Amigos,
Muito se fala, e o Muricy está sempre reclamando, das viagens que o Flamengo faz e ainda fará este ano até a liberação do Maracanã. Na minha opinião, repito que é minha opinião, a reclamação é um tanto quanto forçada, mas como sou torcedor e não fisiologista, vou acatar a reclamação. Dito isto, faço aqui uma sugestão à diretoria do Flamengo para este assunto. Acredito que a opção pelo Pacaembu seja a mais viável em relação ao custo benefício. Gramado bom, torcida relativamente grande na cidade, fácil acesso e só teria como ponto negativo uma arrecadação menor que em Brasília, o que seria compensada pelo menor desgaste do time em uma viagem bem mais rápida que para Brasília.
Recentemente tive que ir a São Paulo num fim de semana, e o tempo de vôo, partindo do Santos Dummont, durou 50 mins. Considerando que existem võos partindo do mesmo aeroporto com duração de 1h15min (vi no site de duas empresas aéreas), vamos considerar um tempo de vôo estimado em 1h. Partindo desta premissa e considerando que o aeroporto é bem localizado e o acesso é facil, podemos assumir também que a preparação para o vôo, ou seja, grupo chegar até o aeroporto e despachar as bagagens, possa ser feita em 1h. Sei que deve existir toda uma uma parafernalha de coisas à serem transportadas em uma viagem de delegação, mas vamos assumir que um clube como Flamengo, acostumado à viagens, já tem “know how” suficiente para otimizar este processo. Poderia-se até adiantar este processo e os jogadores só teriam o trabalho de irem para o aeroporto.
Concluindo esta introdução, qual seria a minha sugestão para tornar este processo o mais suave possível:
1) Viagem no dia do jogo: Sim, isso é muito possível quando estamos falando de São Paulo que é “aqui do lado” em viagem de avião. Já li um tempo atras que o time do Barcelona viaja, algumas vezes, de trem para o local da partida no dia do jogo. É claro que não da pra fazer isso quando for jogar no norte ou nordeste, mas sendo o Pacaembu a “casa” do Flamengo neste Brasileiro isso é perfeitamente possível.
2) Abolir a concentração: Já está na hora (na verdade ja passou MUITO da hora) dos jogadores serem responsáveis pelos seus atos antes dos jogos. Este, inclusive, seria um argumento para “cativar” o apoio dos jogadores. Muitos reclamam das concentrações, então neste caso elas estariam abolidas e todos os jogadores seriam responsáveis por estar no aeroporto, ou na sede do clube para irem todos juntos no onibus do clube, no horario marcado. Com esta medida o Muricy teria a todo o dia da vespera do jogo para treino integral. Na prática, o técnico não perderia mais nenhum dia de treino, pois no dia de jogo o time já não treina mesmo.
3) Hospedagem, alimentação e descanso pré-jogo: Este item depende muito da capacidade do clube em negociar contratos com fornecedores. Explico: Acho que poderia ser possível o Flamengo estabelecer um acordo/contrato com um hotel estrategicamente localizado para que o o trajeto (aeroporto – hotel – estadio – aeroporto) seja o melhor possível. Jogadores e comissão técnica poderiam viajar logo pela manhã (por volta das 10h) e irem direto para o hotel. Lá almoçariam e descansariam até a hora de irem para o jogo. O Flamengo poderia negociar o pagamento de meia diária (se isso for financeiramente relevante, é claro) ou então negociar um tipo de divulgação da marca do hotel, não necessariamente na camisa, podendo ser nas placas de publicidade ou uniforme de treino. Seria uma via de mão dupla onde clube e hotel sairíam ganhando.
4) Empresa aérea: Esta sim pode ser melhor negociada e, quem sabe, também negociar algum tipo de exposição da marca da empresa aérea seja em placas, backdoor ou até mesmo na camisa. Lembrem-se que a TAM ja patrocinou o SPFC. Por que não um patrocínio no ombro ou na manga da camisa? Com esta negociação o Flamengo poderia conseguir sempre um voo fretado ida-volta e assim não teria que passar pela burocracia de aeroporto e nem estar sujeito à problemas de vagas e excesso de gente no aeroporto. Tendo este voo fretado, os jogadores já sairiam direto do estadio para o aeroporto e dormiriam em suas casas no mesmo dia, podendo se reapresentar normalmente no clube no dia seguinte, ainda que na parte da tarde. Aqui temos um risco de que o mal tempo possa atrapalhar a viagem do time para o jogo. Então faz-se necessário um acompanhamento prévio da previsão do tempo.
