Meu povo, estou de volta após um período distante! Começo hoje minha serie de matérias com um perfil mais técnico, aproveitando esse momento de Copa São Paulo tentarei responder uma pergunta que muitos aqui devem fazer, “Como é formado um jogador de futebol?”.
Primeiramente é bom saber que não basta apenas ser bom de bola, tem que ter outras qualidades, destaco inicialmente que o garoto deve ter muita vontade, por exemplo, o zagueiro Samir foi dispensado do Fluminense aos 14 anos por ser considerado “gordinho”, posteriormente passou pelo Audax-RJ antes de chegar a Gávea e se tornar uma das principais promessas da base Rubro-Negra, o mesmo foi vendido nessa temporada e rendeu alguns milhões aos cofres do Mengão.
Existem ainda inúmeros outros fatores, a enorme concorrência é um deles, atualmente os clubes garimpam jogadores de várias formas, desde se associar a escolinhas de futebol emprestando suas marcas e mantendo contato periódico selecionando jogadores promissores, até a contratação de olheiros que ficam procurando talentos em torneios amadores para garotos jovens.
Não posso também deixar de mencionar as famosas peneiras que a maioria dos grandes clubes brasileiros promovem, selecionando jogadores para testes onde vão avaliar as habilidades do garoto e se o mesmo é capaz de suportar a pressão em situações de jogo.
É logico que não passar em uma peneira não é o fim do mundo, o nosso capitão da Copa de 2002 Cafu, foi reprovado em 12 peneiras até ser visto jogando em um pequeno clube do interior paulista e convidado a um período de testes no São Paulo.
O Jovem que pensa em se tornar uma estrela do futebol deve sempre pensar em aprimorar a parte técnica e está atento para em que posição atua com melhor desenvoltura, me atrevo aqui a destacar algumas qualidades que cada posição precisa:
Goleiro: Ter boa altura para a idade, ser ágil e contar com bom reflexo.
Zagueiro: Ter bom porte físico, ser alto para a idade e aprimorar o cabeceio e os desarmes.
Laterais: Ter bom preparo físico, velocidade nas subidas e descidas e bom passe/lançamento.
Volante: Ter bom porte físico, qualidade no desarme e atualmente tem-se buscado dinamismo nas saídas de bola, seja pela velocidade ou qualidade nos passes e lançamentos.
Meia-armador: Ter boa visão de jogo, passe e lançamento apurado, chegar a área com qualidade e ter bom chute a gol.
Pontas: São jogadores que devem possuir bom drible, velocidade para chegar a linha de fundo e um passe de qualidade. Também devem chutar a gol com qualidade.
Centroavantes: Se posicionar bem na área, ser um finalizador de qualidade, aprimorar os chutes e cabeceios, geralmente são jogadores fortes, mas, atualmente tem surgido alguns velozes e com menos altura e capacidade física. SRN!
Mauricio Dias
mauricio.dias@colunadofla.com
É por isso que não surge mais Cracks como antes se Romario estivesse em categorias de base hoje ele nem seria conhecido Pq tudo pede que seja alto ou tenha bom porte físico. Tem que saber e jogar bola o resto desenvolve em treinamentos na base.
André Luiz, o que você disse é verdade… Se Romário jogasse na sua melhor forma, seria titular em qualquer clube do mundo. Eu vi gerações da seleção brasileira dominar o ranking mundial por décadas e nossos jogadores (atacantes e defensores) eram mais baixos e menos privilegiados fisicamente que os europeus e ainda perdíamos na questão tática.. No porte físico e tática eles sempre foram e a tendência a médio prazo (no mínimo) é eles continuarem sendo melhores nesses quesitos.. Nós ganhávamos na técnica.. Não tinhamos zagueiros altos, então matávamos a jogada antes do cruzamento. Se não se levanta bola na área a altura não faz diferença. Não tinhamos atacantes altos então entrávamos na área tabelando (literalmente costurando a zaga adversária). O que ocorre é que quando passamos a privilegiar o estilo europeu de jogar os nossos craques são barrados na base (como você citou no seu comentário). Eu acredito piamente que se voltássemos às nossas origens (é claro que modernizando também) teríamos nosso próprio estilo como sempre tivemos e poderíamos voltar a dominar o futebol mundial. É triste ver os nossos garotos torcendo por clubes europeus. SRN
eles estão mais preocupados em ganhar torneios e campeonatos de base por isso colocam meninos altos e forte fisicamente, mais quando chegam a idade de servir o profissional a força e a altura ja nao e tao superior pois os concorrentes nao sao mais molequinhos da base ai o que vemos sao Luiz Antonios, Muralhas, Welinton zagueiro e outros mais com força e altura mais nao sabem tocar uma bola de 5 metros certo, e os moleques cracks trabalhando de motoboy e o que da pra viver por ai pois foram dispensados pq nao tinham tamanho pra brigar na base!