A péssima derrota, e a consequente eliminação da Primeira Liga, na última quarta-feira, desencadeou um clima de insatisfação em boa parte da nação rubro-negra.
É obvio que as coisas realmente não andam muito bem, são 7 horas sem balançar as redes, o Flamengo vai colecionando resultados ruins, o clima vai pesando, e vai ficando cada vez mais complexo achar o encaixe ideal para esse time.
Ainda assim, ficou muito claro que o preparo físico pesou, mesmo que soe como desculpa por parte da comissão técnica. O Flamengo sentiu demasiadamente a sequencia de jogos desse início de temporada, e se fragilizou nos últimos jogos.
Dependendo do ponto de vista, uma boa parcela de culpa dessa ‘falta de pernas’, ainda no mês março, pode ser colocada na conta do planejamento do próprio Flamengo. Afinal de contas, a tabela da Primeira Liga forçou a barra, e encheu o calendário rubro-negro com várias viagens.
Por falar nisso, se planejou peitar a FFERJ, e disputar um torneio alternativo, qual a razão para priorizar o Campeonato Estadual, jogando contra o Madureira com os titulares , e colocar um time misto em plena semifinal de Primeira Liga em jogo único?
Dos jogadores, passando pela comissão técnica, e chegando na alta cúpula que gere o Flamengo, todos estão tendo a sua parcela de culpa no atual momento ruim do ‘Mais Querido’, todos os setores do futebol do clube terão muito trabalho pela frente.
A torcida, que apoiou, e encheu os estádios por onde a Flamengo Tour 2016 passou, reclama com razão, mas não passemos dos limites nação rubro-negra…
Criar um clima de crise nesse momento não ajudará em nada, apenas carregará os ares do Ninho do Urubu com uma cobrança insuportável. O principal foco do time nesse primeiro semestre são os testes, e acertos, visando o Campeonato Brasileiro, grande objetivo do Flamengo.
Esses péssimas partidas podem servir para escancarar os erros, e os pontos fracos do time. Se Muricy Ramalho souber tirar proveito de tudo que estamos vendo, notará a limitação de cada peça, e saberá onde o calo aperta, é só trabalhar, do jeito que ele gosta.
Ainda temos uns 2 meses para aparar as arestas, e avaliar todas as possibilidades que temos nesse time. Acredito que precisaremos de alguns reforços para o Flamengo ser de fato protagonista das competições que disputará esse ano.
Independentemente disso, as derrotas virão mesmo, isso é inevitável, vocês não torcem pelo Barcelona, e enquanto boa parte dos flamenguistas ainda tiver isso passando pela cabeça, as expectativas superestimadas sempre irão nos atrapalhar.
Precisamos urgentemente aprender a digerir as derrotas, afinal, ainda estamos no inicio do ano, temos tempo para arrumar a casa. Assim como não podemos nos iludir com as vitórias maximizadas, temos que ter um meio-termo.
Pedir a cabeça do técnico é saída mais burra, infantil, e imediatista, as coisas não se resolvem em um estalo de dedos, ou em um passe de mágica.
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com
Concordo contigo, no futebol brasileiro manter a invencibilidade de um Barcelona é quase impossível. E outra: não adianta pedir a cabeça do técnico e vaiar jogador antes do início da partida, isso não é torcer pelo time. Como você bem disse, o planejamento falhou, poupando titulares na Primeira Liga enquanto estes jogaram o carioquinha. Que sirva de lição.
Não creio. Uma ótima coluna do Vinny Dunga. Nunca pensei que concordaria com esse cara. Parabéns é isso mesmo. Acho que estão criando tempestade em copo de água
kkk também tava lendo e concordando com tudo, quando vi quem assinou a coluna não acreditei, precisei reler pra ver se era isso mesmo. rs!
mas crédito a quem merece… desta vez concordo 100% contigo. Foi a coluna mais Vinny e menos Dunga que você já escreveu por aqui, meu camarada. Continue assim.
Assino embaixo no que vc disse.Lendo os comentários tanto aqui quanto em outros sites parecia que tínhamos perdido a final da libertadores dentro de casa e ainda de goleada..Menos moçada,menos..
Também detesto ver o Flamengo perder,mas os torneios mais importantes do ano são a Copa do Brasil e o Brasileiro e acho que temos tudo pra brigar pelos dois títulos.Se vamos ganhar não dá pra saber,mas estão fazendo um auê sem a menor necessidade e até a cabeça do Muricy já tem alguns pedindo,se esquecendo que pela primeira vez em em vários anos temos um técnico realmente de primeiro nível.