5) Dias e horarios dos jogos: Para os jogos de Domingo, que são as 16:00 18:30 (este ultimo terminando as 20:30) não vejo problema para esta programação funcionar. Para os jogos de Sábado, podemos ter jogos às 21h e como o Santos Dummont fecha a partir das 23h, a alternativa seria voltar para o Galeão ou então dormir no hotel e voltar na manhã de Domingo. Em dias de jogos no Sábado, a comissão técnica costuma dar folga no Domingo, então também não seria problema. O problema seria nos dias de jogos as quartas feiras no “horario nobre”. Neste caso, a solução seria mesmo voltar no dia seguinte e este seria um dia perdido para treino. Seria o único ponto negativo desta solução.
Olhando com calma, não vejo nenhum absurdo nas propostas. Todas, na minha opinião, são perfeitamente possíveis e dependem apenas da capacidade do clube em negociar contratos/acordos. O Pacaembu é um estádio relativamente bom, com gramado bom, é bem próximo do Rio e o Muricy aprova.
Seria interessante que o pessoal do site levasse esta sugestão à diretoria do clube. Estou tentando fazer a minha parte de sócio torcedor.
SRN
Gelson Rodrigues
Envie seu texto também para torcedor@colunadofla.com.
Melhor do que ir de busão pra volta Redonda com certeza é!
Brasília também não é uma opção ruim, DESDE QUE o clube frete o voo de volta,
para os jogadores dormirem em casa e acabar com o mimimi…
Pacaembu é o mais viável, mas não jogaria lá contra nenhum time paulista pois seria jogar praticamente na casa deles.
Raulino de Oliveira é muito bom também mas tem o problema de bilheteria, seja qual for isso tem que ser definido antes do início do brasileiro.
Jogar no pacaembu o mando é do Flamengo então a proporção de ingressos pode ser 90/10 pro Flamengo.
Embora eu faria algo entre 60/40 ou até 50/50
Essa decisão não cabe somente ao Flamengo. O Corinthians vai usar o Pacaembu como casa durante as olimpíadas e ainda tem a questão de policiamento e segurança ao redor do estádio. Acho improvável a PM liberar efetivo se acontecerem outros jogos simultaneamente na cidade de São Paulo.
SRN.
Simultaneamente é complicado, mas horários diferentes daria certo
Não vejo problemas em o Flamengo usar o Pacaembu
Nao creio que seja a melhor solucao. Teriamos desvantagem ao jogar contra os times de sao paulo, que ja estao acostumados com o estadio, jagariam em casa. Isso representaria pelo menos 16 ptos complicados de se conquistar.
Outro fato, em Brasilia, outros torcedores de estados proximos de Brasilia como goiania, bahia, dentro outros, teriam a oportunidade de ver os jogos do time. Devemos parar de egoismo, e pensar um pouco mais no restante dos torcedores que tem essa oportunidade em vista esse ano.
Alem disso, com o flamengo concentrando, treinando e jogando em brasilia estaria no “centro” do Brasil, tornando menor o desgaste ao viajar contra outros times no BR. Deve-se pensar tambem, que jogando em brasilia, o desgaste para os times de sao paulo e do sul seria maior. Sabemos que estes, sao os favoritos, o que pudermos fazer para dificultar os jogos contra será de muita valia.
Respeito a opiniao sobre o estadio, todavia, creio que devemos pensar nos pontos que citei.
Tem que jogar em Brasília, 50% da população é flamenguista e a viagem dura 1:30. Muita frescura
Muricy não quer.
Muricy quer jogar no campinho do condomínio dele pra não se cansar.
Ahh e ele quer aumento de salário hein
Eu já estava desconfiado de que tu era um anti e invejoso que só quer tumultuar o espaço. Olhei o teu histórico e tirei minhas dúvidas; tu é torcedor daquele timinho tri-rebaixado!
Vaza anti!! Vai procurar a sua turma! E pra o seu desespero o Muricy fica sim, e vai ganhar muitos titulos pra passar na tua cara!
Considero até uma boa ideia, só um detalhe que o autor do texto esqueceu, a PM de SP já avisou que não suporta dois jogos simultâneos na capital, ou seja, o Flamengo pode até conseguir alguma brecha no calendário como aconteceu no Fla – Flu, mas vir a tornar sua casa no Pacaembu já é mais improvável.
Eu acho que isso não daria certo.Porque além de toda aquela burocracia (autorização do adversário + autorização das federações), tem a questão da segurança também.
Além disso, o Corinthians vai jogar lá também por causa das Olimpiadas na Arena Lava-Jato. Prefiro Volta Redonda ou Brasília mesmo
Lembrando que só liberaram o Fla-Flu lá porque não havia jogo de times paulistas na cidade naquele horário.
Tbm concordo, porem o Pacaembu tem um problema, que seria a questão de segurança, pois teriam conflitos de jogos com os times de São Paulo e não teria policiamento suficiente para atender varios jogos, acho que esse seriam um problema jogar no Pacaembu!
