Recusa à Seleção, pão-durice e assédio das Muricyzetes, a história de Muricy

Técnico do Flamengo é o segundo entrevistado da série “Os Professores” e revela:
“Eu adorava cabelo, andava de jardineira, tamanco, bolsa a tiracolo, modernão”

No segundo episódio do quadro “Os Professores”, Muricy Ramalho repassa sua trajetória que começou como meio-campista habilidoso chegando à consagração como técnico vencedor. Na conversa, Muricy lembra episódios de sua carreira como a tietagem das “Muricyzetes”; conta que aprendeu a ser econômico com Telê Santana; explica melhor por que negou o convite para ser técnico da seleção brasileira e diz o que aprendeu em seu estágio no Barcelona.

Nascido em 30 de novembro de 1955, Muricy foi um craque que já chamava atenção desde as categorias de base do São Paulo. Chegou ao profissional e se destacou com passes e gols decisivos. Jogou ainda no Puebla, do México, e no América, do Rio de Janeiro, onde acabou pendurando as chuteiras por conta de repetidas contusões. Como técnico, Muricy tem um currículo invejável: uma Libertadores, quatro Brasileirões e sete títulos estaduais, além de outras taças. Leia os melhores trechos da entrevista abaixo.

01 – TIETADO PELAS MENINAS NA ÉPOCA DE JOGADOR

– No Morumbi, quando eu ia pegar o carro, tinha um monte de fãs por lá. Eram as Muricizetes. Eu fiz uma graça meu (risos). A onda era cabelo, na minha época a moda eram os Beatles, esses caras todos cabeludos. Eu adorava cabelo, andava de jardineira, tamanco, bolsa a tiracolo, modernão. Era o cara. Gostava de Rita Lee, era meio de rock  Gostava do barulho, era inquieto.

02 – CONVERSA COM RICARDO TEIXEIRA E RECUSA EM ASSUMIR A SELEÇÃO

– Acho que não aconteceu em nenhuma parte do mundo um treinador falar não pra seleção do seu país. Cheguei no clube de golfe… clube de golfe, cara? Aí, ele vem de lá todo cheio de… Já tomou café? Já tomei café, cara. Já estava meio invocado. Já não gostei, Aí me paravam as pessoas. Falei: “Que loucura cara, estou vindo em uma reunião pra discutir o time da Copa do Mundo e o cara me traz assim, me expondo. Fiquei três horas e meia conversando com ele. Olhava para o cara. Porque tenho que ter firmeza na pessoa, o cara tem que ser meu parceiro.

André Gallindo: E você sentiu firmeza?   

– Nada, não vale só o salário, só o contrato, Vale ter parceria, cara, eu não senti isso, sabe, senti uma coisa meio vaga, que nem aconteceu com o Mano Menezes. E tiraram Mano puseram outro. Senti que era de momento, que eu era melhor técnico do Brasil naquele momento e eles queriam dar uma satisfação pra alguém. Mas eu não sou cara que me iludo com as coisas, pra você me entusiasmar tem que me mostrar mais coisas do que é, tem que ser coisa segura, de parceria, e ele nunca me convenceu. E aí veio a pergunta fatal, meu, porque eu falei que não vou aceitar. Cheguei no final da conversa, ele me disse: “Muricy você vai ser o técnico da seleção brasileira já estamos combinado”. Eu falei: “Não, tem um problema”. Ele meio arrogante me perguntou qual era o problema? Falou com as mãos, me deu com as mãos. Qual é o problema? Eu respondi: “O problema é eu dei a palavra pro Fluminense e vou ficar dois anos lá. E não posso chegar agora ligar e não vou mais, não é assim.” Falei pra ele que não era bem assim.

André Gallindo: E aí?

Ele me perguntou se eu tinha assinado. Aí eu disse: “Não assinei nada, dei minha palavra. Então  ele falou assim pra mim: “Então você vai lá e resolve”. Foi quando eu disse: “Já está resolvido, cara, vou ficar no Fluminense,. Não se faz isso, não é assim, não, pra mim não é assim”. O que eu esperava e os caras do Fluminense iam liberar. Telefona e diz: “Olha, seguinte, Celso Barros, Horcades, vou pegar seu treinador e por na seleção brasileira, preciso dele, legal, leva o cara” E ia acontecer. Mas aí ele me disse para eu ir lá resolver. Eu vou lá e resolvo? Vou ligar pros caras e falar que não vou mais? E a conversa que tive com eles? E o carinho que tiveram comigo desde que tinham sonho de me levar pro Fluminense? E a torcida do Fluminense? E o Fluminense que estava brigando por um titulo mais de vinte e seis anos que não ganhava? Como fica isso?

