Uma classificação com aprendizado para o Final Four da Liga das Américas 2016

Compartilhe com os amigos

Drama, suspense e alívio – esses foram os ingredientes da classificação do Flamengo ao Final Four da Liga das Américas dessa temporada. O time rubro-negro não conseguiu impor uma boa defesa e nem soube selecionar bem os arremessos nos três primeiros quartos da partida e quase viu a classificação que estava quase garantida escapar das mãos, na cidade de Barquisimeto, na Venezuela. O Flamengo conseguiu ter uma boa atuação no último quarto, mas não foi suficiente para evitar a derrota para o Guaros de Lara, equipe da casa, por 92 a 87.

O Flamengo se classificou em primeiro lugar no grupo F e irá encarar o Bauru, no dia 11 de março, enquanto o Guaros de Lara irá enfrentar a equipe do Mogi das Cruzes, na outra semifinal do Final Four. A sede do Final Four será definida, em breve, pela FIBA Américas.

Primeiro quarto: O Flamengo conseguiu abrir o placar da partida com a boa jogada de Jerome Meyinsse dentro do garrafão, mas o time rubro-negro logo viu o time do Guaros de Lara se impor em quadra com um bom volume ofensivo, através das jogadas de Graham e Wilikins. O time venezuelano venceu o período por 26 a 16.

Segundo quarto: O Flamengo não achou uma boa defesa para anular as investidas de Graham e teve muito trabalho para marcar as jogadas ofensivas do pivô Echenique dentro do garrafão. O time rubro-negro também teve muita dificuldade no setor ofensivo, não contou com um bom aproveitamento no período. Marcelinho foi o maior pontuador do time no quarto. E a diferença aumentou ainda mais a favor do Guaros no final do primeiro tempo:56 a 35.

Terceiro quarto: Com as jogadas de Marquinhos e Rafa Luz, o time rubro-negro conseguiu diminuir a diferença para quatorze pontos no começo do período. Mas a oscilação na intensidade defensiva, permitiu que a equipe do Guaros voltasse a abrir vantagem no marcador contando com a eficiência de Taylor e Graterol. O time do Guaros foi para o quarto decisivo vencendo a partida por 80 a 60.

Último quarto: A intensidade que fez falta nos quartos anteriores, apareceu. O Flamengo com um bom trabalho defensivo e contando com os bons arremessos de JP Batista, cresceu como equipe dentro de quadra. E faltando dois minutos para o final do jogo, a diferença a favor do Guaros era de sete pontos.  O time rubro-negro bem que tentou cortar mais a diferença no placar, mas a equipe venezuelana acabou por confirmar a vitória dentro de casa, assegurando sua passagem também ao Final Four.

O Flamengo agora volta as atenções ao NBB e irá enfrentar o Pinheiros, na próxima sexta-feira, às 19:30, em São Paulo.

Destaques do jogo:

–  JP Batista se destacou na equipe rubro-negra nessa noite. O pivô fez pontos importantes que ajudaram na reação do Flamengo no último quarto e terminou como cestinha do jogo com 21 pontos.

– Taylor se confirmou como contratação acertada do Guaros de Lara para a fase semifinal da Liga das Américas. O norte-americano marcou 19 pontos e foi o cestinha da equipe venezuelana na partida.

– O último quarto do Flamengo. Mesmo com a derrota, a postura tanto ofensiva e defensiva acabam por mostrar que quando a equipe rubro-negra acaba por encontrar sua intensidade em quadra, é uma equipe muito forte. E fica esse aprendizado para a disputa do Final Four dessa temporada.

Fonte: Garrafão Rubro-Negro

Compartilhe com os amigos

Veja também