Antes de qualquer coisa, trata-se sim de uma coluna com criticas ao atual treinador, mas não em relação a sua capacidade técnica, e sim em sua maneira de agir com determinados jogadores. Acredito muito que o Flamengo alcançará grandes conquistas com Muricy Ramalho, e que o treinador foi a melhor contratação do clube no ano, mas esses fatores não o deixa imune às criticas.
O time ainda não está jogando um futebol competitivo, mas a evolução fica evidente. Uma evolução que poderá ser rápida ou lenta, depende de quando Muricy Ramalho vai parar de querer agradar alguns jogadores em detrimento dessa evolução. Estamos diante de um Muricy renovado, com boas idéias, mas também é necessário um pouco do antigo Muricy, aquele que tinha uma personalidade forte e que era capaz de barrar qualquer jogador que não correspondesse. O fato é que o atual técnico vem praticando uma política de boa vizinha, pois está mais do que nítido que alguns jogadores não merecem os status e privilégios que hoje desfrutam. Está sim faltando coragem e personalidade ao treinador para tomar algumas decisões extremas.
O fator “ser melhor” ou “está melhor” não vem sendo respeitado para as escalações da equipe. Começando pelo gol, Paulo Victor não merecia ter tido a primeira oportunidade de uma sequência na temporada, primeiro por vir de uma temporada ruim tecnicamente, e segundo por hoje ter no elenco um goleiro que foi um dos melhores no Brasileiro do ano passado. Alguém dúvida que os anos de clube de Paulo Victor pesaram nessa decisão?
Outro que vem sendo agraciado pela política do treinador é Wallace. O zagueiro atravessa uma fase técnica péssima, além de está desgastado com a torcida por conta de declarações e atitudes infelizes, mas nada disso é o suficiente para sua ida para o banco de reservas. Com Wallace o agravante ainda é maior pelo fato dele ser o capitão do time. Alguém dúvida que os 3 anos de titular da equipe pesaram nessa decisão?
Mas o caso mais notório é de Emerson Sheik, um jogador que passa por um grande declínio técnico e físico na carreira, oque é super normal por se tratar de um jogador com uma idade avançada. Emerson tem seus méritos por ter um preparo físico que muitos jogadores não teriam com a idade de 37 anos, mas algo que não o credência a ser titular de um time como o Flamengo. Já virou rotina vermos o jogador em questão cavar inúmeras faltas no segundo tempo, deixando claro que o jogador já está começando à jogar com a “malandragem” para esconder seu declínio físico, pois não consegue mais acompanhar o ritmo do jogo. Se não bastasse ser colocado como titular, Muricy costuma deixar o camisa 11 jogar todos os minutos da partida, oque é inviável dentro de um futebol moderno e que exige muito dos jogadores de lado de campo. Além da parte física, fica nítido que Emerson não está no mesmo nível técnico e tático dos demais jogadores, as jogadas que passam pelo jogador são lentas e de pouco raciocínio, muitas vezes aparentando jogar de forma irresponsável, sem nenhum comprometimento tático. Será que alguém dúvida que o fato de Emerson ser um jogador vitorioso na carreira e identificado com o clube pesaram nessa decisão?
Mas essa filosofia errada já vem de muito tempo atrás. O Flamengo é o único clube do Brasil que um jogador é capaz de jogar unicamente pelo nome. Para confirmarmos essa tese é só voltarmos alguns anos e buscarmos dois exemplos, os ex-jogadores Léo Moura e Renato Abreu. O nome fez Léo Moura jogar seus últimos anos pelo clube praticando um futebol totalmente burocrático, e sem nunca ter sua titularidade questionada por nenhum treinador. O mesmo fator fez Renato Abreu ter sido titular em sua segunda passagem pelo clube, quando na verdade não passava apenas de um jogador que se limitava à tocar a bola para os lados do campo.
Esse tipo de politicagem é retrograda, e que outros clubes grandes não mais adotam. No futebol paulista por exemplo, Elano do Santos e Danilo do Corinthians, são reservas de seus clubes, mesmo tendo conquistado dois Brasileiros e uma Libertadores por seus clubes atuais (Danilo também tem um Mundial). Um grande exemplo internacional está no fato do meia-atacante Totti está à quatro anos como um reserva de luxo da Roma, clube na qual é considerado o maior ídolo da sua historia.
