, às 18h45. Na atual temporada, os clubes já se enfrentaram três vezes, com duas vitórias do Rubro-Negro e uma da equipe candanga. Na primeira fase da LDA, perdeu para o Capitanes de Arecibo, mas venceu Capitalinos de La Habana e Guaros. Além disso, no geral, o time comandado por Bruno Savignani teve como destaques Deryk (55 pontos), Fúlvio (16 assistências) e Coimbra (21 rebotes).
Já no sábado, também às 18h45, o Fla irá enfrentar o Correcaminos de Colón. Na outra fase, as equipes estavam no mesmo grupo e se encontraram quando tudo já estava definido. Melhor para os comandados de José Neto, que venceram, por 68×61, e asseguraram a primeira colocação. Os grandes nomes do time panamenho foram Jaime Lloreda (41 pontos e 36 rebotes) e Joel Muñoz (15 assistências). De lá para cá, algumas mudanças ocorreram. Lloreda, Trevor Gaskins e Tony Bishop JR saíram e a diretoria repôs com apenas dois atletas: Antonio Garcia e Omar Reed.
Por fim, a última partida será no domingo, às 21h, diante do Guaros de Lara. Em casa, na abertura da Liga, o time venezuelano se classificou após vencer Capitanes de Arecibo e o Capitalinos de La Habana. Zach Graham (58 pontos), Anthony Goods (10 assistências) e Damien Wilkins (18 rebotes) chamaram atenção. Recentemente, duas contratações foram anunciadas: Rafael Guevara e Tyshawn Taylor.
Nos últimos dias, o Garrafão Rubro-Negro ouviu personagens das quatro equipes e, a seguir, irá mostrar a expectativa de cada um.
VISÃO DO FLAMENGO
Marquinhos (Ala)
“Vai ser uma fase difícil e muito competitiva, mas nós estamos atravessando um bom momento e temos que aproveitar isso já no primeiro jogo, que pode ser um diferencial na chave. O Brasília é um rival clássico, que conhece nosso estilo de jogo e nós conhecemos o deles, então, será uma partida dura. O Correcaminos é um time que joga bem fisicamente e coloca muita energia em quadra. E a equipe do Guaros é talentosa e conta com atletas da Seleção venezuelana. Nosso grupo está ciente do que terá pela frente.”
José Neto (treinador) – “A Liga das Américas já é uma competição difícil e, quando se chega na semifinal, é mais difícil ainda. Todas as equipes que estão ali, chegaram com méritos. Então, existe uma dificuldade maior pelo fato das equipes se conhecerem. Por exemplo, o Brasília sempre enfrenta a gente no NBB e o Correcaminos foi nosso adversário na fase anterior. Mas é bem característico e nós estamos preparados para isso.”
VISÃO DO BRASÍLIA
Deryk (Armador)
“Por ser a fase semifinal, é possível ter a ideia que se trata de um grupo muito difícil. Um dos jogos chaves desse torneio curto é contra o Flamengo. Tem uma importância muito grande e pode dizer muito sobre o restante. Ainda assim, prefiro pensar em um jogo de cada vez. Em todas as partidas, nosso time terá que aplicar uma defesa muito forte e inteligente. Só assim, vamos imprimir um ritmo bem intenso no ataque. O objetivo é voltar para casa classificado.”
Coimbra (pivô) – “Jogamos contra o Guaros na última fase e sabemos da qualidade de seus jogadores. Além do fator casa, que ajuda bastante. O Correcaminos é um time de alto nível e conta com atletas experientes. Já o Flamengo, nós conhecemos muito bem pela rivalidade no campeonato nacional. Por ser uma competição internacional, creio que os jogos serão complicados. Com o trabalho árduo feito por nós, jogadores, e pela comissão técnica, estamos empenhados em buscar a classificação para a fase final. Esse objetivo foi traçado desde o início da temporada.”
VISÃO DO GUAROS DE LARA
Zach Graham (ala)
“Estou muito confiante com o time e com a estratégia que os nossos treinadores prepararam. O trabalho vem sendo bem desenvolvido e tudo tem ocorrido de forma organizada. Queremos vencer para deixarmos nossos fãs, que nos apoiam aqui em Domo, orgulhosos. Acho que jogar em casa é sempre melhor, mas não podemos ficar na dependência da torcida, que é nossa vantagem. Temos que jogar basquete. Estamos prontos e focados para enfrentar qualquer time.”
Luís Bethelmy (ala-pivô) – “A oportunidade de disputar essa fase semifinal da Liga das Américas me deixa feliz. Sabemos da dificuldade que vamos enfrentar contra o Flamengo, que é uma grande equipe, Brasília e Correcaminos. Temos que ter concentração para fazer nosso melhor jogo e alcançar nosso objetivo, que é chegar ao Final Four. Acredito que, por estarmos atuando em casa, com o apoio da nossa torcida e dos nossos familiares, ficaremos mais motivados.”
VISÃO DO CORRECAMINOS DE COLÓN
Marcelo Signorelli (técnico)*
“A expectativa é a mesma da primeira fase, vamos tentar ficar com uma das duas vagas para o Final Four. Dessa vez vai ser mais complicado, pois enfrentaremos adversários mais difíceis e não temos o mesmo potencial técnico. Queria repetir a mesma formação, mas não será possível. Alguns jogadores estão sob contrato com outras equipes e não foram liberados. As baixas são consideráveis, pois eles eram importantes no nosso esquema, especialmente o Lloreda, que era o capitão. Independente disso, os atletas que permaneceram são experientes e mostraram empenho desde o início da preparação. Seremos competitivos.”
*Aspas retiradas do site da Liga das Américas.
Fonte: Garrafão Rubro-Negro
Flamengo encara o Fortaleza nesta terça-feira (26) O Campeonato Brasileiro chegou à reta decisiva e…
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…
Bruno Spindel acredita no título do Flamengo, que ocupa a quinta posição O Flamengo é…
Jogo do Flamengo contra o Internacional está marcado para o próximo domingo (01), no Maracanã…