Acho que poderia ficar sem uma casa fixa… é ruim pro time… mas todos tem q se esforçar afinal é um ano atípico…
Minha sugestão é jogar um jogo antes ou um depois… ou um antes e um depois na mesma região que o jogo que o Flamengo não tiver o mando…
Exemplificando:
Vai jogar contra o Sport na Ilha do Retiro… um jogo antes deve ser mando do Flamengo… então o jogo anterior seria feito na área das Dunas em Natal… o jogo depois do jogo do Sport deve ser de mando do Flamengo tb… ai se decide se faz mais um jogo no nordeste ou se vai pra perto do outro jogo fora.
Nos jogos contra os times do sul… pode usar essa sugestão e jogar em Brasilia…
Nos jogos contra os times de SP podemos levar os jogos pra Juiz de Fora… e nos jogos contra os Mineiros pra SP…
No fim das contas podemos fechar com 4 estádios… Arena das Dunas (ou outra arena com maior lucratividade no nordeste), Brasilia, SP e Juiz de Fora…
bem escrita sua coluna. Equilibrada e bacana de ler. Bem diferente do lixo cósmico daquela coluna do Uga Dunga. Parabéns.
O problema é que a PM de SP não vai aprovar jogo no mesmo horario que os times da Capital, ou seja, não tem como usar o estádio com frequência porque na maioria dos finais de semana Palmeiras, Corintians ou SP jogam em Sampa, e não tem como fazer dois jogos grandes. Isso já foi informado pela PM de SP. Só permitiram o Fla-Flu porque não tinha nem um jogo de grande paulista naquele final de semana.
Se fosse o EBM,estaria procurando uma parceria p construção de um estádio, talvez na Baixada. Onde tenha trem,pelo menos.Não sei, se o terreno oferecido ao Flamengo, pelo prefeito de Duque de Caxias, ainda está disponível. Caxias tem crescido muito,sei q fica um pouco longe,mas não temos opção. Gávea, não é possível, é até infantil falar q é pode.Vamos deixar o Maracanã p os protegidos do Cabral/Pezão.
Gelson, legal seu ponto de vista, a logistica toda e tal. Mas com certeza pensaram nisso! E nos posts abaixo vemos o pq nao daria certo. A PM barraria jogos que coincidissem com grandes de SP. Sendo prático, esqueçam Pacaembu! O post abaixo sobre tentar acompanhar a região de jogo como visitante, anterior ou posterior ao nosso como mandante, não é má idéia também, mas sinceramente ficariamos como um circo, rodando de mala e cuia pelo Brasil. Não adianta, não temos estádio ainda, ano de olimpíada, governo ridículo (autorizou a “interdição” do maraca antes do previsto), logo temos sim que estipular um local fixo (jogos “em casa”) que proporcione uma boa renda, tenha qualidade, e que nao seja muito longe. Brasília apresenta-se como uma ótima opção dentro dos interesses do clube como um todo (finanças, logística, fisiologia, segurança, prestigio do publico).
Cara desde 1981 (ano em que nasci) geral zoa o Flamengo por nao ter estádio. Muricy já era do mundo da bola! Vai dizer que é novidade? Que foi pego de surpresa? Será que por algum instante ele esqueceu que seria ano de olimpíada? Entao chega de mimimi, isso aqui nao é botafogo. Estão recebendo em dia, já fomos eliminados da Primeira Liga (jogos a menos), agora é aproveitar a evolução do CT (até câmara hiperbárica tem), aproveitar toda a estrutura do DM (o Tanure tira onda), para recuperar os cansados e entrar com tudo no brasileiro.
Obs: Sei que o cara esta irritando a torcida, mas convenhamos o Sheik velinho tira onda com esses muleques. Corre a vera, e nego vem com essa de cansaço! Wallace, Caramujo, Arão, Gabriel, Cirino, Jorge, Rodinei, Guerrero todos tem pelo menos 10 anos (aproximadamente) a menos que Sheik e Juan. Deveriam ter vergonha!
SRN.
O Empire Field foi um estádio temporário de futebol e futebol americano construído no Hastings Park em Vancouver no Canadá, foi construído (com estrutura provisória) para ser a sede temporária dos times do BC Lions e do Vancouver Whitecaps durante a reforma do BC Place.
O estádio foi construído em pouco mais de 3 meses ao custo de 14,4 milhões de dólares, contando com a capacidade de 27.528 lugares e 12 camarotes.
Será que se o Bandeira construísse um desse (um pouquinho maior) na área reservada para o mini estádio do Ninho do Urubu (já que para muitos na Gávea é impossível), até definirmos algo concreto, nossos jogadores ficariam menos casados e teríamos um público melhor do que no Raulino?