André Gallindo: Você se arrepende?  

– Nada, essa é outra palavra que me perguntam nas entrevistas que dou. Se arrepende? De nada, me arrependo de nada.

03 – AMIZADE COM CHULAPA, PÃO-DURICE E TELÊ SANTANA

– Eu e Serginho Chulapa iamos nos bares depois do jogo, sempre saía com Chulapa, meu parceiro inseparável. Esse negócio de pagar não é bom, cara. Aí quando vinha a conta eu dizia: “Não é possível, Chulapa, não bebemos tudo isso não, é muita grana”. (Risos). Aí nas outras vezes ele começou a ir na frente pegar a conta para não me deixar brigar com o garçom. Eu tenho muitas coisas do Telê, eu peguei muitas coisas do Telê, inclusive de não gastar. Para mim ele é tudo, Telê foi o cara que me deu oportunidade, o cara que me fez treinador, o cara que me fez gostar de futebol, o cara que foi a sequência do meu pai.

04 – SUCESSO DESDE O DENTE-DE-LEITE

– Os jogos do dente-de-leite do São Paulo eram lotados. Todo sábado eram 20 mil pessoas, coisa de maluco mesmo. Para você ter uma ideia, o negócio começou a tomar um corpo tão grande que todo sábado tinha convite pra ir não sei aonde. O São Paulo ia e era uma festa. A cidade lotada, era uma coisa maluca. Os caras queriam ver a gente, queriam ver essa linha do nosso time. E tinha um prêmio pra quem era o melhor jogador em campo, e o prêmio era uma bicicleta. Eu não tinha bicicleta, nunca tive uma bicicleta, meu pai não podia comprar. E eu ganhei a primeira bicicleta que fui o melhor em campo. Depois disso ganhei mais cinco bicicletas.

05 – TEMPO NO BARCELONA

– Fiquei doze dias dentro do Barcelona, todo dia chegava de manhã e saía de tardezinha. Via tudo: treinamento do profissional, treinamento da base, fui ver onde os meninos moram, a parte onde estudam, a parte administrativa do Barcelona, que é excelente.  Acho que isso é a grande diferença que temos que melhorar: a gestão do futebol. Tudo cara profissional, ex-jogadores, mas muito bem preparados. Foi quando eu pensei: “Acho que essa viagem vai me fazer voltar a gostar mais de futebol.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Porra.. Legal hein muriçoca... O fdp é treinador do FLAMENGO.. recebe do FLAMENGO.. Ta todo dia nos últimos 2 meses dentro do FLAMENGO.. E vai dar uma entrevista e fala de merda de fluminense? Spfw? BARCELONA?? Mas não fala do Flamengo?? Vai tomar no seu cu Murici

    • Exatamente, ele ta 2 meses no Flamengo, que história você acha que ele tem pra contar?No Fluminense e no São Paulo ele ganhou títulos e escreveu a sua história nesses clubes, e no Flamengo oq ele fez até agr?Se passaram dois meses e você já quer que ele conte alguma história interessante no clube?

      • Oq VC fez nos ultimos 2 meses?
        Cortou o cabelo? Trocou de carro? Deu o brioco?
        Tudo é historia parceiro..
        O time ja entrou em campo.. Ja tem do que falar... Pode falar do esquema... Pode falar da extrutura se ta andando do jeito que queria ou nao... Pode falar da diretoria.. Pode falar das projeçoes.. Pode falar de qualquer coisa desde que fale alguma coisa...
        O que nao da e pra vc assistir o treinador do seu time esperando ouvir alguma novidade e so ouvir falar de porra de bambis, tricoletes, seleçao... Seleçao q s foda... O cara é do flamengo porra

        • Gean, não é porque você é um vermezinho de 11 anos na idade do xingamento que você também precisa ser um inútil analfabeto! Extrutura? E além dessa brabeza com Muricy mito, por que tanta raiva com acentos? São jovens otários e inúteis como você que difamam o País. Esquece essa discussão que você está se envergonhando e invista seu tempo em ler pelo menos 10 minutos por ano. Livros, sabe?
          Agora para de xingar mãe dos outros inútil, que alguém acaba rastreando seu ip do Disqus.net e aparece no teu colégio pra quebrar teu braço, comédia. Colégio não por que você é uma anta inútil e fugiu do colégio. Na creche é melhor.