Enfim, o fato é que o futebol moderno não perdoa simbolismos e folclores, e que nenhum jogador está acima do clube. Se Muricy quer seguir o caminho das conquistas, terá que ter muito mais personalidade e coragem do que vem apresentando no momento, ou seja, um pouco mais do antigo Muricy.
Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.
rodrigo.ferreira@colunadofla.com
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…
Ausência de Arrascaeta abre espaço para Alcaraz no Flamengo O Flamengo segue em reta final…
Decisão de renovar com o Flamengo para 2025 está nas mãos de Gabigol Campeão da…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Ver comentários
vtnc seu merda so falou merda deve ser aperente do tal frangueiro alex muralha...
Mostrou a educação que seus pais te deram.
mas é sempre assim...tinha que ser banida
primeiro respeite o próximo, depois argumente (com educação), ngm é obrigado a ter a mesma opinião.
Essa menina (ou não) deveria ser banida do site. Só sabe xingar os outros e se acha dona da razão. Será a falta de um dicionário??
Hahahhahahahahhahahhahaha
Pode ser tb, mas tinha que ser banida sim
Nunca tem um comentario
Que acrescenta, so xinga as pessoas...
O problema que ate os xingamentos ela escreve errado...hauhauhua!!
O que seria a palavra "aperente" no dialeto dela??
hahahahahhahahahahahah
essa eu entendi, ela disse que ele deve ser parente...acho que ja posso começar a fazer um livro de idiomas para ajudar a galera a entender os "textos" no dialeto dela...hahahaha
tb acho
Tu é fake, tu é um homem do peru mole se escondendo por tras dessa foto desse nome de mulher, vira homem doido!
engraçado que contrata jogandor que falha em 3 gol e ainda toma um frango pra time pequeno vc não fala so pq ele jogou 3 jogos bem pelo time de merdaque é time de segunda,,pq vc não criica que contratou ele como o rodrigo caetano vascaindo...pv não tem culpa que ta agarrando muito e que so toma gol quando a zaga falha...perdeu uma oportunidade de fica calado so fala merda....
Paulo Victor é um frangueiro, péssimo na bola aérea, toma gols de falta bobos, se adianta nos pênaltis, coloca o Muralha ou Thiago que agarram muito mais, o choro é livre sua vascaina pvzista !
Carlinhos, não defendo PV e nem Muralha... Eu gostaria de verdade é que fosse promovido durante o carioca um revezamento e depois sim escolhessem um deles. Agora assista aos dois últimos jogos. Ele cortou cruzamentos fora da pequena área.. nos dois jogos. Mas repito, não defendo a titularidade incontestável dele e nem a entrada incontestável do Muralha. Tem que testar os dois e jogar quem estiver melhor nesse momento.
realmente, a zaga falhou deixando a bola passar pela barreira que ele armou muito mal, mas enfim cada um com sua opinião, o que não pode, é você a cada post, xingar algum colunista ou participantes das discussões, respeito acima de tudo, e olha que todos aqui tem o mesmo time hein (eu acho).
Acho q antes de qualquer coisa, essa menina mal educada deveria comprar um dicionário e ter uma aulas básicas de português.
O que ela escreve é praticamente um dialeto...kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
BahhahahahahhHahahhahahahhahahha
Dialeto, essa foi otima
falou e disse...
Para o time ficar completo só precisa tirar o Frangueiro do Paulo Victor do gol, e colocar Alan Patrick no lugar de Emerson Sheik, isso até o Ederson se recuperar, ai estará perfeito.
Muito bom, uma das melhores colunas de 2016. Só se prepara que as ''mulheres'' do Paulo Victor vão te tacar pedras!! Pode falar de qualquer um , menos contestar esse goleiro meia boca.
Exatamente.... Um goleiro LIXO, que é titular pois o Muricy tem medo de " perder o grupo", caso o coloque no banco...
concordo que PV merece ser reserva, mas vcs são chato, qualquer gol que Flamengo leva, vcs culpa o goleiro, no gol do Fluminense não foi culpa do PV, foi culpa quem fez a falta(Wallace), e não do goleiro, se for assim, então qualquer gol de falta será culpa do goleiro....