Tudo bem que o planejamento foi feito de forma errada já que a prioridade deveria ser dada à primeira liga até pela questão política de peitar a federação,mas o Flamengo não vai acabar porque fomos eliminados de um torneio ainda experimental e de caráter amistoso.
Os dirigentes do Flamengo dizem que 2016 será um ano de transição. Entendo que somente a partir de 2017 o futebol estará em ótimas condições para disputar qualquer campeonato em igualdade de condições ou acima com qualquer time da América.
Financeiramente no final de 2016 o clube estará igualando sua dívida com sua receita, por isso não permitindo ainda grandes investimentos no futebol em 2016.
Acho que a intenção é formar uma base forte em 2016 e trazerem 2 ou 3 bons jogadores para 2017 para fazerem realmente diferença no time, por exemplo: Everton Ribeiro, Ricardo Goulart…
O problema não é perder, isso é do futebol, é a forma como se perde que incomoda. Agora, a questão é como você disse: (…) ” Se Muricy Ramalho souber tirar proveito de tudo que estamos vendo, notará a limitação de cada peça, e saberá onde o calo aperta, é só trabalhar, do jeito que ele gosta.” O que está gerando aflição é esse “SE”. O tempo está passando e esse “SE” não está acontecendo.
Ele já não deveria estar tirando proveito? Ele está esperando para tirar proveito quando? Já não conseguiu perceber quais peças podem ou não render?
….
Estou assistindo o jogo contra o Volta e o Flamengo acaba, acaba, de levar um gol…. aff
Voce Vinny está aprendendo a ponderar melhor seus comentarios! Quando se é para criticar eu e todo mundo critica, mas quando se é para elogioar tem de ser feito da mesma forma! Bom texto e acredito que reflete a o pensamento da maioria! Com certeza o time não é o Barcelona e acredito que 99% da torcida sabe disso! Entretanto, não precisamos jogar igual ao Barcelona para ganhar campeonato! O que precisa é de encaixar o time e testar novos jogadores! Tira esses que já deram provas que não estão bem e testa outros! Jogadores que ja deveriam ser testados com mais frequencia, na minha opinião: Lucas Paquetá, Felipe Vizeu, Ronaldo, Chiquinho, Matheus SAvio, cafú, Leo Duarte e Rafael Dumas! Coloca os moleques pra jogar Muricy!! O time ja tem uma base, mas precisa de sangue novo, criatividade e gols!! Tenha sangue nos olhos e peite esses medalhões desgastados e coloca a molecada! Acredito que é a receita perfeita!
Nem acreditei quando vir o nome Vinny Dunga nesse texto kk,Bom texto,o problema é que torcida acha que quando Ganha a culpa é total do time, quando perde só o técnico e culpado. viajar mais de 10 vezes em 1 mês foi pesado, pensaram mais no financeiro oq é até aceitável nesse início, já que prescisa ter fluxo no caixa, mais isso de priorizar o time pró carioca foi errado sim,prefiria a liga.
Cara o que eu fico chateado é com a presença de jogadores como Marcio araujo.Todos já estão saaaturadoss em saber que ele acaba com o setor defensivo do flamengo…Pará é um jogador limitado, e sem ajuda na cobertura do lado dele…80 % de chance do jogo ser ali daquele lado.Eu não torço pro Barcelona, mas não aceito Márcio araujo no flamengo…cada vez que ele entra em campo, eu me decepciono mais…SRN
Vinny, “a razão para priorizar o Campeonato Estadual, jogando contra o
Madureira com os titulares, e colocar um time misto em plena semifinal
de Primeira Liga em jogo único” foi que uma mudança de postura de rede Globo no início da temporada fodeu com o planejamento do Flamengo.
Não sei se você lembra, mas a ideia era jogar o carioqueta com reservas e a Primeira Liga com os titulares, mas a Globo fez valer uma cláusula maluca que proibia o Flamengo de jogar o Ferjão com reservas. Isso jogou no ralo o planejamento.
SRN.
Pq os clubes que estão da liberta, estadual e primeira liga como gremio e atletico Mimeiro não reclama ? Pq? Pq os jornalistas não fazem essa perguntinha básica nas coletivas?