    • Vai tomar no **, vc GEAN MEDEIROS.
      Cara como vc, não agregam nada para o Flamengo.
      Nunca tivemos uma diretoria séria, nunca tivemos CT, nunca tivemos planejamento, e principal um treinador sério, que não vai ficar fazendo o Flamengo como balcão de negócios.
      O cara abriu mão de maior salário, voltar pra São Paulo, Pq viu num Flamengo um desafio profissional. Tirar o Flamengo do ( ostracismo profissional ), não estou falando só de títulos mais sim, modelo de time de futebol, time da base, centro de treinamento, estrutura de recuperação de jogadores.
      Enfim vamos apoiar o Flamengo, e parar de alfinetar por alfinetar, sem comprometimento.
      Srn.

      • Vai tomar no cu vc filho duma biscate... Quanto vc paga pro flamengo por mes pau no cu?
        Quando ninguem falar c vc fica calado otario
        Paga pau do caralho

    • Nss man pra que tanto ódio? Leu o título todo da matéria? ignorância hein o cara tá a dois meses no Flamengo ainda não tem história aqui tá construindo, vermes como você não podem se dizer Flamenguista!
      Tenha postura!!

      • Verme? Fica xiu ai e vem aqui logo tirar sua mae da minha casa pq essa puta nao quer sair

      • Nem dá moral. A Internet é uma ferramenta que até crianças na fase dos seus 9 a 11 anos tem acesso. Fase do xingamento. "Fica xiu". Sinceramente, já viram algum HOMEM falar "fica xiu". KKKKKK.

        Agora sobre quem interessa, tirando VERMES, Muricy tem personalidade hein! Isso sim é 1 técnico que se algum jogador folgar vai tomar porrada.

  • Cara de caráter
    Ele vai dar muito certo nessa diretoria
    Vamos ter muitas alegrias com essa parceria, só faltava um estádio para jogarmos com ele lotado empurrando o nosso mengão.

    • Martins tenho convicção de que teremos um estádio. Vamos ser dentro de alguns anos o clube a ser batido nas américas

  • Basta a torcida não encher o saco dele, tem q parar de vaiar jogador isso desestabiliza o time todo, muricy q vc conquiste muitos titulos pro MENGÃO!!

  • Não é porque ele é técnico do Flamengo hoje que admiro o Muricy.
    Às vezes me pegava refletindo num passado até recente, porque não temos um técnico de ponta.
    Hoje consigo entender melhor isto.
    Hoje temos um técnico de ponta e de caráter indiscutível. A questão entre ele, CBF e Fluminense dá uma visão nítida disto.
    Aos preocupados pela não menção do Flamengo nesta entrevista, façam-me o favor, né? Outro dia teve uma entrevista dele falando do porque de ter escolhido o clube e de que vencer aqui, seria uma coisa absurda. Será que isto não dá uma noção da importância do Flamengo para ele?
    Enfim, está dobradinha entre nossa competente diretoria e Muricy, vai dar liga. Muricy deve estar contando os dias para ver o Flamengo no Maracanã, deve ser uma emoção surreal para ele.

  • Moderador, por favor, pelo bem do próprio site, exclua esse gean medeiros dos comentários e não permita que ele nunca mais comente aki.

  • Só pra deixar claro como você é imbecil e analfabeto Gean: o título "A história de Muricy". Não é o presente, nem a análise, nem o futuro. É a história imbecil. Uma história que será tão ou mais lendária que a década de 80.

Notícias recentes

De La Cruz quebra silêncio após especulação de possível saída do Flamengo

De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…

06/11/2024

EXCLUSIVO | Ex-Manchester United e Seleção Brasileira revela detalhes sobre negociação com o Flamengo

Volante Fred revelou bastidores de conversas em negociação com o Flamengo Apurado por: Thomas Alencar…

06/11/2024

Filipe Luís usa trio inédito no meio de campo e prepara novidade em escalação do Flamengo

Flamengo tem jogo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão nesta quarta-feira (06) Filipe Luís encerrou a…

06/11/2024

Flamengo solta nota após investigação de Bruno Henrique por manipulação de resultados em casas de apostas

Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…

06/11/2024

Zagueiro do Palmeiras escolhe jogador do Flamengo como o mais difícil para marcar

Gustavo Gómez apontou Pedro como adversário mais complicado Pedro não joga desde o início de…

06/11/2024

Flamengo busca igualar histórico na Arena Independência para seguir no G-4 do Brasileirão

Além de seguir de olho no G-4, o Flamengo busca igualar o histórico na Arena…

06/11/2024