Deathstroke, veja bem, o gol que PV tomou do Fluminense pode até não ter sido falha/frango, MAS um goleiro de alto nível defenderia, isso não tenho dúvida. Nós, flamenguistas, devemos sempre querer o melhor, o top, ano passado tinha na série A uns 6 goleiros bem superiores ao PV(além do Jefferson na série B), o resto tudo era equivalente, sem brilho etc... eu como flamenguista jamais me contentarei com um cara como ele sendo titular incontestável e absoluto em uma posição tão importante. (ou acham que as galinhas e gambás venceriam a libertadores se seus goleiros não fossem excelentes?)
pode até ser, mas não acho o Muralha esse goleiro de alto nível(posso esta errado, mas aquela gol contra Santa Cruz não ajuda muito), mas e melhor testa-lo agora, pra saber se será o mesmo que brilhou no Figueirense.
kkkk verdade, sempre o povo culpa o PV
Podem falar do ano passado. Mas esse ano o PV tá pegando muito.
Essas colunas só falam bobagens , criticas desnecessárias , cobranças , enchesao de saco , todo dia tem um bosta criticando um trabalho que esta apenas no começo para ser exato 55 dias , estão vendo evolução no time mas mesmo assim enchem essa coluna de merda com opiniões que não interessam a nimquem , disvirtua e desestabiliza o time então , kleber leite , Vinny Dunga e Rodrigo Ferreira se calem por favor ou vcs não lêem suas colunas com mais 90% dos leitores discordando das bobagens que vcs colocam no site .
Em relação ao PV , considero a colocação bastante pertinente...simplesmente não sabe sair do gol.
Não sabe sair do gol, mas no ano passado antes da contusão ele já não sabia sair do gol e mesmo assim, aposto que vocês (Cosme e Rodrigo) faziam parte dos milhares de flamenguistas que pediram PV na seleção. A hipocrisia impera solta nessas colunas.
eu acho que as mudanças vão acontecer aos poucos, não adianta ele chegar barrar os 3, 4...e com o time desentrosado começar a perder no carioca (eu não ligo, mas a maioria da torcida ia fritar o muricy, visto o dia seguinte do jogo contra o vasco), por exemplo com o cuellar ele barrou o MA, que até então era titular absoluto (até hj não entendo), acredito que ao longo do carioca, muralha será testado, e ai sim poderá ser aproveitado como titular ou não, depende da atuação dele tb, e wallace também vai rodar do time titular, ele começou agora com esse "rodízio" pq quem ele tirar, pode justificar como "teste", enfim acredito que no brasileiro o time estará completo, e voando, e sim, jogando quem ele julgar o melhor para a posição.
SRN.
Texto de mais um imediatista. Muricy está a menos de 2 meses treinando o time e vejo um desenho tático bem definido com a metade do time titular de jogadores novos que nunca jogaram juntos principalmente o meio de campo. Eu acho muito prematuro qualquer tipo de crítica sobre o trabalho dele. Está na fase de fazer testes, experimentar novas opções dentro do esquema tático, fazer rodízio de jogadores para observação. Por enquanto são estes seus titulares mas nada ainda definido. Acho que os únicos titulares incontestáveis são Juan, William Arão, Mancuello e Guerrero. O restante brigam por suas vagas. Estão na fase de entrosamento então não é muito inteligente ficar mexendo muito no time.
De incontestável eu tbm colocaria Rodinei e Cuéllar. Rodinei está anos luz do Pará, o colombiano eu sei que só fez uma partida mas não tem como ele perder posição pra Caramujo ou Canteros, se ele for pior que esses 2 pode mandar embora. Com essas peças ai já da pra ver que temos uma base boa pro time...
SRN
outra coluna sem sentido,PQP !
Vou resumir: Olha eu vivo o presente. Vamos lá...Muricy esta conhecendo o grupo agora e aos poucos vai montar o SEU time, entende. Quem tem que saber é o treinador, concorda? Entendo seu ponto de vista, mas não posso concordar.
*Na Zaga, Juan, claro, não vai jogar todos os jogos, ai temos, César, o Wallace saindo o mesmo, e ai, como fica? Scheik o mesmo, tendo Patrick, Ederson...teria mais opções, mas acho que Scheik ainda tem muito a contribuir sim, claro que com 37 anos uma hora pesa.
Nitidamente o time deu uma melhorada, já tem cara de time.
*Deixe Muricy trabalhar amigo, é muito cedo para esse tipo de crítica. Lá no brasileiro, CDB, ai sim pode cobrar. Agora, é só para montar o time e fazer testes sim. O trabalho está começando do Zero meu caro, e leva um tempo para dar retorno. IMEDIATISMO, não dá. SRN.
falou e disse !
Almir perfeito cara. Entrei aqui para também responder, mas sua resposta foi a melhor possível.