Natural da Paraíba, Diego Falcão é um dos homens de confiança de José Neto e chegou ao clube em 2012, junto com o treinador. Horas antes da viagem do Flamengo à Venezuela, para a disputa do Final Four da Liga das Américas, o Garrafão Rubro-Negro bateu um papo exclusivo com o preparador físico na Gávea.
Diego falou sobre a maratona de jogos e abordou a ‘pré-temporada durante a temporada’:
“Não tem mistério nenhum, está tudo dentro do planejamento e nós sabíamos que essa maratona ia acontecer. Logo depois da Liga das Américas, já temos outra maratona de jogos, dessa vez pelo NBB. Mas preparamos a equipe para isso desde antes do início das competições. Teoricamente, fazemos a pré-temporada durante a temporada, quando temos um período a mais que todos. Como falamos na linguagem dos treinamentos, nós seguramos os atletas para soltarmos na hora que precisamos. Estamos chegando em um momento de transição específico e especial, e esperamos que eles estejam no melhor momento agora. Todo mundo cansa. Eu canso, Neto cansa, Rodrigo cansa, a comissão técnica cansa… Mas os atletas cansam mais. Não queríamos uma distância tão grande, mas comos os jogos do Final Four serão na Venezuela, estamos preparados.”
Falcão descreveu como é realizado o planejamento das atividades físicas do elenco:
“É o famoso macrociclo. Uma equipe como a nossa, que faz muitos jogos durante a temporada e participa até de partidas da NBA, não pode abraçar o mundo. Esse mistério que fazemos a pré-temporada na NBA não existe, lá só vamos para jogar. Nossa pré-temporada é aqui. Temos um planejamento um pouco diferente, porque acreditamos que nosso time vai chegar sempre. Treinamos para ficarmos entre os quatro primeiros do NBB. Enquanto isso, sabemos que temos o ponto principal, que é a Liga das Américas, então, como já disse, nós seguramos os jogadores. Fazemos uma sobrecarga muito grande no início da temporada e, até no primeiro turno, justamente, para melhorarmos lá na frente. O José Neto sabe e os atletas sabem. Nós sempre falamos que o momento de ficar mais solto em quadra vai chegar. Nosso objetivo é conquistar a LDA e o NBB, isso está no planejamento. Entre essas competições, damos um descanso para eles, para depois fazermos uma intertemporada. A sobrecarga inicial existe para disputarmos os playoffs sem sobrecarga nenhuma.”
O preparador falou sobre a harmonia do elenco e ressaltou a liderança de José Neto, com quem trabalha há dez anos:
“Nós sempre trabalhamos para ganhar. Aqui, comentamos que vencer não é o mais importante, mas temos que fazer. Nosso objetivo é ganhar tudo, seja Carioca, NBB ou Liga das Américas. Cada campeonato tem uma história nova e a gente vai lidando com isso. É o prazeroso da nossa profissão. Fazemos o máximo possível para blindar o José Neto, que tem um controle de gestão muito grande. Se eu tivesse que identificar uma pessoa para ser conhecido como o cara dessa gestão, seria ele. É um gestor de pessoas muito bom. Já estou com ele há dez anos e sei que confia no meu trabalho. Assim como confia no trabalho do Ricardo, do Rodrigo e dos outros membros. Os poderes são bem delegados no Flamengo. Nosso grupo tem uma uma sinergia muito grande.”
Fonte: Garrafão Rubro-Negro
Jogo entre Flamengo e Fortaleza acontece às 20h (horário de Brasília) desta terça-feira (26) O…
Vice presidente de futebol do Flamengo explicou por que o clube rubro-negro não aceita garantia…
Jogo do Flamengo hoje acontece a partir das 20h (horário de Brasília) Nesta terça-feira (26),…
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…
Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…